Wake - Despertar

Wake - Despertar Lisa McMann

Resenhas - Wake - Despertar

Thais 07/08/2020

Uma viagem pelos sonhos, incrível!
No começo o livro não me atraiu muito, fiquei confusa não sabendo o que era sonho o que era real.
Depois fui me adaptando ao estilo de narrativa de autora, e simplesmente me apaixonei, por um livro que ficou 2 anos na estante sem ser lido.
A Jane e cativante, sua conquistas batalhas enfim.
Já Cabel, é de uma gentileza e empatia infinitas os dois se completa.
História que me deixou vontade de bis.

Erika 31/08/2010

Não espere muito.

Janie é uma jovem com um poder interessante de ser sugada para dentro dos sonhos das pessoas. Além de vir de uma família com dificuldade, onde formada por ela e sua mãe alcoólatra. Tem como amiga Carrie, uma menina com passado atormentado, da qual Janie evita dormir perto para não presenciar seu constante pesadelo noturno. E trabalha em um asilo para pagar sua faculdade. Quando Cabel, um garoto misterioso da escola, entra em sua vida, ela lhe confia seu maior segredo, mas acontecimentos estranhos a levam a crer que confiou na pessoa errada.

Eu confesso que fiquei muito animada para ler o livro quando vi qual era o poder dela. Mas de certa forma não atingiu minhas expectativas, a autora tinha um prato cheio em mãos, e explorou pouco sobre isso. O livro parece uma espécie de resumo com muitas páginas para outro livro.
Claro que devo dar créditos, o problema que ela enfrenta com a mãe é muito interessante e diferente de qualquer história, sempre vemos a garota com família perfeita, mas que não dá valor, com Janie é diferente, e muito real, gostei muito deste ponto. E também de Carrie, amiga cujo passado a atormenta, se não fosse certas coisas, com certeza a personagem seria muito legal, e poderia ser mais explorada, assim como Cabel, que poderia ter sido melhor apresentado.
A forma narrativa, é um pouco confusa no inicio, quando se acostuma se torna mais fácil. Mas se fosse em 1° pessoa, com certeza teria sido melhor.
O livro foi muito previsível em meu ponto de vista, e certas coisas não ficaram bem esclarecidas. Para mim, foi fraco.
silvia 17/02/2011minha estante
Eu tenho este livro .Eficaria muito melhor se fosse na primeira pessoa.Asua resenha está muito boa.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

Erika 28/02/2011minha estante
obrigada :)

Hilária Selma 27/07/2011minha estante
Eu também adorei sua resenha Erikaa... Ficou perfeita... E mesmo nao sendo tão bom eu ainda acho q vou ler esse livro... hehehehe Quem sabe ele nao melhora com os outros da serie...

Alessandra 09/08/2011minha estante
Também achei bem fraco.. Fiquei com muito tédio lendo

Erika 31/08/2011minha estante
obrigada meninas....
e sim, é bem fraco mesmo Alessandra, nem dá vontade de começar os próximos... :S
e Hi, leia sim, depois me diz o que achou :)

Lily 20/03/2012minha estante
O livro não foi nada previsível... ¬¬

Erika 20/03/2012minha estante
talvez para vc, mas para mim foi.

kathrein.oliveira 13/03/2022

Tenho esse livro há anos...
Sempre tive vontade de ler esse livro, e hoje revisitando meus livros me deparei com ele.

Como ele é fininho e com a letra grande, li em uma tarde só. Porém é muito juvenil pra mim! Ainda mais que estou lendo a duologia um estranho sonhador que fala do mesmo tema hahahha aí não deu.

Esse livro me pareceu extremamente raso e rápido, sem construção, sem aprofundamento nos personagens. Embora a leitura seja rápida. Acho que para alguém na faixa dos 13...14 anos que quer começar na leitura, seria agradável.
Livinha 13/03/2022minha estante
DO NADAAAAAA

kathrein.oliveira 13/03/2022minha estante
Kkkkkkkkkk

Nanda :) 05/04/2013

O problema de criar expectativas...
é que às vezes, elas não são alcançadas.

Não sou de fazer resenha, mas esse livro me deu vontade de falar sobre ele...

Wake é narrado em terceira pessoa e acompanha Janie, protagonista do livro, que é sugada para o sonho de outras pessoas. Isso acontece quando alguém dorme e sonha perto dela, então ela é automaticamente sugada para o sonho e fica nele sempre como espectadora. Janie não consegue controlar essa sua habilidade e a trata como uma maldição, já que a atormenta desde os 8 anos. Durante essas transições entre o mundo real e o onírico, Janie perde a visão e começa a ter espasmos e convulsões. Quando a pessoa acorda, ela volta ao normal.

