Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Carolina Del Puppo 25/04/2023

É delicioso, li em um só dia, não que seja fácil, principalmente porque pessoalmente tenho extrema dificuldade em ler poesia, mas é um clássico que merece a reputação que tem

g g 22/04/2023

O meio é meio parado mas o final finalizaaaaaaaaaaaaaáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaáaaaaaaaaa
Ju 23/04/2023minha estante
belas palavras

Júlia. 21/04/2023

Vida severina
Esse livro contém um aglomerado de poemas. Confesso que os meus favoritos foram o que carrega o nome do livro (Morte e vida Severina) e "O Rio".
É fascinante ler sobre uma realidade tão atual em um livro já antigo, que continua descrevendo com precisão detalhes políticos, culturais e regionais mesmo depois de tanto tempo. Uso "fascinante", pra mostrar que a obra é, de fato, memorável e fundamental, mas a palavra que mais se adequa é triste. Ou revoltante.
O poema Morte e Vida Severina, no entanto, termina com esperança e, mesmo depois de toda a tragédia, seca e desumanização retratadas, o leitor ainda almeja e admira a vida, "mesmo sendo essa uma vida severina."
Os poemas são geniais e têm um jeito único de serem escritos, acredito que os reconheceria em qualquer contexto, não só pela estética, mas também pelo forte tema que eles carregam.

Luh 16/04/2023

Primeiro da escola esse ano
Li esse só por conta da escola, que pra constar todos da escola são horríveis e pra piorar esse era em poema, odeio esse tipo de livro que fala sobre retirantes, uma história chata e depressiva, da muito sono ler esse livro, enfim odiei ??

Tacs 09/04/2023

Metáforas muito boas
Adorei a forma como o autor consegue usar o sertão nordestino para descrever a condição vivenciada pelos severinos, mesclando-os como se fossem parte da própria ?paisagem?

Stefany137 31/03/2023

Morte e vida Severina
Amei os poemas, escrita perfeita você consegue sentir os sentimentos que o autor de passa, porém achei que alguns poemas poderiam ser menores, por que assim, na minha opinião os "sentimento" não se despersariam

Isa 26/03/2023

Morte e vida Severina
Um livro muito sensível e forte sobre a realidade de um retirante nordestino que sai do sertão até a capital em busca de uma vida melhor.
Gostei muito, o livro me tocou demais e trouxe várias reflexões sobre as críticas sociais abordadas.

Yago.Mineiro 23/03/2023

Biografia em poemas
Minha opinião: a biografia dele é muito legal, mas só que a escrita não foi muito prazeroso para mim. E eu vejo ali alguns poemas sem sentidos.
amarogusta 23/03/2023minha estante
Particularmente, gosto muito da poesia do João. Talvez você só não tenha entendido ele muito bem. Dê outra chance daqui um tempo!

Rafa 21/03/2023

Morte e vida severina
Texto duro, complexo e com várias críticas sociais quanto a situação vivida pelos retirantes, sobre a vida sertaneja e sobre as dificuldades do sertão. Leitura necessária ??

Erivaldo21 18/03/2023

Poesia com palavras simples e de grande beleza.
Sempre gostei muito de Morte e Vida Severina, essa poesia é sensacional e uma das minhas preferidas, nunca a tinha lido, a conheci por uma série da tv. A poesia é linda, porém não exagera nos lirismos, é simples, fácil de compreendê-la. Há tristeza nas realidades, entretanto, descrita de uma forma tão bela que emociona. Há muitas interpretações para as cenas narradas na poesia. O que se pode compreender pela obra é que a vida do nordestino é uma vida severina, marcada desde cedo pela luta da sobrevivência, pela própria vida que teima em vencer a morte.

"Se quer mesmo que lhe diga é difícil defender, só com palavras, a vida...
Mas se responder não pude à pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu com sua presença viva."
João Cabral de Melo Neto

Inspirações Literárias 18/03/2023

Uma leitura de arrebatamento
Uma leitura de arrebatamento.

Denúncia da miséria do nordestino contra a ditadura de 1964.

Um grito do povo brasileiro que conquistou o mundo.

O início e o final são inesquecíveis.

João Cabral de Melo Neto é um valioso, precioso e esplêndido patrimônio intelectual e cultural do Brasil.

Colecionando Planetas 17/03/2023

INCRÍVEL
Tem como não gostar desse livro?
Só de lembrar chego a arrepiar com cada parte que li. Mas o começo e o fim são os meus preferidos com certeza. Perfeito.

Ayron Barsan 16/03/2023

Para conhecer João Cabral
Pra mim foi muito bom, já que eu não conhecia nada do autor. Este livro tem um apanhado de poemas incríveis - ele simplesmente domina de mais a escrita poética. É uma leitura densa (pra mim), mas vale muito a pena.

Julia 15/03/2023

Genial, delicioso e lindo
Não tenho o costume de ler poesia, mas os poemas Morte e Vida Severina e O Rio me arrebataram completamente. O primeiro narra a trajetória de Severino, um retirante pernambucano como outros, que percorre um caminho de seca onde o que mais floresce é a morte. O segundo acompanha a trajetória do Rio Capibaribe desde a sua nascente até seu encontro com o mar, transitando entre diferentes paisagens e vilarejos. Ambos são poemas regionais que nos transportam para a cena e para aquela realidade de forma muito bem feita. Como estudante de Geografia, não pude deixar de amar o livro.