Nosso Lar Chico Xavier

Resenhas - Nosso Lar

Mazza 09/01/2022

???
Lançado em 1944, o romance Nosso Lar é um clássico da literatura espírita brasileira, que versa sobre os primeiros anos do médico André Luiz, após seu desencarne, em Nosso Lar, uma colônia espiritual onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra. O romance levanta questões acerca do sentido do trabalho justo e dignificante, e da Lei de causa e efeito, a que todos os espíritos, segundo o espiritismo, estariam submetidos.

Carla.Parreira 20/10/2023

Nosso Lar
A historia conta sobre a cidade espiritual que possui esse nome de Nosso Lar, a qual foi criada no século XVI por portugueses distintos desencarnados no Brasil e se localiza sobre a cidade do Rio de Janeiro. A cidade contém uma governadoria e seis ministérios (regeneração, auxílio, comunicação, esclarecimento, elevação e união divina). Cada ministério é administrado por doze ministros. André Luiz relata sobre o umbral, donde ficou por oito anos até rogar aos céus e receber a ajuda de Clarêncio (seu benfeitor do ministério de auxílio) e dois acompanhantes auxiliares. O umbral é uma zona inferior obscura para os recémdesencarnados, donde existem núcleos de malfeitores, verdugos e vítimas. Começa na crosta terrestre, sendo um local repleto de formas-pensamento tidos pela sintonia mental de encarnados e desencarnados. Em passeio posterior, André vê cães e íbis junto às equipes socorristas, vindo a saber que prestam precioso auxílio quando das incursões no Umbral. Além disso, também tem a região das trevas, ou seja, as mais inferiores conhecidas em Nosso Lar, abaixo do próprio nível terreno. Ao ser acolhido, André foi levado para Nosso Lar, um local de oração coletiva com médicos espirituais que tratam dos vários tipos de enfermos que para lá são transportados. Em tal local ele começa a auto-reforma dos pensamentos silenciando as próprias lamentações e pouco a pouco vai se adaptando e conhecendo as maravilhas existentes ali. Dentre estas ele conhece (não nessa ordem aqui citada) o aeróbus (veículo aéreo semelhante a um grande funicular, ou seja, cuja tração é proporcionada por cabos acionados por motor estacionário e que é geralmente usado para vencer grandes diferenças de nível), o Bosque das Águas (a água é considerada o veículo mais poderoso para os fluidos de qualquer natureza, sendo empregada, sobretudo, como alimento e remédio), o Rio Azul, os Salões Verdes (parques com árvores acolhedoras formando locais de conferências ministeriais: foram criados sob inspiração superior da Ministra Veneranda, que possui o maior número de bônus-hora - um milhão de horas de trabalho útil em duzentos anos de atividade), o Campo da Musica e a colônia vizinha chamada Alvorada Nova. Ao iniciar sua tarefa como voluntário conhece o bônus-hora (ponto relativo a cada hora de serviço). De todo modo, as aquisições fundamentais constituem-se de experiências, educação, enriquecimento de bênçãos divinas e extensão de possibilidades. Como ele desencarnara enquadrando-se entre os suicidas involuntários, não pôde trabalhar como médico, mas apenas como aprendiz e isso devido aos pedidos de sua mãe e graças às seis mil consulta a necessitados nos quinze anos de clínica médica terrena, dente os quais, quinze ainda faziam preces a seu favor. Algum tempo depois ele recebe visita de sua mãe, espírito excelso, que o consola com extremado amor e conta-lhe de sua vida em esfera mais elevada. Além disso, ela informa-lhe que seu pai está há doze anos em zona de trevas compactas, conseqüência de mau procedimento quando encarnado, com ligações clandestinas e promessas não cumpridas a mulheres, do que resultou amealhar obsessoras vingativas. Em seqüência, sua mãe dá-lhe notícias de suas três irmãs também desencarnadas. Daí a historia segue contando seus novos aprendizados e afazeres. Achei impressionante a narração sobre a mulher que foi impedida pelo vigilante-chefe de adentrar no Nosso Lar por se tratar de ?forte vampiro? (trazia impressos em seu perispírito cinqüenta e oito pontos negros, correspondentes a igual número de abortos que praticara). Sua admissão nas dependências da colônia colocaria em perigo os pacientes lá internados. Além disso, André tem a oportunidade de pedir perdão a um conhecido que fora prejudicado por si e por seu pai quando encarnados. Outra parte interessante é quando ele sonha e se desloca com o corpo mental (envoltório sutil da mente) indo encontrar-se com sua mãe. Dentre as narrações do livro, o medo é classificado como um dos piores inimigos do ser humano. As informações são muitas e nem sei dizer de cabeça todos os trechos que realmente me tocaram. Graças à abnegação de André e seus trabalhos incansáveis de auxílio ao próximo, alguns anos mais tarde ele conquista a faculdade da volitação. Sem duvida ele é um personagem que oferece dignificante exemplo de auto-reforma e de como a conseqüente evolução espiritual traz intensos e multiplicados momentos felizes para todos aqueles que vivenciam do amor sublime. Também me encantei com a parte que fala sobre o lar e descreve-o como a instituição essencialmente divina donde se deve viver com todo o coração e a alma. Por fim a verdade que mais aprecio: existe maior alegria em dar que em receber. Sem dúvida esse é o maior ensinamento para concretizarmos no esforço diário e sermos conduzidos a nossa própria felicidade. E realmente finalizando eis a frase que mais gostei: ?há questões que precisamos entregar ao Senhor, em pensamento, antes de trabalhar na solução que elas requerem?. Para mim esse livro é um daqueles cuja leitura deve ser refeita de tempos em tempos de tão valioso que considero. Não foi a toa que o peguei para ler por três vezes e não conseguia finalizar minha leitura-estudo. E como se não bastasse, minha mente fantasiosa fica fazendo-me pensar como serei eu em meu pós-desencarne, rs.

