O Senhor dos Pesadelos

O Senhor dos Pesadelos Elisabeth Maggio

Resenhas - O Senhor dos Pesadelos

Aline.Rodrigues 22/05/2021

O que é sonho,o que é real ?
Essa é a pergunta que se faz a protagonista desse livro,pois para ela os seus sonhos são reais até demais,são quase a sua realidade.Alem disso tudo Lívia precisa lidar com uma das piores fases do ser humano,a adolescência.
Ela é uma garota que quer ser popular,mas ao mesmo tempo é tímida,sofre bullying e vai mal em matemática.
Ah esses livros que que li na minha adolescência dos anos 2000,esse acho que li em 2006,são muito especiais para mim.
Esses livros me deram a minha base como leitora,foram esses livros que me fizeram adentrar e me aprofundar no mundo da leitura.
E eu me lembro que lendo esse livro eu me indentificava muito com a protagonista.Otimo livro juvenil.

Livduarter 12/02/2024

Sensacional
Encontrei esse livro na biblioteca da minha escola, acredito que em 2015, e o que realmente me chamou atenção nele foi o nome da protagonista ser igual ao meu, e simplesmente me apaixonei por ele, principalmente por me identificar tanto assim com a Livia.
Lembro que até renovei o meu tempo com o livro, só pra reler mais vezes, e ainda escaneei e imprimi o meu capítulo favorito pra ter sempre comigo, e só agora em 2024 que consegui achar um exemplar pra comprar.
Bom, pra contextualizar, Lívia é uma garota de 14 anos (a mesma que a minha na época, por isso o surto kkkkk) que como qualquer adolescente, tem seus dramas dentro e fora de casa, ela se sente tão rejeitada e incompreendida pelo mundo que começa a sonhar acordada, e conforme o tempo vai passando ela vai se perdendo mais e não conseguindo diferenciar entre o real e o sonho, principalmente quando um ser começa a persegui-la.
Naquela época eu era igual a protagonista, cheia de magoa e raiva de tudo, passava mais tempo sonhando acordada do que vivendo a minha vida, eu estava perdida, e hoje relendo consigo entender a realidade por trás do livro.
O ?sonhar acordada? nada mais é do que dissociações, o cérebro dela está tão cansado, desinteressado e triste que simplesmente apaga e a leva para um mundo melhor, provavelmente a Livia estava lidando com a depressão, levando em consideração o ambiente familiar desestruturado e o escolar praticamente inexistente, mas também pode ser só eu refletindo o que passava na época.
O livro se torna muito fofo quando se termina e começa a refletir sobre, apesar de ser um livro curto, a protagonista teve seu desenvolvimento e conseguiu ver o mundo sob uma nova perspectiva.
Naquela época eu me senti segura, ninguém mais tinha (ou parecia ter) os mesmos sentimentos que eu, a dissociação, a despersonalização, a desrealização, a ansiedade, a melancolia?. E ver uma personagem tão forte e cheia de si, foi muito bom, enquanto eu lia, não me senti mais tão sozinha.

Barbarazanetti 26/05/2010

O senhor dos pesadelos
Este livro conta a história de um menina chamada Lívia, que com a frequência de seus sonhos, ela começa a não destinguir mais sonho e realidade. Com isso, ela começa a atravessar a barreira do sonho, e se encontra com o construtor, o senhor dos sonhos e pesadelos. Ela não sabia como lutar contra ele, mais um frei que ela encontrará numa capela dentro do castelo, ele a mandou procurar uma mulher, mais Lívia não sabia como encontra-lá. Quando Lívia 'acordou' foi a biblioteca procurar o livro e acabou encontrando com a professora de geometria, que ofereu algumas aulas com o seu filho Lucas, pois a menina corria risco de levar "bomba", Lívia vendo uma foto do filho da professora percebe que parecia com o frei da capela. Mas quanto mais tempo Lívia demora para desvendar esse mistério, mais seus sonhos se tornavam reais. Com isso, ela resolve que está sozinha nessa luta, mais quando ela pensa que o seu professor Danilo, ela encontra Lucas caido de moto, debaixo de uma tempestade, ela o leva pro hospital com muito custo, ela decide leva-lo para o apartamento, e passar a noite la, pois a mãe dele estava viajando... eles brigam muito e acabam não sabendo o motivo da briga, com isso Lívia percebe que está apaixonada por ele, e que agora tem forças o suficiente para enfrentar o Construtor, ela depois de muita luta consegue achar a chave dos sonhos, o poder que destruiria o Construtor. Ela consegue se recuperar em geometria e namora com Lucas a distancia, pois ele passa no vestibular em santa catarina. Assim Lívia tem seus sonhos de volta ao normal.

PS: Amei o 'senhor dos pesadelos' pois é um livro de ação, que mistura realidade com sonho, e você fica ansiosa para saber o final da história, gostei muito mesmo. O autor teve muita criatividade para escrever um enredo tão cheio de detalhes. Foi um dos melhores livros que eu já li.
Manu 10/06/2012minha estante
Esse foi o livro que me fez gostar de ler ... acho ele perfeito, sem dúvidas !

