Caixa de desejos

Caixa de desejos Ana Cristina Melo

Resenhas - Caixa de desejos

Bianca 26/07/2010

Há uns dois meses, mais ou menos, estava navegando atrás de livros(viciada detected rs), quando me deparei com o blog de Ana Cristina Melo. Qual foi a minha surpresa quando descobri que estava numa página de uma escritora nacional.
Conversei com ela algumas vezes por email e, para minha total alegria, nos tornamos parceiras.
Surgiu a oportunidade de divulgar mais um autor brasileiro e incentivar o projeto Desafio Nacional.
Quero dizer que fui transportada para a minha infância com a Caixa de Desejos. Lembrei-me de um dos primeiros livros que li na vida, chamado Bisa Bia, Bisa Bel de Ana Maia Machado. Amo histórias de família.

caixadesejosNeste livro conhecemos Marília, uma menina doce e introspectiva, que vivia em função dos livros e tinha uma ligação enorme com a avó que vem a falecer nas primeiras páginas, não sem antes dar a ela uma caixinha em que a menina guardaria todos seus sonhos, desejos e, também, poesias e textos. Se não bastasse a grande perda sofrida, ela teve que lidar com a chegada da meia irmã, que ela nunca conheceu direito e que moraria em sua casa.
É um livro curto, de apenas 93 páginas, mas ele carrega a leveza de nossa infância, aquela época única em nossas vidas. São problemas corriqueiros de todos os dias, mas que nos afligiam como se fossem os piores problemas do mundo. É um livro infanto-juvenil, mas aconselho que leitores de todas as idades o apreciem. Às vezes, crescemos e nos esquecemos de como sofremos quando éramos crianças e passamos o tempo atual preocupado apenas com as finanças, nos esquecendo de nossos filhos e do dia a dia deles. Um dos prazeres que tive com esse livro foi ler para o meu filho caçula todos os dias antes de dormir.
Recomendo!

Nii. 03/08/2010

Mais em : http://fazparte-ni.blogspot.com/
Marília está em uma fase de aprendizagem e tranformações. Marília perde a avó, ganha uma irmã, descobre o primeiro amor,descobre amigos... E a autora de uma forma singela e marcante nos mostra aos olhos inocentes e sinceros de Marília como vivência esses momentos. "Caixa de desejos" é muito mais que uma fábula juvenil, é um livro em que a fantasia instiga a vida de qualquer um em qualquer idade. Fala sobre Amor, sobre amizade, sonhos e obstinação. Devorei o livro porque a narrativa é dinâmica, mas isso não impede que o livro seja intenso. Quero uma "caixa de desejos" para mim também.... estou precisando! rss...

Adorei o livro e recomendo!

claudioschamis 22/07/2011

Confesso que me encantei pela escrita leve, agradável, gostosa de ler de Ana Cristina.

E me encantei pelo livro. Não pensem que depois de uma certa idade certos livros não lhe dizem mais respeito. Ledo engano. Não sejam preconceituosos com vocês, pois quem vai sair perdendo são vocês mesmos.

Eu não tinha esse preconceito da idade, mas achei que a história ia ser um pouco "over" para mim. Achei e ponto final. Nem por isso descartei a leitura.

E falo com muito gosto que amei o livro. A narrativa te convida a continuar e não querer parar mais.

A história é encantadora e me fez achar em alguns momentos que a protagonista, Marília, era a própria autora, numa autobiografia de sua infância.

Você vai com certeza entrar dentro da história de corpo e alma. Você vai rir, vai chorar. Vai se emocionar como aconteceu comigo.

Sua vida vai até se confundir com a do livro e você vai acabar revendo muita coisa sua particular e vai perceber que "Caixa de Desejos" poderia ser também a sua história.

sentilivros 03/11/2010

resenha de Caixa de Desejos
Eu adorei o livro, tem uma linguagem simples e direta.
É a história de Marília, uma adoslecente que adora ler e escrever e por isso se sente isolada e diferente das outras meninas de sua idade. mas as coisa começam a mudar quando ela recebe uma Caixa de Desejos, presente de sua avó, antes dela falecer.
Com a perda de um ente tão querido, a chegada de sua meia irmã e ao que parece, a família toda em sua casa, além da descoberta do amor...Ela fica em dúvidas em o como explicar seus sentimentos.
Mas conforme a leitura se desenrola ela vai amadurecendo e tornando seu relacionamento com a irmã em um verdadeiro sentimento de amizade constituído não só pelos laços de sangue, mas pela compatibilidade de alma e emoções.
É um livro lindo que recomendo à todos, pois todos fomos adolescentes e passamos por períodos de adaptações.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2010/08/caixa-de-desejos.html

