O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

iamdudis 16/12/2021

Diferente de todos os livros que já li!
"Os personagens são pessoas medonhas que arruínam a vida umas das outras." (Edward Cullen)

É um livro difícil de engolir, sim. Mas achei genial a sacada da autora, ainda mais que foi escrito em pleno século 19.

Temos a estória em torno de duas famílias importantes e donas de terras. As famílias: Linton e Earnshaw. E o jovem Heathcliff que ninguém conhece sua origem, apenas que é cigano.

A estória é contada pela Nelly a governanta que trabalhou em ambas as famílias. A trama se inicia quando o Sr. Lockwood se muda para a Granja como inquilino do Heathcliff que mora no Morro dos Ventos Uivantes.

Durante a leitura conhecemos a infância e o fim dos personagens. O livro nada mais é sobre ódio e vingança, com uma pegada sobrenatural. Heathcliff é um vilão, não se enganem, e a Catherine a mocinha mais insuportável kkkkkk.
Lyta @lytaverso 16/12/2021minha estante
Eu jurava que esse livro era um romance do tipo mais água com açúcar, chocada. Kkkkkk

iamdudis 16/12/2021minha estante
Se prepara amiga kkkk

LAcia 11/02/2024minha estante
Amggg do céu!!!!! Eu parei na metade do livro, eu preciso de alguma coisa que me faça terminar ele, vc poderia me dizer o final?? Kkkkk ou um spoiler

Lyta @lytaverso 17/02/2024minha estante
Lacia, só vai, apesar de ser realmente muito irritante também é muito bom esse livro, eu acho que não vai se arrepender se continuar.

Keylla 28/07/2019

"O morro dos ventos uivantes" , lançado em 1847, foi a única obra de Emily Brontë. Hoje considerado um clássico na literatura, recebeu fortes críticas no século XIX. Quando paro para pensar a idade desse livro, a época que foi escrito, penso que são valores e contexto social diferentes, no qual teremos que compreender a importância e significados da época para adentrar a história.

O livro é narrado pela governanta, Elle Dean ou Nelly, que conta a história que presenciou na propriedade em que trabalhava, chamada de Morro dos Ventos Uivantes. Acompanhamos a história de uma família marcada pelo rancor, ódio, disputas e vinganças entre Heathcliff, Catherine e a família Linton.

A obra é um tanto complexa, que não é possível resumi-la de uma maneira na qual não venha a perder o fascínio de sua natureza. O Morro dos Ventos Uivantes é um livro que proporciona uma leitura única, sendo sua narrativa dramática e melancólica uma das mais incríveis que já li. Dividirá seus leitores em dois grupos opostos: os que amaram e odiaram a obra. Achei um livro maravilhoso e diferente de tudo que já havia lido, mesmo não achando-o perfeito.

Li pela tradução da editora Abril feita pela Rachel de Queiroz. Inicialmente, achei que ela teria feito uma boa tradução, mas tenho minhas dúvidas. Ainda quero reler a obra por outro tradutor. Acabei não sentindo toda a emoção e amor de Heathchliff e Cathy. Até o final da obra esperava o falado "amor intenso" do casal, mas não senti isso. A questão não é se o livro é bom ou ruim. E sim, se você se dá bem com este tipo de narrativa mais gótica. Eu adorei esse livro.

E você já leu? O que achou? Qual seu personagem favorito?
Sabrina 28/07/2019minha estante
Eu li e amei...

Natália Tomazeli 28/07/2019minha estante
Eu amo esse livro. Tipo, não tenho nenhum costume de ler (e gostar) desses livros de época, mas com o Morro foi diferente, eu adorei!

Keylla 04/08/2019minha estante
Natália: tb não havia lido algo parecido. Amei a escrita!
Sabrina: quero relê-lo por outra tradução ou até no original. Achei um livro incrível tb.

