Guilt about the past

Guilt about the past Bernhard Schlink

Resenhas - Guilt about the past

Lori 07/05/2011

Esse é o primeiro trabalho de não-ficção dele que eu li, sendo um mini curso que ele deu na faculdade, e foi importante para entender alguma de suas idéias. O seu assunto principal como indica o título é sobre a culpa e sua relação com o passado, claro que ele encontra espaço para falar sobre Direito e Literatura. Focando em diferentes momentos de culpa alemã, a qual ele reconhece ser a única que conhece com profundidade, ele trabalha de diferentes formas.Ele discute como atinge as gerações diferentemente e como isso atinge a relação entre elas, como os governos podem se utilizar delas para se favorecer, como o a lei trabalha sobre a culpa e pena. O importante é que ele mostra como é atual, não sobre algo que é desconhecido por nós e que ele lembra através dos seus livros. Isso é algo importante sobre o seu trabalho, como não é sua área de especialização, ele não olha a História através de fatos, sim pelos sentimentos. A forma como cada um lê os fatos históricos é única e é dessa forma que trabalho.

Ao mesmo tem que ele mostra essa singularidade, ele trabalha sobre sentimentos coletivos. Novamente, como a Alemanha é sua área de especialização, logo ele discute sobre o sentimento após a guerra e a queda do comunismo oriental. É interessante ele tratar sobre isso, já que é um lado esquecido da história contemporânea alemã, gostam de ignorar como a unificação não foi bem aceita por todos. Novamente, é uma decisão coletiva esquecer sobre isso e criar uma memória harmônica. Outro fator importante é como ele mostra como o Direito age sobre esses diversos focos. Creio que uma das maiores importâncias de seu trabalho é trazer as discussões sobre direito pra o meio geral e assim ser possível saber sua forma de atuação. Esse é provavelmente um dos maiores, se não o maior, tema do livro. Ele mostra como as leis não são somente palavras mortas e a importância das interpretações através dos anos.

A parte sobre literatura é interessante pela honestidade que ele trabalha o assunto. Schlink discute como as artes em geral podem ser usadas para expressar o assunto, principalmente no caso de exceção da maioria do que acontece nos períodos conturbados (o Holocausto sendo o maior exemplo). Ele lembra os diversos propósitos da Literatura, principalmente em assuntos como a culpa, é necessário lembrarem o pode de conhecimento que há. Muitas vezes por medo da polêmica não escrevem mais sobre certos assuntos, sendo que ainda é necessário que sejam tratados. É bom que haja autores dispostos a escrever sobre o que muitos não querem, talvez essa seja uma das maiores riquezas da literatura.

- - - - - - - - - - - - - -