O Médico e o Monstro

O Médico e o Monstro Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia




Resenhas - O Médico e o Monstro


3096 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Jeferson184 12/01/2024

Primeira leitura de 2024
Nessa edição da Exclesior (que está belíssima) nos deparamos com outras duas histórias.
Na historia principal, O Médico e o Monstro, confesso que não esperava pelo plot twist que o final nos reserva. Apesar de inúmeras referências no mundo geek, eu não fazia ideia do que iria acontecer, o que fez a leitura ser mais prazerosa. Apesar de ter traços da época, a leitura consegue fluir bem. Infelizmente não tive a mesma experiência com as outras duas histórias. O modo de escrita e os costumes da época me incomodaram bastante.
A segunda história se concentra em uma disputa, que na minha opinião, é muito clichê. Já a terceira história é repleta de armações para roubar um presente muito raro e caro.
Sem dúvidas a melhor de todas é a história que leva o nome no livro.
O Médico e o Monstro é uma história que há um bom tempo estava na minha lista de leituras.
comentários(0)comente



Alane.Sthefany 11/01/2024

O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson
Primeiramente quero destacar algumas correntes filosóficas sobre a natureza do homem.

"O homem nasce como se fosse uma folha em branco e a experiência, a tinta que preenche as ?páginas? da vida." - Locke

(John Locke, Essay Concerning Human Understanding. 1690).

"O homem é mau por natureza, a menos que precise ser bom." - Nicolau Maquiavel

(Nicolau Maquiavel, O Príncipe. 1513).

"O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe" - Rousseau

Carl Rogers, na mesma direção, é o sucessor de Rousseau (que observa) que todo homem vem da mão de seu Criador como um ser perfeito. Este esplendor primordial é corrompido, disse Rousseau, por uma sociedade imperfeita.

(Jean-Jacques Rousseau, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens. 1755).

"O homem é um macaco cego, robusto e irracional, que carrega um macaco aleijado que enxerga." - Arthur Schopenhauer

(Arthur Schopenhauer, O Mundo Como Vontade e Representação. 1819).

E a última que pretendo destacar, na qual eu também compartilho do mesmo pensamento é de que o homem é mau por natureza:

"A natureza humana é má. O homem é mau" - Hobbes.

[...]

No estado natural, embora alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais de forma a estar isento do medo de que outro homem lhe possa fazer mal.

?O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos?.

O homem nasce mau, com instintos de sobrevivência, e que devido a tais instintos é capaz de fazer qualquer coisa. Segundo Thomas Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado. E a sociedade tem o papel de educá-lo, de humanizá-lo, de torná-lo sociável. Pois ?A natureza humana para Hobbes é má. O homem é mau?.

Tanto o pensamento do Locke, de que o homem é como uma folha em branco, e o de Rousseau, de que o homem é bom por natureza, mas é a sociedade que o corrompe, fica a indagação de como é formada uma sociedade, senão por um aglomerado/conjunto de indivíduos (seres humanos), e se todos os homens são bons, como essa sociedade se tornou algo ruim para ter o poder de corromper os demais.

Levando em consideração o pensamento do Locke de que são as nossas experiências, a tinta que vão preenchendo às páginas da nossa vida, e partindo do pressuposto de que todos nós somos donos da nossa própria história e que temos o pincel em nossas mãos e que pintamos o que quisermos, como começamos a pintar coisas ruins, da qual não nos orgulhamos e que se pudéssemos, apagaríamos de nossas vidas, de tal forma que nós não quereríamos nenhum resquício ou vestígio de que um dia estivera ali.

Esse livro me deixou bastante reflexiva, e no decorrer das páginas me recordei de uma pregação reformada em que o pastor disse sobre a depravação do homem e da sua natureza depois da queda:

"Deixe-me dar um exemplo: Hitler. Você acha que ele era uma anomalia? Você acha que ele era um fenômeno? Uma pessoa rara, diferente da sociedade? Tem algo que você precisa aprender sobre Teologia: Tem uma graça comum que restringe todo o mundo, e se você não é como Hitler, é só por causa da graça de Deus que restringe você, e se Deus puxasse esse ?freio? de você, você ia fazer com que Hitler parecesse um mocinho de coral. Você está entendendo o que eu estou dizendo? Ele não era uma anomalia, ele era um reflexo do que todos nós somos, a não ser que Deus restrinja a maldade do homem. Essas são verdades que ninguém quer ouvir, e são verdades que pregadores não querem pregar, mas são necessárias. Elas são as Escrituras!"

"à parte da graça restringidora de Deus, isto permearia o mundo e nós seríamos destruídos!"


Quotes ?????