Tielle | @raposaleitora 25/08/2010

Uma história de amadurecimento emocionante
Caixa de Desejos foi escrito pela autora Ana Cristina Melo e publicado pela Editora Usina das Letras. Tem apenas noventa e três páginas, mas a narração é tão envolvente e bem escrita que você nem vê os capítulos passarem.

O livro narra a vida de Marília e sua familia, os problemas que eles enfrentam e as felicidades que vivenciam. Marília está no sexto ano e está passando por aquela típica fase da adolescência, onde muitas duvidas surgem. O problema é que ela não consegue conversar com ninguém sobre isso, com exceção de sua avó, mas essa falece deixando para trás muita saudade e também uma caixa de presente para guardar todas as suas lembranças felizes e desejos mais intensos. Essa caixinha se torna o refúgio de Marília.

Além de ter que lidar com a perda de sua avó, ela recebe a notícia que sua irmã Francine (filha do antigo casamento de seu pai) passará um tempo em sua casa. Mas elas nunca tiveram nenhuma intimidade e são praticamente estranhas (que dividirão o mesmo quarto).

A descoberta do primeiro amor e o amadurecimento, tudo isso é narrado de uma forma prazerosa e descontraída pela autora. O que faz com que o leitor consiga se envolver não só com a história, mas com cada personagem em si.

O livro é super indicado mas é uma pena que ele seja tão curto...

mais resenhas e informações: http://livromaniaca.blogspot.com/

Ligia Paulino 01/11/2012

Caixa de Desejos - Ana Cristina Melo
Como falei em resenhas anteriores de outros autores brasileiros, a cada obra que leio me apaixono...
ainda mais pela nossa literatura brasileira contemporânea, estou adorando cada vez mais conhecer o maravilhoso mundo que nossos queridos autores nos presenteiam com as suas historias, onde sempre encontramos um pouco da gente em cada historia e assim vai sempre acrescentando algo novo dentro de nos.

Em sua estreia literária " Caixa de Desejos " Ana nos mostra que os sonhos podem sim se realizar, por que não sonhar e correr atrás do que se sonha?

Uma Historia super deliciosa que durante a leitura me fez viajar para o passado e relembrar tudo aquilo que eu sentia e tudo o que fiz quando tinha a idade da Marília.

Uma narrativa bem humorada de fácil entendimento que você não vai querer largar do livro antes de termina-lo por completo.

O Livro só não ganhou nota máxima pelo fato de ser tão fininho e acabar tão rápido, como eu queria acompanhar tudo o que a Marília vai continuar aprontando hehe =)

Link da resenha no blog - http://www.ligiaeseumundo.com/2010/09/resenha-caixa-de-desejos-ana-cristina.html

Stephania Tonhá 30/11/2010

“_Marília, nunca deixe de ter sonhos. Às vezes, minha filha, eles demoram pra acontecer. Mas nunca desista deles. E de tudo que for te fazendo feliz na vida, guarde uma lembrança. Se ela for pequena coloque nessa caixa. Se for grande, coloque no coração.” (Pág.10)

Olá, leitores do Sobre Livros! Hoje irei apresentar um livro de uma autora brasileira: Caixa de Desejos. Foi um presente da Bienal do Livro em São Paulo, veio com dedicatória, sacolinha e marca páginas.

Primeiro gostaria pedir desculpas pela demora na leitura e resenha, a vida é muito corrida e se dependesse de mim ficaria lendo o dia todo, que é o que eu mais amo fazer.

Ana Cristina Melo é uma carioca muito simpática que já tem várias contos em antologias já publicadas. Já foi premiada em vários concursos literários e dedica-se a divulgação da literatura nacional. É editora do site Sobrecapa e mantém os outros dois blogs, como por exemplo o Ficção de Gaveta que trata de concursos literários.