Lorenza 20/10/2021

Abrindo "A vida no plano espiritual"
"Nosso Lar" é o livro que abre a série de livros "a vida no plano espiritual" e é super famosinho por ter um filme.

É livro que já foi tema de muitas críticas, como "utopia" ou "mundo da imaginação".

Contudo, acredito que o aprendizado é grande para os companheiros espíritas.

Além do relato de André Luiz passando pelo umbral, resgate pela colônia, visita aos familiares, podemos trazer muitos questionamentos e reflexões sobre o nosso dia a dia, nossos hábitos e como nos preparamos para enfrentar as nossas consciências.

Preciso dessncarnar pra isso? Como a minha alimentação me prepara? Vivo pensando que tenho um espírito ou que SOU um espírito? O quanto de amor e dedicação eu coloco no que faço? O quão sou apegado a minha família é positivo ou negativo?

Essas e várias outras perguntas podem se passar pelas nossas cabeças.

É um lembrete de que muitas vezes endeusamos a colônia, nos esquecendo que ela está bem perto de nós, que não é composta por espíritos perfeitos, apenas por seres de boa vontade.

Fora isso, ainda temos aprendizado sobre pensamento, energia e importância do trabalho.

Não é a primeira vez que eu leio, mas saí com várias outras ideias pipocando aqui.

Recomendo a leitura.

Vânia 19/03/2009

Indicado para não espíritas
À primeira mão parece um livro pra qm ja professa a religião, mas é muito mais. Transporta-nos pra um local onde a pessoa pode refletir sobre todas as suas decisões e como elas, mais cedo ou mais tarde, terão repercussão em nossa vida ou na das pessoas que amamos. Tudo é cíclico. Precisamos tomar mais cuidado com as decisões tomadas. Aqui se faz...

Felipe Gama 28/10/2009

Um dos 3 Livros que mudaram minha vida!

Dabri 03/10/2009

O inicio
O primeiro livro de uma serie linda, surpreendente, narrada com detalhes sobre o nosso destino: a evolucao. A serie de Andre Luiz eh um presente para todos nos que estamos em um mundo de provas e expiacao e caminhamos passo-a-passo para o alto. Leia! Essa serie pode mudar o modo como voce ve a sua vida, assim como mudou a minha.

