Caixa de desejos

Caixa de desejos Ana Cristina Melo

Resenhas - Caixa de desejos

Mikaelly60 07/04/2023

Caixa de desejos
Esse sem dúvidas e um dos melhores livros que eu já li e eu super recomendo,esse e um livro que vai te deixar emocionada e algumas vezes indignada, mas .... vai fazer vc refletir um pouco mas sobre a vida, eu n tenho nem palavras pra descrever o quanto eu gostei desse livro mesmo ele sendo um livro simples e com poucas páginas,não deixa de ser um livro que me entreteu bastante

Rami :] 04/01/2023

É...
Eu li esse livro para um trabalho da escola,é uma história muito parada.
Quase não tem acontecimentos, o mais emocionante foi o relacionamento da Marília la com o boyzinho dela e os bagulho da vó e da irmã dela.
É um livro pequeno e bem infantil vamos se dizer.
Não tem muito o que dizer.
Não é uma história BOA é normal.
Acho que uma menina de 9 anos escreveria isso.
Queria mais acontecimentos!!!

vortexcultural 18/09/2014

Por Mariana Guarilha

A carioca Ana Cristina Melo entrega uma história singela nas 95 páginas de Caixa de Desejos, lançado pelo selo Tordesilhas Jovens Leitores e quarto livro da carreira da escritora. Marília é uma adolescente de 11 anos que tem uma amizade muito especial com sua avó Laurinda. É a partir da iminente morte da avó que sua vida começa a mudar: as pressões na escola parecem maiores, os parentes que habitam sua casa tornam-se cada vez mais inconvenientes, e ainda por cima Marília tem de se adaptar à presença de sua meia-irmã, que chega para dividir o quarto com ela.

Na trama, a fantasia aparece como um tempero bem dosado, sem extravagância e sem retirar o protagonismo dos dramas familiares e das aventuras rotineiras do crescer. Algo que torna a leitura agradável tanto para o público-alvo do romance como também para aqueles que já passaram da adolescência, evocando nos leitores a nostalgia da infância.

Apesar de nenhum dos dramas da personagem ser de difícil identificação, e do texto composto em primeira pessoa aproximar o leitor, há uma sensação de suavidade que faz com que os fatos sejam explorados de maneira quase indolor. Enquanto o leitor ainda prepara-se para as emoções do luto, Marília já viveu um primeiro amor e resolveu os conflitos com a meia-irmã e a mãe, tudo com uma rapidez maior do que se poderia supor. Não querendo carregar nas tintas dramáticas, a autora escolheu um caminho ameno que outras histórias para jovens não tiveram receio em demonstrar.

Ainda assim, a trama é suficientemente boa para deixar os leitores ansiosos pelo próximo livro, que revisita o cenário de Marília: De Volta à Caixa de Desejos, também publicado pelo selo.

Nascida no Rio de Janeiro, a autora começou a escrever livros infanto-juvenis em 2010 e desde então já publicou Amizade Desenhada (Escrita Fina, 2012), O Banho de Nina (Escrita Fina, 2011) e Uma Turma Para Dora (Vermelho Marinho, 2011). Edita o jornal virtual Sobrecapa Literal.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-caixa-de-desejos-ana-cristina-melo/

Poesia na Alma 24/06/2014

Resenha – Caixa de desejos
Olá, queridas e queridos!
Depois de um tempinho sem net, estou na ativa literária e com muitas novidades. Para começar, vamos conhecer o novo livro da Ana Cristina?
Recebi o livro Caixa de desejos, de Ana Cristina Melo, 95 páginas, Editora Alaúde, em minha casa e fiquei encantada com a capa. O porteio me entregou as correspondências do dia à noite, depois de um dia cansativo de trabalho, quase sem voz. Mesmo assim abri tudo, contas e os muitos livros que chegaram. E Caixa de desejos fez meus olhos brilhares simplesmente pela capa.
Em poucas horas degustei a excepcional história de Marília. E perguntei-me: como eu não conhecia a autora? Como uma professora de literatura pode não conhecer a obra de Ana Cristina? É magnífica para a sala de aula!
Marília é um jovem de 11 anos que tem dificuldade de se adaptar a escola e vê sua tranquilidade abalada por uma enxurrada de parentes que decidem morar em sua casa. Para piorar sua situação, sua avó, que morava em Minas Gerais, morre. Quando ela já avia se acostumado com a presença dos avós por parte de mãe, uma tia e um tio, seu pai informa que sua meia-irmã, que ela nunca teve contato, iria morar com eles.
Era muita informação, mas sua avó paterna deixou de herança uma canastra chamada Caixa dos desejos, que de tão bela, mostra alguns caminhos para Marília pode meio da magia literária. Marília se descobre escritora e começa a colocar na caixa seus mais íntimos desejos com o anseio que eles sejam realizados.