Alinzinha 02/09/2019minha estante
jáaaaa, incrivel.....amei de mais
Heathcliff

Silvana 07/09/2022

A natureza humana sem maquiagem
Os personagens são os mais cruéis que já li, é impossível emitir uma opinião sobre eles, pois qualquer julgamento pode nos colocar como iguais a estes personagens.
É impossível não deixar de pensar, como tudo pode ser transformado a mais pura destruição. Tudo, resolutamente tudo que toca a casa do Morro dos Ventos Uivantes, fica comprometida com este sentimento de violência e crueldade, até o amor dói neste caso.
Enfim, só leiam.
Jaque Monteschio 07/09/2022minha estante
Preferido da vida. Li quando tinha 14 anos em uma publicação de bolso. Nunca vou me esquecer de tudo que senti nessa leitura. ??

Silvana 07/09/2022minha estante
Nossa, 14 anos, que impacto ??

Joao.Lucio 07/09/2022minha estante
Bem escrito seu comentário Silvana, instigante e real.

Silvana 08/09/2022minha estante
Obrigada João?

B! 28/02/2013

Era para ser uma história de amor?!
Bem no início eu estava até gostando, logo me questione: Só tem mesmo personagens paranoicas, mimadas e com tendências psicóticas? A única que me pareceu sensata se revela a cada página uma pessoa bem alienada! (15/02/2013)

Chegando, com muito custo, ao fim do livro não recomendaria a leitura. O livro é anunciado como história de amor, mas é algo tão doentio e sombrio. Para mim, não há em qualquer página algo que se possa identificar como amor. Não havia uma página sequer que não houvesse alguma palavra como raiva, dor, ódio, opressão, perversa, mal... Só percebi um vislumbre de alegria nas últimas páginas, mas estavam tão carregadas da carga negativa que nem sei conta. (24/02/2013)

Aline Stechitti 27/02/2013minha estante
Acho q crepúsculo iludiu mta gente pq não é uma história de amor.

B! 28/02/2013minha estante
Oi, Aline!

Não li Crepúsculo e nenhum desta saga, assim, não me iludi com isso. Eu gosto de literatura de época e foi isso que me motivou a ler. O que "me iludiu", se for dizer assim, foi a afirmação de capa que diz "uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempo".

Não deixei de gostar por não ser um romance meloso, pois não gosto deste estilo. O que não gostei foi do ar pesado e doentio presente em todas as páginas!

Acho que é isso! =)

Milena 03/03/2013minha estante
E quem disse que histórias de amor são sempre super romanticas? A graça desse livro é essa !

B! 04/03/2013minha estante
Oi, Milena!

Ninguém! Não precisa! O casal não precisa ficar junto para ser história de amor e nem ter casamento e ?final feliz? para ser considerado romance. Aliás, como eu disse, não gosto de romances açucarados... Só não consegui considerar amor o sentimento dos protagonistas! Para mim, houve mais sentimento de posse, egoísmo, egocentrismo... Não vejo que haja amor em meio a tantos sentimentos negativos.

Para mim, não teve graça! Como eu disse, foi o excesso de ?baixo astral? e depressão que me fez não gostar da leitura! Mas é questão de opinião!

Abraço!

Bruna Gomes 11/12/2022

"Venha me assombrar. Fique comigo sempre, assuma a forma que quiser, faça-me enlouquecer"
Escrevo extasiada, pela montanha russa de sentimentos e sensações que tive ao ler O morro dos ventos uivantes.

Emiy Brontë, nos apresentou o lodo, a escuridão e podridão que, quando alimentada, se apossa de nossas vidas e de tudo em nossa volta.

Percebi que O Morro dos ventos Uivantes nao era uma terra assombrada, fadada a fazer seus moradores sofrer, mas sim, o contrário, talvez tenha sido um sentimento ou ação o ponta pé inicial que fez a escuridão se espalhar como um vírus e todos se alimentavam desses tormentos através de atos, reclamações e pensamentos. Isso ficou claro para mim quando Isabela, irmã de Linton, foi para O Morro, ela que era descrita como uma jovem alegre, bonita, bem cuidada logo foi contaminada por aquele ambiente sombrio e se tornou desleixada e tão lúgubre quanto todos dali.

