Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

NatAlia.Sousa 08/10/2022

Um dos poemas mais populares de João Cabral de Melo Neto, ?Morte e vida severina? dá voz aos retirantes nordestinos e ao rio Capibaripe, em cenas fortes e contundentes. Clara crítica social, o autor descreve a viagem de um sertanejo chamado Severino, que sai de sua terra natal em busca de melhores condições de vida. Durante a jornada, Severino se encontra tantas vezes com a Morte que, desiludido e impotente, percebe que a luta é inútil - como ele, tantos outros severinos padecem com a miséria e o abandono. Apenas o nascimento de um bebe, uma criança-severina, renova as esperanças e o espírito cansado daquele que já não tinha motivos para continuar a viver.

caspaeletrica 06/10/2022

7/10: Severino Silva dos Santos
Embora não seja sobre um assunto que me fascine muito, o livro é tão bonito, fluído e MUITO bem escrito. É surreal quão engenhosa e bem feita é a escrita desse livro. A leitura é calma e mostra detalhadamente a causa a qual o autor queria mostrar da forma mais íntima possível. Embora repetitivo às vezes e chato por ser um poema longo que ao mesmo tempo é uma história, mesmo sem ter um enredo elaborado ? não deixa de ser uma leitura agradável.

arthur966 05/10/2022

qual uma faca íntima
ou faca de uso interno,
habitando num corpo
como o próprio esqueleto

de um homem que o tivesse,
e sempre, doloroso,
de um homem que se ferisse
contra seus próprios ossos.

Marina 01/10/2022

Que livro incrível. Parece uma prosa poética e os poemas são incríveis e a "história" construída é muito boa

iamviczinea 24/09/2022

mais um pra vestibular, não gostei muito dele não, mas achei interessante a história ser contada no formato de poemas

Maria 19/09/2022

Meu xodó
Um poema rico em críticas, que faz refletir e é muito necessário. As rimas vão contagiar e fazer você ter vontade de ler mais vezes.

Isa 17/09/2022

?E se somos Severinos
Iguais em tudo na vida,
Morremos de morte igual,
Mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
De velhice antes dos trinta,
De emboscada antes dos vinte,
De fome um pouco por dia?

Livro publicado em 1955, porém muito atual infelizmente. Clássico da literatura de indispensável leitura.

Lucas Lobo 09/09/2022

Somos todos severinos
Uma obra tão curta, mas tão fantástica.

Quem quiser conhecer essa obra tem uma animação no YouTube e tem o filme também, fora o livro obviamente.

Amo meu nordeste!

isab4._ 09/09/2022

??
muito bom!!!!!! Livro incrível, leitura fácil é ótima compreensão!!!!!!
todos os versos são incríveis.

Deborarr 08/09/2022

Mais uma leitura obrigatória da federal concluída. ??
Confesso que esse eu tava com medo de ler por ser um livro um pouco mais antigo e de poesia. Mas foi uma leitura super rápida e tranquila, apesar de a linguagem e a estrutura serem um pouco diferentes do que estamos acostumados, foi uma leitura tranquila e de fácil compreensão. Li em menos de 2 horas.
Completo com ele 50 livros lidos esse ano ???

Carol.Moraes 08/09/2022

Uma leitura que traz reflexão, principalmente sobre como as pessoas viviam na seca
Sobre como mesmo tentando mudar de lugar, parecia que não mudava a realidade.

Estar entre a vida e a morte

Estar sempre a um passo da morte e um a menos da vida

Uma leitura muito rápida e boa de se fazer.

iza.ft 05/09/2022

Confesso que só li por causa do vestibular mas me surpreendi por ser uma história muito boa e triste. Achei bem rápido de ler.

JAlia 04/09/2022

Severino, retirante, deixe agora que lhe diga: eu não sei bem a resposta da pergunta que fazia,se não vale mais saltar, fora da ponte e da vida; nem conheço essa resposta, se quer mesmo que lhe diga; é difícil defender, só com palavras, a vida, ainda mais quando ela é esta que vê, severina; ela, a vida, a respondeu com sua presença viva. E não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desfiar seu fio, que também se chama vida, ver a fábrica que ela mesma, teimosamente, se fabrica, vê-la brotar como há pouco tempo em nova vida explodida;mesmo quando é assim pequena a explosão, como a ocorrida; mesmo quando é uma explosão como a de há pouco, franzina; mesmo quando é explosão de uma vida severina

Julio.Argibay 02/09/2022

Latifúndio
Eh uma obra sertaneja com certeza. Ela reflete bem o cotidiano do sertão: sua vida precária, sua fé, suas dores, suas desilusões, a fuga para buscar melhores condições de vida, assim como, sua fé, resiliência e a esperança de dias melhores.

? Essa cova em que estás,

com palmos medida,

é a cota menor