Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Sara Muniz 19/04/2020

RESENHA - MORTE E VIDA SEVERINA
Escrito por João Cabral de Melo Neto e publicado em 1955, Morte e Vida Severina é um auto de Natal pernambucano que narra a fuga de Severino, um sertanejo retirante. Essa grande obra de JCMN, pertence à terceira geração do modernismo brasileiro e é extremamente marcante.

Morte e Vida Severina é um auto, ou seja, apesar de encontrarmos em livros em formato de um longo poema, esse texto foi escrito, na verdade, para o meio teatral. Autos são peças populares, de linguagem fácil, que se referem a temas religiosos e tem como objetivo ser moralizante.

Dividida em 18 partes, a obra narra em primeira pessoa, a trajetória de Severino, um sertanejo retirante, que sai da Serra da Costela e segue o Rio Capibaribe até a capital de Recife. Como o próprio título sugere, Severino está fugindo da morte para encontrar a vida, pois com as condições de vida do sertão, era preciso vencer a morte que assombra a vida no deserto.

Logo no início do texto, percebe-se que "Severino" deixa de ser um nome próprio e passar a ser um adjetivo, que caracteriza todos os sertanejos que vivem a vida severina (sofrida, difícil e tomada pela miséria):

...

Dessa forma, Severino não é uma voz individual, ele representa um grupo social inteiro. A morte Severina pode acontecer, inclusive, de 4 maneiras: de velhice aos 30 (morte precoce), de emboscada antes dos 20 (por tiro), de fome um pouco por dia (miséria e pobreza) e fraqueza e doença em qualquer idade (ou antes mesmo de ter nascido).

Em sua retirada, Severino encontra dois outros Severinos mortos, passa pelo velório de um Severino, encontra uma rezadeira que trabalha com enterros de Severinos e, por fim, ao chegar em Recife, senta-se ao lado de um cemitério por coincidência e escuta a conversa de dois coveiros, que falavam sobre a quantidade de retirantes que morriam quando chegavam em Recife. Depois de se deparar com tantas mortes, Severino vê que não é possível escapar da morte, então escolhe tirar a própria vida.

Confesso que esse texto é muito triste e inesquecível. Quando você pensa que não há mais possibilidades de o Severino ver mais mortes, mais elas aparecem e sempre acompanhadas de muita miséria. A vida severina era pobre e seca, não havia esperança no sertão, por isso a necessidade de se retirar.

Ao final, Severino encontra com José Carpinteiro, que acaba de receber a notícia de que seu filho nasceu. Os dois vão ver o bebê e, depois, os vizinhos vão até lá para dar presentes extremamente simples, mas de coração. Essa última cena representa o presépio de Natal e o nascimento do menino Jesus, fazendo jus á religiosidade do auto teatral. Portanto, a mensagem da peça é que, por conta do nascimento depois de tantas mortes, até a morte Severina vale a pena ser vivida.

Essa obra regionalista e de vocabulário regionalista não possui esquema de rimas, mas possui uma sonoridade inigualável. O estilo racional e equilibrado de João Cabral de Melo Neto se faz presente, mas acaba sendo humanizado pela temática social. Esse longo poema narrativo é leitura obrigatória!

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2018/12/resenha-morte-e-vida-severina.html

Bia 06/10/2023

Esse livro já estava na minha lista há muito tempo e eu simplesmente amei! Embora seja um livro curtinho, seu conteúdo é gigante, mostrando toda a força e conhecimento da língua que o autor possui.

Eduardo.Mathias 15/08/2020

Um livro cheio de vida por anos
É impressionante o retrato da morte e vida severina continuar atual
Um livro rápido e de profunda leitura
Não sei como não elogia-lo
Um livro cheio de vida de fato, de presença por anos e anos.

"Aonde você vai Sam?" 15/12/2022

Um clássico numa sentada
A bem da verdade, muitos clássicos passam longe de ser calhamaços; O alienista, A metamorfose, A festa de Babete...

Mas o feito é ainda mais extraordinário quando se trata de um poema.
Tudo bem que um poemão de dezenas de páginas, mas ainda assim, longe das grandes epopéias (em tamanho apenas, na qualidade anda lado a lado!)

Morte e Vida Severina é, em matéria de poder, apenas comparável ao Corvo do Poe. Um poema que faz por merecer a capa dura que sustenta sozinho.

GelcimAria 07/10/2020

Leitura fácil e até engraçada (Se souber apreciar). Gostei bastante.

pam.ggs 18/10/2020

Incrível!!
Nunca fui muito fã de rimas, principalmente as metrificadas e com "palavras difíceis", assim como a literatura nacional, infelizmente, até tempos atrás, não me atraia, mas graças, e eu realmente agradeço a eles, esse livro era obra obrigatória da escola.
Nunca pensei que me apaixonaria tanto por um livro como esse. Todas as mensagens dadas na cara ou entre linhas e a maneira como essa visão da morte tão recorrente na narrativa é trabalhada são lindas.. Amei!

Nilton 20/10/2020

Clássico
Texto-poema com melodias de Chico Buarque de Hollanda.
A realidade do sertão brasileiro não está muito diferente, embora o esforço de voluntários do bem.
Cultura Brasileira!

Haddad 02/11/2020

Sensacional
Coletânea incrível do João Cabral. Retrato da vida dura do nordestino enfrentando a desigualdade social e a escassez. O poema que da nome ao livro é um dos maiores clássicos da poesia brasileira musicado magistralmente por Chico Buarque.

igsuehtam 10/11/2020

História de um retirante
Passei, acho, que quase três meses lembro esse livro. Lia um poema por dia, com calma, cuidado, tentando buscar palavra por palavra pra entender. Lia os poemas até umas três vezes, entendia uma parte, mas fico ainda com sensação se que falta mais pra se entender. Com certeza lerei mais a frente. São poemas que se misturam com a paisagem e com a gente.

Ester8 26/11/2020

Adorei o livro,muito verdadeiro e lindo só sei sentir ??leiam!!

Girassor 28/11/2020

Muito bom!!!
É uma leitura tranquila e reflexiva, apesar de eu ter grande dificuldade para entender poemas, gostei muito de ler. Especialmente, o poema morte e vida severina, que nos mostra que somos todos severinos nessa vida, independente do que estamos buscando. É incrível como o autor faz com o significado das palavras. É uma bela obra de arte.

Lore 23/04/2022

Vida Severina
No começo não entendi muito bem a relação geográfica/regional que o autor aborda dentro do contexto social, mas o final é uma explosão de sentimentos! Muito bom enxergar além da perspectiva da ascensão social, bom enxergar as "Vidas Severinas", "Vidas Maria" e a identidade delas.

Arthuzin 09/12/2020

Representa muito bem a cultura do nordeste em geral, com sua batalha, trabalho e sua esperança. Um clássico que devemos ler.

Sobral 16/12/2020

Perfeito!
Um clássico da literatura brasileira que eu tive o primeiro contato agora. Impressionado com a qualidade desse texto.

Jackson 08/01/2021

Morte e Vida
Não tenho familiaridade com a cultura nordestina, mas o livro conta a história de Severino através de poemas que colocam a morte e a vida do retirante como o personagem constante, em todos os lugares em que ele passou.

Muito bem construída a narrativa da cultura nordestina. Difícil de ler porque não conheço as palavras do nordeste, mas é até legal olhar a vida por esse ângulo tão alheio à minha.