O Irlandês

O Irlandês Tayana Alvez

Resenhas - O Irlandês

Rosy 14/09/2020

Sem expectativas, mas foi bom
Comecei a leitura sem expectativas, nem seria um livro que eu escolheria para ler, até ter uma leitura conjunta com umas amigas e valeu bastante a leitura.
Neste livro conhecemos a história da Júlia que é uma brasileira q precisa se sustentar na Irlanda então pega vários tipo de trabalhos, inclusive o de babá. E é com esse emprego q ela conhece o viúvo mais gost... gato da Irlanda, o Robert.
Entre medos, problemas, culpas e situações difíceis já vividas o romance começa bem fofo, embora muito rápido. A história é mto fluida e vc lê bem rápido.
Valeu a leitura.

Vitoria 29/09/2020

A tay ja morou na irlanda
Que massa a tay morou na irlanda fez o livro interesante.
Nao e como se ela nao soibesse o que fazer ela soube muito bem elaborar este livro .
Fez agente viajar para dentro do livro como se estivesse vivendo junto com o personagens.
Nao e como se ela nao spubesse o que estava falando como ela ja morou na irlanda sabia muito bem escrever o livro .ameii o irlandes
Foi muito bem escrito e detalhado

Tâmara Moya 14/03/2022

Em O Irlandês vamos conhecer Júlia e Robert. Julia é uma brasileira negra que faz intercâmbio na Irlanda, que se divide entre vários empregos e o curso de inglês. Ela é inteligente, divertida e muito consciente do seu lugar no mundo. Apesar da loucura do dia a dia, Julia sempre separa as quintas-feiras para se descontrair em um bar com karaokê. Robert é viúvo e tem duas filhas. Em uma das noites de Karaokê Julia esquece seu casaco e o mesmo é encontrado por Robert que localiza Julia através de cartão de babá que encontra no bolso do casaco.

A atração que Julia e Robert sentem um pelo outro é intensa e imediata e a cada página virada, me peguei torcendo pelo casal. Enquanto a relação dos dois se desenvolve, vamos conhecendo melhor a vida dos personagens: Julia com suas relações amorosas onde o racismo de uma forma ou de outra, se mostrou cruel; Robert tem tentado ser um bom pai e lutado para superar a morte da esposa. E apesar de estar passando por um momento traumático com a perda da mulher, ele não se tornou amargo e ranzinza, ao contrario, se tornou um homem muito gentil e amoroso. Rob é um mocinho perfeito, nada menos do que Júlia merece. Conhecemos também as filhinhas de Robert (Alice e Annabelle), fofas, divertidas, amorosas, acrescentam muito ao desenvolvimento da história e não tem como não sorrir com elas e não sentir a dor delas.

A autora acrescenta elementos interessantes sobre a vida na Irlanda e as diferenças culturais. O livro traz algumas cenas sensuais, mas nada exagerado. A narrativa da Tayana é fluida, envolvente e em poucas páginas eu já estava presa na história de uma forma que eu não conseguia parar de ler.

Uma leitura com um romance fofo e bem construído, que aborda assuntos relevantes ligados ao racismo e a realidade da mulher negra. O Irlandês me fez suspirar e aqueceu meu coração.

Tami 27/09/2020

Incrível
Só posso dizer que livro incrível!!! De uma sensibilidade e leveza que te faz mergulhar na história num piscar de olhos..E não é apenas um romance, mas fala sobre a solidão da mulher negra, sobre racismo e amores de diferentes classes sociais, conta a história de uma mulher negra que redescobriu seus caminhos e um irlandês muito fofo que também redescobriu o poder que o amor tem de ressignificar e ajudar a curar as feridas do coração!

Sthe 20/09/2020

Mais uma indicação da Paola q foi perfeita! Amei demais esse livro, foi ótimo para sair da ressaca literária. Leitura foi rápida e gostosa, amei a construção dos personagens e a escrita da autora. Recomendo demais ?

Verônica Colares 15/09/2020

Não é só mais um livro hot
Esse livro aborda algumas questões de racismo muito interessantes. Vale a pena a leitura.

Serfelizlendo 08/08/2021

Um lindo enredo!

