Login

Resenhas
Recentes

Vinicius 29/10/2012

Um livro "inanarrável"
Ler crônicas é uma coisa maravilhosa. O autor lhe faz ver com seus olhos. Ler crônicas do Rubem ALves é... Inanarrável ("Essa palavra não está no Aurélio", uma amiga tentou falar outra coisa e saiu isso, desde então usamos essa palavra como sinônimo de indescritível, mas por algum motivo ela tem mais impacto (talvez por sempre dar uma grande pausa, representada no texto pelas reticências)antes de a falarmos). Ele retrata a Escola da Ponte com tanta paixão que não te deixa outra opção a não ser querer conhecê-la! Sensível, e consequentemente excelente, análise da escola, mesmo tendo passado apenas um dia nela. Parabéns Rubem Alves! Você foi capaz de restaurar minha esperança no sistema educacional e de me dar forças para tentar mudar a situação atual! Por tudo isso lhe sou grato! :)

Su 21/01/2012

RUBEM, Alves. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 9 ed. Campinas SP: Papiros Editora, 2003,120p.

Este livro, A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, relata uma visita contada pelo escritor Rubem Alves que ele próprio fez a escola da ponte em Portugal. Segundo o autor uma visita que dificilmente sairá de sua mente. A Escola surgiu do desejo de se fazer uma escola que respeitasse as diferenças individuais e tratasse os alunos com amor, Um modelo pedagógico que começa finalmente a servir de inspiração a outras escolas. Situada ao norte de Portugal, numa simpática vila que se chama “Vila das Aves”, diferente, ousada, inovadora, onde os alunos não estão distribuídos por turmas nem anos de escolaridade, não há lugares fixos ou salas de aula, todos os alunos trabalham com todos, todos os professores trabalham com todos os alunos. Onde se trabalha o educando para ter autonomia, valores como a solidariedade e responsabilidade. Com a finalidade de uma educação inclusa, trabalha com a participação e cooperação de todos, pais, alunos, educadores. Os alunos decidem o que querem aprender e quando querem ser avaliados, bem como o método de avaliação estabelecida. A cada ano, os alunos decidem democraticamente na Assembleia de Escola os direitos e deveres que consideram fundamentais para aquele ano. Onde os métodos pedagógicos são diversos como: Definição dos Direitos e Deveres, Assembléia de Escolas, Comissão de Ajuda, Debate, Caixinha dos Segredos, Caixinha dos Textos Inventados, Eu Já Sei, Eu Preciso de Ajuda...
O livro de Rubem Alves, traz uma visão diferente para se alcançar o aprendizado. Desaprendendo, retrocedendo e retratando o interior da criança, seu reflexo, assinando o que se faz. Um recomeçar a aprender com liberdade. Um livro que desperta a reflexão crítica de revolucionar o ensino por meio da extensão dos resultados de pesquisas na educação. Rubem Alves, escritor renomado, mineiro de Boa Esperança, foi pastor, teólogo, atualmente escritor de crônicas, livros infantis, descobridor de experiências fascinantes como esta “A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir”, desperta no leitor e em profissionais da área da educação que se sentem desmotivados com a educação atual, a quererem algo novo, inovador, criativo aos seus alunos, fazendo com que eles também sintam o mesmo, com a arte do saber. Uma experiência fantástica a vivida pelo escritor. Esta obra literária de fato é inspiradora, com vocabulário simples, indicado a leitores de todas as idades, profissionais da área da educação, aos pais. Trabalhar a coletividade, convivência democrática, cooperação, partilha, de forma divertida e sem regras estabelecidas, sistematizadas é um sonho que deveria ser de todos nós brasileiros. Só que dificilmente na minha opinião uma escola dessas tería espaço aqui em nosso pais. Faltaria apoio e confiança de muitas pessoas, autoridades, pais. O Brasil é muito tradicional em se tratando de educação, ao modelo escolar e a pedagogia aplicada nas escolas. Quem se atreveria à uma transformação tão drástica? Mas os profissionais da àrea de ensino, professores, pedagogos cabe sim ser mais criativo, participativo em suas aulas, trabalhando em conjunto com a escola , comunidade , alunos em prol de um ensino de qualidade, tornando seus alunos críticos e mais preparados para enfrentar os problemas futuros. Vivemos em um mundo onde as pessoas querem sempre mais, não se preocupando com o próximo, e não queremos que nossas crianças sigam esse exemplo de vida, queremos ensinar e aprender com elas a ser cooperativo, justo, a trabalhar em conjunto e sentir prazer em ensinar e aprender. Esse livro é uma lição à todos nós que nos preocupamos com o futuro da educação. Nota 1000.