O fantasma de um pecado antigo, o câncer de alguma vergonha oculta, o castigo que chega em passos mancos e lentos, anos depois, quando a memória esqueceu o erro e o amor próprio já perdoou a culpa.?

Sua história era quase irrepreensível; poucas pessoas podiam revisitar os tomos da própria vida com tão pouca apreensão; mesmo assim, ele se flagelava pelas coisas ruins que fizera, para depois se alçar a uma gratidão sóbria e destemida por todas as coisas ruins que quase fizera, mas resistira.
Flávia Menezes 11/01/2024minha estante
Alane que resenha mais perfeita!! Amei os quotes filosóficos em contraste com o livro. Foi perfeito!!! ?? Eu amei tudo nesta história, e sua resenha abrilhantou ainda mais! Parabéns! ?


Alane.Sthefany 11/01/2024minha estante
Flávia

Muito obrigada, fico muito feliz por ter lido e mais ainda, por ter gostado. ???

Eu também amei o livro, pretendo reler futuramente, já que é um livro que deixa aberto para várias reflexões sobre o ser humano e o bem e o mal.


Vladi 11/01/2024minha estante
Não curto leituras com a temática do terror, como o título desse livro sugere, mas sua resenha despertou meu interesse, vai entrar na minha lista.


Alane.Sthefany 11/01/2024minha estante
Vladi

É uma temática de suspense, com investigação, terror, ...

Eu também não gosto muito de terror, eu já tinha recebido spoilers do livro, então já sabia o que esperar, no seu caso, acho incrível que você não tenha recebido spoiler ainda desse clássico, assim fica mais fácil se surpreender com as descobertas.

Se você gosta de temas que discutem a natureza do homem, acredito que fará um bom proveito do livro.

Espero que goste, mas só pelo fato de ter despertado sua curiosidade, fico extremamente feliz ?


Cleber 12/01/2024minha estante
Adorei a resenha ????????


Alane.Sthefany 12/01/2024minha estante
Cleber

Obrigado ??


Fred 23/01/2024minha estante
Eu vim aqui curti pq vc sempre vai no meu feed e curte algo, então eu vim. O problema é que... Eu acho que já curti tudo que você já postou aqui ?? Aí pensei: "vou comentar sobre esse livro que já li" O problema é que faz tempo que li e não lembro de muita coisa ?????. Então vou deixar só um... Oi, tudo bem com você? ?


Alane.Sthefany 24/01/2024minha estante
Fred

Eu também esqueço de algumas leituras, por isso a importância de deixar nossas impressões durante as nossas leituras e após finalizá-las, fazer uma resenha sobre o livro ?

Eu estou ótima! E você como vai ?




Gui Wesley 11/01/2024

Fascinante
O livro é muito bom, mas se vc comprar essa edição, comece lendo o conto primeiro, vai ser mais interessante para entender como é a escrita do autor.
comentários(0)comente



Thaís 11/01/2024

Chocada e horrorizada. O autor deixa bem claro a divisão do bem e do mal. Todo indivíduo tem as duas personalidades, uns deixam em evidência uma mais que a outra.
comentários(0)comente



Gustavo616 10/01/2024

O livro é muito bom, peguei emprestado de uma amiga mas se tivesse oportunidade de reler o livro, eu adoraria, eu achei o livro muito bom porque curto muito livros com uma vibe de suspense e mistério.
O livro tem 94 páginas eu acho é eu também acho que esse foi o menor livro que eu li e talvez o primeiro, sinceramente se não fosse pela minha professora de português não ia ler livros, mas graças a ela eu comecei a ler livros e tô amando, não leio os livros muito rápido mas também não tão devagar.Não lembro muito o que acontece no livro porque faz um tempo que li ele mas adorei cada página dele
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carol 10/01/2024

Dualidade
O médico e o monstro aborda principalmente a dualidade entre o bem e o mal existente em cada um de nós. Alguns conseguem esconder mais do que outros. Alguns conseguem separar totalmente essa parte. Mas se nos deixarmos levar pela parte negativa, aos poucos podemos nos tornar somente ela? e não restará mais nada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafaela.Momberg 09/01/2024

Livro muito bom, ótimo pra quem procura um livro sobre mistério, suspense, investigação criminal, e uma pequena dose de coisas maléficas. O final vai te surpreender, juro por todos os meus livrinhos...???
comentários(0)comente



beatrzzz 08/01/2024

História curta que mistura ficção científica e terror em um estilo gótico muito cativante. Li sabendo nada a respeito da história, o que tornou o desfecho ainda melhor: vamos mergulhar sobre as nossas próprias contradições.