Suicune 04/02/2013

Uma história que poderia ser maior
Gostei bastante do livro, apesar de achar a evolução da história um pouco confusa... A história é ótima e tinha potencial para ser melhor trabalhada, mas o livro é extremamente curto, e alguns trechos que poderiam ser melhor descritos e narrados, foram severamente resumidos em poucas linhas, o que me decepcionou bastante.

Não posso deixar de mencionar o leve erotismo que o livro traz... Lívia, a protagonista, não perde a chance de "comentar" a beleza dos personagens masculinos que aparecem na história, ela não perdoa ninguém, nem seu professor. A curiosidade dela em saber se o Diego faz o que ela viu o irmão dela fazendo no banheiro enquanto via uma revista das "coelhinhas", e as "fantasias" dela com o Lucas (as que ela teve antes de conhecê-lo), mostram que o livro não é tão infantil assim. No mais, tirando a curta duração da história, eu recomendo a leitura.

Nessie 29/05/2011

"O Senhor dos Pesadelos" é um livro que, com o título e com a capa ( a nova, por favor! ), já deixa o leitor curioso. Pena que foi tão pouco divulgado.

Eu o encontrei mais por obrigação do que qualquer coisa, e confesso que no começo não queria lê-lo de jeito nenhum! Era um círculo do livro que fazíamos em minha antiga escola e eu simplesmente queria ler outro livro em vez desse.
Tola. Muito Tola.

O Senhor dos Pesadelos é um livro altamente envolvente, pelo que me recordo, já que o li em algumas poucas horas, no ano de 2008. É história de Lígia, uma garota que já não consegue mais diferenciar o mundo dos sonhos com a realidade. No começo, bem no começo, pode parecer um pouco tedioso, mas seja forte. Compensa e muito!

A briga entre Lígia e Lucas para mim, que era bem novinha e estava começando meu vício pela leitura, foi épica. Foi uma cena que li umas boas três ou quatro vezes sem parar. E o final foi intrigante, onde lembro de pensar: "E a continuação? Será que eles ficam juntos? Hein? Chave? Princesa?" por semanas e semanas até entender que sim, era o fim do livro e deveria me contentar já que o tema inical, o mundo dos sonhos, já estava finalizado.

Não se deixe levar pela ideia de que quanto mais fama, maior a qualidade, porque "O Senhor dos Pesadelos" é o exemplo perfeito de que como as boas coisas estão nas mais simples representações, ou editoras.

Ninha Machado 24/08/2013

Nostalgia
Poxa vida! Estou tendo reencontros incríveis com os livros que lí na minha adolescência. Entrei ha pouco tempo no Skoob e estou, aos poucos, listando os livros que já lí. Este eu lí por volta de 2002, 2003, quando tinha 12 ou 13 anos. Lia muitos livros infanto-juvevil, época boa...

Bom, lí ha bastante tempo mas me lembro que o livro era bom, uma história que, apesar do nome parecer pesada, é gostosa de acompanhar e como sempre, nos traz algo para refletir.

Indico!
Aline.Rodrigues 22/05/2021minha estante
Vi que você leu vários livros aos quais eu já li tambem.Muito bom.

Agatha73 10/02/2021

A primeiro momento, julgando pela capa e título pode parecer um livro de terror, mas não é. Se permita mergulhar na história de uma adolescente confusa entre o mundo dos sonhos e da realidade com toda a leveza que um infanto-juvenil deve ter. Li quando criança, ainda em idade escolar, e até hoje levo comigo os ensinamentos que aprendi com essa história que deliciosamente reli este ano.
Recomendo para adolescentes e iniciantes no mundo da leitura, não espere por um grande e aprofundado desenvolvimento, lembre-se da categoria em qual esta inserido, e no mais, aproveite a leitura.

Anna.Elyza 23/10/2023

Sonho ou realidade?
Essa foi minha pergunta após a leitura, a Lívia não consegue mais distinguir quando se vive a realidade ou o sonho, e por mais que estes não sejam os melhores do mundo, acredito que é um espelho daqueles que vivem no "mundo da lua" como diz minha mãe, este livro me fez acordar.

Acorda meninaaa, é hora de acordar... Diz Anna Maria Braga aos inícios do seu programa.

minyleituras 07/12/2023

Um livro para quem se perde em sonhos
O senhor dos pesadelos conta a história de Lívia, uma garota muito sonhadora e introspectiva que, após a chegada de seu professor Danilo na escola, começa a ter problemas com seus rotineiros sonhos - tanto quando está acordada quanto dormindo -, perdendo a noção do que é real ou não.

É um livro com uma leitura muito fluída e rápida, o tipo de livro para se ler em um dia e te tirar da ressaca literária. Tem uma história envolvente, embora os acontecimentos sejam bem rápidos.
Eu gostei bastante desse livro e, honestamente, só não dei um 4 por conta de Lívia e Lucas juntos, não gosto do jeito que aconteceu rápido e muito menos da diferença de idade entre eles, porém, considerando que esse livro foi publicado há mais de 20 anos, é algo que da para relevar.

No geral, é uma leitura cativante!