Camundo - O Desenho e a Sombra

Camundo - O Desenho e a Sombra Nanuka Andrade

Resenhas - Camundo - o Desenho e a Sombra

qziacoelho 30/06/2023

Conheci Camundo enquanto andava pelos estandes da Bienal no livro em 2011. O autor chamou minha atenção e fez uma caricatura quando comprei o livro. Além de gente boa, o cara é um super desenhista e autor. Esse livro é perfeito para a garotada que curte um universo mágico.

Dana 30/12/2021

História linda
E me emocionei com as reviravoltas.... claro, é uma história infantojuvenil mas me lembrou de quando lia a coleção vagalume...

Nelmaliana 29/06/2014

Amizade, peraltices e muita aventura
A história se passa na Curitiba de 1.922. Conhecemos Camundo, um menino abandonado pela família e criado em um asilo, que sofre de fotossensibilidade e tem o dom de desenhar. Mas, infelizmente não são desenhos felizes, são desenhos de coisas terríveis e que logo em seguida acontecem na vida real.

Camundo havia feito um desenho, no qual o diretor do asilo sofre um acidente, e quando isso se concretiza a arrumadeira do local, Mariana, decide levá-lo embora de lá para protegê-lo. Ela o leva para a casa de Elano, um homem rico e influente da cidade, que o abriga. Mas o impede de desenhar, afinal, eram desenhos perigosos que poderiam atrair pessoas mau intencionadas, como os membros do Asseclas do Lagarto, uma sociedade secreta que guarda um segredo milenar.

Leia mais no link:

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2014/06/amizade-peraltices-e-muita-aventura.html

meiriellen 06/05/2014

Uma aventura misteriosa e genial.
Quem não teve o prazer de ler Camundo, não sabe o que está perdendo. A trama é ambientada em meados dos anos de 1920 e conta a história de um garoto com um Dom Especial em desenhar acontecimentos trágicos e futuros. Ele embarca numa aventura com Malini e a engraçada Cindina. Agora nas férias peguei para ler e se tornou um dos meus queridinhos. Já vou reler novamente pois é muito bom mesmo. ★★★★★ ♥.

@viajantedaleitura1 20/04/2014

O desenhista
Camundo é um menino que tem uma estranha doença, não pode se expor ao sol, assim vivendo nas sombras.
No orfanato onde se encontra, passa os dias a se esconder do sol e a desenhar. Seus desenhos, tornam-se realidade de forma cruel e inesperada, como se ele previsse o futuro, mas trouxesse com isso uma maldição de prever momentos irreparáveis de perda e dor.
Para compreender seu dom, Camundo terá que encontrar entre os traços de seus desenhos a sua família e o mistério que a envolve.

Tonyfreitas 01/01/2014

Camundo é outro personagem diferente de tudo que já vimos. É um menino muito bem construído, com características muito vivas e a história dele se passa numa época passada.

Nanuka Andrade esmerou-se nas pesquisas, caprichou nas ilustrações entre os capítulos, fez uma narrativa coerente e bastante concisa e principalmente, teve a preocupação em usar um vocabulário coerente para a época que se passa a história.

Esse menino realmente me conquistou. Outro livro que estou devendo uma resenha decente, mas acredite, em 2014 vou botar um montão de resenhas em dia!

Inst de Leitura 21/11/2013

Já imaginou poder alterar o futuro com seus próprios desenhos? Camundo, um garoto de 14 anos que viveu sua vida inteira em um asilo, pode. Depois de causar um acidente com o diretor do asilo, Camundo é levado pela governante Mariana para uma casa, onde aprende novas coisas sobre seu passado e seus poderes. Ele não apenas é obrigado a se afastar de seu dom, como descobre que ele e outros dotados desse poder são perseguidos por uma antiga entidade denominada de Asseclas do Lagarto. Camundo se junta a Malini e Cindina e, juntos, os três tentam descobrir o máximo possível sobre esse seu poder e tudo que o rodeia.