Heathcliff, o anti-herói, e Catherine tinham cargas emocionais bastantes pesadas, para dizer o mínimo, realmente acredito que eram almas gêmeas atormentadas, mas que jamais conseguiriam ficar juntos, pois a carga emocional de ambos era forte demais. A obsessão e até mesmo a falta de caráter deles levou a ruína toda uma geração e quase acaba com a posterior.

O Morro não é uma história de amor, é de obsessão e vingança, não há pessoas "boazinhas" mas há humanos com todos seus erros, pecados e falhas à flor da pele.

Não sei o que dizer, além de quão surpresa e admirada estou por uma garota reclusa, criada com rígida educação religiosa, ter escrito algo tão rico, a natureza e os dons humanos são cheios de surpresa mesmo. Obrigada, Emily, você é genial.
Gabi1568 11/12/2022minha estante
É o melhor livro que já li na vida

Bruna Gomes 11/12/2022minha estante
To com ressaca literária depois de lê-lo, é muito bom mesmo, original, inteligente e bem escrito.

Gabi1568 11/12/2022minha estante
Siim, eu tbm fiquei kkkkk sem conseguir achar nada tão bom quanto

Felipe Berlofa 13/12/2022minha estante
Ótima resenha!! Um dos meus livros favoritos da vida!

Bebyzzz 19/01/2010

Comprei pq a Stephenie Meyer cita mutio no 'Crepúsculo' e eu queria saber o motivo dela gostar tanto do livro. Mas nas 3 primeiras páginas achei muito chato e antigo demais. Um dia vou ler inteiro, afinal, eu comprei.
Paula 24/08/2010minha estante
Nossa, você só lê três páginas e já julga o livro? o.O
E a proposito, só porque você comprou não significa que precisa ler o.o

leonardo 14/09/2010minha estante
É desanimador ler comentários "relacionando" Prepúsculo com qualquer outro clássico.

Bebyzzz 14/09/2010minha estante
Eu tenho esse problema de julgar um livro pela capa ou pelos primeiros capítulos. Como eu disse que ainda leria, li e gostei. Não foi um dos melhores que já li, mas me emocionei bastante. E quanto a Crepúsculo, não relacionei o Morro com essa porcaria vampiresca, que até agora não entendo como uma pessoa pode gostar daquilo. Eu precisava ler sim, paguei por ele, não ia deixar guardado tendo gastado dinheiro. Gostei bastante, nota 9.

Aline Stechitti 01/01/2013minha estante
Três páginas não serve p julgar um livro, e isso de livro "antigo demais" só existe na cabeça de preconceituosos. Crepúsculo é modinha fútil, não chega aos pés deste clássico e NÃO é romance como mtos pensam.

Soph 12/05/2022

O Morro dos Ventos Uivantes
Incrivel leitura
Um livro muito muito bem feito
Só não dou 5 estrelas pq muita gente desse livro merecia uma surra.
Mas assim, esse livro tem uma historia, com uma base mt firme.
Eu amei, por ser um clássico, foi ótimo.

Recomendo, as vezes me cansei de ler mais foi!
@estantecalore 12/05/2022minha estante
Eu devorei esse livro, muito bom!

Soph 12/05/2022minha estante
Sim!! Otimá letura!

Wendel 12/05/2022minha estante
A raiva que senti por 90% dos personagens nesse livro não tem palavras que descrevem, mas, amei o livro akakak

Soph 13/05/2022minha estante
Né Wendel!! Deu vontade de socar todo mundo!!!

Claire Scorzi 22/10/2022

Uma Releitura Recompensadora
Depois de mais de trinta anos, eu reli este livro. Foi uma surpresa.