Luciane 12/07/2013

É um livro bem fofo, adolescente, super rápido e gostoso de ser lido.
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Vanessa Vieira 10/01/2013

Caixa de Desejos _ Ana Cristina Melo
O livro Caixa de Desejos, de Ana Cristina Melo, conta a história da adolescente Marília, que não tem amigos na escola por ser , digamos, "diferente". Ao invés de paquerar os garotos como as demais meninas de sua idade, ela mergulha no mundo dos livros. Sua vida muda com a vinda da sua meia- irmã Francine e com o falecimento da sua avó Laurinda. O enredo do livro é empolgante e foca bastante nas relações familiares de Marília.

Um ótimo livro de Ana Cristina Melo, que me fez voltar no tempo e reviver muitos fatos da minha adolescência. Creio que todos os leitores refletem sobre os momentos vividos de sua vida, pois o livro é como se fosse uma biografia de nossa pré-adolescência e tempos de escola. A capa é linda, toda decorada com vários desenhos e as ilustrações internas do livro são muito fofas.

Vale ressaltar a caixa de desejos que Marília ganhou de sua avó, onde ela escreve os seus sonhos, anseios e desabafos e que se torna, como um ponto de refúgio de seus problemas juvenis. Uma verdadeira válvula de escape. Gostei muito do livro, que nos remete a um período muito especial das nossas vidas, e recomendo, com certeza!

Danni 28/12/2012

Nunca deixe de sonhar
Achei o livro muio infantil pra minha idade (risos).
Foi por isso que só dei 2 estrelas, não sabia que era infantil.

Mas recomendo pra meninas da idade de Marília de 11 anos, um livro que quero que a minha filha leia.

"Descobri que viver é muito bom, e esperar pelos sonhos,melhor ainda." pág93

Ligia Paulino 01/11/2012

Caixa de Desejos - Ana Cristina Melo
Como falei em resenhas anteriores de outros autores brasileiros, a cada obra que leio me apaixono...
ainda mais pela nossa literatura brasileira contemporânea, estou adorando cada vez mais conhecer o maravilhoso mundo que nossos queridos autores nos presenteiam com as suas historias, onde sempre encontramos um pouco da gente em cada historia e assim vai sempre acrescentando algo novo dentro de nos.

Em sua estreia literária " Caixa de Desejos " Ana nos mostra que os sonhos podem sim se realizar, por que não sonhar e correr atrás do que se sonha?

Uma Historia super deliciosa que durante a leitura me fez viajar para o passado e relembrar tudo aquilo que eu sentia e tudo o que fiz quando tinha a idade da Marília.

Uma narrativa bem humorada de fácil entendimento que você não vai querer largar do livro antes de termina-lo por completo.

O Livro só não ganhou nota máxima pelo fato de ser tão fininho e acabar tão rápido, como eu queria acompanhar tudo o que a Marília vai continuar aprontando hehe =)

Link da resenha no blog - http://www.ligiaeseumundo.com/2010/09/resenha-caixa-de-desejos-ana-cristina.html

Lygia 29/01/2012

Caixa de Desejos - Ana Cristina Melo
Se me pedissem para definir o livro em uma palavra apenas, esta seria puro. É essa a impressão que tive de "Caixa de Desejos". A narrativa é simples, voltada para adolescentes entre 12-17 anos e é muito fofinha.

Marília, ainda adolescente, está enfrentando vários problemas e o principal deles é a perda da avó Laurinda. Antes da sua partida, recebe de presente uma Caixa com alguns 'tesouros', que vem a se tornar uma forma de manter a memória da avó bem viva. Marília é uma pessoa tímida, que tem a escrita como paixão e tenta encontrar o seu lugar no mundo. Com a Caixa, nossa personagem principal encontra refúgio e conforto.

Além da perda da avó, ela tem que lidar com outras chateações: morar em uma casa cercada de pessoas "acomodadas", a menina chata da escola e uma meia-irmã que surge para conviver com sua família.

O livro é curtinho e não tem como falar muito sem entregar todo o plot. Basta saber que muitas adolescentes irão se indentificar com Marília, seus medos e anseios típicos de adolescente. Paralelamente, acompanhamos a linda amizade desenvolvida entre ela e Francine (a meia-irmã mais velha).

Confesso que desejaria que o livro fosse maior e a história mais desenvolvida, pois ela tem potencial para mais detalhes. Seria divertido ler, de forma paralela, as histórias das pessoas que vivem na mesma casa de Marília (que mais parece um hotel, com direito a tio folgado, avós maternos e até uma vizinha!!!). A Caixa, que dá título ao livro, do meio pro fim da narrativa, simplesmente some de cena! Isso deixou um pouco a desejar. Mas de forma geral, foi uma leitura agradável, e recomendaria para todas as meninas dessa faixa etária. Os conflitos foram todos retratados de forma simples e pura, e para mim, esse foi o ponto forte do livro.