Um dos melhores livros que li esse ano foi " O Irlandês" - Tayana Alvez.
O enredo é perfeito e nos brinda com muita representatividade através de um casal interacial super fofo e realista.
Amo muito os dois juntos!
A Júlia tem uma força muito grande. Não é só sua vontade de mudar de vida, mas sim, em correr atrás disso sem pisar nos outros e sem burlar o limite do certo e do errado. Ela tem caráter!
O Robert é diferente do que estava acostumada a ver em viúvo. Geralmente, esse tipo de personagem são tristes e se prendem a isso com todas as suas forças, mas neste caso, vi o desejo de viver plenamente em todos os papéis sociais por ele desempenhado.
Não é aquele "bruto" que maltrata como forma de defesa!
Um ótimo pai que por um trauma não tem a noção de como é bom e nem de como melhor.
A forma como ele se encantou pela Júlia foi linda, não teve nada rápido ou sem sentido. Desenvolvimento perfeito!
Porém, o ato altruísta dele em priorizar suas filhas foi o que mais me encantou nesse pai. O cara é o máximo!
Com uma escrita mega fluida, a autora faz um grande alerta sobre o racismo. Não é um livro pesado, a Júlia não é aquela mocinha que se prende aos traumas provocados por tal ato abominável. Ela alerta, luta e busca viver em felicidade plena!
Tem muitas cenas engraçadas, amizades sinceras e duas crianças que me deixaram de queixo caído.
Outra coisa legal esta em observar as diferenças culturais e, dentro deste escopo posso dizer que foi importante poder entender um pouco mais sobre como a criação de um filho pode ser tão variável.
Enfim, o livro é perfeito e feito para ser devorado!
Recomendo a todos, leiam sem dúvidas e não se preocupem com as cenas quentes porque tem muito no gosto por trás delas.
Amo muito "O Irlandês"!

Gabi 18/02/2021

Um homem quebrado e uma mulher que apesar dos problemas que enfrenta é animada e cheia de vida: a receita certa dos romances clichês. Então imaginem minha surpresa ao ver 'O Irlandês' ir muito além disso. Logo no começo do livro somos apresentados à Júlia: mulher, negra, intercambista e com um dia-a-dia apertadíssimo em que intercala trabalhos e estudos. Então por que não acrescentar um terceiro trabalho à essa rotina, certo? Por mais que pareça loucura e ela saiba disso, é exatamente o que faz. Em seu novo emprego Júlia conhece Robert e as filhas dele, Annabelle e Alice. À medida que a história evolui vemos nossa protagonista cada vez mais apegada à essas três pessoas, mas também cansada demais e cheia de inseguranças. Além de trazer uma protagonista feminina muito cativante e independente, a autora nos entrega um mocinho que foge dos padrões de romances clichês: apesar de quebrado, Robert não é cruel, fechado ou o típico "bad boy que só é assim porque passou por muitos problemas". Fiquei completamente apaixonada pelo personagem e pelas características da personalidade dele. De quebra Tayana Alvez aborda temas importantes como: racismo e dependência emocional em uma história leve e muito envolvente. Apesar de estar um pouco receosa quanto ao rumo que a continuação da história seguirá também quero muito ver mais desse casal.

Maria 16/06/2021

Gostei, mas não me tocou
Uma dificuldade que acabo tendo com romances é não conseguir me envolver tanto com a trama várias vezes. Esse foi o caso desse livro. Muito bem escrito e história divertida, mas não me apaixonei. Nenhum ponto negativo em específico, só não foi minha vibe.

Jessica 27/08/2020

Real
A autora conseguiu falar sobre racismo de uma maneira sensível, real e envolvente. Assim como a autora e a personagem principal, eu sou uma mulher negra e por isso me vi muito no livro.
E mesmo sendo um tema pesado, ela conseguiu trazer de uma forma leve. Eu amei todos os personagens, inclusive as crianças (e olha que costumo achar chato trama com crianças rs).
Fora que o fato de a autora ter morado na Irlanda, onde a história se passa, dá uma realidade muito grande ao livro. Eu já tinha vontade de fazer intercâmbio na Irlanda, mas agora ficou ainda mais forte. Se eu pudesse ia pra lá amanhã.
Se você gosta de aprender com os livros que lê, ama uma boa história de amor, ambiente lindo e inspirador e uma pitada hot, só vai. Tem no Kindle unlimited, vale muito a pena!

Livros de Cabeceiras 24/07/2020

Julia é uma mulher de vinte e sete anos que decide abandonar toda a sua vida no Brasil e ir estudar inglês em Dublin, na Irlanda.
Tendo investido toda sua economia no intercâmbio ela se vê presa na rotina maçante de uma imigrante e uma de suas poucas diversões é um bar de karaokê, depois de uma noite atípica nesse bar Júlia recebe uma proposta de emprego, ela pensa em negar, mas os euros a mais falam mais alto e ela acaba aceitando mais um emprego, e assim ela fica conhecendo Robert.
Robert trabalha em uma editora, tem uma família feliz ao lado de Annabelle, sua filha mais nova, Alice, sua filha mais velha e de Aimee, sua esposa. Até que em uma típica tarde, uma despedida inesperada, sua vida vira de cabeça para baixo e ele agora tem que lidar com o vazio, o abandono e ainda conciliar tudo isso com o trabalho e a família.
Até um dia em que Robert se deixa convencer por alguns clientes ele atravessa a cidade para comemorar um novo contrato num bar que nunca tinha pisado antes.