Indico o livro para quem deseja iniciar a leitura de clássicos ou para os que já lêem e desejam fazer a leitura de uma história breve, mas surpreendente. Recomendo ler/ouvir sem pesquisar a respeito da história para não perder o elemento surpresa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thomas 07/01/2024

Primeira vez que tenho contato com suspense em literatura e amei a experiência.
Fiquei envolvido na trama e curioso pra desvendar os mistérios das duas histórias. É um livro curtinho mas muito completo.
@artt_XD 10/01/2024minha estante
Ele é bom? Eu tô lendo O Retrato de Dorian Gray e citaram lá, aí eu fiquei curioso pra ler


Thomas 13/01/2024minha estante
@artt_XD é muito bom! vale muito a pena ler




HOLY FVCK 07/01/2024

?
Fiquei preso na história do início ao fim, o livro tem elementos clássicos do terror mas que foram tão bem colocados que deixou a leitura fluída e interessante
comentários(0)comente



Gladia~ 07/01/2024

Se não fosse clássico surpreenderia
Gostei sim do livro. Obviamente que o final não me surpreendeu por já ser de conhecimento geral essa história, mas o que vale na obra é a reflexão.

Bom, aqui esse livro narrado em terceira pessoa conta o ocorrido do ponto de vista do advogado, sr. Utterson, que ouve a história de um tal de Sr. Hyde, quem cometerá atrocidades de violência física contra uma criança. Logo, se lembra do testamento do Sr. Henry Jekyll, um médico e amigo seu de longa data, o qual determinava deixar os seus bens para o Sr. Hyde.
O livro se passa em entender qual a conexão entre o ?o médico e o monstro?.

Acredito que , o relato do médico (e monstro), nas últimas páginas fica encarregado de trazer a parte mais impactante do livro: a reflexão da dualidade existentes dentro da mesma pessoa.

Henry Jekyll, um médico respeitado, bondoso e sempre visto com bons olhos pela comunidade carregava em si uma persona diferente de tudo isso e sempre a reprimira. Foi por meio de um experimento que conseguiu se transformar em um ser sombrio, feio e mal: tomando uma poção que o transformara no ser que representava tudo de mal que carregava e em seguida voltando a seu estado ?normal? ao tomá-la novamente.

A obra constrói o médico e o monstro com profunda dualidade, sendo o Hyde descrito por todos que o viram como um homem de baixa estatura e áurea terrível, causando sensações tenebrosas e medo a todos que estavam perto e o Sr. Jekyll, um homem que ajudava a comunidade, bondoso e de feições gentis.

A parte mais chamativa na minha opinião foi ver o quanto o médico sofria com a existência de seu outro lado e luta interna que travava para não se transformar neste mostro de novo, após vislumbrar o que ele como Sr. Hyde era capaz de fazer (cometer um assassinato).

O livro por fim nos faz pensar na existência do bem e do mal que existe em nós e na luta interna que se é travada todos os dias.
comentários(0)comente



Caio.DeMorais 07/01/2024

O Mistério do Médico e o Monstro
Bom, essa obra foi homenageada em tantos outros lugares, que quando a gente vai ler a obra que inspirou todas elas, o impacto é bem menor. Mas isso não quer dizer que a história não te prenda, muito pelo contrário, eu fiquei muito curioso pra saber que fim o Jekyll/Hyde teriam, e olha me pegou no contrapé, eu não esperava por aquele final, mas de jeito nenhum.

Curioso como essa obra tratou de vários temas, como dependência química, bipolaridade, bem e mal, eu só tenho uma critica a isso de “bem” e “mal” são conceitos tão subjetivos, e o Stevenson trabalha isso de uma forma muito maniqueísta, mas esse pensamento reinava na época de 1886, que quando foi escrita. Mas colocado isso de lado, é um insight muito afrente do seu tempo, ainda mais nesse período.

Confesso que os últimos dois capítulos achei bem chatos e maçantes, mas respaldo é muito mais positivo do que negativo, os capítulos são bem curtos o que ótimo pra se manter interessado na leitura, só foi no final mesmo que me deu sono, mas eu acho que foi porque eu acordei muito cedo. Mas adorei a leitura. Eu já li dois da treite do terror, que foi Frankenstein, e agora o Médico e o Monstro, faltando agora Drácula.

E isso é uma coisa a ser pontuada, que é a questão do Horror/Terror, eu pessoalmente não achei em momento nenhum um Terror, ele cai mais pra Suspense/Thriller/Mistério, quem vende como terror tá vendendo errado, nessa parte me decepcionou, então não espere um terror propriamente dito, espere mais um Mistério, mas eu acredito que foi um terror pra época, mas hoje em dia não cabe mais assim.
comentários(0)comente



3096 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR