O Conto da Aia

O Conto da Aia Margaret Atwood

Resenhas -

Fat212 23/12/2022

Uma leitura necessária?
Quando o trivial deixa de ser autorizado. Quando até nosso caminhar deve ser sincronizado. Quando somos segregadas ?por um bem maior. Leia, se você é ou ama uma mulher.

Gabrielle.Ecks 16/03/2021

Um dos melhores livros que já li
Li o livro mais devagar que pude de medo de terminá-lo. A história é muito única. Um universo inteiro em menos de 400 páginas. É uma distopia que monta um cenário onde as mulheres servem para reprodução e cuidados do lar. Cada mulher tem um papel na sociedade, que é extremamente totalitária, religiosa e restrita. A protagonista é uma das mulheres usadas para procriação por familías ricas que não podem ter filhos.
A forma com que a história é contada traça paralelos entre o presente e as memórias da personagem de forma não linear, que pode ser confuso de início, uma vez que começamos o livro sem ter noção do que se passa, mas aos poucos vai tomando forma, da maneira que a autora quer que entremos em contato com o universo do livro. Aos poucos, as coisas começam a fazer sentido, e é revoltante e muito bem construido. Eu amei muito! Vou do livro direto assistir a série na amazon.

"Considero todas essas possibilidades ociosamente. Cada uma delas parece ter a mesma medida que todas as outras. Nem uma parece preferível. A fadiga está aqui, em meu corpo, em minhas pernas e olhos. Isso é o que derruba você no final. Fé é apenas uma palavra bordada."

Kamilly106 06/08/2023

Imagine que de um dia para o outro, a realidade na qual você conhece seja totalmente distorcida. Mulheres perderam o direto de trabalhar, sua liberdade foi cortada e seus filhos lhe foram tirados.

"O Conto ds Aia" descreve a história de Offred, uma mulher que teve seus direitos cessados e sua vida foi resumida a apenas procriar. O livro descreve tanto as ações do presente quanto as do passado de Offred, sempre trazendo reflexões comparativas do que era antigo e do que é o agora.

Lendo este livro, percebo que o medo da mudança é bem descrito. Pensando por um lado religioso, pessoas que possuem alguma crença, fica ressentido sobre os lados negativos da mudança conforme o tempo irá se passando. Refletindo essa fala, as pessoas tendem a ter medo e a regressão é bem vista por elas, pois, em suas mentes voltar aos costumes "antigos" será melhor do que se adaptar as novidades que trazem o futuro. Infelizmente, este pensamento acaba possibilitando que muitos indivíduos cometam atos maldosos.

O livro é bastante interessante, possuí um enredo diferente do habitual e consegue trazer elementos importantes para uma reflexão, seja para o personagem ou para o leitor.

jana.mont_ 08/02/2024

O conto da AIA
O CONTO DA AIA é com certeza uma leitura necessária para sairmos da caixinha. Durante essa leitura acompanharemos o dia a dia da Offred, uma mulher que foi arrancada de sua família, trabalho e amigos, e em seguida submetida ao governo de diversas formas distintas. Offred não é nem mesmo seu nome de nascimento e não vamos descobri-lo durante toda a história, pois não se trata de quem ela um dia foi e sim de quem ela é. Posso dizer o que ela não é: ela não é corajosa, destemida, implacável ou uma guerreira nata. Ela é apenas mais uma mulher oprimida que luta da maneira que pode: recusando-se a desistir de sonhar com a liberdade.

Rita.Tomaz 16/03/2024

Para qual de nós duas é pior, para ela ou para mim?
Mano, que livro angustiante.

é uma distopia que acontece num futuro bem sombrio, uma sociedade totalitária em que distorceram algumas partes da Bíblia e controlam de forma brutal a vida das mulheres. tirando seus empregos, posses, família e direitos... a protagonista, Offred, é uma aia, uma mulher usada apenas para procriação. esse livro fala sobre opressão, controle estatal e resistência... e ainda me fez refletir sobre o perigo do extremismo e a luta pela liberdade da mulher... fiquei muito impactada, você não faz ideia ?

que agonia de não ter pontuações tipo travessão ou aspas pra sinalizar quem disse o que.... mas no final dá pra entender pq foi feito dessa maneira...

é o tipo de história que você sofre junto com a protagonista (que nem fala o próprio nome) e tem um final muito insatisfatório...

li esse livro porque uma amiga do meu pai emprestou pra mim e fiquei curiosa pq ela queria tanto que eu lesse... ainda não entendi, mas fiquei obcecada pela história e tô assistindo a série "Handmaid's tale" porque me disseram que preenche algumas lacunas do livro e a autora até voltou muitos anos depois e escreveu um segundo livro que complementa o primeiro livro e a série. em breve lerei também...

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 20/05/2024

Resenha: O Conto da Aia | Margaret Atwood
O Conto da Aia é uma distopia escrito pela autora Margaret Atwood, corresponde a Editora Rocco, foi traduzido pela Márcia Serra. Eu li em ebook e futuramente gostaria de ter o livro físico. Eu li por causa da LC Leitura Coletiva do Quarto dos Gêmeos do @nifrids e do @evehimself . Esse livro é muito indicado pela Bel Rodrigues e pela Isabella Lubrano do canal Ler Antes de Morrer. Pretendo ler a HQ desse livro que ganhei da @papeandosteh em breve. E um dia poderei ler também a continuação chamada: Os Testamentos.

"Um rato em um labirinto é livre para ir onde quiser, desde que permaneça nesse labirinto."

Primeiramente O Conto da Aia é uma distopia no qual a democracia e os Estados Unidos não existem mais, os Estado Unidos se chama agora Gilead e as mulheres agora servem só para procriar. Sem constituição, sem direito nenhum. A ditadura em questão no Teocrático com mulheres sem direitos, com muita poluição poucas conseguem engravidar devida doenças e afins. Mulheres férteis viram raridades. Acompanhamos a história da Alfred, uma Aia. Aia é uma mulher fértil obrigada procriar para o comandante.

"Você não pode controlar o que sente mas pode controlar como se comporta."

As Martas cuidam da casa, cozinham e limpam. Não são férteis. E as tias fazem tortura psicológica com as Aias. O livro é narrado pela Alfred "o do Fred" que é uma Aia. A filha foi a adoção dela e o marido ela não sabe. Ela é estrup4d4 pelo comandante. Tem cenas bem fortes com gatilhos. Aias são escravas sexu41s. Uma vez por mês dar para o comandante. As mulheres nesse livro são humilhadas, obedecendo aos donos delas nessa sociedade.

"Não deixe que esses bastardos te reduzam as cinzas"

No começo é bem denso, difícil e confuso. Mas com o decorrer da história você vai entendo essa distopia que acaba demostrando interesse ao leitor pelas reflexões e história em si. Com o debate de assuntos assim que fazemos um mundo melhor. Envolvendo sobre o que fizeram no livro com as mulheres até nesse universo distópico criado por Margaret Atwood. Se você gosta de distopia e consegue encarar gatilhos como estr7p0 as mulheres, eu indico a leitura.

"Existe sempre algo para ocupar uma mente curiosa."

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2024/05/resenha-o-conto-da-aia-margaret-atwood.html