Eu estava louca para essa leitura e criei expectativas muito altas, o que acontece com muitos livros nacionais. Isso geralmente não é bom e acho que foi o grande responsável pelo leve desapontamento que tive com o livro. A história é criativa e dinâmica, mas por algum motivo não conseguiu me prender. O que mais me incomodou foi o fato de crianças de apenas 14 anos conseguirem fazer tantas que a principio pareciam impossíveis ou improváveis — você vai entender melhor se ler o livro. Os três se metiam em tantas aventuras — muitas sem a permissão dos adultos — que acho que isso simplesmente não pareceu certo na minha cabeça, não me convenceu. Além de que Malini era esperta demais para a idade dela. Por outro lado, os acontecimentos vão tomando um rumo cada vez mais surpreendente. Embora eu tenha demorado um pouco para ler as primeiras 200 páginas, não conseguia mais largar o livro nas últimas 100. O final, principalmente, não poderia ter sido melhor, na minha opinião.

Um dos poucos defeitos do livro foi que a escrita, às vezes, me pareceu tomar um ritmo meio infantil, mas isso talvez tenha sido proposital por causa dos personagens e da temática do livro. Sabe livros como Desventuras em Série, que tem um ritmo e linguagem um pouco diferente, que parece mesmo mais voltada ao público infantil? Então, a escrita dele me pareceu um pouco assim. Eu, particularmente, não gosto muito disso. Faltou também uma revisão mais apurada, muitas palavras vinham grudadas a outras. Porém, o Nanuka soube descrever muito bem, na minha opinião, e ele tem um vocabulário muito bom e bem trabalhado.

Por mais que eu tenha criticado um pouco, com certeza não vou perder o segundo volume dessa série e nem a outra serie do autor (falo de ambos nesse post!). Não sei de verdade porque não consegui me apegar tanto assim. A história é ótima e tem suspense, ação e outros vários atributos que apenas deixam o livro melhor. Quem sabe, eu simplesmente não estava no clima para esse tipo de livro.

site: http://instintodeleitura.com/2011/12/02/resenha-camundo-o-desenho-e-a-sombra-de-nanuka-andrade/

Mi Cherubim 19/02/2013

Já começo falando que o Nanuka me fez chorar no fim. Conheci o “Camundo” no stand da editora Underworld na Bienal do Rio de 2011. Sempre passando pra ver as capas maravilhosas que tinha lá, e me deparo com ninguém menos que Luis, sim... isso mesmo o nosso querido Nanuka. Ele mora em Campinas e foi para a Bienal autografar. Como não poderia deixar de aproveitar, comprei o livro. Só me arrependo por não ter lido antes.
O bom que é a continuação sairá logo heheh. Bom preciso ser sincera e dizer que não fiz muitas marcações no livro. Primeiro por não soltar spoilers. Segundo porque acaba com toda a magia do livro. Já de cara posso afirmar que Camundo me ganhou pelas ilustrações. A capa é maravilhosa, chama muito a atenção. Os desenhos internos são complementares a escrita. Já a diagramação... a editora deixou a desejar. Letra pequena e palavras juntas me desmotivaram a ler. Falo isso por que eu estou lendo só a noite agora. E não ajuda muito a fonte ser minúscula.
Carlos é um menino lindo. Puro, de um coração enorme. Já me apaixonei por ele né? Sim ou com certeza? Sim. Mas de longe ele é o meu personagem preferido. Carlos tem um DOM. Ele desenha coisas que infelizmente acontecem. Você deve se perguntar... ah, mas é só coisas boas. Pelo contrário. Camundo só desenha desgraça. E numa dessas desgraças ele se vê perdido, pois tem que sair do único local que chama de ‘lar’. A casa de Camundo é tipo um reformatório para crianças abandonadas. Mas diante de tanta tristeza ele tem uma alma caridosa, Mariana, uma arrumadeira do local que sempre está disposta a ajudar o menino.
Para saber mais acesse: http://memoriesoftheangel.blogspot.com.br/2013/02/camundo-o-desenho-e-sombra.html

Doug 21/01/2013

Camundo - Nanuka Andrade
Faz tempo que eu estava com vontade de ler este livro, porque ele foi bem divulgado pela internet e todos falaram relativamente bem dele, ou seja, minha leitura estava cheia de expectativa. Fiquei feliz quando mamãe comprou pra mim de dia das crianças.

