Clevelândia

O ESTADO E A DISTOPIA DA ORDEM

CAPÍTULO 4
BOLCHEVISMO E ANARQUISMO

><'',º> 25/03/2019

"Um tema de difícil leitura elucidado num livro que, no entanto, lê-se facilmente, dado o empenho do autor em apresentar inúmeras histórias desenterradas de arquivos policiais e encontradas em jornais operários comidos pelo tempo.

'O livro Clevelândia: anarquismo, sindicalismo e repressão política no Brasi'l narra a história desse confinamento trágico de brasileiros a partir do olhar privilegiado de alguns ativistas anarquistas daquela época. Militantes que foram duramente reprimidos e perseguidos. Tratando-se de uma obra sobre anarquistas e realizada por um historiador que participa deste movimento (Alexandre Samis é membro do CELIP, Círculo de Estudos Libertários Ideal Perez, no Rio de Janeiro) poderíamos até esperar um manual panfletário sobre a visão que os anarquistas tiveram e têm da perseguição política por eles sofrida. Mas não.

Samis se mantém distante do objeto estudado, mostra-se bastante prudente nas opiniões emitidas, sempre calcado em rigorosa metodologia de análise e vastíssima documentação conseguida nos arquivos do Estado do Rio, de Minas, de São Paulo, no Arquivo Edgar Leuenroth da Unicamp, no Instituto de História Social de Amsterdã e em diversos arquivos libertários pesquisados, inclusive em Portugal. Penso até que Samis se manteve distante e prudente demais ante a evidente crueldade praticada por aquele Estado e a óbvia omissão dos militantes comunistas daquela época e de quase toda a historiografia posterior ao evento."

CARLO ROMANI
(Trecho do artigo "Clevelândia do norte - aqui começa o Brasil!")