O livro conta a vida de Janie, e a luta que ela tem para tentar viver com seu dom. Mostra seu relacionamento com a mãe alcoólatra e com sua melhor amiga Carrie. Janie é menosprezada na escola pois vive na parte pobre da cidade e Carrie é sua única amiga. Sua mãe não trabalha e elas vivem somente com o dinheiro da Previdência, o que fez com que Janie começasse a trabalhar aos 14 anos.

Atrás do livro, se lê "Mas de repente, Janie fica presa em um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela é mais do que uma mera espectadora. Janie se torna uma participante...". Bom, o que acontece na verdade é 1% do que parece.

O livro todo é 1% do que parece. O enredo é muito bom. O problema foi a autora que não soube aproveitá-lo. A narrativa é muuuito rápida, os personagens são mal-construídos e o livro não tem um clímax. O relacionamento amoroso que a Janie desenvolve com o Cabe também achei um problema. Ela fala dele uma vez, e 20 páginas seguintes, lá estão eles apaixonados.

Quando eu li a sinopse do livro eu fiquei pensando "Nossa...ela vai ficar presa num pesadelo e vai acontecer alguma coisa, ela ficará em perigo e não saberá como sair do sonho..." Mas não. Quando ela entra num sonho, ela ainda fica ciente do seu corpo, tanto que ela anda e vai para um lugar onde ninguém possa ver ou até puxa o freio do carro uma vez que é sugada enquanto dirige.

A opinião do School Library Journal, impressa na contra-capa do livro diz que o livro tem uma "narrativa ágil e...satisfatória conclusão". FOCO NAS RETICÊNCIAS. Foi meu primeiro aviso e depois que li já sabia que não devia esperar demais do final.

Se você ainda não leu, não espere também. Mas não deixe de ler baseado nas opiniões diversas. Ao contrário do que parece, não me arrependi de ler Wake. Foi bom ler um YA que não fizesse eu me apaixonar pelo garoto principal. ISSO É MUITO RARO. Por isso e pelo potencial da trama, dei 2 estrelas.

Agatha 25/06/2020

Ideia incrível, mas...
A princípio a ideia do livro parecia ótima: uma garota que mergulha nos sonhos das pessoas e depois vai descobrindo que pode participar e não apenas assistir. Até aí, ok. A leitura começou a ficar complicada quando percebi que a narrativa é descrita em tópicos em DIVERSOS momentos. Se fosse só isso, eu não criticaria tanto, mas o enredo não ajuda muito.
Achei que teria mais desenvolvimento sobre esse "poder" da protagonista, além da descoberta acerca de si mesma, principalmente porque é uma personagem que enfrenta muitas dificuldades ainda na adolescência e seria ótimo ver uma evolução e demonstração de protagonista forte. PORÉM, o foco muda para um casal sem sentido, que se envolve DO NADA e tem umas brigas que eu não entendi o contexto até hoje.
É decepcionante ler um livro com uma ideia incrível que não é aproveitada da forma correta. Não julgo a existência de romance em uma leitura, apenas acho que o livro tem que cumprir o que propõe e é exatamente o que Wake não faz.
Os momentos em que a protagonista entra nos sonhos são interessantes e em alguns isso se mostra muito útil; entretanto, não compensou.
Até pensei em ler a sequência,
mas não.

Tais.Hana 17/06/2021

Um livro surpreendente, comecei achando que seria uma coisa e foi virando outra, com uma reviravolta inesperada. Não vejo a hora de ler o próximo.

Juliana Piovani 02/08/2010

Gostei muito de "Wake",sua narrativa é diferente dos outros livros do gênero,é rápida e "objetiva",digamos.A autora não fica se aprofundando desnecessariamente em devaneios sentimentais do personagens.
O livro consegue prender a atenção,não é cansativo e também não te deixa tendo um ataque nervoso para ler a continuação.Com certeza lerei os próximos,mas esse não tem um fim como "Calafrio" da Maggie Stiefvater ou a série "Vampire Academy" da Richelle Mead,que quase te matam de ansiedade pelos próximos.
Um livro ótimo para passar o tempo e entreter!Recomendo!

Manuzinha 26/06/2021

E se você entrasse nos sonhos das pessoas ?
É bem interessante essa história , mas podia ser melhor , eu acho que podia ser incrivelmente melhor !! Próximo ao final , é bem legal , mas ainda assim , podia ser melhor !! Leiam e tirem suas conclusões !!

mp 08/05/2022

gostei? não sei
eu gostei da ideia da história mas acho que poderia ter se desenvolvido melhor, as coisas acontecem muito rapido sabe??
outra coisa que eu não gostei foi a escrita, não sei se foi a editora e a tradução que deixou tudo muiot confuso? mas tinha umas partes q tavam muuuito bagunçadas.
fora isso eu gostei, li em um dia e ja quero ler a sequência.
livro ótimo pra ler quando estiver no tédio

Nina 07/10/2011

Resenha(pode conter spoilers):

A primeira vez que Janie Hannagan foi sugada para dentro de um sonho, ela tinha oito anos de idade e estava indo para a casa de sua avó quando de repente tudo fica escuro e ela entra dentro de um sonho de um passageiro, a partir dai ela é sempre puxada para sonhos de pessoas que estiverem dormindo no mesmo cômodo que ela esteja.

Ela descobre segredos que não que saber, vê e sente a dor e os medos das pessoas assim como os desejos e as fantasias sexuais delas. E junto a isso Janie precisa enfrentar a vida, morando com uma mãe alcoólatra e desligada, tendo que trabalhar numa instituição de idosos para juntar dinheiro para a faculdade e sobreviver uma vez que elas são pobres.

Mas Jenie acaba conhecendo Cabel Strumheller, garoto problemático que vai fazer Janie mudar seu modo de ver e lidar com seu dom.

Minha opinião:

A estória é muito boa e interessante, tinha tudo para ser um ótimo livro, contudo eu sinto que a autora foi infeliz ao desenvolver o enredo. A primeira coisa que eu realmente achei muito ruim foi a forma de escrever com diálogos entrecortados e algumas vezes a estória fica solta, não tem ligação e um desenvolvimento elaborado. A autora tinha elementos interessantes durante leitura, mas não soube trabalhar nenhum deles, nem o romance foi bem trabalhado, ficando no vácuo e em vários momentos me vi perguntando 'como', 'quando' e 'porquê' durante a leitura.

A segunda coisa que me fez não gostar muito foi o fato do inicio do livro ser bem chatinho, ele não de prende em nada, e tive que me segurar para não largar a leitura. Creio que a autora foi bem 'economica' em páginas: 205, a história só começa mesmo a te prender lá pela página 60(ou '6 de setembro de 2005 - 07h35min', sim o livro não tem capítulos e é divido em datas e horas, não achei isso ruim) depois de você já ter lido 25% dele, com ainda alguns momentos (poucos admito) que a narrativa volta a ficar arrastada e chata.

Cabel, o garoto sexy, bonitinho, distante e sombrio que todo livro tem e que seduz a mocinha, teve um final que eu gostei, achei.... inusitado.

Bem, o livro é legal, mas não espere muita coisa!

Barbara.Bailey 21/03/2022

Os Sonhos alheios
Janie tem 17 anos mas está longe de ser uma adolescente normal.
Enquanto a maioria dos adolescentes lidam com coisas fúteis como níveis de popularidade na escola, Janie tem que lidar com problemas bem maiores. Como esconder o estranho dom que possui de ser sugada para dentro dos sonhos alheios. Ela não possui controle sobre suas habilidades, o que a deixa bem assustada sempre que alguém próximo a ela cai no sono, mas sempre conseguiu esconder esse estranho dom e lidar com os sonhos, já que ela sempre foi uma mera espectadora, porém um dia, ela acaba sendo sugada para dentro de um pesadelo terrível onde, agora, ela não é somente uma mera espectadora mas também uma participante.

Minha Opinião:

Wake é uma leitura rápida. Aquele livro que dá para ler em um dia se tiver no pique. Com uma escrita simples e gostosa, porém em terceira pessoa, o que para mim estraga um pouco a história, pois é como se alguém estivesse fazendo anotações de estudo sobre Janie e seu estranho dom, fazendo também perder um pouco de profundidade nós momentos mais agoniantes de Janie.
Se esse livro tivesse sido em primeira pessoa, mostrando tudo do ponto de vista dela teria sido bem melhor. Mas não entendam errado, ele não é um livro ruim, só é meio simples demais para mim atualmente diferente da primeira vez que o li. Ainda sim gosto demais dele pois a ideia de História é boa e a escrita tem um ar diferente de outros livros em terceira pessoa que já li.

Rai Lira 30/07/2010

"Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos".

As palavras acima são da Cassandra Clare sobre esse livro... eu creio que ela não tentou ler o mesmo livro que eu... que livro chatoooooooooooo... muito incoerente!!!

*********************************************************************

Depois de um engarrafamento sinistro que peguei hoje na volta para casa (e nada para ler, além dele... rsrsrs), resolvi dar uma segunda chance a este livro... ainda não concordo com o que a cassandra disse, mas meu conceito subiu um pouquinho, tanto que resolvi terminar de lê-lo.

O livro começa a ficar um pouquinho melhor quase no final com os desfechos dos sonhos e ela querendo ajudar a solucioná-los.

Achei a Janie muito triste e solitária, também com uma história de vida e uma mãe daquelas ninguém merece...

Que bom que apareceu um Cabel na vida dela... e tudo fica mais interessante... achei ele um fofo!

Acho que a autora desenvolveu um enredo muito confuso que só foi melhorar no final por isso minhas duas estrelas!