Algumas das minhas antigas impressões não mudaram. Por exemplo, ainda acho que, após uma infância e adolescência sendo alvo de preconceitos e insultos, Heathcliff, ao crescer e subir na vida, não prova que seus inimigos estavam errados; ao contrário, prova que estavam certos, pois ele demonstra toda a infâmia, toda a vileza de caráter de que era acusado. Demonstrou que aqueles tinham razão em insultá-lo e dizer que não prestava.

Mas há outras impressões, novas, surgidas com essa segunda leitura. Outra vez: Heathcliff, que odeia toda uma família e parte de uma outra, ainda assim, não consegue que seu próprio descendente lhes seja superior; mais uma vez, pelo contrário: os descendentes de Edgar Linton e de Hindley Earnshaw, apesar da degradação e do sofrimento que Heathcliff lhes impõe, são imensamente superiores, em caráter e em temperamento, ao seu rebento: nem a filha de Edgar nem o de Hindley mostram a torpeza do jovem Heathcliff – assim, de novo, de propósito ou inconscientemente, a autora Emily Brontë demonstra a baixeza do sangue de Heathcliff; o preconceito contra ele não seria preconceito, seria pressentimento, impressão, que o futuro irá comprovar com abundância de detalhes: a crueldade, a perversidade, o egoísmo, a brutalidade, a incapacidade de se compadecer do próximo – estão lá, e se revelarão com cores fortes.

Não me pareceu que a paixão obsessiva de Cathy por Heathcliff tivesse teor sexual, mas a de Heathcliff por Cathy, sim. A paixão deles é de fato intensa, violenta, mas carece de ágape; não há neles nenhum movimento interior para serem bons, para amarem além de si mesmos; tudo permanece obsessivo e centrado, neles e neles, e em ninguém mais. A afeição de Cathy por Edgar também não é sexual, mas uma resposta da sua vaidade ao amor carinhoso e generoso do jovem – carinho e generosidade que sua filhinha, também Catherine, irá herdar do pai. Felizmente, a jovem Catherine terá mais do caráter do pai do que da mãe.

Também me pergunto o que teria acontecido se Cathy e Heathcliff se tivessem casado. Minha melhor aposta é que, após um tempo de paixão violenta e intensa, com cenas de ciúme (da parte dele, provocadas pela vaidade dela) e Heathcliff ainda inculto e pobre (como era na época em que Cathy escolhe, por desejo de status e riqueza, a Edgar), eles acabariam se matando – mesmo jurando amor eterno ao fazê-lo.
cid 23/10/2022minha estante
Claire
Também li em minha distante juventude. Quero reler. Só lembro que o livro me prendeu mas detestei os personagens principais. E tive pena dos que tinham que conviver com criaturas tão desagradáveis. É uma boa maneira de avaliar as mudanças que fiz esses anos.

Andressa Bufulin 27/10/2022minha estante
?apesar de ter esse livro, mas, em outra edição, ainda não o li, conheço a estória por adaptações em filmes, mas, você me aguçou a vontade de ler!

Julinho 28/10/2022minha estante
Gosto que o livro subverte uma característica do romantismo - movimento com o qual Emily tem certa ligação - ao não justificar totalmente as maldades cometidas pelas personagens ao ambiente em que estão inseridos. Cathy e Heathcliff são "pau que nasce torto e nunca se indireta", enquanto os filhos de Hindley e Edgar sofrem as avarias do ambiente apenas superficialmente: dentro da jovem Catherine e do novo Earnshaw, apesar das aparências, existe algo de bom dentro deles e que não pôde ser degradado totalmente.

É uma relação que pode ser traçada com a biografia da autora: o irmão de Emily, Charlotte e Anne, recebeu a mesma educação que as irmãs, viveu sobre o mesmo teto e compartilhou o mesmo ambiente que elas.