Nome: Rubem Alves
Nascimento: 15-09-1933
Natural: Boa Esperança MG
È um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, è autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis. Durante sua infância, enfrentou os problemas comuns ocasionados pelas freqüentes mudanças de estados e de escolas. Tais mudanças influenciaram sua atitude de introspecção que o levou à companhia dos livros e ao apoio da religião, base de sua educação.
Presbiteriano, tornou-se pastor. Teve três filhos, e entrou numa crise de fé decorrente de um problema de saúde na família, tendo assim de abandonar o pastorado. Apóstata do cristianismo, tornou-se crítico da religião organizada. É considerado persona non grata na Igreja Presbiteriana, pelas suas posições liberais e anticlericais.
De volta ao mundo secular, tornou-se escritor e acadêmico, de onde vem sua fama.
Bacharel e Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia (Ph.D.) pelo Seminário Teológico de Princeton (EUA) e psicanalista. Lecionou no Seminário Presbiteriano de Campinas, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e na UNICAMP, onde recebeu o título de Professor Emérito. Tem um grande número de publicações, tais como crônicas, ensaios e contos, além de ser ele mesmo o tema de diversas teses, Dissertações e monografias. Muitos de seus livros foram publicados em outros idiomas, como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e romeno.

Nati 30/03/2011

Muito interessante..
O que me chamou a atenção neste livro foi o fato de não existir um programa específico de ensino que é caracterizado por ser um cardápio de saberes organizados em sequência lógica. Os alunos e professores aprendem de acordo com suas limitações e que desejam sempre que os programas sejam retrógrados, pois os consideram inúteis e finalizam que programa cumprido não é programa aprendido.
É interessante ver que não há competição entre os alunos e que acabam cooperando uns com os outros, pois aquele que sabe ensina para o que não sabe e assim a Escola da Ponte vira um espaço em que todos compartilham conhecimentos.
Se levarmos para essa maneira de educar aqui no Brasil, poderíamos certamente ter um quadro totalmente diferente do que temos hoje. Criar essa parceria entre os alunos, seria fundamental para o crescimento de cidadãos participativos e conscientes.
Ler esse livro me trouxe a esperança de que toda essa realidade dura de nossas escolas, pode mudar.

Carol Pimentel 22/02/2010

Genialidade
A Escola da Ponte é o retrato de uma educação utópica que existe e dá certo.

Neste livro, Rubem Alves retrata como funciona esta instituição e demonstra como as regras dos colégios podem nos transformar em indivíduos sem visão crítica (claro que de forma sutil).

E concordo inteiramente com ele: meu cérebro é como um escorredor de macarrão!Só retenho o que uso...

Beijos no coração

déia mack 27/06/2009

Fabuloso
Este é um livro fantástico, já li diversas vezes e toda vez que releio me emociono, os relatos apontados por Rubem Alves sobre a Escola da Ponte, me fazem ter vontade de viajar até portugal e conhecê-la. Com muita maestria, Rubem mostra que a educação pode sim encontrar novos caminhos, e para isso nos apresenta a Escola da Ponte, que possui métodos de ensino-aprendizagem simples, mas que revolucionariam a vida de todos, pais professores e principalmente dos educandos.

Publicidade

logo skoob beta
"Skoob faz sucesso e dobra em número de usuários e obras cadastradas todos os dias"

IG Tecnologia