A Natureza do Espaço

A Natureza do Espaço Milton Santos

Resenhas - A Natureza do Espaço

Ogaiht 02/08/2022

Excessivamente Complicado
Milton Santos é um dos grandes nomes brasileiros da geografia. Sua contribuição para essa área no Brasil é inestimável, mas sinto que nos assuntos tratados neste livro, o autor pecou pelo excesso de uma linguagem hermética e falta de objetividade. Em várias passagens me peguei relendo e tentando entendo o que estava sendo dito, para no final eu entender um conceito simples que poderia ter sido resumido em poucas frases. Sempre achei a escrita de Milton Santos muito leve e didática, mas desta vez a leitura não me prendeu.
jeankcio 23/03/2024minha estante
Senti o mesmo!

Urbano.Aires 17/06/2020

Foi uma experiência ler pela primeira uma obra de Milton Santos. O livro, é rica em conteúdo que fala sobre a natureza do espaço.

mluisad 24/02/2024

Pais de nós geógrafos
Um livro que comecei a ler mais acabei não terminando por falta de tempo e deixei ele de canto, acabei voltando e lembrando de como a escrita dele é difícil haha

Pedro Matias 11/03/2022

Um clássico com razão
Ao definir o conceito de espaço, Milton Santos levanta várias questões, que podem parecer óbvias para quem é estuda ciências humanas, mas só parecem. A obviedade vem da lógica bem articulada dos argumentos, que ajuda a desanuviar uma intrincada rede de sistemas.

Ed Siqueira 15/02/2011

Uma grande obra em edição sofrível
O livro "A natureza do Espaço" é a proposta de Milton Santos na definição de uma ontologia para a Geografia. Criticando a dualidade entre tempo e espaço, o autor introduz um espaço capaz de tornar o tempo empírico, conjugando nos lugares os sistemas de ações e sistemas de objetos que compõem a realidade.

Infelizmente, esta 4ª edição, publicada pela Edusp, é carregada de erros de ortografia e pontuação, fazendo parecer que o texto foi escaneado da edição anterior (Hucitec) e impresso sem maiores cuidados. O desenho do livro, no entanto, é muito bom.

Vinicius.Chiquito 02/01/2022

NOBEL brasileiro;
Milton Santos é extremamente maravilhoso.

A linguagem do livro é bem técnica, termos complexos, porém mesmo não sendo da área da Geografia ou de humanas, é possível entender o conteúdo e contexto de forma clara e serena.
O livro conta com inúmeras citações de pensadores e intelectuais, Sartre, Durkheim, Legoff por exemplo, citações estas que somente enriquece o conteúdo e nos permite ter maior paixão por Miton Santos.

jistired 18/10/2021

acho que só conseguir entender 40% da informação que o autor quis passar. as referências teóricas são densas e às vezes tornam a leitura cansativa.

ao definir um objeto de estudo pra geografia, um dos maiores intelectuais brasileiros consegue abordar diversas faces da realidade. é um trabalho abrangente e ainda atual (foi publicado pela primeira vez em 1996).

enfim, milton santos explica os mecanismos da globalização perversa, e como podemos transformar o espaço competitivo em espaço humanizado que sirva a interesses mais próximos a escalas locais da vida cotidiana.

Ge 24/03/2022

Milton é sempre impecável. Livro inteligentíssimo e leitura obrigatória para todos que estão lutando por políticas públicas espaciais e geopolíticas.

Rodrigo1185 17/01/2024

A visão miltoniana da complexidade geográfica
Milton Santos desvela o espaço como uma intricada teia de sistemas, entrelaçando objetos e ações, enquanto tece uma narrativa crítica. Seu olhar, permeado por concepções de técnica, tempo, razão e emoção, desafia-nos a construir um pensamento que desvende a complexidade do espaço geográfico. Num contexto marcado pela crescente globalização, Santos se ampara não apenas na geografia, mas transcende fronteiras disciplinares, recorrendo à história, filosofia e sociologia. Em "A Natureza do Espaço", publicado há anos, sua análise rica continua a magnetizar geógrafos e estudiosos urbanos, revelando-se atemporal diante das questões contemporâneas.