Camundo é um garoto de 12 anos que vive num Asilo (um orfanato, por assim dizer) e, não vou repetir toda a história, porque é basicamente a sinopse mesmo (para não contar spoilers).

O personagem principal não me cativou desde o começo da leitura, porque estava ainda descobrindo tudo o que acontecia ao seu redor e tentando saber a verdade, ao mesmo tempo em que lidava com o Dom. Mas ao longo da história eu compreendi Camundo e consegui me cativar pelo personagem. O mesmo aconteceu com Cindina.

Já Malini, que tem tanto destaque na história quando ambos acima, conseguiu me conquistar com sua inteligência, audácia e sagacidade. Esses são os três personagens centrais da história.

A história se passa no Paraná em algum período do século XX. Achei isso importante para a história, até mesmo porque a tecnologia avançada poderia estragar o "clima" do livro.

De forma geral eu gostei do livro, Nanuka nos surpreende com sua escrita e o livro superou em certas partes minhas expetativas e achei divertido ler as aventuras (ou encrencas) de Camundo. Deixou um pequeno gancho para a continuação (que ainda não foi publicada, mas já tem nome).

Diagramação: folhas amareladas e ilustrações do autor. Em alguns momentos da leitura, a letra ficava sem o devido espaço (ex.: o Douglasadministra o blog).
Capa: merece destaque, pois além de escrever, Nanuka Andrade é ilustrador do seu próprio livro.

estantedasuh 04/08/2012

Camundo - O Desenho e a Sombra
Hoje falarei de um livro que gostei muito. Ele é do escritor brasileiro Nanuka Andrade. Simplesmente fiquei apaixonada pelo livro, o modo que o escritor escreveu a história, com uma leitura fácil de se entender. Outra coisa que eu gostei muito foi a capa do livro se eu pudesse ficaria alisando a textura por horas rsrs.
O Nanuka é um excelente desenhista e há desenhos incríveis entre um capítulo e outro. A história não tem muito romance, ela é mais para aventura mesmo.
O livro conta a história de Camundo (apelido, na verdade o nome dele é Carlos), um menino que vive em um asilo para inválidos. Camundo tem um dom, as coisas que ele desenha, acontecem e isso o coloca em várias encrencas. As crianças do asilo perturbam o menino e o apelidaram de camundongo (Camundo). Mariana a única do orfanato que se preocupa com ele, vê a oportunidade de Camundo ter uma família. Mas as coisas não foram como eles esperavam e uma série de acidentes começam a acontecer. Camundo descobre que um grupo que se denomina Asseclas do Lagarto estão atrás dele e uma série de descobertas são feitas. Ele vai saber um pouco sobre sua mãe, que nunca conheceu, e vai descobrir que a família dele está mais perto do que esperava. Ele fará uma grande amiga que se chama Malini, que diga-se de passagem é minha personagem favorita, ela é forte, determinada, sarcástica e intrometida rsrs super parecida comigo.
O livro todo se passa no Brasil. Bom, só posso dizer que fiquei admirada com essa história.

Se vocês quiserem saber o que aconteceu com a mãe de Camundo e sobre outras coisas ocultas que existem por trás dessa história, não deixem de ler o livro, pois não se arrependerão.
Anteriormente, tinha muito preconceito com autores brasileiros, mas esse livro não deixa nada a desejar. É simplesmente maravilhoso.

Não quis colocar muitos detalhes na resenha, apenas coloquei o meu ponto de vista em algumas partes, porque se eu revelar demais, não tem graça rsrs.

Espero que tenham gostado e comentem!
Sigam o autor de Camundo no twitter, @nanuka_andrade, e para vocês que já leram o livro e como eu estão ansiosos roendo suas unhas pelo próximo. " Camundo- o Signo Oculto", também vamos comentar!!!
Beijinhos e comentem hein, se não eu posso fazer alguns desenhos que eu aprendi com camundo..rsrsrsrsrsr

Caleb 31/07/2012

Aos corações aventureiros, indico Camundo. E não apenas a eles, mas a qualquer um que tenha sede de mistérios e adrenalina.

Resenha originalmente postada em: http://viajante-literario.blogspot.com.br/

Devo confessar que desde a primeira vez em que vi a capa e li a sinopse, ano passado, senti-me instigado e curioso com o enredo do livro, que se destaca e difere de todos os temas atuais. Algo inédito. Exatamente o que eu precisava no momento.

Em O desenho e a sombra, primeiro livro da trilogia Camundo, somos apresentados ao peculiar jovem Camundo, um garoto órfão possuidor de um curioso dom: Tudo o que desenha, acontece. De início parece ser algo maravilhoso e de fato seria se o garoto não tivesse tendência a desenhar desastres como: acidentes, incêndios, crimes, etc. Após fugir do asilo de desvalidos onde vivia é abrigado na mansão do generoso Sr. Elano. Mas o que o jovem não sabe é que seus desenhos podem despertar a atenção e interesse de uma perigosa sociedade secreta, os Asseclas do Lagarto, que como é de se prever não tornarão sua vida fácil. Também conheceremos personagens cativantes e diferenciados como, por exemplo, a cara e elementar Malini – personagem que conquistou meu coração – Cindina, Quinzinho, o velho Hans e outras tantas personagens memoráveis.

O livro possui uma narrativa gostosa, leve e confortável e por diversas me flagrei sorrindo ou de coração descompassado após algumas cenas. O objetivo é claro, ao mesmo tempo em que nos deixa dicas escondidas nas entrelinhas. Um livro com perfeitas dosagens, capazes de aquecer o coração e trazer de volta a criança esquecida. Como se fosse pouco o livro também possui ilustrações belíssimas e originais feitas pelo próprio autor. A diagramação é muito boa, exceto por algumas poucas falhas na digitação (algumas palavras juntas), que podem muito bem ser consertadas numa próxima tiragem e que em todo caso não vem a ser algo que atrapalhe a leitura ou ofusque a deliciosa escrita e criatividade do Nanuka.

Mein Gott! (Meu Deus!) Posso apenas afirmar que este é um livro daqueles que ficarão em sua memória por muito tempo e te farão implorar para o tempo passar mais depressa até que a sequência seja lançada e a tenha em mãos.
E é por livros como esse que me sinto mais e mais orgulhoso de ser brasileiro.

Mari 16/02/2012

"Não precisamos estar juntos, para estarmos sempre ligados"

Camundo é um garoto orfão, que faz desenhos incríveis. Essa qualidade não é dada somente pelos desenhos serem perfeitos, e sim por eles se realizarem. Camundo tem o dom de "prever" acontecimentos através dos desenhos e por mais que queira, não tem como impedi-los. Ao prever a queda do diretor do orfanato na escada, Camundo acaba parecendo culpado e acaba fugindo com a ajuda de Mariana, a arrumadeira. Mariana (Que me encantou assim que li seu nome - rs) é a única pessoa que o menino pode contar. Ela o leva a um casarão, onde Camundo começa a descobrir coisas sobre seu passado através de Elano Duarte, quem já conhecera sua mãe, e o informa que ela também tinha seu dom.

A escrita de Nanuka faz com que sejamos transportados para a cidade de Curitiba no século XX. O autor escreve com tanta precisão, que às vezes parece que ele viveu na mesma época. Os detalhes principais são descritos com clareza e não tornam a leitura cansativa, como em muitos casos. Alguns mistérios são desvendados só no final, e o livro deve ser degustado com calma, mesmo que fiquemos muito ansiosos para saber o que acontecerá depois e o porquê de alguns acontecimentos.

Leia a continuação aqui: http://magia--literaria.blogspot.com/2012/02/camundo-o-dsenho-e-sombra-nanuka.html

Leonardo Drozino 19/01/2012

Li esse livro faz alguns meses, já, e hoje me lembrei que não tinha feito uma resenha dele *-*

Para começar, não podemos deixar de comentar dessa linda capa que o próprio sr. Andrade fez. Além de escrever, ele ilustrou o livro e a capa :D

Camundo é um livro intrigante. Se passa em Curitiba nos anos 20, no orfanato onde Camundo passou a vida toda, sem alguma notícia dos pais dele.

A escrita do autor é excelente,realista e rápida, é como se ele tivesse vivido em Curitiba nos anos 20, ele passou um clima tenso e realista dessa época.

Gosto muito de histórias de época, ainda mais as que pegam a essência perfeita de uma cultura de tantas décadas atrás.

O problema, são os vários erros de digitação e pontuação ao longo do texto, marca registrada da Underworld, editora que parece achar bonito deixar o texto em péssimo estado. De que adianta a parte gráfica ser perfeita se o texto está péssimo?

A história de Camundo é épica, e o autor poderia ser lembrado daqui 50,100 anos como um grande escritor, assim como Machado de Assis foi, se o livro não estivesse tão cheio de erros.

Para quem gosta de livros de fantasia, e está enjoado de garotas enjoadas/vadias/obcecadas como protagonistas, Camundo é o livro ideal.

Ps.: Camundo é um livro feito especialmente para os garotos fãs de HP e Narnia :D

Lodir 16/01/2012

É difícil falar de alguns livros sem citar da capa. Algumas vezes para apontar o desleixo que a editora teve com ela, outras para mostrar como foi um fator determinante na descoberta da obra e na motivação de comprá-la. No caso de “Camundo – O Desenho e a Sombra”, há algo importante a se frisar: a capa, assim como todos as ilustrações internas que dão início aos capítulos, foram produzidas por Nanuka Andrade, o próprio escritor. Antes de o leitor ter a oportunidade de descobrir se o brasileiro é um bom escritor ou não, desta forma, ela já pode constatar que Nanuka tem sim algum talento. A capa de “Camundo” é belíssima, muito bem desenhada, uma capa que condiz com o conteúdo do livro em si e é capaz de fazer o leitor parar para admirá-la em uma livraria. O melhor de tudo é que, enquanto estava autografando o livro, Nanuka Andrade aproveitava seu talento para fazer caricaturas dos leitores que estavam na fila. Todos adoram levar um livro autografado para casa, mas quem não amaria ter um com sua própria caricatura dentro? Nanuka tem um diferencial competitivo enorme, que provavelmente nenhum outro autor tem. Agora que você já sabe que ele é um bom desenhista, resta saber o mais importante: seu talento passa também pelas palavras?

Em “Camundo”, somos levados à cidade de Curitiba da década de 20. A história do garoto que dá nome ao livro começa em um orfanato, onde ele passou sua vida inteira sem ter notícias de parentes e à espera de uma adoção. Tudo muda quando o diretor do lugar sofre um acidente ao cair de uma escada, fato que Camundo já havia previsto através de um desenho. Sim, assim como o próprio autor da obra, Camundo também é desenhista. A diferença, obviamente, é que o garoto pode antecipar o futuro com as ilustrações que faz, geralmente envolvendo alguma tragédia. O dom, claro, lembra muito um dos personagens da famosa série de televisão americana “Heroes”.

Dessa forma, Camundo foge do orfanato em meio ao caos e é levado pela camareira até o casarão de Elano Duarte, um homem que ela acredita saber o que fazer com a nefasta habilidade do menino. Vivendo lá, sob os cuidados do homem, Camundo descobre que o velho já conhecera sua mãe e que ela tinha o mesmo dom, e até deixou uma carta tentando explicá-lo. O que o velho insiste em esconder dele, no entanto, é que há uma perigosa organização secreta, que atende pelo nome de Asseclas do Lagarto, que pretende explorar sua habilidade com finalidades malignas.