'Caixa de Desejos' possui continuação: 'De volta à Caixa de Desejos' (2011), lançado também pela Vermelho Marinho. Dessa vez, narrando uma Marília madura e quase adulta. Mas isso já é papo para uma outra resenha! ;-)

Resenha em: http://brincandocomlivros.blogspot.com

Amanda Carneiro 11/12/2011

www.primeiro-livro.com
"Escreva nele seus sonhos, seus desejos.
E guarde sempre nessa caixa.
Essa será sua caixa de desejos."
Marília é uma garota, que está na sexta série e tem vários problemas com a família e com a escola.
Um dia sua avó morre e lhe deixa uma caixa, pedindo que a garota coloque nele seus desejos. E assim, ela o faz.
Um dia recebe a notícia de que sua irmã (por parte de pai) vai ficar em sua casa e acaba enfurecida. Porém, com a chegada de Francine, Marília vê nela uma amiga e confessa tudo a ela. A aproximação das duas é intensa. Marília se apaixona por um garoto novo da escola e sua irmã dá uma grande força para "engatar o romance".
Mas um dia ele se acaba, pela distância.
Porém, a amizade das irmãs só aumenta!
"Descobri que viver é muito bom, e esperar pelos sonhos, melhor ainda."

Um livro muito fofo. É bem curtinho e você se interessa rapidamente pela história. O bom, é que a Ana, não deixou um final clichê (mocinho com mocinha), e sim, inovou, deixando tudo bem mais interessante! Uma ótima leitura para finais de semanas!

blog.damands 21/10/2011

Marília acaba de perder sua avó, mas em compensação, surge sua meia-irmã que não via a muito tempo. Claro que essa irmã não vai cobrir o sentimento ruim de perder uma avó, mas a vai fazer feliz.

Sua avó, antes de morrer lhe deixou uma caixa, que de primeiro Marília não sabia o porquê daquela caixa. (...)

Leia a resenha inteira: http://bookandcupcake.blogspot.com/2011/10/caixa-de-desejos-ana-cristina-melo.html

Marcos 13/10/2011

Caixa de Desejos traz a história de Marília, uma garota de 11 anos que ganha uma caixa de sua avó, em seu leito de morte. Nela, Vó Laurinda guardava um caderno contendo tudo que gostaria de fazer em sua vida, incluindo aquilo que ela não conseguiu reaizar. Após ter acesso a esta "canastra mágica", a vida de Marília muda completamente: sua meia-irmã Francine, que ela odeia, vem morar na mesma casa e dividir o mesmo quarto com ela. Com o passar do tempo, Francine e Marília acabam se tornando amigas e começam a desbravar o universo da adolescência: como ficar com o garoto mais popular do colégio, como ter coragem para mudar o visual e como encarar os percalços da vida.

Quer continuar a ler a resenha? Acesse: http://capaetitulo.blogspot.com/2011/10/resenha-caixa-de-desejos-de-ana.html

Lêh 21/08/2011

Que livro mais fofo gente,gostei muito dele, a Ana Cristina está de parabéns.

claudioschamis 22/07/2011

Confesso que me encantei pela escrita leve, agradável, gostosa de ler de Ana Cristina.

E me encantei pelo livro. Não pensem que depois de uma certa idade certos livros não lhe dizem mais respeito. Ledo engano. Não sejam preconceituosos com vocês, pois quem vai sair perdendo são vocês mesmos.

Eu não tinha esse preconceito da idade, mas achei que a história ia ser um pouco "over" para mim. Achei e ponto final. Nem por isso descartei a leitura.

E falo com muito gosto que amei o livro. A narrativa te convida a continuar e não querer parar mais.

A história é encantadora e me fez achar em alguns momentos que a protagonista, Marília, era a própria autora, numa autobiografia de sua infância.

Você vai com certeza entrar dentro da história de corpo e alma. Você vai rir, vai chorar. Vai se emocionar como aconteceu comigo.

Sua vida vai até se confundir com a do livro e você vai acabar revendo muita coisa sua particular e vai perceber que "Caixa de Desejos" poderia ser também a sua história.

Ale 04/05/2011

Blog Introducing you a Book
Compramos esse livro diretamente da autora, que nos mandou um exemplar com autógrafo muito fofo!

O livro é infanto- juvenil e, por isso, de leitura rápida, leve e fluente. Apesar de ser direcionado a essa faixa etária, com certeza recomendamos a leitura a todos.

A história é sobre Marília, que em primeira pessoa, narra sua saída da infância e o começo de sua adolescência. É óbvio que ela não diz isso com essa palavras, mas mostra através de seus sentimentos e atitudes. Marília é uma menina de 11 anos, que mora com seus pais, avós maternos e um tio “folgado”. Tudo segue sua aparente normalidade até a morte da avó paterna, sua melhor amiga, com quem Marília dividia suas dúvidas, sonhos e sentimentos, além do amor pelos livros e pela escrita. Desta avó, Marília recebe uma canastra, a qual servirá para guardar tudo aquilo que ela sonha, uma caixa de desejos.

Leia mais: http://introducingyouabook.blogspot.com/2011/03/caixa-de-desejos-de-ana-cristina-melo.html