O Médico e o Monstro

Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Renata 22/03/2024

Um clássico afinal
Muito poético, me lembrou o prazer e a surpresa que foi pra mim ler Frankenstein, fui esperando um conto de terror mas ao final me deparei com uma leitura poética, cheia de apontamentos e questionamentos sobre o que há sob nossa pele, qual é a nossa real face, como desempenhamos essa tal humanidade

Aline 21/03/2024

Clássico
Gostei do livro, apesar de ter imaginado algo diferente. As estórias são boas e prendem a atenção. Livro é bem fluido, dá pra considerar uma leitura rápida e gostosa!!

Mateus1052 21/03/2024

Médico e o monstro
Nn sou muito de livro de suspense, mas li esse livro por conta da escola
História é boa mas bem difícil de entender

Cassiane.Schultz 21/03/2024

Confesso que esperava mais do livro, sempre vejo comentários comparando O médico e o monstro em termos de grandiosidade com Drácula e Frankenstein, mas agora penso que não é nada justa essa comparação.

Na minha visão o livro seria melhor se pudéssemos acompanhar o ponto de vista do Dr. Jekyll desde o início, mas como acompanhamos o Sr. Utterson senti um certo afastamento da história.

A princípio eu iria dar uma nota mais baixa, mas o último capítulo da carta, me fez aumentar a quantidade de estrelas, as indagações sobre duplicidade, bem e mal, foram muito interessantes e reflexivas.

Spoiler?

Acredito que desde o primeiro capítulo praticamente já da pra perceber que o Dr. Jekyll e o Hyde são a mesma pessoa em formas diferentes. Esse é um spoiler que eu consegui evitar nesses anos todos, mas foi bem previsível.

arthur_townley 19/03/2024

Eu diria que "O Médico e o Monstro", de Robert Louis Stevenson, foi um livro simplesmente incrível de ler do início até o final, causando várias sensações em mim, como desconforto e ao mesmo tempo curiosidade para saber o que vai acontecer no próximo capítulo.

A história conta sobre Gabriel John Utterson, mais conhecido como Utterson, um advogado que investiga um caso curioso e estranho entre seu amigo Dr. Jekyll e o suposto Sr. Hyde. A "amizade" e confiança que Jekyll deposita em Hyde, chegando a um nível de passar todos os seus bens para Hyde em caso de morte ou desaparecimento, como descrito em um testamento encontrado por Utterson. Jekyll era uma pessoa respeitada e de prestígio, enquanto Hyde é uma pessoa questionável e estranha. Utterson acha isso estranho e resolve investigar. Afinal, qual era a relação entre o respeitável Dr. Henry Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Isso o livro responde.

Essa obra clássica explora a dualidade humana entre o bem e o mal, reminiscente das ideias de Jung sobre Persona e Sombra. Ela sugere que todos carregamos um médico e um monstro dentro de nós: o médico representa nossa melhor parte, enquanto o monstro representa nossos impulsos mais sombrios e ocultos. Essa dicotomia psicológica pode ter influenciado as ideias de Jung e Freud.

Não quero dar muitos detalhes para não dar spoiler sobre o livro para quem quiser ler, mas de certa forma, esta obra contribuiu para a psicologia, filosofia, literatura, entre outros.

Algo que gostaria de destacar, agora sobre o autor, Robert Louis Stevenson, é que ele é um autor que escreve muito bem, e algo curioso é que ele é muito bom em descrever ambientes. Pode estar acontecendo algo muito tenso e agoniante na trama, mas ainda assim ele tem tempo de descrever os ambientes onde os personagens estão. Ele meio que tira uma com a nossa cara e usa duas páginas para descrever muito bem um ambiente, mas mata um personagem usando apenas uma frase... mas enfim, é apenas o charme do autor.

Izadora 18/03/2024

O Médico e o monstro
Nunca havia ouvido falar nesse livro ou no autor, mas a história foi uma surpresa agradável.
Muito interessante, cheguei a pensar q era parecida com Frankstein mas o plot é totalmente diferente.

Mari Marinho 18/03/2024

Tirei do meu diário de leitura
Mari de 2010 disse:
"Um advogado é contratado para resolver um caso e acaba descobrindo outro. Um médico resolve tomar um remédio que muda sua personalidade e ele fica viciado, depois o advogado descobre tudo, mas já era tarde demais, o médico tinha morrido."

Lembro que não curti muito esse na época, mas fui obrigada a ler pela escola ):

DomeniqueAlioth 18/03/2024

A leitura que estava me faltando
Estava devendo a leitura desse livro a algum tempo e peguei para lê-lo em uma única noite. É um livro bem simples e curto, não tem um plot complexo mas ainda assim é profundo e reflexivo.
Fico feliz de ter lido esse livro agora!

Sah Peres 12/03/2024

O médico e o monstro
Muitas palavras antigas, as quais me fizeram procurar o significado delas rs, mas uma boa leitura, apesar de ter demorado ler esse livro absurdamente curto, ele é um ótimo livro com uma escrita boa e impactante, com reviravoltas inesperadas, recomendo!

césar 09/03/2024

O Médico e o Monstro
O livro me pegou bem mais do que eu tava esperando com o plot dele, tudo dando uma vibe bem reviver, quando na verdade não tinha nada a ver. Gostei da escrita mais mórbida e da ambientação, leiam!

Brigadeiro 08/03/2024

Tipico conto da carochinha
é basicamente o que o título da resenha diz.
moral da historia: não deixem seu lado maligino ver a luz do sol por muito tempo crianças, ele pode decidir que nunca mais quer voltar ao escuro novamente

Jordão. 07/03/2024

Surpreendente
Um advogado decide investigar um homem estranho e selvagem que está frequentando a casa de um amigo Médico; o estranho sujeito chama-se Mr. Hyde. O Médico e Mr. Hyde escondem um segredo, enquanto Mr. Hyde comete crimes na cidade, o Médico não é visto por seus amigos, aparenta-se doente e recluso em casa. Enquanto o Médico é um homem bom, o Mr. Hyde é maligno. Uma estória bem escrita, bem narrada e rica em detalhes. Uma estória do século 19 que ainda surpreende pela qualidade de sua narrativa.

Conto O ladrão de corpos:

Um conto sobre dois estudantes de medicina que se veem em uma situação de crime, cometem crimes e são surpreendidos com uma situação estranha.