O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Isa_torres 10/06/2024

"Pessoas orgulhosas criam tristezas para si."
Confesso que quase desisti de ler esse livro, não conseguia de jeito nenhum engatar na leitura e me confundia a cada página, mas mesmo assim não o abandonei e que bom que não fiz isso.
Esse livro gira em torno de Catherine e Heathcliff, mas a história começa com a família de Catherine e Hindley, dois irmãos. Um dia, o pai de Catherine sai em viagem e ao retornar, trás consigo Heathcliff, e então Heathcliff se torna basicamente um filho adotivo. O pai é muito apegado a Heathcliff, e Hindley não gosta disso, o que ocasiona em muito bulliyng pela parte de Hindley para com Heathcliff. Os pais morrem, Heathcliff não aguenta mais viver naquela casa e resolve ir embora, e a partir de entao o livro de fato começa.
Leitura simplesmente surreal de boa, a diagramação do livro é extremamente maravilhosa, gosto muito de livro com as páginas cheias e letras que não sou minúsculas para ler.
Achei cansativo de ler? sim, mas vale a pena no final, vale muitooo a pena, meu primeiro clássico e não poderia começar com um melhor.

Marina516 10/06/2024

Drama familiar puro
Perfeito, cheio de drama e emoção. Não há personagem inocente e muito menos um herói, mas há um vilão bem cruel.
Recomendo que leiam com calma e um marca texto.

Jovem.leitoraa 10/06/2024

Uou
O que dizer? Ler esse livro me fez passar muita raiva com os personagens, porém, vi uma ambiguidade na história; a autora queria ressaltar a pior parte da nobreza (os defeitos, etc)! Muita gente não entende isso, e é compreensível kkkkkk

Eu amei a história, amei tudo (exceto os personagens)

olivversion 10/06/2024

Um romance trágico e doentio. Um clássico. Uma obra de arte.
Gosto de ressaltar que odeio todos os personagens desse livro e que se eu senti um traço de empatia por algum deles foi pouco a pouco se esvaindo, até sobrar só a pura raiva.

Mas confesso que adorei esses sentimentos.

É um livro incrivelmente bem escrito e que consegue deixar o leitor totalmente preso nas teias de conflitos familiares e crueldades, que causam desde tristeza até ódio. E essa capacidade de afetar nossas emoções demonstra a incrível escritora que foi Emily Brontë, e, para além da escrita maravilhosa, temos aqui também a exploração do psicológico dos personagens durante toda a história. Um livro incrível, que assusta e fascina. A tradução dessa edição da Zahar é maravilhosa e adorei saber um pouco da vida da família Brontë, além das notas de rodapé que me auxiliaram durante toda a leitura.

Encontrar elementos góticos nessas páginas foi uma surpresa super agradável também.

O Morro dos Ventos Uivantes é um livro cinza, escuro, sombrio, suas páginas são banhadas em ódio, rancor e loucura; fantasmas que assombram em sua obsessão mesmo depois da morte. É um romance, sim, mas não é uma história de amor.

Escutem Wuthering Heights da Kate Bush.

beeresenhas 10/06/2024minha estante
Amei sua resenha ?

olivversion 10/06/2024minha estante
@beeresenhas Obrigado, li faz um tempo e só escrevi a resenha hoje?

Bruna2299 10/06/2024minha estante
Eu amo esse livro, um dos meu prediletos! E amo essa música ?

olivversion 10/06/2024minha estante
@Bruna2299 Eu também gostei. Ah, sou apaixonado pela Kate Bush e viciei em Wuthering Heights na primeira vez que ouvi, a letra é perfeita.

Bruna2299 11/06/2024minha estante
@olivversion a música é perfeitaaa! Já ouviu a versão da Anna Maz? Gosto bastante também!

Celeste Lino 09/06/2024

Confesso que a leitura de o Morro dos Ventos Uivantes me surpreendeu, infelizmente de maneira negativa, então não posso deixar de caracteriza-la como uma leitura razoável.
A escrita da autora é fluída e um tanto intrigante, de maneira tal que nos deixa interessados em saber o desfecho que tal narrativa tomará.
No entanto, não posso ser alheia aos defeitos desta autora, eu caracterizaria até como morais. Um dos pontos que mais me incomodou no livro é a descrição do personagem principal da trama, o Heartclif, como uma espécie de demônio, associação que a autora faz não apenas por sua conduta e falta de moral, mas principalmente por sua cor de pele, o personagem é descrito como negro e em várias passagem ainda criança a autora o compara com figuras diabólicas, mesmo antes de esse chegar a desenvolver um mal caracter. O que revela um pouco sobre como a própria Brontë enxerga as pessoas de decência africana, infelizmente esse não parece ser o único livro da autora em que este tipo de narrativa se encontra, o que é lamentável.
O que deveria ser levado em conta é como as pessoas no entorno daquela criança o moldaram e o tornaram o ser capaz de tamanhas atrocidades. O livro fala mais sobre ódio que sobre amor de fato.
Iva Ulisses 13/06/2024minha estante
Celeste, amora. Discordo de ôce kkkk.. mas no clube podemos conversar sobre, q tal?