Alessandro232 18/03/2023minha estante
Olá, Claire. Tudo bem?
Que bom que sua impressão sobre "O Morro dos Ventos Uivantes" tenha mudado. Você deu cinco estrelas para o livro, o que quer dizer que reconheceu suas qualidades. Realmente, trata-se de uma obra incomum dentro da literatura inglesa. Emily Bronte é uma romancista diferente das demais de seu período. Uma figura tão enigmática quanto sua obra, do mesmo modo que o protagonista de seu romance, Heathcliff, sua mais notável criação - vou explicar melhor isso, mais adiante.
Sobre alguns pontos que gostaria de comentar com você e que apontei em minha tese sobre o romance, que para mim é uma obra-prima. Acho que o aspecto que mais chama a atenção nesse livro é sua escrita muito diferente de outros romances escritos à época.
Em muitos trechos, a autora faz uso de uma linguagem poética, principalmente em suas descrições sobre a natureza que é vista como "romântica", mas é um romantismo muitas vezes violento, a exemplo dos fortes ventos e tempestades que perturbam o principal cenário Wutering Heigths - traduzido como "O Morro dos Ventos Uivantes".
Também no que se refere à escrita, o casal de protagonistas (Heathcliff e Catherine) é outro aspecto bastante peculiar, que merece nossa atenção. Eles não são amáveis e muito menos sociáveis, muito pelo contrário. Eles são dois outsiders à margem da sociedade inglesa.
Muito se fala de Heathcliffe e ele permanece um mistério a ser decifrado. Qual é sua origem e como isso se relaciona com a cor de sua pele morena? Haveria nisso, uma crítica social aos preconceitos sociais enraizados na sociedade inglesa, na época em que obra foi publicada?
Seria ele um rascal (imigrante indiano?), um mouro cigano ou de outra etnia que não seja inglesa- o que contribui para torna a obra ainda mais instigante? E a origem de sua riqueza, haveria ali, um flerte da autora com "Fausto" de Goethe, no que se refere ao pacto diabólico, tema muito explorado pelos românticos ingleses? São aspectos que eu gostaria que você comentasse.
Ele tem um comportamento irracível, tempestuoso, que em parte se deve à sua natureza selvagem e em outra ao maus-tratos sofridos durante a infância. Mas e Catherine, porque ela se idenfica tanto com ele? Por que Catherine também age de forma tão violenta, descontrolada e, principalmente, apesar de serem tão parecidos, porque ela o rejeita?
Neste aspecto, acho que ela é pior que ele, porque ela o ama- ao contrário de sua opinião, eu acho que eles são unidos pelo amor, mas não um amor "saudável", digamos assim, é um amor perverso, brutal, avassalador, com o vento furioso que sopra sobre a casa- isso me faz lembrar a imagem do furacão envolvendo Paolo e Francescha em "A divina comédia". - este aspecto é outro diferencial na obra. Mas, Catherine rejeita esse amor por convenções sociais. Ela tenta se ajustar na sociedade inglesa casando-se com Edgar, mas quem ela ama de forma incondicional é Heathciffe, conforme demonstra aquela famosa fala: "Nelly. eu Heathcliffe".
Após o reencontro do casal, acho que está o aspecto mais ousado do livro, em se tratando do ser uma obra do século XIX. Sutilmente, Brontë sugere que Cathy quer Heathcliffe se torne seu amante. Mas, ela planeja isso aos poucos, e, para isso ela usa Isabela - neste ponto, ela é ardilosa, pior que ele, mas aí o "feitiço volta-se contra o feiticeiro".
Vale destacar que nesta segunda parte, Heathcliffe é descrito o vilão gótico que remonta à tradição do que chamo de vilania gótica dos romances anteriores, principalmente de Anne Radcliff, assim como sua aparência remete a figura romântica do vampiro. Edgar que não é bobo, proíbe Cathy de vê-lo quando percebe que o "amigo da mulher" está invadindo seu território. Aí, vemos o que acontece: sem sua "alma gêmea", Cathy perde a vontade de viver e morre e isso se agrava pelo fato dela ficar grávida e ter filhos , o que acentua a sensação de se sentir presa no casamento.
Dessa forma, ela passa a assombrar Heathcliffe e por isso se torna para ele uma figura fantasmagórica. E a forma como a autora promove na obra o que chamo de "sobrenaturalização do real/natural" é outro aspecto notável e diferenciado de sua obra, que se faz a a partir da intervenção de dois narradores não confiáveis - a "fofoqueira" Nelly Dean e misantropo Mister Lockwood.
Por fim, tenho que falar que Hindey e a segunda Cathy são versões melhoradas do casal de protagonistas. É interessante perceber que a segunda Cathy consegue humanizar Hindey por meio da educação, o que denota a ideia que é possível tirar as pessoas do estado da brutalidade, por meio da cultura.
Enfim, Claire, acho que falei muito sobre a obra, mas essas são minhas impressões sobre ela e motivos pelos quais tanto a admiro. Quero aproveitar para elogiar suas resenhas com comentários sempre muito objetivos e interessantes.

