Bangalô

Bangalô Marcelo Mirisola

Resenhas - Bangalô

Leonardo 02/12/2011

Autor que beira o insuportável, qualidade indiscutível
Disponível em:

Comprei Bangalô no Coquetel da Cultura por dois motivos: a indicação de Fúria, prestativo e culto funcionário do sebo (que já havia tirado uns cinquenta livros das estantes para me mostrar) e porque o livro foi publicado pela Editora 34, o que para mim traz um referencial implícito de qualidade.

Li rapidamente e do livro também posso dizer duas coisas: de um lado, apesar de ser evidentemente obra de ficção, a narrativa incomoda-me (eu, católico convicto, tradicional, ordeiro, ortodoxo etc.). Não me atrai nem enfeitiça uma história como essas, e jamais entrará no meu rol de leituras favoritas. Por outro lado, há de se reconhecer a capacidade narrativa de Marcelo Mirisola. Ele inventa memórias para um louco pervertido doente revoltado viciado angustiado. Com êxito. O fluxo de pensamentos que ele transcreve é insano, o que seria, em teoria, fácil de fazer, mas o que mais impressiona é que a soma das insanidades narradas dá um romance! Ele escreve como um louco, mas não é um louco escrevendo (detesto essas brincadeirinhas textuais, mas essa é inevitável para o que quero transmitir). Ele é dono da narrativa, usa a técnica com maestria e no romance tudo é planejado, calculado, medido: toda a desordem é pensada.

O livro é narrado a partir do bangalô em que o narrador, um homem melancólico ao extremo, sustentado pela mãe, viciado, alcoólatra, obcecado por sexo e amargurado por algum relacionamento que não deu certo, detona o mundo. Ele é preconceituoso e odeia todos que o rodeiam, mas só derrama esse ódio nas suas fantasias, nos seus devaneios, porque no seu dia-a-dia ele só observa os barquinhos e diz frases politicamente corretas a Frank, o artista homossexual que lhe alugou o bangalô.

Repleto de violência, sexo e escatologia, o livro incomoda: o narrador não se prende a limites, não tem medo de correr riscos. Como exercício literário, contudo, é bom ter contato com um livro desses, que foge do óbvio sem perder a qualidade. Não venderei meus bens para ter toda a obra de Marcelo Mirisola, mas se aparecer um livro seu na minha frente sei que se trata de literatura de qualidade e que não perderei meu tempo lendo.

Para encerrar, um exemplo da filosofia do narrador:

"Aliás, por falar em tédio, enrabação, esquecimentos, milagres & afins, eu creio que o perdão é a soma de tudo isso multiplicado pelos horrores do castigo. O mais veemente e sadomasoquista apelo cristão. Um estupro da alma. Uma vez que perdoar é reconhecer a violência cometida e ter que revivê-la como se fosse um milagre (a contragosto…), isto é, voltar-se contra si em favor do sacana que lhe pede nada mais nada menos que o sublime. Ultrajante, o perdão. Sublime."
David Atenas 02/05/2019minha estante
Zzzzzzzzzzzzzz. Mais um novato.

Tito 21/06/2010

O exílio do autor-narrador às margens da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, contando barquinhos e gritando insultos. Um palavrório egóico, chato e, em sua maior parte, desconexo e/ou ininteligível.