Flora Segunda

Flora Segunda Ysabeau S. Wilce

Resenhas - Flora Segunda

Roberto Fideli 06/07/2009

Flora primeira
Uma casa com duzentos quartos, um cão vermelho, um fantasma e uma garota corajosa de cabelos ruivos são apenas algumas das características de "Flora Segunda", um dos melhores livros de fantasia infanto-juvenil da atualidade. Depois de conhecer Lyra, na trilogia de Philip Pullman (A Bússola de Ouro, a Faca Sutil e A Luneta Âmbar), dificilmente acreditei que veria uma personagem feminina tão incrível quanto ela. Tudo mundo quando conheci Flora, no romance de Ysabeau S. Wice, escritora primeiramente de livros policiais. Não apenas os personagens estão entre os mais bem escritos de todos os tempos como somos apresentados a uma história aparentemente estranha, mas que ao decorrer de suas 448 páginas, nos envolve de uma forma que depois de lida, jamais será esquecida.

Mari 22/07/2011

“Flora Segunda”, de Ysabeau S. Wilce
O livro “Flora Segunda”, de Ysabeau S. Wilce descreve a história “de uma garota corajosa, seu parceiro de olhar vítreo, dois mordomos agourentos (um deles azul), uma casa com onze mil cômodos e um cão vermelho”.

Foi difícil encontrar informações sobre a Ysabeau S. Wilce, mas encontrei algumas. A pronúncia correta do nome dela é Iz-a-bow Wils. A autora é americana e é formada em História Militar. Além de “Flora Segunda”, foi publicada a continuação mas, ainda não foi lançada no Brasil. É intitulada “Flora’s Dare”, e com uma tradução livre para português seria: “Desafio de Flora”.

Flora Fyrdraaca, a protagonista, tem uma família desestruturada. O pai dela era militar e foi preso durante a Guerra em uma prisão Huitzil, permanecendo lá três anos. Depois de ser liberto, Pápi entregou-se ao álcool e ao cigarro, e passa dias e dias trancado no quarto, mas às vezes saí para perturbar. A mãe de Flora, Mama, é general comandante do exército e vive viajando. A irmã de Flora chama-se Idden, é capitã do exército, mas não mora em Crackpot Hall com os outros.

Como deu para perceber, toda a família é do exército e Flora será a próxima a ingressar, depois de seu aniversário de 14 anos, a Catorcena, maior idade. Todos os Fyrdraaca são soldados, mas será que Flora quer seguir a tradição da família?

Em Crackpot Hall, a casa da família Fyrdraaca que tem onze mil cômodos, havia um residente que cuidava de toda a organização. Só que ele foi banido, sendo que agora, a família só tem acesso a alguns cômodos, portanto, é Flora quem cuida da limpeza da casa. Mas, será que ela quer continuar a fazer o trabalho que não estava destinado a ela?

Amei a Flora, ela é tão corajosa! *--*

A diagramação do livro é linda de mais! Inclusive, gravei um vídeo mostrando o livro por dentro. Vocês têm que ver o quão belo ele é:

Quem continuar lendo? Acesse: http://lereconhecer.blogspot.com/2011/07/resenha-flora-segunda-de-ysabeau-s.html

Ems 02/08/2010

O livro é ótimo, muito contagiante, e me deixou ansiando pelo livro várias e várias vezes. Como eu amo livros de aventura, eu realmente amei, porque Flora Segunda é um livro mágico, onde há aventura e comédia também. Eu recomendo, e muito. ''Porcalhudo Pululante''! Haha.
Keka 02/08/2010minha estante
concordo plenamente!!!!
me apaixonei pelos personagens também, não vejo a hora de ler o segundo livro!!!
"Porcalhudo psicopático" hahahaha....

PauloRCC 03/08/2010minha estante
Concordo. O autor conseguiu fazer o uso fantástico das palavras, usando-as como se fossem a sua verdadeira história.

O livro é verdadeiramente fantástico!

Carol Christo 13/07/2009

O universo criado pela autora envolve o leitor completamente. Personagens surpreendentes e rumos inesperados. Amei o livro e concertezo o indico para os leitores amantes da fantasia.

lorraine 23/06/2012

Inovador e refrescante
"Flora Segunda" é feito de comentários espirituosos e comparações inteligentes, narrados pela esperta e engraçadíssima Flora Nemain Fyrdraaca ov Fyrdraaca. Segunda.

Às vésperas de seu décimo quarto aniversário, prestes a ser mandada para o Quartel para se tornar soldado e protetora da fictícia nação Califa, Flora não tem um minuto de descanso. Entre costurar seu próprio vestido, escrever o discurso e enviar convites para a tão aguardada ocasião - mas não por ela mesma -, dar conta de Papi, que não está muito bem, cuidar de cinco cachorros e realizar suas tarefas domésticas, Flora nunca consegue chegar em lugar algum na hora certa. E é assim que, novamente atrasada para a escola, Flora pega um atalho em sua casa de 11 mil cômodos e acaba perdida. É quando ela conhece Valefor, o mordomo mágico dos Fyrdraaca, banido por Mama sabe lá a deusa porque...
E daí pra frente Flora se envolve em uma aventura atrás da outra, com muita coragem, e contando sempre com a ajuda de seu fidelíssimo (e muito fofo) melhor amigo, Udo, e com o apoio irônico e egoísta de Valefor.