“Camundo” é um daqueles livros sobre uma criança ou adolescente que descobre ser especial de alguma forma, precisa lidar com esse dom e enfrentar algum vilão interessado nele. É, claro, uma fórmula criada após o sucesso de Harry Potter, que levou centenas de títulos com esta temática a pipocarem nas livrarias. O que faz de “Camundo” um livro especial entre os outros é justamente algumas boas sacadas de Nanuka Andrade, que salvam toda a obra em si. “Camundo” não tem apenas um super poder; ele desenha o futuro, o que o transforma em uma espécie de vidente. Enquanto tentamos acompanhá-lo na busca por respostas sobre o seu passado, ficamos ansiosos durante toda a narrativa para ver o garoto finalmente colocar seu talento em ação. Quando Camundo finalmente pega o lápis e faz seu primeiro desenho no livro, já passando dezenas de páginas, é como se acompanhássemos esse momento ao lado do personagem e sentíssemos sua emoção e a importância que isso representa a ele.

Nanuka Andrade escreve muito bem. Ele consegue facilmente transportar o leitor até a antiga Curitiba, situando-o com tranqüilidade. Os cenários são descritos apenas com os detalhes que importam, sem cansar. A narrativa de Nanuka atinge o ponto certo; ele não descreve demais, é ágil e consegue dar um bom ritmo entre os diálogos e as cenas de ação. Enquanto mostra uma escrita charmosa e que cativa desde a primeira parte, o livro ganha mais ação na segunda metade, tornando-se ainda mais dinâmico. Os personagens principais são cativantes. O tímido e apático Camundo dá o tom infantil e inocente que a trama precisa. Malini, a minha personagem favorita, é esperta e rápida, sem deixar ninguém enganá-la e sempre alertando os outros quando necessário.

“Camundo”, no entanto, falha em alguns pontos. Há alguns erros de digitação no livro e muitos erros de pontuação, que incomodam algumas vezes e são o problema principal da obra, e que já foram apontados em outras resenhas. Há também um excesso de personagens masculinos apresentados logo no início, alguns desnecessários, que atrapalham e confundem o leitor, já que não são muito bem construídos. O livro, na verdade, ganharia se fosse mais curto – principalmente se tratando de um infanto-juvenil – e tivesse menos idas e vindas de cenários, como acontece o tempo todo no casarão. Ainda assim, são erros comuns em estréias de escritores brasileiros e em nenhum momento atrapalham de fato a leitura ou deixam “Camundo” um livro não menos que prazeroso.

O segundo volume de “Camundo”, intitulado “O Signo Oculto”, chega às livrarias em 2012, com previsão para agosto, na Bienal de São Paulo. Será o segundo livro da trilogia (e também já ganhou uma capa maravilhosa). “Camundo”, desta forma, torna-se uma excelente série brasileira ambientada em uma época interessante – um dos seus pontos fortes – e que, pelo o que se diz sobre a trama do segundo livro, tende a melhorar ainda mais. Tudo leva a crer que em “O Signo Oculto” Camundo precisará enfrentar mistérios que ultrapassam a tecnologia e o tempo, tornando a trama ainda mais interessante e intrigante que neste primeiro volume. Agora é esperar até agosto e tentar desta vez sair com a minha própria caricatura.

Literatura 09/01/2012

Desenhos que ganham vida
Com uma escrita primorosa e extremamente charmosa (é sério, o Nanuka Andrade escreve com charme!), Camundo - O desenho e a sombra, (Editora Underworld, 379 páginas) me surpreendeu pelo alto nível da narrativa e pela maneira como o autor Nanuka Andrade nos conduziu através dos capítulos.

Tudo começa com a apresentação do pequeno Camundo. O nome do garoto, a princípio, pode parecer estranho. Mas logo o autor trata de nos contar o porquê de tamanha originalidade.
A história de Camundo já começa com uma grande revelação, uma dessas que faz você pular da cadeira – ou do sofá, ou da cama, ou do assento do ônibus. Os desenhos de Camundo ganham vida. Isso mesmo! Tudo o que Camundo desenha, acaba acontecendo. Infelizmente, o garoto só desenha desastres e coisas nada agradáveis.

No orfanato em que vive, Camundo é um garoto solitário e costuma sofrer o que hoje chamamos de bullyng. Nada grave já que a história se passa no início do século XX e as pessoas, naquele tempo, ainda eram mais sossegadas.

Leia mais no Literatura de Cabeça