Celeste Lino 13/06/2024minha estante
Podemos sim Iva. Kkk
Eu estou doida pra falar sobre esse livro com alguém mesmo.

Iva Ulisses 13/06/2024minha estante
Combinado, então.

StellaJAz 09/06/2024

Um rito de passagem.
O Morro dos Ventos Uivantes é uma história importantíssima pra mim, foi o primeiro clássico que li, descobri sua existência enquanto lia crepúsculo durante as férias do meu sexto ano, foi uma porta de entrada que facilitou a minha inserção a livros mais complexos. Lembro que depois de terminar fiquei tão fascinada que comprei vários outros, Jane Eyre, Frankenstein, Sherlock Holmes, Northanger Abbey, Dracula...
É uma história tão brutal, posta em palavras de uma maneira tão fascinante que até hoje me arrepia. Sou colecionadora de edições de Wuthering Heights e essa é uma das minhas preferidas, talvez porque foi a primeira que tive, talvez porque adoro o fato de ser capa dura e ter sido super baratinha na época, talvez por ser bilíngue e ter me incentivado a melhorar meu inglês...
Enfim, sou apaixonada.

?I have not broken your heart - you have broken it - and in breaking it, you have broken mine ... I forgive what you have done to me. I love my murderer - but yours! How can I??

Isabella1531 08/06/2024

Sem título
Particularmente não gostei da história. É sem dúvida uma exelente obra, mas não faz meu estilo. Porém, recomendo a leitura, e que tire as próprias conclusões.

Isabella.Busson 07/06/2024

"? Assim ele nunca saberá como eu o amo. E isso não porque seja belo, Nelly, mas porque ele é mais eu do que eu mesma. Seja de que forem feitas nossas almas, a dele e a minha são as mesmas."

Nandinha 07/06/2024

Eu amei !!! O livro é sobre a história de duas família e seus amores,basicamente. Eu me senti assistindo uma novela em todo o momento parecia uma enorme fofoca contada pela Nelly,incrível como tinha diálogo dentro de diálogo e isso não deixou a história confusa pelo contrário eu só queria saber mais sobre tudo. O desenvolvimento de todos os personagens foi algo perfeito porém eu gostei especialmente do Hareton que mesmo depois de tudo teve um final " feliz ". As palavras são totalmente foram do comum do que estou acostumada mas não tonrou a leitura cansativa e eu pessoalmente adorei. Enfim,recomendo esse livro para todo mundo pois tenho certeza que todos vão gostar.

Ana Carol 07/06/2024

Essa foi uma leitura bem diferente. Parecia que os narradores estavam zero preocupados com o leitor. No início eu fiquei bem perdida, mas parecia intencional. Voltei algumas vezes, mas realmente não parecia que tinha perdido algo, só parecia que era meio f***-se, espera que eu vou te contar jajá rsrsrsrs Vale a leitura por ser um clássico.

Klist 07/06/2024

Uma fofoca de duzentos anos de idade.
Comecei esse livro completamente perdido, sem entender nada, desanimado e com vontade de parar de ler com a quantidade de personagens que foram aparecendo na minha frente, sem entender quem era o protagonista, quem era o quê, e o que estava acontecendo naquela maldita casa. Mas, com o passar da história, nos grandes decorreres da governanta para Lockwood, você não só conhece os acontecimentos de uma família, você se sente o gato da família, que acompanha todos os eventos e dramas de canto. Acompanhar os romances, as confissões, os picos (tanto de loucura, quanto de amor) bem de perto, é um deleite para qualquer fã de uma boa fofoca bem contada. Você não vê necessidade em gostar dos personagens, quase todo mundo é completamente odioso, mas não chega nem perto da satisfação que é acompanhar todos esses personagens no decorrer das suas vidas, que deleite que são os momentos de tragédia e os momentos de afeto! Emily, maldita seja, fizeste uma obra prima e foi descansar!

Jess 06/06/2024

Edição linda, mas história um pouco cansativa e entediante
Essa edição da Faro editorial está belíssima. A capa é linda, com arabescos no inicio de cada capítulo e uma linguagem que facilita a leitura, apesar disso achei a leitura um tanto cansativa. Mutas descrições minuciosas que tornou a leitura maçante para mim. Além disso os personagens são todos odiosos. É um livro bom, que tem seus méritos narrativos, mas está bem longe de ser meu favorito das Irmãs Brontë's.

Guikah 06/06/2024

Resolvi ler por conta da musica da kate bush, e passei muita raiva com o Heathcliff..
livro muito bom hehe XD

Yasmin395 06/06/2024

Foi um livro razoável, pensei que ia ser pior, mas foi até legal. Mas achei uma leitura confusa, principalmente porque todos os homens começam com a letra H e isso me deixou extremamente confusa para distinguir quem é quem.

scarletlletterr 06/06/2024

Mesmo sendo uma história que se concentra em apenas dois espaços, com poucos personagens, ela conseguiu ser muito bem trabalhada e desenvolver diversas narrativas. Heathcliff é um demônio com todas as letras, conseguiu desgraçar a vida de todos os personagens por um amor obsessivo. Sendo que a Catherine 1° foi a personagem que menos gostei, achei ela insuportável, enquanto a filha foi minha preferida.