Em que crêem os que não crêem?

Em que crêem os que não crêem? Umberto Eco

Resenhas - Em que crêem os que não crêem?

Wesley - @quemleganhamais 03/04/2023

Todo mundo crê
Esse livro é fruto de um projeto elaborado pela revista Liberal que convidou 2 figuras importantes na Itália para dialogarem através de cartas que seria publicadas na revista no ano de 1995.
O filósofo Umberto Eco é o Cardeal Carlo Martini trocaram correspondência e conversaram sobre o Apocalipse, Sobre a Vida Humana, o papel da mulher na Igreja e sobre Moral e Ética.
As perguntas geram boas reflexões, mas achei algumas respostas bem superficiais. A desculpa era que assim todos poderiam entender. Mas acho que poderia ter sido melhor explicado.
Na parte final do livro tem 6 cartas de pessoas comentando e aprofundando no tema discutido, principalmente sobre Moral e Ética. Isso agregou um pouco na explanação do tema.

Uma leitura para nos levar a reflexão e um exercício para o diálogo respeitoso com os que creem de uma maneira diferente da minha.

Gabriel.Arbes 24/01/2022

Um prato cheio
Quem quer ler esse livro achando que saira com alguma resposta pronta, está totalmente enganado!
O livro é quase que um tratado sobre moral e ética em cristãos e não cristãos. Muito mais que isso ele busca problematizar uma ética comum ao ser humano.

Gabriel 24/09/2021

Em que creem os que não creem
"É o outro, é seu olhar, que nos define nós forma. Nós (assim como não conseguimos viver sem comer o sem dormir) não conseguimos compreender quem somos sem olhar e a resposta do outro." Umberto Eco.

Jader Selleri 07/03/2021

A moral no fim das contas está baseada em que? Teria uma moral universal? Se sim, fundamentada em que? Complexo do início ao fim.

Gab 26/03/2022

Duelo de Respeito
Nesse livro foram condensadas as conversas em forma de cartas do escritor Umberto Eco e o cardeal Carlo Maria Martini sobre, principalmente, temas relacionados a existência de Deus, sobre ética e a existência ou não de uma uma noção de esperança comum a crentes e não crentes.
Uma leitura muito instrutiva sobre temas tão relevantes até os dias de hoje. As cartas foram trocadas no ano de 1995.