Tu não te moves de ti

Tu não te moves de ti Hilda Hilst

Resenhas - Tu não te moves de ti

Barbs 30/01/2024

Não é pra mim
Realmente é uma leitura rápida, consegui ler nas pausas do café e horário de almoço, porém, não é o meu tipo de leitura. Achei desinteressante, cansativo e maçante. Valeu a pena pra conhecer a autora e ter a certeza de que não me agrada.

Adriana Scarpin 06/03/2016

O brilhantismo de Hilst definitivamente não tem limites, numa união metafísica as três novelas dialogam entre si transmutando tempo e espaço numa infinda crise existencial tripartida e catártica.

Larissa.@estantedalari22 04/08/2023

Me siga no Instagram @estantedalari22
??TU NÃO TE MOVES DE TI...

? ?Tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti.?

Hilda Hilts foi uma das maiores escritoras do Brasil do século XX, e é conhecida por abordar em suas obras temas como misticismo, erotismo e insanidade.

"Tu nao te Moves de Ti" é mais uma de suas obras que trás a história de três personagens bem diferentes um do outro, mas que acabam se conectando de alguma maneira.

E desta maneira a autora trás uma mensagem onde nos diz que nós não podemos fugir de nós mesmos, e muito menos de nossos de defeitos e erros. Independente do que vemos em frente ao espelho sempre será aquilo e ponto. Tal tema é muito interessante pois nos leva a refletir sobre nós nos aceitarmos da maneira que somos e também sobre nós nos amarmos sem ter vergonha disso.

É uma obra delicada e com uma mensagem profunda que nos rende muitos ensinamentos, foi meu primeiro contato com a escrita da autora e posso dizer que foi uma excelente experiência mesmo eu tendo me perdido um pouco durante a narrativa as vezes

Se você ficou curiosx a obra está disponível na @tocalivros com duração de 3h58min, narrado por Kátia Daher, Alexandre Mercki e Thiago Ubaldo. Corra a assine já, vale muito a pena ter essa experiência.

?Eai gostou? Vocês já conheciam a autora ? Gostam de obras profundas?

Paulinha 21/09/2020

Poemas
Quando estava no colégio adorava poemas mas os poemas da Hilda são bem complexos.

Gabs 18/02/2018

Uma grande obra de uma grande escritora
Esse foi meu primeiro contato com a escritora, da qual acredito que os trabalhos mais marcantes sejam os poemas. Tu não te moves de ti é um livro em prosa, mas a linguagem é tão bem explorada, que eu diria que é mais difícil de ler e interpretar do que um poema. Em fluxo de consciência eu já havia lido Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar (que citei no post das 7 melhores leituras de 2017), mas Tu não te moves de ti é o famigerado discurso indireto livre, totalmente mais difícil de ler e que exigia de mim que eu lesse a mesma página algumas vezes, para tentar extrair o máximo do texto. Hilda Hilst não é alguém que você consegue ler meio que distraída, é uma autora que vai exigir toda a sua atenção e nem assim você vai conseguir extrair tudo (e acho que isso é impossível mesmo). Certamente foi a leitura mais desafiadora que eu já fiz, mas posso dizer que valeu a pena e que foi um bom primeiro contato com Hilda Hilst.

O livro é dividido em três partes: Tadeu (da razão), Matamoros (da fantasia) e Axelrod (da proporção). Na primeira parte, Tadeu é um executivo bem-sucedido de meia idade, que está infeliz com o casamento e com a vida que leva, de um modo geral. Ele na verdade gosta de literatura e se arrisca a escrever um pouco, mas é constantemente podado pela sua esposa, que quer que ele continue sendo um executivo de sucesso, para que ela mantenha sua boa vida. Tadeu passa boa parte do livro em um devaneio, em que ele entra em um universo que me pareceu um asilo, mas acho que isso vai da interpretação de cada um. Nesse universo, ele entra em contato com algumas pessoas, dentre elas Maria Matamoros, que é a narradora da segunda parte do livro.

Em Matamoros (da fantasia), a protagonista, desde criança, sente um imenso prazer em tocar e ser tocada (sim, Hilda Hilst escreve muitos textos obscenos). Em um dado momento, ela conhece um rapaz, que passa a chamar de Meu, e o leva para a casa dela. Tudo caminha bem, até que ela passa a desconfiar de que ela está sendo traída pela própria mãe.

Em Axelrod (da proporção), o protagonista é um professor de história, que, durante uma viagem de trem para a casa de seus pais – o mesmo local onde viviam Maria Matamoros e sua mãe –, lembra constantemente da infância e de suas viagens de trem com o pai. É dessa parte do livro que surge o título do livro “Tu não te moves de ti”, querendo dizer que, não importa quão longe de casa estejamos, nossa essência sempre estará conosco.

site: https://alemdaquartacapa.wordpress.com/2018/02/14/tu-nao-te-moves-de-ti-hilda-hilst/

alaskadinha 20/07/2023

?[?] Guardados. Tu não os guardava, Rute, proibia-os de mim porque eu os amava, porque se a poesia se fizesse o meu sangue, a alma de Tadeu solar rejeitaria teus algarismos santos, porque se o poeta em mim amanhecesse no traço ou no verso, Tadeu veria Rute esvaziada, e vazia igualmente a Empresa, a Causa. Tadeu salvo das águas, das águas de Rute móvil, sempre escorrendo, atos aparentemente diminutos, frases pequenas de duvidosa transparência, Rute rápida, a golfadas, se é preciso lembrar palavras não me lembro, dispenso o motorista perguntavas de repente porque talvez adivinhasses a tensão que me provocava a frase, era preciso optar a cada manhã, eu repetiria o trajeto até a Empresa ou enfim diria adeus? e à noite era preciso escolher entre o jazigo ao teu lado, tuas tolas caretas, tuas professorais advertências ou enfim o berro da alma de Tadeu, gritando por solidão ou por um outro mundo onde não estivesses ao meu lado, onde eu pudesse calar como neste instante, que sim, que estou calado, e tão vivo, tão possuído de mim verdadeiro, sim, fiz a cara de todas as manhãs, mas por um instante ainda tentei visualizar o impossível, magia compaixão descanso no teu rosto, ou que visses em mim esse outro, os olhos afundados noutras águas, escapando, Rute, escapando de uma ferrosa draga, uma que construíste nesses anos tantos.?

Biblioteca Álvaro Guerra 03/08/2023

A autora constrói três novelas distintas entre si, mas conectadas em linha de pensamento - em 'Tadeu (da razão)', o personagem homônimo é um empresário bem-sucedido, mas que ao chegar na crise de meia-idade passa a se questionar sobre a própria existência e a vida de aparências que leva em companhia da mulher, Rute; já no segundo conto, 'Matamoros (da fantasia)', relata a trajetória de Maria Matamoros, uma menina habituada desde muito cedo ao contato com os homens; e no conto que encerra o volume, 'Axelrod (da proporção)', retrata as especulações do professor Axelrod Silva, sobrinho de Haiága, sobre a roda axial da história. 'Tu não te moves de ti' versa sobre as inquietações mais profundas do homem, revelando suas falhas, maravilhas e obscuridades.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559211302

Italo 06/07/2023

Ainda que se mova o trem, tu não te moves de ti
Esta é, se não me engano, a obra mais conhecida de Hilda Hilst e, obviamente, é muito boa. O livro é dividido em três partes, ou em três contos ou em três novelas, conectadas entre si e escritas em um fluxo de consciência no qual, muitas vezes, não se pode distinguir entre a voz da escritora, do narrador e dos personagens. Particularmente, o segundo conto, de Matamoros, é o mais instigante. O erotismo do terceiro conto é muito bem elaborado e se faz associando-se aos elementos abstratos do que é discutido na narração.

Antônio 28/10/2021

Nos 3 contos que compõem a obra, personagens de um conto aparecem em outro e vamos entendendo a intenção da Hilda em colocá-los no mesmo livro, pois todas as histórias tratam da busca pela convivência com si mesmo a partir de 3 existências totalmente diferentes: um homem que vive pela razão, uma mulher que vive pela emoção e um homem que, apesar de racional, teve contato com a emoção a partir de relatos de pessoas que sofreram com a ditadura militar.

Hilda aponta os problemas nas três vivências (em viver só pela razão, só pela emoção e até mesmo em um equilíbrio), mas uma coisa é fato para os 3 personagens centrais: ?ainda que se mova o trem tu não te moves de ti?. Ainda que aconteça o que tiver que te acontecer, você não pode escapar do inevitável destino que é ser você mesmo.