O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett




Resenhas - O Jardim Secreto


1657 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Polyane Cardoso 03/04/2024

Uma gracinha
Ja conhecia o filme, é bem fiel ao livro, o desenvolvimento dos personagens é lindo, a forma que eles crescem sem a presença dos pais e tem suas personalidades mudadas mesmo sem eles é comovente, mas o final deixa um pouco a desejar, parece que foi escrito as pressas. O livro é uma gracinha mas tá longe de entrar na lista dos favoritos
comentários(0)comente



mahrs 02/04/2024

O livro é muito bom! é bem difícil de ler pela escolha lexical, principalmente o início que é bem maçante, mas se torna gostosinho no decorrer a leitura e com os plots twists..
recomendo a todos que querem ler um romance inocente e fofo!
comentários(0)comente



Barbarella 29/03/2024

Rápido e encantador
Quando os pais de Mary morrem devido a uma doença, ela é enviada para a casa do tio na Inglaterra.
Lá de obre que tem um primo Colin que possui muitas limitações e é doente.
Ao bisbilhotar a casa, Mary descobre um jardim secreto e lá faz amizade com Dickon e um cachorro, Hector.
Ao se aventurar profundamente pela casa e descobrir o que aconteceu no passado com a sua tia falecida e sua mãe, Mary resolve que quer salvar Colin de viver preso no quarto e a partir daí começa a aventura dos 4 amigos.
O final possui um desfecho encantador e mostra como a tristeza pode fazer as pessoas se isolaram e ignorarem o que está ao seu redor.
comentários(0)comente



Beatriz236 29/03/2024

Realmente faz jus ser o clássico que é. Livro leve e gostoso de ler. Tive deleite em várias partes. não tem nada "demais" e ainda assim sinto que foi uma ótima experiência. Enrolei mais de uma década para pegar nele, admito que as primeiras páginas foram mais difíceis, mas me comprometi e quando vi já estava envolta nessa história. A lição é boa, e o desenvolvimento ainda mais.
São bons personagem, você se apaixona por eles na leitura e deseja suas evoluções. De fato, um bom apego, como fazer amigos. Se eu soubesse o que me aguardava não teria adiado tanto. Nada de muito surpreende, mas uma aconchego incrível no coração.
comentários(0)comente



Mari 26/03/2024

Impossível não amar todos os livros que ganho de presente da minha avó, sempre me apresentando os clássicos, e todos tão lindinhos! Principalmente esse, que veio para atravessar outro livro super chato que não consigo passar da décima página(o que é assunto para outra resenha). Quando ganhei ?Anne of Green Gables? foi assim também, como ?O Jardim Secreto?; um refúgio.
Os homens falam com os animais, com os jardins, e a pureza das crianças parece passar das páginas e dar uma esquentadinha no coração elas mesmas.
Não é nenhum tipo de biografia, nem um daqueles livros que valorizam a escrita, mas é um daqueles que precisamos parar pra ler de vez em quando, como uma dose de algum remédio para acalmar a rotina. Achei a história a coisa mais fofinha do mundo, e como todas as histórias infantis; uma super lição sobre o valor que damos a cada coisa.
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?Fez a menina pensar que era muito interessante o quanto uma pessoa parece muito mais bonita quando sorri.?
comentários(0)comente



karol.1 24/03/2024

Esse livro ensina que a vida pode ter muitos problemas, mas podemos levantar toda manhã e fazer melhor, fazer com que a primavera sempre esteja presente, fazendo desabrochar flores por todos os cantos.

Mary achou curioso como uma pessoa ficava bem mais bonita quando sorria. Ela nunca tinha pensando nisso antes.?

"Onde se cultiva uma rosa, Não crescem cardos."
comentários(0)comente



MarAlia119 23/03/2024

O jardim secreto
Esse livro é bom mas eu não gostei Direto mas a capa é muito bonita mas eu nem vou falar muito desse livro porque eu gostei não?
comentários(0)comente



YALE 19/03/2024

Livro encantador!
Achei o livro muito lindo, muito delicado e com aprendizados importantes para uma criança mas retratados de uma forma muito cativante. Quando tiver filhos, vou ler esse livro para eles.
comentários(0)comente



Leitora 18/03/2024

Não sou muito de ler livros do gênero infanto-juvenil, mas esse mim surpreendeu.

A aparição do Colin, o próprio jardim secreto, o ódio do Senhor Craven pelo filho, enfim, no final em pensei que a mãe do Colin ia aparecer, mas ela estava o tempo todo no jardim através da magia.
comentários(0)comente



MissWalker 18/03/2024

É sobre pertencimento.
Neste livro, me é nítida a importância da necessidade de pertencimento. Assim que a protagonista vai se encontrando na história, o Jardim se colore e volta a viver. O livro ensina a não desistir e - acima de tudo - dar a si mesmo uma chance.
Todos somos capazes de dar vida aos nossos Jardins.
comentários(0)comente



Luiz 16/03/2024

A mudança vem de dentro
Uma história muito bonita sobre como podemos transformar nosso ambiente e nosso estado emocional, a partir da mudança do pensamento e dos sentidos que atribuímos à nossa existência. Os personagens são simples, mas bem construídos e repletos de símbolos arquetípicos. A leitura é leve, tem um bom ritmo e não enrola tanto.

