A Carta de Pero Vaz de Caminha

A Carta de Pero Vaz de Caminha Pero Vaz de Caminha

Resenhas - A Carta de Pero Vaz de Caminha

Isadora Silva 25/01/2022

Uma edição boa de ler
A carta de Pero Vaz de Caminha foi um dos primeiros documentos que li para a faculdade de Letras, na época para observar a língua portuguesa e eu não me atentei a várias questões.
Dessa vez a leitura fluiu muito melhor, essa edição do livro é destinada ao público juvenil, apresenta comentários, imagens e diversas informações importantes. A linguagem da carta também foi adaptada para o público alvo.
É interessante observar que para o Caminha a ação de invadir o país e decidir o rumo das coisas era quase que um favor feito pela Coroa portuguesa. Ele ressalta em vários momentos a inocência e a bondade dos indígenas, sempre narrando o encontro como algo extremamente pacífico.
Não é o tipo de leitura que eu teria feito de livre e espontânea vontade, mas acabei gostando.

Rafaela1002 08/02/2023

Pero Vaz
Eu já tinha ouvido falar sobre a história do descobrimento do Brasil mas nunca tinha lido a respeito. Eu amei a maneira com que o autor descreve os acontecimentos. A carta é muito cinematográfica pois te dá detalhes interessantes e várias perspectivas. Recomendo para amantes de história e literatura.

Caroline1442 25/07/2021

A carta de Pero Vaz de Caminha
Livro bem curtinho, mas não deixa de ser um aprendizado. O primeiro registro que temos sobre o Brasil, escrito por Pero Vaz de Caminha, que era escrivão no período de Pedro Álvares Cabral. Irão perceber a visão dos europeus sobre os indígenas. Leiam o livro e façam suas críticas. Há um texto de apoio no final dele, que explica umas indagações que, com certeza, você terá durante a leitura.

acxrol 20/06/2020

Livro bom para estudar literatura
Esse livro tem bastante fotografias e com acontecimentos sobre quando Pero Vaz de Caminha chegou ao Brasil e encontrou índios, ouro. Foi uma leitura divertida, por mais que tenha sido obrigatória no local que estudo

Vinicius.Bernardes 13/10/2021

A carta é magnânima, o comentarista é fraco.
A Carta de Pero Vaz é ótima, desmistifica muitos dos fantasmas que são criados nas salas de aula sobre nosso processo de colonização.

O comentarista é fraquíssimo, muito raso.

Mas gostei da adaptação, é uma leitura rápida.

Viva a Terra de Santa Cruz!
Silvio Almeida 01/01/2022minha estante
olá Vinicius, você indica alguma outra edição com comentários mais aprofundados?

Beija-flor 21/08/2016

Aprendizado em uma carta
Desde que encontrei um breve trecho desta carta em uma apostila de escola, tive vontade de lê-la completa. Encontrei não somente ela, mas informações extras e ilustrações para melhor compreensão. Como a carta revela, somos levados por um verdadeiro iluminado, tolerante e simpatizante dos que aqui viviam e, com sua bela escrita, podemos imaginar o que houve com clareza. Infelizmente morto na mesma viagem, mas nos deixando um documento muito interessante.

Carin 30/07/2021

Essa edição é muito informativa, os textos que antecedem a carta, as imagens e as notas comentadas ajudou a compreender mais facilmente essa obra tão importante.

É um relato muito interessante sobre o primeiro encontro dos portugueses com o povo que aqui estava, e supreende a forma amistosa como tudo aconteceu.

Os indígenas me pareceram muito cautelosos em algumas coisas, mas acima de tudo curiosos, e embora os portugueses também tivessem agido com aparente aceitação e acolhimento, sabemos que suas intenções, para com essa terra e para com esse povo, eram muito maiores.

Silvio Almeida 01/01/2022

Texto reescrito em linguagem conteporânea
Esta edição apresenta a edição integral da carta com grande parte das palavras em linguagem contemporâena, o que facilita a leitura.

Os comentários e ilustrações nos ajudam a refletir sobre o contexto que envolveu esta história.

Creio ser uma boa introdução para estudantes desta obra prima da História do Brasil.

Layra9 17/08/2023

Estudando o Quinhentismo em busca de obter conhecimento referente as primeiras manifestações literárias em nosso país, é um ótimo ganho ler os comentários e notas do autor Douglas Tufano.

Dani 14/09/2023

Certidão de nascimento do Brasil
Só li a obra de Caminha por causa da Unicamp, mas não me arrependo. Não sei ao bem como criticar uma carta com tanto valor histórico, então vou fazer alguns apontamentos em relação as possíveis cobranças da Unicamp.
Primeiro, desde o começo o Caminha demonstra muito forte o interesse português com o ouro, uma coisa que acho curiosa pois tecnicamente o objetivo eram a Índia e suas especiarias. Também achei inusitado todas as interações descritas por Caminha da interação entre indígenas e portugueses, é até um pouco estranho ler sabendo o que estava por vir na vida indígenas nos próximos séculos. Ele não deixa de enfatizar como os indígenas eram inocentes e desprovidos de líderes fortes, religião e preocupações climáticas, ao contrário dos portugueses. Na realidade, os nativos são definitivamente o maior interesse dele em toda carta.
Sobre a questão da edição em si acredito ser muito boa por sua parte histórica antes do início da carta, bem didático o que ajuda na compreensão da carta em si. Além disso, as imagens são definitivamente muito boas e explicativas.

Evellyn.Souza 17/10/2021

Um livro curtinho e ótimo para aprender mais sobre história e literatura. A quantidade de detalhes é realmente surpreendente.

jojo 08/07/2022

A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA
como é uma carta baseada em fatos reais, não tem muito o que falar. li para a escola, mas gostei bastante. as vezes a leitura é cansativa, mas é o que aconteceu, então.

nandasc 03/05/2023

Literatura informativa, puramente eurocêntrica, visão mais preconceituosa impossível ... é legal de ver como eles pensavam no brasil, mas é irritante também

Malu625 21/02/2024

É uma obra extremamente didática e informativa. Li este livro enquanto estudava sobre Pero Vaz de Caminha e durante toda a leitura pude sentir o cuidado de Caminha ao relatar todos os detalhes que testemunhou na "Ilha de Vera Cruz". É simples. As notas de Douglas Tufano contextualizam bem os fatos ocorridos entre cada um dos acontecimentos contados por Caminha na carta que seria levada ao rei Manuel.