Perfect World #1

Perfect World #1 Rie Aruga

Resenhas - Perfect World #1

Tamara Ferraz.As3Artes 18/04/2024

Uma história interessante
Perfect World é uma história interessante de amor cheia de dificuldades e de gatilhos. Gostei da forma que foi retrato assunto e mostra como a sociedade trata as pessoas com deficiência. Eu adorei como a relação dos dois começou e como está evoluindo. Estou ansiosa pelos próximos volumes e para ver como esse romance vai se desenrolar.

Nathália 04/03/2020

Você conseguiria se relacionar com uma pessoa deficiente?
É o primeiro shoujo que leio e achei a temática delicada e importante, pra tentarmos entender as dificuldades que essas pessoas passam. Aqui nós vemos uma pessoa paraplégica tentando levar uma vida "normal".
Eu gostei bastante.

Carol @solemgemeos15 01/08/2022

o #1 é 3 estrelas, mas resultou em uma leitura favorita.
Perfect World se tornou um favorito para mim, mas não começou muito bem e eu ainda tenho ressalvas a alguns pontos da história, mas é inegável que ela possui personagens interessantes e um drama que mesmo quando não parece razoável, é completamente crível.
Tusugumi trabalha em design de interiores e, por isso, é convidada por um de seus clientes a uma festa. Indo para a festa, ela se depara com o primeiro garoto que gostou – Ayukawa, um colega do colégio que, ao que parece, está mais lindo do que antes. Só que ele se tornou cadeirante e isso a faz perceber preconceitos dela contra deficientes e imaginar como é a vida de alguém com deficiência (em específico, a deficiência de Ayukawa).
Eu disse anteriormente que a história não começou bem e isso é porque: há um certo tom quase condescendente sobre pessoas com deficiência, que é reduzida conforme os volumes passam, mas continua presente. Creio que foi um caso da mangaka não saber como apresentar um personagem com deficiência da forma mais respeitosa possível. Ayukawa está constantemente comentando sobre coisas que ele consegue fazer, quase num sentido de explicar que ele não é um inválido!
No entanto, creio que os dramas envolvendo seu relacionamento abordaram bem como a deficiência impactou tanto a autoestima de Ayukawa (por exemplo, ele acredita que amor e relacionamentos não é mais possível para ele), quanto as preocupações de Tsugumi. E ainda como o casal é percebido por outras pessoas – a ponto de personagens que acreditavam que não precisavam vocalizar seus sentimentos, sentirem que são parceiros melhores para eles.
É muito tocante ver como Ayukawa ainda lida as dificuldades de suas limitações e como ele constrói toda uma rede de apoio com outras pessoas com deficiência. E até serve de inspiração para outros, apesar de não apreciar ser usado como token.
O romance entre Tsugumi e Ayukawa é interessante de observar, enquanto eles enfrentam altos e baixos e possui conflitos um com o outro que são comuns a todos os tipos de relacionamentos.
Essa história foi muito emocionante e as notas de rodapé foram educativas (porque eu não conheço a realidade do Japão e há temas que mudam conforme o país). Chorei em muitos momentos e torci imensamente pelos personagens, até os mais questionáveis. Ele tem problemas, mas seu fim foi completamente satisfatório – e adoraria encontrar outras histórias de romance assim.

Geo_de_cabelo 01/12/2022

FEZ JUS AO NOME
Obra maravilhosa, magnífica, linda, perfeita, nunca li igual, uma história que te puxa e você nem percebe quando foi fisgado por ela, recomendo, pois ela fala bastante sobre as dificuldades não só de um relacionamento com uma pessoa com deficiência física, mas também das dificuldades da própria pessoa, além disso a autora procura não romantizar as dificuldades pela qual os personagens passam, SIMPLESMENTE uma obra MARAVILHOSA.

moonchildsz 20/10/2022

foi um bom começo, talvez por eu estar com muita expectativa foi um pouco menos do que eu esperava? mas ainda sim foi bom!!! espero que me prenda mais ao longo dos volumes

Bella 22/11/2022

Que mangá delicado, sensível e fofo ao mesmo tempo, achei muito boa a forma como a mangaká abordou a deficiência do Ayukawa.

Floris.Moon 13/01/2023

Uma obra sensível e agridoce devido a sua pitada de realismo
De cara já amei o primeiro volume. Prevejo muito sofrimento e desafios para os protagonistas até o último volume, considerando todos os desafios e preconceito que terão de enfrentar para estarem juntos. Achei incrível o fato de mostrar a realidade de uma pessoa com deficiência física, pois há muito que não sabemos quando não somos e nem convivemos com pessoas nessa condição. Aguardo ansiosamente para expandir minha visão sobre esse mundo que, até então, desconhecia.