O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Iara Caroline 27/05/2024

A obra mais intensa da literatura inglesa.
Fazer a releitura de ?O morro dos ventos uivantes? foi muito interessante para mim. Foi um livro que me marcou por vários fatores, como o momento que o li e, principalmente, a sua força narrativa. Dessa vez, como era de se esperar, foi uma nova leitura cheia de novos significados e novas visões. Foi até um pouco difícil me desapegar da memória que tinha, mas acredito que foram duas leituras essenciais.

Emilly Brontë, em seu único romance, presenteou o mundo com uma obra que por muitas vezes eu me perguntava: ?como é possível alguém tirar tudo isso da imaginação??. Esse livro possui tantos significados e tanta subjetividade que é impossível encarar-lo de modo simplista. Até melhor seria se pudéssemos, porque a sensação de ser arrastada por toda a correnteza que é Wutherings Heights é, ao mesmo tempo, incrível e assustadora. Primeiro você se dá com um romance inovador, que rompe as barreiras das expectativas. Depois, você mergulha na meticulosidade das relações humanas, nas sensações e nas lógicas perversas ? tudo que Emily expressou em sua obra.

Gostaria de compartilhar todas as perspectivas que adquiri nessa nova leitura. Como são muitas e complexas, fica um pouco difícil. Mas aceitei essencialmente essa leitura pelo o que ela é: uma excursão extravagante com vistas privilegiadas para o coração humano ? referenciando The Great Gatsby.

A nova percepção, em resumo, da relação entre Catherine e Heathcliff me faz afirmar o que muitos defensores do livro, por vezes, categorizam como dispensável: não, essa é SIM uma história de amor. É fácil nos enganarmos porque somos acostumados com o amor pacífico, o amor que conclui-se de forma favorável. E mesmo a percepção de que o amor dos protagonistas não é assim, faz-nos categorizar que Wuthering Heights não é uma história de amor. Eu não pude mudar de perspectiva de forma mais satisfatória em toda minha vida. Me lembrei da minha primeira aula de literatura na Universidade, em que a professora nos apresentou o amor platônico de Romeu e Julieta. Agora, tudo fazia sentido. Podia ver ? em Catherine mais expressivamente, mas em Heathcliff também ? a concepção de um amor destinado a outro plano, marcado pela tragédia e pela conversão da humanidade. Não sei dizer se por força da obstinação ou por algo sobre-humano, mas a verdade é que Catherine e Heathcliff são feitos da mesma natureza e irão, assim como quem os cerca, pagar o preço por isso.

A força do ambiente é outro ponto que me fez refletir diversas vezes. Não atoa Brontë intitulou seu livro categoricamente de ?Wuthering Heights?. Quem lê esse livro se vê, quase claustofobicamente, preso entre as paredes e as árvores mais próximas desse lugar sombrio. A essência do ambiente é a essência do livro. Até mais, a essência das personagens. Especialmente Catherine, que vê no morro dos ventos uivantes o seu lar espiritual, o seu habitat e que, enquanto muitos anseiam por sair dali, ela anseia por voltar. O pico da colina onde os ventos uivam é o cenário único para mais de 40 anos de história, e nem mesmo os fantasmas conseguem ? ou querem ? escapar de lá.

Outro ponto, e o darei como último em que irei me abster, é a interessante ?parte dois? do livro. Li algumas análises e todas elas carregadas de percepções pontuais. Para mim, pude compreendê-las melhor quando Heathcliff diz ?Nelly, uma estranha mudança se aproxima??. Acho que o desenrolar da segunda geração é material essencial do romance, não há que se separar a história de Catherine, Heathcliff, Edgar e Hindley da história de Cathy, Linton e Hareton. O círculo se fecha de forma satisfatória e é pano para o desenvolvimento da trama original. Podemos observar, discordando ou não, uma repetição mais favorável. E essa repetição é marcada pela força de ambos pontos que disse anteriormente. O penar e o fim de Heathcliff retoma o ponto inicial e, mesmo que surjam novos caminhos ? que não poderemos acompanhar ?, a história de Wuthering Heights fora concluída.

