I Samuel

I Samuel Samuel

Resenhas - I Samuel

André Cerqueira 31/03/2024

Muito além do clássico relato de Davi e Golias
O livro conta a história do profeta Samuel, desde o seu nascimento até, por assim dizer, seu pós morte. Também conta a história do rei Saul (e sua queda), assim como a virtuosa história de Davi.

missi-dominique 03/01/2024

Não vejo sentido em fazer resenha crítica de livros bíblicos. Então, gostaria de aproveitar este espaço para falar da minha experiência de leitura.

Esse livro me trouxe esperança, não poderia tê-lo escolhido em momento melhor. Na caverna, alimentada por corvos ? quem lê que entenda ?, foram 39 dias visitando essas páginas.

Encontrei respostas que eu não sabia que buscava. Problemas que me assombram desde que nasci ? e que eu já estava cansada de lutar ou tentar ignorar, confesso ? de repente pareceram ter solução, um caminho de enfrentamento, na verdade. É uma pena que não convenha exprimi-los agora, basta que saibam que era questão de vida ou morte.

Foi a melhor leitura do meu ano. Não apenas pelo livro em si, mas por cada ministração do Espírito ao meu coração. Tratei de anotar todas, pois a memória é traiçoeira. Pretendo revisitá-las tão logo, há muito chão para caminhar.

Não vou dizer "Leiam!", essa foi uma experiência pessoal e não posso garanti-la a outros. Mas digo que caso algum de vocês sinta uma inclinação no coração para estacionar um tempinho em algum livro da bíblia, façam, não hesitem.

Eu jamais imaginaria que um livro que trata principalmente sobre conflitos, guerras e perseguições me ensinaria tanto, agregaria tanto na minha visão de mundo, do próprio Deus e das relações interpessoais.

Samuel, Saul, Davi, Ana, Jônatas, cada trajetória riquíssima a explorar! A de Davi ainda está incompleta, mas tudo bem, tenho uma vida pra II Samuel ?

Ah, não demora tudo isso pra ler o livro, não; foi minha escolha observar pequenos trechos por vez. ?
??
1 Samuel? ?12:24? ?NVI??
Somente temam ao Senhor e sirvam a ele fielmente de todo o coração; e considerem as grandes coisas que ele tem feito por vocês.
Núbia Cortinhas 04/01/2024minha estante
Que resenha linda!!

missi-dominique 04/01/2024minha estante
Que isso, é só um suspiro emocionado do coração ??

pabloviniciusra 23/06/2021

Livro do profeta chamado por Deus
O livro de Samuel narra sua história e também a do início do reinado em Israel com Saul sendo o primeiro rei. Narra também a trajetória de Davi, desde o confronto com Golias até sua ascenção ao trono de Israel,sendo considerado seu maior rei.

damoclesleal 15/09/2023

Top
O livro de I Samuel narra o ministério do Profeta Samuel, que ?restaurou a lei e a ordem e a adoração religiosa regular na terra? (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, ?Samuel?) depois que os israelitas se esqueceram do Senhor e adoraram ídolos em muitas ocasiões ao longo do reinado dos juízes.

Leo 28/07/2023

Tem muitas histórias boas nesse livro. Aqui começamos a conhecer o futuro rei Davi e todo um período em que a beligerancia acontecia como fruto de desobediência a Deus.

vanessaxclementino 20/02/2024

"Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração."
(16:7)

Bea 14/08/2021

E um livro que vai contar o chamado de Samuel, e no começo a história de como a mãe dele, Ana fez para ter um filho que para todos ela era estéril e " inútil " . Orando muito e pedindo a Deus o desejo do seu coração, ela fez um voto de que Samuel série entregue à Igreja como sacerdote de Deus.
Quem era Samuel? Homem temente e corajoso, ele seguia tudo o que Deus falava, e esteve no ministério dos dois reinados, o de Saul, e escolhendo o próximo rei escolhido por Deus, Davi.
Enfim... durante o livro de 1Samuel você vai ter reflexões e outros contos que vai ta no livro.

Eae, bora ler?

@stranger_poxa 30/07/2022

I Samuel 2:2 | NAA
2 Ninguém é santo como o SENHOR, porque não há outro além de ti, e não há rocha como o nosso Deus.

Carina28 20/06/2023

Amo a história de Davi
Davi era sem dúvidas, um homem segundo o coração de Deus. Suas atitudes e caráter demonstravam isso. Mesmo em meio a perseguição de Saul, ficou fiel à Deus e.confiou em Sua promessa de se tornar rei de Judá. Não matou Saul por duas vezes, para que a promessa não tardasse tanto, com paciência e perseverança, certeza e fé, sabia que o tempo oportuno a promessa iria se concretizar.

@Caroline 12/12/2023

1 Samuel, 15

23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

Natym0 29/12/2022

Segundo o coração de Deus!
Acredito que a história de Davi é a minha favorita da Bíblia inteira. Guerreiro, servo, músico, amigo, pai. Ele representa tantas coisas! Minha inspiração ?

Laisa 12/12/2023

Saul, O Primeiro Ungido...
I Samuel é o 9° livro da Bíblia e o 4° livro histórico do Antigo Testamento.

Leva o nome de seu autor primário e este foi consagrado a Deus por sua mãe Ana antes mesmo da gravidez. Como o próprio livro retrata a morte de Samuel, acredita-se que sua finalização se deu através de Natã e Gade.

O 1° livro de Samuel se inicia no final da era dos juízes, quando as doze tribos estavam desorganizadas e foram obrigadas a se unirem para lutar contra os inimigos comuns. Com a união, o povo rejeitou a ideia original de governo proposta por Deus e exigiu um rei. Assim, com a orientação do Senhor, Samuel ungiu Saul, da tribo de Benjamim, como o primeiro rei de Israel (1 Sm. 10:17-27).

O reinado de Saul, porém, se encerra com ele, uma vez que, após receber o poder, Saul passou a rejeitar as instruções de Deus e tomou várias decisões que o desagradaram. Por estes motivos a coroa foi tomada da família de Saul e entregue a Davi, ungido antes mesmo do fim do reinado de Saul (1 Sm. 16:1-13).

Davi, muito conhecido por matar o gigante Golias (entre tantos outros feitos memoráveis), passou a fazer parte do círculo íntimo de convivência da família real - tornou-se melhor amigo de Jônatas, o filho do rei (1 Sm. 18:1-4, 20:12-17 e 23:15-18) e casou-se com Mical, a filha do rei (1 Sm. 18:20-28). Davi é conhecido como o homem segundo o coração de Deus, pois teve um espírito quebrantado, adorador, humilde e pronto a se arrepender. Ele, entretanto, só assumiu o trono após a morte de Saul (que é retratada no último capítulo do livro), pois respeitava sua autoridade e entendia que vinha de Deus, de modo que nunca levantou a mão contra Saul, embora este tenha tentado matá-lo diversas vezes.

??"Se vocês temerem, servirem, obedecerem ao Senhor e não se rebelarem contra suas ordens e se vocês e o rei que reinar sobre vocês seguirem o Senhor, o seu Deus, tudo irá bem a vocês!"
(1 Sm. 12:14)

??"Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é homem para se arrepender."
(1Sm. 15:29)

??"Todos os que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos."
(1 Sm. 17:47)

Marcos Antonio 25/06/2018

Samuel
Filho de uma mulher estéril e cheia de fé que com a promessa dá o seu filho para se tornar ajudantes no templo, o jovem Samuel se torna o profeta escolhido por Deus. O Povo lhe pedem um rei e ai começa todos os problemas de Israel. Saul de extrema beleza é chamado como o primeiro rei de Israel que acaba caindo em pecado e perde seu trono ara Davi.