O livro gira em torno de Marília, uma menina que vive em uma casa “movimentada”, mora com seus pais, avós maternos, tio folgado e a vizinha problemática que não sai de perto. Ela tem problemas na escola com uma popular chata chamada Verinha e, um dia, recebe duas notícias bombásticas. A primeira é que terá que dividir o quarto com sua meia irmã, uma pessoa estranha e desconhecida, a segunda é sobre o falecimento de sua avó paterna tão querida.

...
para ler mais, acesse: http://www.sobrelivros.com.br/resenha-caixa-de-desejos-ana-cristina-melo/

bizinhavieira 06/02/2011

Caixa de Desejos
Marília só queria uma vida tranquila, aquelas meninas chatas do colégio, por exemplo, podiam dar uma trégua... Seria pedir muito? Aparentemente sim, porque não só os problemas que já existiam continuaram, como novos surgiram. Mas junto com os problemas surgiu uma caixa. Uma caixa de madeira lindamente decorada. Uma caixa em que cabia tudo. Uma caixa de desejos. Este foi o último e mais belo presente que ganhou de sua avó.

Foi com a ajuda simbólica desta caixa que ela encarou os problemas que surgiram em seu caminho. O livro conta uma linda história de uma menina que se descobre aos poucos e que descobre todo um mundo à sua volta.

Quem me conhece sabe que não é muito difícil me ver chorando por conta de um livro, mas mesmo assim, nenhum me levou às lágrimas tão cedo quanto este... Juro que ainda na página oito eu já lutava contra o choro. A história é linda e, apesar de curta, realmente intensa. Ana Cristina tem uma sensibilidade incrível para lidar com os temas do livro. Uma bela leitura, merecidamente recomendada!

FRASES
"Silêncio da nossa casa já é chato, da casa da vó, parece que machuca." p.7

"Entre vestidos, calças jeans e camisetas fomos descobrindo os gostos comuns, as diferenças que aproximavam mais do que afastavam, a força que nos unia não por sermos irmãs, mas por nos descobrirmos irmãs." p.24

-- Mais resenhas em http://bizinhavieira.blogspot.com

Talita 09/11/2010

Este livro é uma gracinha. Quando comecei a ler, ne imaginava que ia ser tão divertido essa leitura, e que me fez devorar o livro em apenas algumas horas.

A história conta a vida de Marília, uma menina de 11 anos, que mora em uma casa, que mais parece um hotel de tanta gente morando lá. Maríla não suporta tanta confusão na sua casa, pois antes , só era ela, os pais e cachorrinha.

E pra pior, Marília ainda sofre com as brincadeiras sem graça de Verinha,uma menina mimada e metida que vive enchendo a paciência dela sempre fazendo ela pagar vários micos, e vive chamando Marília de esquisita, só por ela amar os livros como ninguém.

E depois de um dia cheio da presença de Verinha, Marília chega em casa e vai direto para o seu quarto e sua mãe preocupada vai ao seu encontro, e diz que tem uma novidade pra ela. Disse que a irmã por parte de pai iria morar com eles. Marília fica chateada, porque pra ela, a tal irmã era uma estranha, pois só tinha à visto duas vezes.

E pra piorar, um dia o pai de Marília, a chama pra ir à Minas visitar sua avó, e ela logo fica preocupada com o semblante do pai. Chegando lá, ela não encontra a avó como sempre estava, dessa vez ela estava deitada em sua cama e mal podia falar.

Marília então recebe da avó uma caixa, que era linda, a avó então explica que ai naquela caixa, Marilia devia guardar lembranças das coisas boas da sua vida, e que não poderia jamais deixar de ter sonhos. Ela então obedesce à avó e sai do quarto, nem imaginando que aquela seria a última vez que veria a avó.

Marília não sabia, mas aquela caixa tem um mistério que só com o tempo ela saberá.

Gente, é sério, leiam esse livro porque vocês vão amar.

Apesar de ser uma história infanto-juvenil e a personagem ter apenas 11 anos, o livro não é uma hostória bobinha, e sim com um sentido muito legal.

A escrita de Ana Cristina é impecável, super delicada e que tem o poder de prender o leitor a cada página, e como eu disse na resenha anterior, eu prezo muito isso, afinal a leitura é um prazer, e não pode ficar chato ler o livro né.

Você tem que ficar com aquilo na cabeça, de entregar a histórias, aos personagens e não conseguir parar de ler até terminar.

Bom, gente é isso, vou parando por aqui senão falo demais.
Parabéns Ana Cristina Melo pelo livro, espero que venham mais e mais livros , que concerteza vou ler!!

Veja aqui: http://mundoportrasdaminhaparede.blogspot.com/2010/11/resenha-13-caixa-de-desejos-por-ana.html

Karine547 02/10/2010

Deem uma olhada na resenha no blog:

Tathy 05/06/2010

Caixa de Desejos por Ana Cristina Melo
Leia a resenha completa no blog Eu sou assim - www.tathy.com.br

Título Original: Caixa de Desejos
Editora: Usina de Letras selo Vermelho Marinho
ISBN: 9788562851537
Número de Páginas: 93
Ano: 2010
Compre aqui
Avaliação: 4 estrelas - Muito bom!

Sinopse: Caixa de Desejos é uma novela juvenil. Conta a história da Marília, uma menina que vive com os pais, os avós maternos e o tio paterno, mas tem uma ligação muito forte com a avó materna que mora em outra cidade. Logo no início da história essa avó morre e ela ainda tem que lidar com a chegada de uma meia-irmã que só viu duas vezes na vida. Para ajudá-la nesse processo de perda, Marília conta com uma caixa que a avó lhe deu de presente, antes de morrer. Uma caixa mágica para ela guardar seus desejos. Assim, ela vai se descobrindo, descobrindo a relação com a irmã, aprendendo a conviver na escola e entendendo como lidar com um primeiro amor que surge em sua vida.

Caixa de Desejos (livro de Ana Cristina Melo) foi escrito para o público infanto-juvenil, mas eu lhe garanto que independente da idade que você tenha, você vai suspirar relembrando de sua pré-adolescência, pois o livro é delicioso… leve ao ponto de nos deixar nas nuvens. O tipo exato de leitura que eu estava precisando pra dar uma aliviada na tensão entre dois livros que tratam de comportamente humano. Como dizem, eu o li em uma “sentada”. O livro é fininho e por isso interrompi minha leitura de O marido perfeito mora ao lado que ainda estava no comecinho. Foi um ótimo negócio, pois sei que o livro de Felipe Pena é mais pesado e eu precisava de algo mais relax antes. Caixa de Desejos caiu como uma luva.

O livro me fez lembrar do meu primeiro amor, de como eu sofria na escola, na mão das populares, de como eu me achava estranha por ser mais estudiosa e gostar de ler… Me identifiquei demais com Marilia, nossa protagonista. Deixa eu falar um pouco mais dela: Marília perde sua avó e confidente, mas esta, antes de morrer lhe deixa de presente uma Caixa de Desejos, na mesma época, sua meia-irmã vai morar em sua casa, o que a princípio lhe causa ciúmes. Com o tempo, Marília descobre que a presença da irmã preenche de certa forma o papel de confidente que a avó fazia. Com os conselhos da irmã e do caderno de desejos, Marília vai crescendo e aprendendo a conviver com as populares, a conquistar o gatinho, a entender melhor sua família e a escrever cada vez melhor.

Além de tudo isso, ainda tem a capa do livro que é magnífica (ilustração de Alan Brigagão). Uma sacada bem legal é que durante a história, em algumas páginas, algumas das ilustruções contidas na capa se repetem. Parece até o meu caderno quando eu tinha 13 anos…

O único ponto negativo é exatamente o fato do livro ser tão fininho e acabar tão rápido, nos deixando triste por não podermos acompanhar mais o crescimento de Marília. Por mim, o livro poderia ter 500 páginas e continuação :)

Sobre a autora: Ana Cristina é um amor, super simpática e nos faz sentir bem próxima dela em apenas uma troca de e-mails, como se ela fosse assim… como a gente. Será que é porque ela também é uma bookaholic assim como nós e como Marília? Por formação, Ana Cristina é Analista de Sistemas, por vocação, é escritora! Apesar deste ser seu primeiro livro de ficção, ela já escreveu livros técnicos dentro de sua área de formação. Biografia completa aqui.