Perceber a história pelos olhares e protagonismo das crianças, é uma lição importantíssima. O final da história é um tanto apressado, poderia ter desenvolvido mais. Porém, a proposta do livro vale muito a pena.
comentários(0)comente



DAborah44 14/03/2024

Alguns errinhos
As páginas são lindas, com desenhos de folhas, em uma cor que não cansa a visão, porém não gostei da diagramação e revisão e pontuação, por vezes as falas não são distintas do corpo do texto ou descrição da cena, e isso dificulta o entendimento de alguns trechos. Há também alguns erros de digitação. Não achei a ideia do QR Code com efeitos sonoros tão interessante, mas não faz falta na leitura ignorá-los.
A história é simples, mas bonitinha. O filme de 1993 é bastante fiel ao livro.
comentários(0)comente



Jorge 13/03/2024

O abandono afetivo que adoece a alma.
Da literatura inglesa vieram alguns dos mais bonitos e inesquecíveis clássicos da literatura para crianças, boa parte da responsabilidade coube a escritora Frances Hodgson Brunett. São muitos os fatores combinados que fizeram com que o seu livro O Jardim Secreto ganhasse força ao longo do século, demonstrando a sua capacidade de se manter vivo no mundo contemporâneo. Uma das qualidades da obra é retratar muito bem o embate entre as culturas. Obviamente um texto que foi concebido em 1911, que retrata tão fielmente o ambiente aristocrático inglês, pode soar problemático para os dias de hoje, mas ao ler devemos sempre considerar a evolução do pensamento. Particularmente não sou a favor de omitir ou fantasiar o passado. Sou contra a higienização de textos clássicos. Acredito que se lidos com criticidade, aprendemos, a partir dessas obras, a importância da evolução dos debates em torno das questões de raça e gênero. Dito isso, vamos a resenha.

O jardim secreto possui um texto que aguça os sentidos do leitor, uma vez que a autora domina muito bem o ritmo narrativo, sem deixar de lado a riqueza de detalhes necessária para que o leitor consiga imaginar essa história. Ao ler é possível sentir o cheiro do verde das folhas brotando quando o pingo da chuva cai na terra, bem como o cheiro da chuva da noite caindo em linha cinzenta e escorrendo pela vidraça da residência onde se passa a história, uma mansão de seiscentos anos, com cem quartos, repleta de mistérios por todos os cantos.

Não se trata de uma história rasa, pelo contrário. Existe uma profundidade psicológica em O Jardim Secreto. O livro sinaliza os efeitos nocivos do abandono parental. Não faltam ensinamentos que servem tanto para você que é mãe ou pai de criança pequena, ou que pretende ser um dia. As duas crianças protagonistas, Mary e Collin, formam o reflexo do abandono parental. São cercadas de empregados rústicos e subservientes dispostos a adulá-los, mas faltam-lhes o amor que apenas pode ser oferecido por um pai ou uma mãe. Portanto, tornam-se crianças mimadas, egoístas, de cara feia, acostumadas a viverem em seu próprio mundo, teimosas, amareladas e enjoadas para comer. Crianças com dinheiro no bolso, e com solidão em seus corações.

Nota-se que o Jardim Secreto não é um livro de fantasia. Mas a gente pode fazer de conta que é. Afinal, ninguém pode negar que é uma história mágica, muito embora essa magia não consista em criaturas élficas, pozinhos cintilantes, feitiços ou feiticeiros. Na verdade, o Jardim Secreto é a prova que não existe necessidade de sobrenatural para existir a magia, uma vez que a magia é tudo aquilo que está sujeito a transformação ao redor de nós ou dentro de nós. Pois mesmo se as flores estiverem mortas, há uma porção de coisas que ainda estão vivas e podem ser mudadas. Sim, temos aqui uma história que vai muito além da ressurreição de um jardim abandonado. É sobre a capacidade humana de se renovar e recuperar o sentido da vida.

IG literário: Estante_do_Jorgito
comentários(0)comente



sugurugeto 13/03/2024

Não consegui gostar tanto
É um livro bem simples que demonstra o poder da amizade, da magia e da natureza. Mas simplista até demais em diversos pontos, que estou com preguiça de elaborar, achei a questão do realismo magico bem fraco, e apesar de esta acostumada com narrativas calmas, aqui me irritou um pouco, pois eu não sentia a história avançar lá pelos 10% até os 50%. Algumas falas me incomodaram muito, mesmo tendo em mente ser um livro antigo. Apesar disso, eu adorei a dinâmica entre as crianças, elas funcionam muito bem juntas, uma pena ter demorado tanto esse encontro.
comentários(0)comente



1657 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR