Wake - Despertar

Wake - Despertar Lisa McMann

Resenhas - Wake - Despertar

Jess 18/03/2021

Wake, despertar- Lisa Macmann
Uma história intrigante e um tanto diferente.

O livro, Wake, despertar, da autora Lisa mcmann, é o primeiro livro da trilogia Wake, este conta a história de Janie uma adolescente de 17 anos que tem um dom Nada Comum, ela é uma Viajante dos sonhos, um dom que permite entrar nos sonhos das outras pessoas, ou melhor ela é sugada por eles. Com um bom que ela não quer e não controla, ela acredita que o seu dom pode ser uma maldição, que ela seria algum tipo de aberração. Em conflito com quem ela é, com o seu futuro e com sua família, tudo piora ainda mais quando passa a ser perseguida por um pesadelo terrível, chocada com o horror e a violência que nele contém, através deste que ela não será uma mera uma observadora, ela participará!!!!

Uma história super rápida, que o leitor devora em pouco tempo, com romance lírico, personagens marcantes e temas complexos. Uma narrativa bem estruturada que nos prende. Nos faz questionar se nossos sonhos são tão inocentes como aparentam? Nos faz imaginar se estamos realmente sozinhos como suponhamos?

IG literário: @jessi_vital

_Augusto 25/01/2021

Um pouco confuso
O livro tem uma história muito boa, porem a forma que é contada que complica, a narrativa em terceira pessoa eh um dos pontos a se observar, ja li uma trilogia feita em terceira pessoa e chegou um momento da leitura onde só estava lendo porque eu paguei pelo livro, era uma tortura, estou na esperança de que Wake não se torne um peso. A história eh contada faltando pedaços, 3 meses contados de forma muito rápida, em um momento Janie esta indo para a escola de ônibus, no outro ja esta namorando e indo de carro, sem nem ter sido contado como isso ocorreu, ou até mesmo o nome da mãe dela, sério qual o nome da mãe da Janie? Por falar em nomes, tenho que dizer que a Autora deu uma vacilada, um exemplo ?Stu?, poxa vinda em. Fora esses pontos, no mais esta ok, a leitura foi bem curta, só fiquei com uma dúvida, se desde os 7 anos ela consegue entrar nos sonhos das outras pessoas, não eh possível que uma criança não ia achar isso estranho e comentar com os pais, mas esta okay. Partiu ler Fade, não me decepcione Lisa.

_bbrcam 07/01/2021

Eu sempre amei e sempre vou amar
A escrita da Lisa MacMann não é das melhores, mas é diferente. Eu amo a forma como ela consegue nos conectar com horários, datas, anos e, principalmente, sentimentos desses personagens. Janie e Cabel são perfeitamente imperfeitos. Eu amo demais esses dois.

A trama é incrível, mas esse livro é mais introdutório. Sempre ansiosa pra ver Janie se desenvolver e superar tudo. AMO

Carol 11/09/2020

Rápido de ler. Primeiro livro de sonhos que eu li

Cfleurya13 22/08/2020

Me segue no Instagram @estante.13
Reler essa história me fez ver o quanto eu gostava dos personagens Janie que é a protagonista e de Cabel, tem uma cena que os dois interajem que meu eu adolescente achou meigo demais.

Voltando a história, a idéia da autora em ter uma personagem que é sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas é muito original, mas é uma pena não ver essa habilidade seja ela um benção ou maldição não ser explorada mais a fundo, eu sei que a personagem é um adolescente mas eu esperava um pouco mais de descobertas a respeito desse poder e não apenas Janie embarcando em um romance cheio de altos embaixos com Cabel.

Mas quase no final do livro vemos esse dom sendo muito útil para ajudar a polícia a resolver um caso e descobrimos que há muito mais a ser revelado sobre Janie, e isso tudo fica para o próximo livro "Fade".

Eu não lembrava bem da história, mas realmente espero ver mais ação e um pouco de romance no segundo volume.

"Sonhos não são lembranças, Janie. São esperanças e medos. Indicações das pressões da vida. Achei que, entre todos no mundo, você soubesse a diferença." - Cabel

Jaciane.Cruz 08/08/2020

Incrível!
Sim, o livro em si tem sérios problemas na edição, embora fonte, espaçamento e o tipo do papel sejam os melhores possíveis - com certeza é o livro mais confortável de se ler da minha estante - todavia isso não tira a excelência da história e da narrativa exótica - porém brilhante - de Lisa McMann.

Inicialmente a história me foi apresentada como sendo uma distopia, e quando comecei a leitura concluir que foi uma informação muito errônea a que foi me passada.

O livro retrata uma garota de 17 anos chamada Janie, que vive no bairro mais precário de sua cidade - Fieldridge, Michigan, EUA - que não sabe quem é seu pai, e mora com a mãe que pouco se importa com sua existência (a mesma que está entregue ao alcoolismo). Ambas sobrevivem com auxílio social do governo e com o dinheiro do trabalho de Janie em um lar para idosos, local em que ela é muito querida, e trabalha longos turnos para guardar dinheiro para a faculdade também.

O diferencial da personagem é o fato de ela ser "sugada" para dentro dos sonhos de pessoas que estiverem dormindo próximas à ela, o que acontece desde sua infância. Janie nunca contou a ninguém - seu, talvez, dom -, até o momento em que partilha seu segredo com seu colega de escola Cabel, que de forma muito estranha consegue se comunicar com ela por meio dos sonhos de ambos.

O que de início parecia ser um drama adolescente com fantasia urbana - ou ficção científica -, ganhou um toque de romance policial na medida perfeita.

Em uma narrativa totalmente fora dos padrões, Lisa McMann descreve seus personagens e suas ações em terceira pessoa do presente prendendo o leitor do início ao fim, espero encontrar o mesmo em sua continuação "Fade".

Thais 07/08/2020

Uma viagem pelos sonhos, incrível!
No começo o livro não me atraiu muito, fiquei confusa não sabendo o que era sonho o que era real.
Depois fui me adaptando ao estilo de narrativa de autora, e simplesmente me apaixonei, por um livro que ficou 2 anos na estante sem ser lido.
A Jane e cativante, sua conquistas batalhas enfim.
Já Cabel, é de uma gentileza e empatia infinitas os dois se completa.
História que me deixou vontade de bis.

Thainá - @osonharliterario 17/07/2020

Sonhos ou pesadelos?
Desde os oito anos de idade, Janie Hannagan consegue adentrar no sonho das outras pessoas. Longe de ser uma dádiva, mas, sim, um pesadelo, Janie precisa ficar longe de qualquer pessoa que esteja dormindo, pois, se não, ela é sugada para dentro da mente dos dorminhocos, sendo assim obrigada a presenciar os segredos e temores de cada um.

Com uma presença materna ausente, Janie tenta manter a mente sã e sobreviver com o apoio de sua melhor amiga Carrie e através de seu trabalho no lar Heather, um local para idosos. No entanto, quando conhece Caleb Strumheller, o estranho que estuda na mesma escola que ela, a sua vida muda de uma maneira até então inimaginável.

Caleb não é como os outros garotos. Ele entende pelo o que Janie passa com a mãe, e, sendo um garoto pobre e também mal cuidado pelo pai, ele construirá uma nova relação com Janie. Mas Caleb não é perfeito, ele esconde algo, um segredo. Será que Janie é capaz de descobrir o que é? Será que ela irá aceitá-lo, mesmo após a revelação? E, talvez o mais importante, será que ambos conseguirão se ajudar?

Ao meu ver, a autora tinha uma ideia fantástica, mas não soube colocá-la em prática, deixando-a rasa e sem nenhuma profundidade. Acredito que a temática dos sonhos poderia ter sido melhor aprofundada e resultado em um enredo diferente e melhor.

Por sorte eu gostei do final, o que compensou a leitura no geral, e até tinha ficado com vontade de saber o que se passará nos próximos livros, me deixando assim curiosa pela continuação. Porém, confesso, a curiosidade foi momentânea e agora não sei mais se lerei ou não os outros dois livros. De qualquer forma, se você gosta da temática de sonhos e de uma leitura mais juvenil, o livro poderá te agradar.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/07/17/resenha-wake-despertar-lisa-mcmann/

Agatha 25/06/2020

Ideia incrível, mas...
A princípio a ideia do livro parecia ótima: uma garota que mergulha nos sonhos das pessoas e depois vai descobrindo que pode participar e não apenas assistir. Até aí, ok. A leitura começou a ficar complicada quando percebi que a narrativa é descrita em tópicos em DIVERSOS momentos. Se fosse só isso, eu não criticaria tanto, mas o enredo não ajuda muito.
Achei que teria mais desenvolvimento sobre esse "poder" da protagonista, além da descoberta acerca de si mesma, principalmente porque é uma personagem que enfrenta muitas dificuldades ainda na adolescência e seria ótimo ver uma evolução e demonstração de protagonista forte. PORÉM, o foco muda para um casal sem sentido, que se envolve DO NADA e tem umas brigas que eu não entendi o contexto até hoje.
É decepcionante ler um livro com uma ideia incrível que não é aproveitada da forma correta. Não julgo a existência de romance em uma leitura, apenas acho que o livro tem que cumprir o que propõe e é exatamente o que Wake não faz.
Os momentos em que a protagonista entra nos sonhos são interessantes e em alguns isso se mostra muito útil; entretanto, não compensou.
Até pensei em ler a sequência,
mas não.

L 22/06/2020

Devo começar, por dizer que este livro é sem dúvida bastante original.
Janie tem um dom (ou uma maldição) de entrar nos sonhos e pesadelos dos outros.
Vamos conhecer a sua história ao longo dos anos e de como esta maldição a moldou.
Adorei-a como personagem, em todos os sentidos possíveis. Ela é forte e corajosa, e ultrapassou a maior parte dos seus problemas sozinha.
Em resumo, foi um bom livro, fácil de ler e cativante.

Ruuh Vergara 10/03/2020

Sei lá.... A história é confusa. Mas boa kkkk Nem sei o que pensar. Mas mesmo assim quero ler o segundo.

Pri Nunes @infinitoliterarioo 06/09/2019

Resenha @infinitoliterarioo
Sonhos não são lembranças, Janie. São esperanças e medos. Indicações das pressões da vida. Achei que, entre todos no mundo, você soubesse a diferença. (Cabel)

Esse livro me pegou desprevenida.
A autora soube mesclar o poder de Janie com pontos psicológicos, de forma a perceber o real teor de um sonho: medos e vontades e esperanças. Janie acreditava sempre que sonhos eram apenas momentos vividos e transformados em lembranças. Até encontrar um pesadelo e pensar que aquilo não poderia ser real.
Personagens diretos, bem construídos, com uma trama que não engana, vai direto ao ponto. Livro pequeno, mas com um poder imenso de te fazer refletir e pensar o que você faria se fosse obrigadx a viver com um poder que não se controla, apenas te arrasta para os melhores ou piores momentos de cada pessoas que adormece ao seu redor.
Existem segredos e pensamentos que não devem ser compartilhados, infelizmente a Janie é obrigada a invadir esses momentos contra a sua vontade. E pior, ser a única a ter esse poder, sem ninguém para dividir o fardo é cansativo. Ou será que ela está enganada?
Recomendo para àqueles que gostam de uma boa ficção reflexiva, com toques mínimos de magia, mas com um quê de dúvida entre a fala e o silêncio.

site: https://www.instagram.com/p/B2FmESgjMSx/

Lanny 22/08/2019

Boa ideia, péssima execução
A ideia geral do livro é boa, mas a execução peca demais. Diálogos cortados, sem sentido. Descrições incompletas, frases soltas como se a pessoa não soubesse encadear o pensamento. Não sei se a tradutora que errou nas pontuações ou se a autora escreveu desse jeito mesmo.