O Conde de Monte Cristo

Resenhas - O Conde de Monte Cristo - Volume 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lola 09/04/2012

O Conde de Monte Cristo - Vol. I
Uma ‘conspiração’ motivada pela inveja e sede de poder acaba por trancafiar em uma fortaleza-prisão o inocente Edmond Dantès, que passa anos recluso sem ao menos saber qual foi o seu “crime”.

" Só tinha um curto passado, um triste presente, e um futuro incerto; dezenove anos de luz a meditar numa noite talvez eterna!
Nenhuma distração o podia auxiliar; o seu espírito enérgico, e que tão pronto teria tomado vôo através dos séculos, era obrigado a estar preso como a águia dentro de uma gaiola. (...)" - Página 126/127

Durante esse tempo a escuridão é a sua única compania. Até que ele faz amizade com outro preso, e a partir das conversas com ele acaba por desvendar os fatos da sua vida que o fizeram chegar até a detestável situação em que se encontra.
Será que alguém pode encontrar forças na vingança? Até onde um homem vai guiado por esse sentimento?
Essa é a premissa do livro O Conde de Monte Cristo – Alexandre Dumas, volume I, em publicação pela Editora Martin Claret.

Um emaranhado de situações, sentimentos e acontecimentos é exposto. Vidas que se tornam interligadas em função de um título: Conde de Monte Cristo.
Agora ele escapou da prisão, tem dinheiro, um novo rosto e uma ótima memória. E acima de tudo, ele quer vingança.
Sua missão?
Mover-se cuidadosamente por entre aqueles que roubaram sua maior preciosidade: a liberdade para realizar seus sonhos.
Sua determinação é tão abundante quanto sua fortuna, portanto sua missão somente estará completa quando aqueles que o traíram estiverem destruídos.

O clássico escrito entre 1844 - 1846 por Alexandre Dumas (pai) é um livro que desperta reações conflitantes.
Antes de tudo é importante ressaltar a habilidade que Dumas tem para criar personagens. Cada um é tão bem construído e dotado de veracidade, e têm personalidades tão distintas que te convencem. Todos são úteis e servem para algum propósito, mesmo que você não entenda onde este ou aquele se encaixa, mais para frente você entenderá.
Uma das características que diferenciam a narrativa em 3ª pessoa é que o narrador, em alguns momentos, se comunica com o leitor, característica essa que a mim não agradou.

" O leitor vai acompanhar-nos ao longo da única rua desta aldeia (...)" - Página 28.

Achei um tanto quanto incômodo que as citações em latim que aparecem no livro não estão acompanhadas de notas do tradutor com as respectivas traduções.
Não encontrei erros de grafia/tradução e se pudesse sugerir algo, creio que seria com relação à definição da imagem da capa que poderia ser melhorada. Sei que ela tem esse efeito de homem sombrio, que foi no que virou Dantès. Seu coração puro e sua personalidade foram perdendo o brilho e ele se tornou um homem quase sem humanidade. Ele deseja a ruína daqueles que o prejudicaram e isso impregnou sua alma de escuridão. Mas ainda assim acho que a resolução da imagem poderia ser melhorada.

A obra em si não é histórica, mas tem passagens entre o fim dos 100 dias de poder de Napoleão Bonaparte, e algo sobre a batalha de Waterloo, além de mencionar outras passagens da história francesa. Mas Dumas não peca por querer descrever os fatos minuciosamente.

O enredo é simples, porém a escrita muitas vezes torna-se cansativa e há no texto algumas palavras que você precisa ler quase um capítulo de história para entender o significado. E observei que a leitura tornava-se cansativa sempre que o foco era desviado do Conde e seus propósitos, passando a contar sobre as vidas de outros personagens. Mas em todo o momento que o foco era Dantès o texto parece ganhar uma nova vida tornando-se ágil e interessante.