Rayane.Kevina 03/10/2022

Esse de fato é um baita livro clássico, todos vão entender ou achar uma boa leitura??? Creio que não, mas para mim foi uma boa esperiência, mesmo demorando um pouco e tendo que dar um tempo na leitura para digerir tudo.

É uma historia bem escrita, profunda retratando os sentimentos mais perversos e assustadores. Com personagens preconceituosos, rancorosos, mal humorados, mimados, trágicos, sofridos, orgulhosos e soberbos, somos apresentados a uma série de sofrimento que parece não ter fim.

Apesar de ser um romance, claro que bem trágico, não consegui visualizar assim. A cada página fica mais difícil de acreditar que tudo se sucede por amor, quer dizer, a perda de um grande amor, pois a forma que tudo é retratado é perverso e doentio.

Algumas frases realmente são de tirar o fôlego de tão bonitas e intensas e entendo quem acha esse tipo de amor avassalador e magnífico, mas para mim, a maioria dos personagens estavam feridos depois de tantas humilhações, e estavam sobrevivendo através da ideia de vingança assim fazendo mais pessoas sofrerem, tornando tudo um sofrimento desnecessário.
Tais Alves 03/10/2022minha estante
Concordo com vc, me senti da mesma maneira. Não consegui empatizar com esse "amor". Mas sem dúvida, é um livro incrível.

Kamilly 03/10/2022minha estante
Quero muito ler, mas estou com medo de me decepcionar..

Tais Alves 03/10/2022minha estante
A leitura vale super a pena, vá de mente e coração aberto. ?

Rayane.Kevina 03/10/2022minha estante
É um livro que você tem quer ir de cabeça aberta, porque em alguns momentos você vai amar e em outros odiar.

vitoriamvrques 18/04/2023

Odiei
Tava com muita expectativa nesse livro, porque já vi muitas pessoas falando bem e estava na minha lista há uns 4 anos. Finalmente tomei coragem de ler e me arrependi! Será que o problema sou eu?

Pode ser que a história só não é pra mim, mas eu achei o enredo totalmente maçante com plots previsíveis e repetitivos, situações insalubres e personagens insuportáveis (outro motivo pelo qual eu acredito que não consegui gostar. Não consegui me afeiçoar a nenhum personagem e absolutamente todos me irritaram).

Parece que o livro não tem história e eu fiquei esperando algo extraordinário acontecer, mas ficou o mesmo ritmo lento do início ao fim.

Ler esse livro foi uma experiência muito chata, mas eu quis terminar só pra poder falar mal com propriedade. De novo, talvez o problema seja eu por ter colocado tanta expectativa, mas ele definitivamente não foi pra mim.
Kira 18/04/2023minha estante
Sempre que me perguntam deste livro a minha resposta é a mesma : ?sabe aquele programa do Datena? Igualzinho, uma mulher escrota que morre e o cara escroto fica obcecada nela e mesmo depois da morte começa a cometer crimes contra a filha dela. Aliás crimes, muitos crimes neste livro. Só gente arrombada e crianças vítimas inocentes vivendo no meio disso tudo, fim.?

