Morro dos Ventos Uivantes

Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

@thamilleviana 31/05/2024

Um romance pra sair da zona de conforto
Ao começar a leitura de O Morro dos Ventos Uivantes eu sabia quase nada sobre o livro. Na verdade, apenas sabia que era um clássico e um romance. Geralmente, acredito que quanto mais detalhes se sabe da história, menos interessante ela se torna, mas este livro é imaculável. Qualquer detalhe seria incapaz de estragar a experiência peculiar de lé-lo, simplesmente porque é uma obra incrível.

Brontë fez um trabalho impecável na criação dos personagens. Os principais, Catherine e Heathcliff, são insuportáveis, mesquinhos, ardilosos e maldosos. No início, demorei para aprender a aturar os dois. E, diferente do que eu estava acostumada, não me prendi ao livro por personagens e, sim, pela história. Aos poucos, essas personalidades tão horríveis se tornam, de algum modo, cativantes, e te prendem ainda mais ao livro. Eles são imprevisíveis e intrigantes. Não são pessoas perfeitas, assim como na vida real não existe ninguém dessa forma. Se você quiser sair da caixinha dos contos de fadas ou do "felizes para sempre" do casal ideal, vai amar essa leitura.

orenanmaciel 31/05/2024

Impossível não se apaixonar...
A maioral, Emily Brontë, sem dúvidas, sabia o que tava fazendo. O Morro dos Ventos Uivantes trata de temas tão atuais como preconceito e o descaso da humanidade para com os outros, como também, sobre o amor incompreendido e o que fazemos para tê-lo, mesmo sendo escrito no século XIX. De fato, é um livro que vale a pena ser lido. Todos os leitores devem ter contato com O Morro dos Ventos Uivantes pelo menos uma vez. Pois "O amor nunca morre!".

Adriana 31/05/2024

Nem sempre um Clássico sustenta a fama, mas esse é um senhor Clássico
Este livro eu decidi ouvi-lo e, confesso que precisei de duas tentativas para poder concluí-lo. O que me motivou a não desistir foram os comentários que li a respeito dele.
O Morro dos Ventos Uivantes é um livro muito tocante. A construção da narrativa é feita de forma prolixa e densa, assim como o são, todos os seus personagens. Tais características também são evidenciadas nas paisagens que compõem o cenário e, acredito eu, que a mesma seja um reflexo interno dos personagens.
A história é contada por dois narradores, Sr. Lockwood, novo locatário da Granja dos Tordos e Sra. Nely Dean, sua governanta e que a quase todos os eventos presenciara.
Por ser marcado por tragédias, algumas com extrema violência, além de forte impacto psicológico, porque aborda temas que podem despertar muitos gatilhos aos leitores desavisados, O Morro dos Ventos Uivantes, definitivamente, não é para amadores. Acredito que a melhor forma de aproveitar este tipo de leitura, seja absorvê-la aos poucos, em doses homeopáticas, para dar conta de todas as nuances e eventos que a trama proporciona. Pelo menos, deu certo pra mim.
Como citei anteriormente, os vários comportamentos e acontecimentos seguidos de muita violência e dor são o fio condutor da narrativa. A seguir, deixo o exemplo de alguns tópicos que o leitor desta obra se deparará: “amor” obsessivo e proibido, vingança, preconceitos diversos, violência doméstica, sentimentos autodestrutivos, dualidade de personalidade, brigas familiares e por herança, morte e espiritualidade, solidão e isolamento.

diorblushy 30/05/2024

Meu Deus eu odiei tanto esse livro, insisti pro meu namorado comprar porque é um clássico e pipipopo e no final me arrependi kkkkk.
Todos os personagens são odiosos, eles são puramente maldosos.
Mas enfim legal que eu terminei mas não vou ler de novo nunca mais.

Agat(h)a 30/05/2024

Nao mas OUVIR ISSO AQUI EM AUDIOBOOK FOI UMA EXPERIENCIA!! juro me senti ouvindo um podcast de fofoca, juro q eu ri mto, tem um mano com bloqueio emocional, uma véia fofoqueira e ainda tem musica da kate bush!!

Iris 30/05/2024

Um clássico inglês que está longe de ser um romance fofinho
O Morro dos Ventos Uivantes é um dos livros do curso de literatura que a Phoebe participa no 9º episódio da 5ª temporada de Friends. E também, pela música famosa da Kate Bush de 1978, eu já tinha ficado intrigada em lê-lo em algum momento.
Não é um livro fácil? palavras rebuscadas, e as vezes, a história é um pouca lenta, e nomes de personagens repetidos, que me fez demorar mais do que o normal pra termina-lo. Não é um romance fofinho? e você não sabe muito bem pra quem está torcendo?
Achei que seria um livro de ressaca literária, porque demorei pra terminar, mas depois que a ?fofoca? engatou, eu queria mais saber o que ia acontecer?
Recomendo pra conhecer a tal da ?fofoca?!