Um dos pontos chaves do livro é a transformação que Edmond sofre no momento que decide fugir da prisão e começar uma nova vida. Assim o Conde de Monte Cristo, apesar de aparentar ser um homem muito sóbrio e excêntrico acaba por conquistar as amizades certas, e sua mente está sempre um passo a frente da situação, fazendo com que tudo esteja a favor dos seus interesses.

No todo é uma leitura recomendada, principalmente se você quer acompanhar um autor de sucesso que transformou sua obra em um clássico apenas retratando as relações humanas e a que ponto alguém é capaz de chegar movido por um sentimento nada nobre como a vingança.
Se ela compensa ou não, só há como descobrir lendo a continuação no volume II que carrega o mesmo nome.

Resenha Postada Originalmente em: http://adventurerpenelope.blogspot.com.br/2012/04/o-conde-de-monte-cristo-vol-i-alexandre.html

Anjo Kyra 17/09/2011

o conde...
A principio é uma historia massante, cheia de detalhes históricos, desenvolvendo os personagens. Mas como toda historia que se prese o fim justifica os meios, pois o desenvolvimento é incrível e compreensível por que é Serie Ouro e Clássico da Literatura. Mal posso esperar pelo 2° livro.

Albuquerque 26/04/2011

"Old School"
Esse é um livro clássico. Uma história cheia de reviravoltas e algumas surpresas, que divertiu gerações de leitores! Porém, a linguagem é bastante rebuscada e os diálogos vão ficando cada vez mais enfadonhos a medida que as páginas vão se virando... até meados do livro a trama é excelente! Mas no fim ficou apenas boa. Mas apesar da "enrolação" não há como não gostar do Conde de Monte Cristo!

Douglas Guilher 12/02/2011

Um excelente livro.
Apaixonei pela história após ter visto sua adaptação ao cinema, e desde então a muito cultivava a imensa inquietação em ler esse livro. E ao fim desde primeiro volume não posso esconder que a espera e a curiosidade que me foi cada vez mais estimulada me foram supridas com a excelência de Dumas como escritor.

O Livro é realmente mágico e instigante, você se torna parte da historia e junto a Edmond começa a arquitetar a vingança que vem abrasadora e surpreendente através do misterioso e admirável Conde de Monte Cristo.

Eis ai uma livro onde se analisa a qualidade expressa na literatura francesa do Século XIX, expressa por obras de Alexandre Dumas,Júlio Verne, Victor Hugo entre tantos outros.

Ai se tem uma obra encantadora.

hermesXIII 03/06/2010

O Conde de Monte Cristo
Amo a literatura francesa, Alexandre Dumas ( Dímas como se pronuncia, por favor) nós mostra o quanto as palavras "Aguardar e Confiar" podem mudar a vida de um homem, nós mostram que tudo na vida tem um proposito e que no final de tudo, a única coisa que pode nós impedir de termos o que queremos é nós mesmo

Inlectus 27/08/2009

Boa leitura.
Tanto este como o outro volume, mostram o quanto é verdade, que nós mesmos plantamos o que colhemos.

Rafael 29/06/2009

Fantástico! Inigualável. Li, pela primeira vez, aos 15 anos. Uma simples adaptação feita em cima da história original. Três anos depois, conseguiria o romance inteiro em um sebo nos arredores de minha cidade. Apaixonei-me. Alexandre Dumas é o autor da mais bela história de amor, ódio e vingança de todos os tempos.
Edmond Danté é um personagem único, que conquista o leitor tão logo é preso injustamente, depois de, ingenuamente, falar mais do que deveria. Mas sua vingança é praticamente perfeita! Deliciosa, maravilhosa e na medida certa.
Esta edição de bolso em dois volumes lançada recentemente pela Martin Claret é ótima para todos aqueles que desejam ter essa preciosidade na estante. Leitura obrigatória para todos aqueles que amam LER.

1 | 2 | 3 | 4 | 5