Kira 18/04/2023minha estante
E toda vez que eu vejo resenha do povo falando de uma bela história de amor, eu fico ?gente que histórias de amor são essas? KKKKK?

Kássia 18/04/2023minha estante
Comecei a ler, parei na página 24 e nunca mais. Real, não funcionou pra mim

Laly Conrado 07/05/2023minha estante
Eu achei esse livro horrível, sem pé e nem cabeça, não fez sentido nenhum na minha cabeça. Totalmente arrependida, pra mim não valeu nem a experiência kkkk

Vitoria 04/01/2023

Não sei do que as almas são feitas, mas as nossas são iguais
O morro dos ventos uivantes é um clássico conceituado e apreciado em todo o mundo mas principalmente na literatura inglesa, e seu prestígio é mais que merecido em minha singela opinião.
Em seu livro único, Emily Brontë (que assim como as duas outras irmãs possui um talento impecável) compila um enredo selvagem, rústico e complexo. A trama começa de forma lenta e vai ganhando forma, a narrativa adquire a certa altura um tom gótico e sombrio, para em seu encerramento apresentar-se alegre com o futuro vindouro. Apesar de suas contravoltas, muito sofrimento por parte de todos os personagens, o final do livro é impressionante.
A irmã Brontë cria personagens únicos e multifacetados, não existe personagens 100% ?bonzinhos?, todos possuem defeitos, e esse fato torna a escrita de Emily tão realista. Heathcliff apesar de terrível em suas atitudes é um anti-herói complexo e bem desenvolvido, Catherine é em alguns momentos tão cruel quanto o Heathcliff, Edgar é bondoso mas fraco, Cathy é gentil mas mimada?. Todos são personagens complexos e profundos.
Em geral, é um livro incrível, um clássico fascinante
Recomendo muito :))
obs: que edição maravilhosa da Darkside, possui prefácio, biografia, resenhas da época e uma timeline da vida da autora, editora fenomenal ?
Aruanito 04/01/2023minha estante
Ual 5 estrelas ??

Dayelle.Lima 04/01/2023minha estante
Sabe me dizer a faixa etária aproximadamente?

Vitoria 05/01/2023minha estante
A faixa etária é 12 anos, porém eu não recomendaria para menores de 14

Dayelle.Lima 06/01/2023minha estante
Obg?

NathaliaGarrido 10/07/2016

Vocês são loucos, onde isso é historia de amor?
O livro é realmente muito bem escrito e mexeu muito comigo, mas eu to até agora tentando saber onde isso é uma historia de amor?
Eu to perturbada com o fato das pessoas romantizarem um relacionamento abusivo desse, tudo que ele faz o livro todo é intragável e injustificável e nada sobre amor é possível absolver esse personagem.
O livro como um clássico e de escrita impecável e muito a frente da sua epoca eu concordo e minhas estrelas são por isso, agora as que deixei de dar foram justamente por essa falta de empatia que eu conseguia sentir com todos os personagens.
Talita 27/07/2016minha estante
Parabéns! Acho o mesmo!!!

NathaliaGarrido 27/07/2016minha estante
Heathcliff o rei do mimimi! Fulana não te quis por causa de dinheiro? Bom engole essa e vai ser melhor eu hein.

Bel Mello 03/08/2016minha estante
Acho que as 3 não entenderam muito bem a questão. É uma história de amor sim, mas concordo que não dentro da normalidade. Quase como um amor louco e obsessivo. Isso que leva o Heathcliff a fazer tudo o que ele fez. Ele amava tanto essa mulher que a ideia de perdê-la era o fim do mundo para ele. Os diálogos entre os dois, a maneira como a Cath descreve o que ela sente por ele, nossa, me tira o fôlego toda vez que eu leio, de tão intenso que é. Mas não é uma história de romance tradicional, com um final feliz e cheia de mimimi, e isso que é o mais incrível na minha opinião. Aposto que muitos esperavam uma mocinha, pura e ingênua, e um principe encantado. E os personagens principais não são nada disso, a Cath é selvagem, egoista, mimada, geniosa, mandona. Enquanto o Heath é rancoroso, vingativo, uma pessoa ruim. Quem poderia esperar um casal assim? Um romance com esses personagens? É geniaal !!!! Ainda mais para a época em que foi escrito. No final das contas o morro é uma história de amor sim, mas também de ódio e vingança. Não é para quem está acostumado com finais felizes.

NathaliaGarrido 07/09/2016minha estante
Primeiro quem são essas 3 que não entenderam? Bom eu entendi a historia e jamais esperei um final feliz, porém isso pra mim não é amor e sim relacionamento abusivo e eu não romantizo coisas desse tipo, o livro é bem escrito e chocante e gostei por isso, mas pra mim são as pessoas que acham esse relacionamento lindo é que não entenderam bem a questão (igual o povo que romantiza lolita e eu acho inconcebível). Logo por favor não me venha falar o que estou acostumada com livro, se é um livro pra mim ou se entendi ou não algo só porque minha opinião é diferente da sua. Paz.

Lorelay 03/07/2020

Comecei a leitura sem muita expectativa, pois não sou chegada a romances, mas O Morro dos Ventos Uivantes é totalmente diferente de qualquer outro romance que já li. Ele é sombrio e retrata a natureza humana de forma tão realista que é assustador. A maioria dos personagens são detestáveis e ainda assim é impossível abandonar a leitura pois a história é cheia de reviravoltas, a estrutura narrativa e a escrita são excelentes. Emily Brontë desenvolve os personagens tão bem que é impressionante, retratando perfeitamente como o sofrimento pode deformar o caráter e a personalidade de modo (quase sempre) irreparável.
Rosa 03/07/2020minha estante
Nossa, eu amei essa leitura, não dava nada por ele no início e hoje é um dos meus queridinhos... kk

Lorelay 03/07/2020minha estante
Exatamente o que aconteceu comigo! hahahaha Esse livro me surpreendeu muito. Boas leituras pra você! ?

di aninha 03/07/2020minha estante
Amei sua resenha, vou adicionar minha lista...

Lorelay 03/07/2020minha estante
Legal! Acho que você vai gostar. O livro é muito bom mesmo!

melanie.lee.315 29/12/2022

Leitura da vida
Já li umas 5 vezes esse livro! E é uma história que está cravada em mim! Amo a narrativa e os personagens. A sensibilidade e a riqueza de detalhes! Não sei do que nossas almas são feitas,mas a minha e a dele são iguais ?
Yngreed.LAbero 29/12/2022minha estante
Já comecei 3x e parei na metade?? Deus me dê sua coragem amg

melanie.lee.315 30/12/2022minha estante
Faz assim,respira fundo e vai! Esqueça das outras vezes que tentou e não deu certo! Eu amo ele demais,porque gosto de romance de época,digamos que esse é um dark Romance de época rsr mas se realmente não estiver prendendo,não estiver gostando. Só finaliza kkk Teve um livro que penei demais para ler,pois estava com a expectativa muito alta O iluminado mas pensa em uma leitura arrastada e monótona,mas terminei !

Beatriz 30/12/2022minha estante
os personagens q fazem o casal são irmãos? n entendi a sinopse

melanie.lee.315 30/12/2022minha estante
Dois são filhos do patrão! E um é filho do empregado! O que é filho do empregado vai embora, a filha do patrão casa com o filho do vizinho rico que ela fazia ciúmes quando era pequena para o filho do empregado! Tem uma reviravolta enorme ! Então o filho do empregado volta aí começa a história e pesadelos do personagem! Tem o filme com o mesmo título é ótimo