Flora Segunda é um livro incrível, cheio de fantasia - de um tipo completamente diferente, refrescante -, e exige do leitor muita imaginação enquanto ele se diverte, se apavora, se entedia e se encanta com a cativante Flora.

Segunda.

Nath Vares 30/08/2012

Flora Segunda
“Os mágicos infortúnios de uma garota corajosa, seu parceiro de olhar vítreo, dois mordomos agourentos (um deles azul), uma casa com onze mil cômodos e cão vermelho.”

Impossível não se apaixonar por Flora Fyrdraaca, nossa protagonista. Ela é corajosa, amiga, inteligente, o tipo que não fica parada e sabe reconhecer seus defeitos e suas falhas.

O livro é narrado por ela própria, e ficamos conhecendo um pouco sobre sua ‘gloriosa’ família e sua ‘gloriosa’ casa. Pelo menos parece que Flora não pensa assim. Sua família, assim como sua casa está completamente decadente. Papi, depois que foi preso pelos hutzil, ficou louco e raramente sai de seu ‘ninho’ e quando o faz é para armar confusão. Mami é o general do exercito e raramente está em casa. Idden, irmã de Flora, também está no exercito e não mora Crakpot Hall.

Aliás, falando Crakpot Hall, a casa dos dez mil cômodos... Ela é de fato enorme e deslumbrante, não fosse pelo fato de que está caindo aos pedaços. O mordomo residente da casa da família Fyrdraaca, fora banido por Mama, o que deixou a casa sem ninguém que pudesse dela cuidar. Os poucos cômodos que a casa ‘deixar’ os moradores acessarem vivem uma bagunça.

Flora é quem tem que cuidar de tudo. Limpar a casa, cuidar dos animais, vigiar Papi. Além disso ela ainda tem que se preparar para sua Catorcena, quando entrara na idade adulta.

Quando um Fyrdraaca faz quatorze anos ele é mandado para o quartel, mas Flora não quer ir, ela quer ser uma patrulheira, uma vigilante, uma espiã, assim como Nini Mo, sua idola. Mas ela não tem coragem de dizer isso para sua Mami.

Quando Flora acaba indo parar numa biblioteca e sem querer esbarra no mordomo banido Valefor, as coisas parecem mudar. No entanto ela mal sabe na encrenca que está se metendo.

O livro é ótimo, a lingugem é fácil e fluida. O tipo de livro que te dá vontade de ler mais e mais só para saber o que vai acontecer a seguir. Flora é muito sarcástica, mas bem humorada, e cheia de idéias. Eu morri de rir também com seu amigo Udo, um escravo da moda, como Flora o define. Quando eles entram disfarçados na base para tentar salvar Boy Hangsen, e Udo dá uma de comandante é hilário, porque ele praticamente perde as estribeiras e briga e grita com todo mundo. Dá quase para sentir o desespero de Flora de que ele faça uma besteira.

Resumindo, o livro é excelente e vale a pena ser lido.

Pelo que descobri, há mais dois livros (Flora’s Dare e Flora’s Fury), sequências deste primeiro, mas não sei se a editora Salamandra pretende publicá-los. Esperemos que sim.

Mandinha 11/03/2013

Vc precisa ler!!
Meu objetivo aqui é fazer com que vc leia esse livro!
Vou começar com os personagens.
Flora é uma garota esforçada, que trabalha quase como escrava na sua própria casa, que divide com seu pai louco, sua mãe ausente e antigamente com sua irmã. Muitíssimo corajosa faria qualquer coisa pra ser uma patrulheira e não ir para o quartel.
Udo é o melhor amigo de Flora e acompanha-a nas suas aventuras e é muito fiel a ela.
Mama é a mãe de Flora e está sempre longe. É o general mais importante de Califa.
Pápi é o pai de Flora. Naum fala nada com nada, anda sempre delirando e dá ataques de vez em quando.
Misture tudo isso, acrescente uma história repleta de aventuras em que toda vez que um desafio se resolve, aparece outro, em que tudo está interligado e nada acontece sem razão e que o final é simplesmente F-A-N-T-A-S-T-I-C-O e vc vai ter o livro Flora Segunda.
Se animou? Então compre leia e comente!!!
Por favor, se gostar da resenha, marque gostei e comente.
Se não, pode marcar que não gostou e comentar, só por favor, eu sei que todos nós temos um pouco de educação, mas peço que não xinguem, nem me depredem(kk) nem ninguem, por gentileza.
Obrigado por ter lido!!

Luciane 16/03/2014

Confesso que foi um pouco difícil entrar nessa história de fantasia, mas foi melhorando com o decorrer da leitura.
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284