Há diversas camadas em tudo, até mesmo em pontos ?secundários? como a personagem Nelly Dean e o, quase cômico, Sr. Lockwood. Mas há certas coisas que apenas vivendo por si, ou melhor: lendo.

O morro dos ventos uivantes se concretiza como minha obra clássica, ou obra inglesa, ou mesmo ?minha obra literária favorita?. É um livro carregado de subjetividades, quase uma fonte eterna de reflexão. Praticamente não há ligações externas, o romance vale por si só. É um objeto de estudo muito vasto e que facilmente mergulharia por vontade e desejo próprio.

Vou finalizar essa resenha com uma citação externa, feita pela edição da Antofágica, mas que está se tornando a minha favorita:

?Dê o pé dessa festa estranha com gente esquisita, e vá para o diacho.

MelPaiva 26/05/2024

Um amor obsessivo
Um homem marcado por um amor obsessivo e não consumado por questões de normas sociais, influencia todo o seu entorno em busca de vingança e interfere na felicidade de todos ao seu redor.
Um livro marcante, totalmente fora do padrão para a época.
Um drama daqueles. Vale a leitura.

Luana 26/05/2024

Favorito
Lendo pela quarta vez. Um dos meus romances preferidos.
Bem diferente dos romances modernos, que eu também gostou, mas esse tem uma intenção que me atraiu bastante

Larisrangeel 26/05/2024

Clássico conturbado
Bom, eu tive bastante dificuldade para pegar o pique desse livro. Ele é um clássico, mas não consegui criar carinho por nenhum personagens. Todos são cruéis em alguma parte. Não me cativou muito esse livro. Poucas partes me chamaram atenção.
È isso

Milyca 25/05/2024

Incrível
Ok, eu definitivamente faço parte dos 50% que amam esse livro. O enredo em si é bizarro e os personagens, insanos, confesso. Porém, os mesmos fazem a história ser incrível e completamente diferente de tudo que já li.
Me vi muito em vários momentos, principalmente por Heathcliff ver Catherine em tudo, e os dois acharem que são uma pessoa só. Bom, esse livro não é do agrado de muita gente, mas dá pra entender o motivo. Os relacionamentos são brutos e agressivos, não tem nenhum que seja pacífico ou amoroso, e as pessoas mostram seus piores lados durante todo o livro, só que isso não foi um problema para mim. A leitura não é confortável, mas é um livro que você dificilmente esquece.

Yasmin 25/05/2024

O amor e o ódio
"Seja qual for a matéria de que as nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais."

Era realmente difícil distinguir quando havia amor e ódio na relação de Catherine e Heathcliff, mas com o passar do livro é perceptível.
É um livro assustador na minha visão, com um ambiente extremamente tenebroso e violento, porém quando se chega no fim do livro bate uma saudade de toda a história e tristeza por ter acabado.
Um bom livro para quem já está acostumado com leituras clássicas, mas vale ressaltar que não é nenhum romance fofo como a maioria, e isso faz O Morro dos Ventos Uivantes ser único.

Alexsandro15 25/05/2024

Que livro perfeito, o enrredo é bem construido. Amei a forma como foi proposta, que fosse uma história contada da empregada que acompanhou tudo desde de a infância das crianças até a morte deles e a infância de seus filhos, tudo isso contado a o senhor Lockwood.
Pra quem procura um bom livro, aqui está uma ótima indicação ??

Juu 24/05/2024

Nota 3
A leitura não foi realizada por vontade própria, mas sim por uma obrigação da escola.
Gostei sim da leitura, confusa no início mas com o desenrolar da história consegui entender e me sentir parte dela. Senti todas as emoções, raiva, tristeza, alegria, indignação?
O jeito como os autora descreveu e detalhou cada situação, cada personagem.
Não foi uma leitura fácil, me perdi diversas vezes, mas gostei.

Luizaengell 24/05/2024

O morro dos ventos uivantes
Eu achei muuuuuito bom, mas tive dificuldade em ler pois demora bastante para desenvolver a história. Mas é muito bom

Leitora Baixa Renda 24/05/2024

Essa é uma história que demonstra o amor e ódio de Catherine e Heathcliff, tendo como ambientação a fazenda do Morro dos Ventos Uivantes.

Foi um livro difícil e que não me prendeu em nenhum momento, uma trama enrolada, com escrita difícil, personagens intensos e desprezíveis, que são marcados por muito orgulho, egoísmo e vingança.

Apesar de entender a sua importância para a época, não entendo a hype do livro.

Ykaro Feliphe 23/05/2024

O meu favorito
O melhor livro que já li em toda minha vida, até esse determinado momento.

Cheio de intrigas, ódio, amor e vingança.

Euarzc 23/05/2024

Pena que é filho único
Que perfeição! Esse livro me prendeu do início ao fim, não tive nenhum momento que li sem estar com a curiosidade atiçada.
No início do livro, quando o Sr. Lockwood entra em Wuthering Heights, somos apresentados à família cheia de mistérios que reside lá. Já nessa apresentação eu senti vontade de sentar naquelas poltronas e desvendar o que aquela gente tão incomum tinha.
Esse livro misturou dois aspectos que sempre me atraem nos enredos - e que parecem, à primeira vista, inconciliáveis: uma atmosfera cotidiana e personagens intensos.
A atmosfera cotidiana nos leva a acompanhar o desenvolvimento dos personagens, não nos contando apenas os eventos mais importantes, mas nos convidando a tomar um chá da tarde num dia comum dentro da história. Essa atmosfera de conforto na obra tornou a minha leitura mais tranquila, sem picos de adrenalina que depois acabariam e deixariam a história "chata".
Os personagens intensos trazem um tempero incrível à história, ainda mais pelo fato de não serem apenas intensos, mas por serem complexos e terem, cada um, uma personalidade distinta e moldada pelas suas tendências naturais e pelo ambiente em que são criados.
A autora uniu esses pontos e fez a mistura perfeita, pois, nos levando a acompanhar o dia-a-dia dos personagens, conseguimos compreender suas aspirações e motivações. A construção dos personagens é um grande trunfo desta obra, ainda que sejam, na visão de muitos, todos - ou quase todos - pessoas terríveis, vemos neles pessoas reais, que mudam sempre e têm atos bons e maus.
Vi muitos comentários sobre a péssima índole de vários personagens desse livro, e não posso discordar deles nisso, mas, pelo menos pra mim, isso só deixa a história mais interessante e profunda, porque vemos o que leva os personagens a serem daquele jeito, o que, de relance, justificaria suas ações, mas também vemos as consequências dessas maldades e como alguns personagens decidem não mudar, e isso é incrível! Esse livro descreve a vileza com tanta perfeição que eu tive medo de personagens que não eram nada mais que humanos e que nem podiam me fazer mal já que são apenas fictícios.
Também me impressionou no livro a maneira que ele lida com o sobrenatural, nos levando a uma dúvida que não será exatamente respondida, o que acrescenta ainda mais camadas nessa história tão incrível.
Os narradores alternados também deixaram a escrita bastante rica, quando Nelly faz o seu relato, parece que uma avó está contando uma história a um netinho - quem lê o livro, e as partes narradas por Lockwood me deram a sensação de estar na mente dele, conhecendo este lugar tão novo e estranho como alguém colocado num lugar distante e místico, completamente apartado do resto do mundo.
Esse livro foi uma experiência incrível, a autora se serviu uma sensibilidade tão grande para escrevê-lo que eu tive vontade de aplaudir quando cheguei na última linha. É uma verdadeira lástima que este tenha sido o único romance escrito por Emily Brontë, ela, com certeza, tinha um enorme potencial de produzir outras obras de arte como esta.