F.Flammarion 26/01/2011

Despertar Espiritual.
O livro Nosso Lar narra a tragetoria do medico André Luis que desencarnara e passara por todo um processo para se reabilitar no mundo espirital. André Luis passa pelo umbral onde ele é muito perturbado por ser um suicida, ate´fazer uma prece do fundo da sua alma e ser levado para a colonia. Quando é resgatado e vai para a colonia espiritual de Nosso Lar, vive e convive com os espiritos, onde ele entra em uma grande reflexão sobre seu desencarne e seus amigos e parentes que ficaram na terra.
O livro narra toda uma proposta de melhoramento atravez do trabalho e, tmbm, sempre há uma chance para recomeçar, que nada está perdido. É um grande livro, que foi trazido pela pena de Francisco de Paula Candido Xavier. Que foi o Best-seller de suas obras.

Annalu 12/02/2022

Sempre fui espírita kardecista, mas só fui ler nosso lar depois do falecimento recente do meu pai.
Ele me trouxe um conforto que eu nao esperava.
Leitura boa, não usa de palavras complicadas, tem detalhes variados. É bom para quem conhece ou não a doutrina.

celiochagas 26/12/2011

Leitura dos conhecimentos.
Livro fascinante, cada vez que você lê ele mostra coisas novas.

Cassia_kk 16/01/2022

Leitura edificante
Livro psicografado por Chico Xavier, cheio de pensamentos e reflexões apaixonantes.

Muito bonita a leitura, a parte alguns detalhes machistas do tempo em que foi escrito/psicografado (não podemos ser anacronicos aqui) vale muito a leitura.

Belo livro.

sstrowitzki 16/01/2022

Nosso Lar
Nosso Lar já estava na minha lista há tempos, pois a coleção no mundo espiritual sempre me interessou. A leitura é fluída. Não achei um livro difícil de ler, mas para quem não tem conhecimento do espiritismo pode se deparar com algumas dúvidas. Os capítulos são curtos, mas o conteúdo é profundo. É um excelente livro para quem acredita na vida espiritual, o que acontece após a morte. Eu amei!!

Juliana 19/06/2015

Um novo mundo
Esse livro fala sobre um homem, médico, que faleceu e sobre sua jornada no mundo espiritual desde o momento de sua morte, seus tormentos e culpas, até conseguir compreender o novo mundo em que fazia parte. A ascensão do espírito através do trabalho e do auxílio ao próximo, da aceitação de si mesmo e dos outros e a importância de se enriquecer interiormente em vida. Nosso Lar é uma comunidade no plano espiritual que funciona como uma sociedade, cada um tem um trabalho e o salário é recebido em horas. Cada um faz a sua parte pra tudo funcionar perfeitamente como uma engrenagem. O livro foi psicografado por Chico Xavier, as palavras são do espírito André Luiz.

Sei que tem gente que não acredita nisso, mas pra quem interessar ler sobre uma história pós morte, sobre amor e aprendizado, esse é um excelente livro.

site: http://www.umcafeeumamor.com.br/resenha-nosso-lar/

gdo.faria 18/03/2022

Diferentes visões sobre o além vida sempre facina. Independente da ideologia religiosa. Em nosso lar vemos que duas lei são primordiais: amar a Deus sobre todas as coisas e, amar ao próximo como a ti mesmo.

Bruna 08/09/2015

Muito melhor que o filme ! Maravilhoso!
Em "Nosso Lar" conhecemos a história de André Luiz ,através da psicografia feita pelo médium Francisco Cândido Xavier.
André Luiz é um "recém desencarnado" que em resultado de sua conduta na encarnação e da causa de seu desencarne foi parar no umbral e lá passou um certo tempo até compreender o que era necessário ser feito para sair daquela condição e finalmente ir para "Nosso Lar" onde recebe todas as explicações necessárias sobre o período que passou no umbral , sobre a conduta que levava na Terra e como/porque aquilo o afetou após o desencarne. O livro é riquíssimo de informações. Uma sequência de aprendizados maravilhosos.
Assisti primeiro ao filme, e posso dizer que não chega aos pés do livro, o livro possui muito mais informações . Super recomendo a leitura.

Hugo Leonardo 11/11/2015

Nosso Lar
Apesar de gostar muito do filme o livro é muito melhor, diferente, muito diferente, e mostra muita coisa interessantíssima do mundo espiritual. Vale a pena ler e reler.

Muita informação para quem se interessa pelo espiritismo.