Maravilhas do Conto Alemão

Maravilhas do Conto Alemão Diaulas Riedel (org)

Resenhas - Maravilhas do Conto Alemão

Henrique Fendrich 26/04/2018

Pouco se fala dos prosadores alemães, mas lendo as "Maravilhas do conto alemão" tive uma mostra de quantas maravilhas eles não escondem! Percebi duas grandes linhas mestras na temática dos contos: os amores não consolidados e as tragédias. Será por acaso que são justamente essas as características de Werther, anterior aos contistas do livro?

Há muitas preciosidades, entre as quais destaco os contos "O terremoto no Chile", de Heinrich von Kleist, que escrevia contos muito antes de virar moda, "Immensee", de Theodor Storm, que foi o conto que mais me comoveu, em sua pureza e simplicidade, "A confissão da Véspera de Ano Bom", de Hermann Sudermann, precursor do húngaro Sándor Marái em seus encontros de velhos amigos para falar de um amor em comum, e "O besouro dourado", de Bruno Frank, que é forte e singelo a um só tempo, uma das melhores coisa que li no ano.

O elemento "tragédia" está muito bem representado pelos contos de Gerhardt Hauptmann ("Thiel, o sinaleiro") e Jacob Wassermann ("O amuleto"), ambos com mortes violentíssimas de crianças. Há ainda Thomas Mann escrevendo texto curto, Rilke fazendo conto, um do Kafka, um de Schnitzler, um dos Irmãos Grimm, uma curiosa experimentação de Heinrich Heine, entre outros contos que encarnam bem a palavra maravilha.
Bárbara Soeiro 26/04/2018minha estante
Como se chama o conto de Rilke?

Henrique Fendrich 27/04/2018minha estante
"Sagrada primavera". É talvez o conto mais difícil do livro, pelas construções imagéticas que, imagino, têm a ver com a sua poesia.