Alessandra Leandro 11/07/2020

Envolvente!
Realmente, o livro me prendeu do começo ao fim. A forma de escrever da Tayana Alvez faz com a gente crie uma grande empatia e proximidade com a Julia, protagonista do livro. Tive muitos momentos de reflexão durante a leitura, principalmente no que tange a realidade dos relacionamentos amorosos das mulheres negras e na vida dos imigrantes na Irlanda. Temas como autoestima feminina e diferenças culturais também aparecem na obra e são muito bem trabalhadas pela autora. E o principal, nos deixa de coração quentinho!!! Ah por favor, leiam a nota da autora, vale a pena demais!

Stella Salles 15/06/2021

??????????
O Irlandês foi um livro que li com o clube de membros da @aione_simoes no ano passado (2020).
Nesse livro conhecemos a Júlia, brasileira morando na Irlanda. Com uma rotina de muito trabalho ela usa seus dias de folga para extravasar a energia no karaokê. Durante uma noite dessas acaba conhecendo Robert, irlandês típico, editor em uma aclamada editora de livros, viúvo e pai de duas lindas garotinhas. Esse encontro promete mudar a vida de ambos.
Quando o amor é forte, cor e status social não importam.
O Irlandês é um livro de @tayanaalvez, autora brasileira, nascida no Rio de Janeiro e que, atualmente, mora em Dublin, na Irlanda. Autora negra que tem propriedade para falar sobre os percalços na vida da mulher negra e brasileira fora do país.
Um livro com cara de fofinho, mas que traz muito mais por trás dessa história. Um livro marcante e que eu indico muito a leitura pra você que gosta de casal cativante e uma personagem forte e corajosa.

@deborah.mrodrigues 26/03/2020

Vale a pena conhecer Júlia e Robert!!!!
Júlia largou tudo no Brasil em busca de um sonho na Irlanda, mas em pouco tempo ela entendeu que ser imigrante não é nada fácil. Ela investiu tudo que tinha no intercâmbio, mas a rotina maçante e cansativa a deixa esgotada. Sua diversão se resume a estar em casa com os amigos, com quem dividi a moradia, e os dias de karaokê num pub da cidade, e é depois de uma dessas noites, que uma proposta de trabalho surge e, mesmo sabendo que dizer não é o certo, os euros falaram mais alto e ela disse sim.
Robert, editor chefe de uma das editoras mais conceituadas da Irlanda, vive uma vida dos sonhos ao lado da esposa e de suas duas filhas, mas em uma tarde normal, um acidente e uma despedida inesperada viram a sua vida de cabeça para baixo. Mas, mesmo em meio a dor, ao vazio e ao abandono e as responsabilidades de conciliar trabalho e a família que lhe resta, ele não esquece que as pessoas ao seu redor merecem sempre a sua gentileza. Em uma noite atípica, ele se deixa convencer pelos amigos de trabalho a comemorar um novo contrato, atravessa a cidade e vai a um bar que nunca foi. O que ele não contava era que essa noite lhe traria tantas surpresas.
"Porque, independente das merdas que aconteçam na nossa vida, ainda temos outro dia para viver e todas as pessoas que encontramos no caminho merecem o melhor que nós temos."
O Irlandês é uma história muito boa, contada pelo ponto de vista da Júlia, mas o epílogo é narrado pelo Robert.
Júlia e Robert possuem um relacionamento com um certo drama, mas é o tipo de casal que gosto: senta e resolve seus problemas conversando. O relacionamento foi gradual, flertes, jantares, troca de olhares até o ápice da conquista.
O enredo é forte, aborda temas necessários, conta um pouco de como é ser imigrante em um país europeu, o duro que eles dão em busca da realização de um sonho, os preconceitos de um relacionamento entre um homem branco e uma mulher negra, mas a escrita é leve, os diálogos são divertidos o que tornou a leitura mais fluída e gostosa.
"Essa sensação de nunca ser boa o bastante, de ser parada por causa da minha cor, de ser uma subcategoria de mulher porque nasci com mais melanina do que outras pessoas."
Só me incomodou o fato de os diálogos serem identificados com aspas ou invés de travessão, isso é uma característica que não gosto, pois, de certa forma, me faz ficar um pouco perdida na leitura, sem saber se é um diálogo ou parte dos pensamentos do personagem que está narrando. Fora isso, a leitura fluiu muito bem.
Valeu a pena dar uma chance ao amor de Júlia e Robert e as lindas Annabelle e Alice.
"Quando eu te vi naquele bar, há meses, que parecem eras atrás, eu sabia que você mudaria a minha vida, mas nunca imaginei que se tornaria a terceira pétala do meu trevo da sorte."

Maria18806 12/03/2022

Uma surpresa!
Comecei a ler pensando que iria ser só mais um livro de romance bem clichê, mas na verdade é um livro que toca em temas bastantes sérios também. Amei muuuuuito