Fabiana 30/05/2024

No começo eu confesso que não consegui compreender a história e abandonei a leitura. Meses depois eu tornei a dar uma chance para a querida Emily Brontë - que bom que fiz isso.

Os primeiros capítulos são um tanto confusos pela forma que as pessoas são chamadas. Ora são chamadas por seu primeiro nome e ora por seu sobrenome; o que nos confunde porque alguns personagens tem o mesmo sobrenome.

Depois de um tempo você vai se familiarizando com a escrita da autora e vai reconhecendo de quem ela fala nos diálogos, e até releva alguns trechos que não compreende 100% e pelo contexto consegue se direcionar para o próximo capítulo sem problemas.

É nesse momento que a história te enlaça e você deseja saber qual será o fim dessa trama um tanto triste e com um final que alegra o coração.

Nenhuma dor dura para sempre e Cathy será feliz, assim espero.

Ah, desejo que Nelly seja feliz também.

Beatriz.Nizara 29/05/2024

Gostei, a autora consegue nos fazer ficar vidrados na história de personagens tão odiosos, o que é um grande feito. Não é um livro muito fácil, pois parece que os sentimentos dos personagens se aponderam da gente, me senti meio amarga durante a leitura, parabéns Emily Bronte!

Alessandra.Celly 29/05/2024

Maravilhoso
Amei essa história! Amei odiar Heathcliff! Daria tudo pra ver a narração pelo ponto de vista dele, mas gostei muito das observações de Nelly. Enfim, já é um dos meus livros favoritos.

juno 29/05/2024

Suspiros
Demorei pra terminar mas terminei, e que experiência? acho que o que mais me prendeu e afastou desse livro é o fato de todos os personagens serem desprezíveis, foram inúmeros os momentos que tive de fechar o livro para respirar fundo, e mesmo assim foi um dos melhores clássicos que já li!

Ana Pettres 29/05/2024

Arrastado
Me desculpe quem é fã dos clássicos, mas esse livro me tirou a paz! Como pode a humanidade ser tão cruel e perversa como todos os personagens desse enredo?!
O autor deve ter pensado em fazer um livro para ser detestado pelos leitores ou então eu li totalmente errado, o que também não é possível de acontecer. Nesse caso me perguntei: vale uma releitura daqui uns tempos? Talvez!!! Quem sabe!!!
A descrição é boa, o enredo vai bem até determinado ponto, a edição de capa dura que eu tenho é linda, mas não bastou.
Terminei em audiobook porque não aguentava mais ler e abandonar estava fora de questão.
Não indico, não recomendo, quer ler?! Vai na sua conta e risco e depois me conta!
Talita707 30/05/2024minha estante
Eu assisti o filme e odiei.

Ana Pettres 30/05/2024minha estante
Bom saber disso? nem tentarei ver o filme então!! ??

Alinne 28/05/2024

Comentários breves?
Eu acreditava que a leitura desse livro fosse de certa forma penosa para mim. Quando era mais nova, a imagem que eu tinha de ?O morro dos ventos uivantes? era distinta da que eu me deparei quando li as primeiras páginas pela primeira vez: me senti certamente zonza, a procura de um romance à Jane Austen.
Quando me encontrei com algo mais melancólico, na época, me esquivei.
Anos depois, movida a uma lista de ?20 livros para ler antes dos 20 anos? que eu mesma fiz aos 15 anos de idade, me vi numa penumbra, sem saber se lia ou se deixava esse livro as minguas, refazendo uma nova lista, incluindo ele para uma leitura mais a frente.
Mas, a partir do momento que comecei a ler, minhas amarras foram tiradas a cada frase. E, logo no primeiro capítulo, já estava imersa e não conseguia&nem queria chegar à superfície.
Um livro que te prende, com frases sombrias e melancólicas, a raiva e o desejo por vingança vibrando em cada página, o interesse por saber o que aconteceria em seguida, em adivinhar o início que se sucedeu?
Uau.
Que leitura densa e maravilhosa. O início tão bem feito e o final com tanto sentido?
Esse livro moldou meu caráter a cada página lida.
Estou maravilhada.
O que era para ser penoso, se tornou imensamente agradável.
Tenho para mim que todos deviam ler a obra dada toda sua relevância.
Excelente!

Aqlabia0 28/05/2024

Acho que o segredo pra você aproveitar esse livro é aceitar que todo mundo é maluco, fica muito mais legal

Iracema13 28/05/2024

Achei q era amor
No começo você acredita se tratar de uma linda história de amor, mas ao longo da leitura vai se dando conta que nessa história tem tudo menos amor.
1991864 28/05/2024minha estante
Como você conseguiu? Esse livro não me prende. Já tentei ler várias vezes

Iracema13 28/05/2024minha estante
Comecei a ler a primeira vez e desisti, meses depois comecei novamente e consegui terminar. Depois de concluir a leitura assisti o filme.