O Médico e o Monstro

Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Cat 17/01/2024

Jekyll & Hyde
Depois de assistir mil e uma adaptações diferentes para o cinema, finalmente li o livro. A edição da Penguim é muito boa, a introdução dá ao leitor o contexto da época, o que torna a leitura mais interessante ao reparar nesses elementos.

artemisia0 16/01/2024

Apesar de certas ressalvas gostei do livro. Mesmo com o plot sendo previsível tanto por ser um livro antigo quanto por ser uma história que inspirou e foi referenciada diversas vezes na cultura pop é divertido acompanhar o desenrolar de acontecimentos e reflexões sobre a complexa existência do ser, acredito que gostaria de ver mais essas reflexões existencialistas sobre o bem e o mal dentro das pessoas mesmo que tenha gostado da maneira que o livro trouxe o tema. No final, senti que faltou algo, talvez aquele não fosse o jeito ao qual eu gostaria que terminasse, talvez eu esperasse algo mais espalhafatoso e dramático.

@kevinwrf 16/01/2024

Criei expectativa demais por ter assistido o filme Van Helsing, não sabia que o do filme era uma cópia, então a versão do livro é muito "nerfada".

Jenniffer 15/01/2024

Todo mundo é feito de luzes e trevas
Ao terminar de ler esse livro, fica a reflexão: Ser "bom" exige um grande esforço, exige o sacrifício de interpretar um personagem que as vezes, lá no fundo do ser, nós não somos... apenas fingimos ser.

Camylle9 15/01/2024

Um livro mediano!
Por ser um livro mais antigo o plot é previsível e a leitura não é tão fluída. No meio do livro começa a ficar interessante e tem todo um suspense instigante, porém depois do plot volta a ficar chato novamente.

Pietra.Berticelli 14/01/2024

As inquietações diametralmente opostas do ser
Um livro curto, considerado não à toa um dos clássicos do horror.
A construção da história e do entendimento das facetas dos personagens cria uma atmosfera de inquietação e quase que de reconhecimento conforme se desenrola.
Por acidente, ganhei um super spoiler do mote do livro, já li sabendo o que esperar, mas a leitura me cativou tanto, que me permiti ficar surpresa uma segunda vez.

Vale a pena!

Bianca 13/01/2024

Me surpreendeu completamente!
Confesso que comecei esse livro porque não tinha outra opção a mão, então me vi aberta à possibilidade dessa leitura, e que decisão maravilhosa que eu tomei!
Pensei que seria como a experiência de ler Carmilla, um clássico gótico, de linguagem densa porém curtinho e, desse modo, dinâmico. Mas a escrita de Stevenson, o enredo genial, a forma como ele constrói e instiga o leitor, é o que te mantém do início ao fim, e ao fim, uma vontade de mais. Me surpreendeu porque não achei que fosse gostar tanto assim do livro, mas ao final do primeiro capítulo já soube que ia ser 5 estrelas, e que com certeza iria ler mais obras do autor. Aqui vemos talento, prática e a maestria que poucos escritores conseguem alcançar!

Lyvia 13/01/2024

Definição de "clássico". Leitura fácil, fluida, e de rápida compreensão. O enredo te conduz a deduzir o que está por trás do mistério, mas sem perder a beleza e as reflexões da história. Acho que o foco realmente está nas reflexões atemporais do que no mistério propriamente dito. "Leitura obrigatória"

Jeferson184 12/01/2024

Primeira leitura de 2024
Nessa edição da Exclesior (que está belíssima) nos deparamos com outras duas histórias.
Na historia principal, O Médico e o Monstro, confesso que não esperava pelo plot twist que o final nos reserva. Apesar de inúmeras referências no mundo geek, eu não fazia ideia do que iria acontecer, o que fez a leitura ser mais prazerosa. Apesar de ter traços da época, a leitura consegue fluir bem. Infelizmente não tive a mesma experiência com as outras duas histórias. O modo de escrita e os costumes da época me incomodaram bastante.
A segunda história se concentra em uma disputa, que na minha opinião, é muito clichê. Já a terceira história é repleta de armações para roubar um presente muito raro e caro.
Sem dúvidas a melhor de todas é a história que leva o nome no livro.
O Médico e o Monstro é uma história que há um bom tempo estava na minha lista de leituras.

Alane.Sthefany 11/01/2024

O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson
Primeiramente quero destacar algumas correntes filosóficas sobre a natureza do homem.

"O homem nasce como se fosse uma folha em branco e a experiência, a tinta que preenche as ?páginas? da vida." - Locke

(John Locke, Essay Concerning Human Understanding. 1690).

"O homem é mau por natureza, a menos que precise ser bom." - Nicolau Maquiavel

(Nicolau Maquiavel, O Príncipe. 1513).

"O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe" - Rousseau

Carl Rogers, na mesma direção, é o sucessor de Rousseau (que observa) que todo homem vem da mão de seu Criador como um ser perfeito. Este esplendor primordial é corrompido, disse Rousseau, por uma sociedade imperfeita.

(Jean-Jacques Rousseau, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens. 1755).

"O homem é um macaco cego, robusto e irracional, que carrega um macaco aleijado que enxerga." - Arthur Schopenhauer

(Arthur Schopenhauer, O Mundo Como Vontade e Representação. 1819).

E a última que pretendo destacar, na qual eu também compartilho do mesmo pensamento é de que o homem é mau por natureza:

"A natureza humana é má. O homem é mau" - Hobbes.

[...]

No estado natural, embora alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais de forma a estar isento do medo de que outro homem lhe possa fazer mal.

?O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos?.

O homem nasce mau, com instintos de sobrevivência, e que devido a tais instintos é capaz de fazer qualquer coisa. Segundo Thomas Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado. E a sociedade tem o papel de educá-lo, de humanizá-lo, de torná-lo sociável. Pois ?A natureza humana para Hobbes é má. O homem é mau?.

Tanto o pensamento do Locke, de que o homem é como uma folha em branco, e o de Rousseau, de que o homem é bom por natureza, mas é a sociedade que o corrompe, fica a indagação de como é formada uma sociedade, senão por um aglomerado/conjunto de indivíduos (seres humanos), e se todos os homens são bons, como essa sociedade se tornou algo ruim para ter o poder de corromper os demais.

Levando em consideração o pensamento do Locke de que são as nossas experiências, a tinta que vão preenchendo às páginas da nossa vida, e partindo do pressuposto de que todos nós somos donos da nossa própria história e que temos o pincel em nossas mãos e que pintamos o que quisermos, como começamos a pintar coisas ruins, da qual não nos orgulhamos e que se pudéssemos, apagaríamos de nossas vidas, de tal forma que nós não quereríamos nenhum resquício ou vestígio de que um dia estivera ali.

Esse livro me deixou bastante reflexiva, e no decorrer das páginas me recordei de uma pregação reformada em que o pastor disse sobre a depravação do homem e da sua natureza depois da queda:

"Deixe-me dar um exemplo: Hitler. Você acha que ele era uma anomalia? Você acha que ele era um fenômeno? Uma pessoa rara, diferente da sociedade? Tem algo que você precisa aprender sobre Teologia: Tem uma graça comum que restringe todo o mundo, e se você não é como Hitler, é só por causa da graça de Deus que restringe você, e se Deus puxasse esse ?freio? de você, você ia fazer com que Hitler parecesse um mocinho de coral. Você está entendendo o que eu estou dizendo? Ele não era uma anomalia, ele era um reflexo do que todos nós somos, a não ser que Deus restrinja a maldade do homem. Essas são verdades que ninguém quer ouvir, e são verdades que pregadores não querem pregar, mas são necessárias. Elas são as Escrituras!"

"à parte da graça restringidora de Deus, isto permearia o mundo e nós seríamos destruídos!"

Quotes ?????

O fantasma de um pecado antigo, o câncer de alguma vergonha oculta, o castigo que chega em passos mancos e lentos, anos depois, quando a memória esqueceu o erro e o amor próprio já perdoou a culpa.?

Sua história era quase irrepreensível; poucas pessoas podiam revisitar os tomos da própria vida com tão pouca apreensão; mesmo assim, ele se flagelava pelas coisas ruins que fizera, para depois se alçar a uma gratidão sóbria e destemida por todas as coisas ruins que quase fizera, mas resistira.
Flávia Menezes 11/01/2024minha estante
Alane que resenha mais perfeita!! Amei os quotes filosóficos em contraste com o livro. Foi perfeito!!! ?? Eu amei tudo nesta história, e sua resenha abrilhantou ainda mais! Parabéns! ?

Alane.Sthefany 11/01/2024minha estante
Flávia

Muito obrigada, fico muito feliz por ter lido e mais ainda, por ter gostado. ???

Eu também amei o livro, pretendo reler futuramente, já que é um livro que deixa aberto para várias reflexões sobre o ser humano e o bem e o mal.

Vladi 11/01/2024minha estante
Não curto leituras com a temática do terror, como o título desse livro sugere, mas sua resenha despertou meu interesse, vai entrar na minha lista.

Alane.Sthefany 11/01/2024minha estante
Vladi

É uma temática de suspense, com investigação, terror, ...

Eu também não gosto muito de terror, eu já tinha recebido spoilers do livro, então já sabia o que esperar, no seu caso, acho incrível que você não tenha recebido spoiler ainda desse clássico, assim fica mais fácil se surpreender com as descobertas.

Se você gosta de temas que discutem a natureza do homem, acredito que fará um bom proveito do livro.

Espero que goste, mas só pelo fato de ter despertado sua curiosidade, fico extremamente feliz ?

Cleber 12/01/2024minha estante
Adorei a resenha ????????

Alane.Sthefany 12/01/2024minha estante
Cleber

Obrigado ??

Fred 23/01/2024minha estante
Eu vim aqui curti pq vc sempre vai no meu feed e curte algo, então eu vim. O problema é que... Eu acho que já curti tudo que você já postou aqui ?? Aí pensei: "vou comentar sobre esse livro que já li" O problema é que faz tempo que li e não lembro de muita coisa ?????. Então vou deixar só um... Oi, tudo bem com você? ?

Alane.Sthefany 24/01/2024minha estante
Fred

Eu também esqueço de algumas leituras, por isso a importância de deixar nossas impressões durante as nossas leituras e após finalizá-las, fazer uma resenha sobre o livro ?

Eu estou ótima! E você como vai ?

Gui Wesley 11/01/2024

Fascinante
O livro é muito bom, mas se vc comprar essa edição, comece lendo o conto primeiro, vai ser mais interessante para entender como é a escrita do autor.

Thaís 11/01/2024

Chocada e horrorizada. O autor deixa bem claro a divisão do bem e do mal. Todo indivíduo tem as duas personalidades, uns deixam em evidência uma mais que a outra.

Gustavo616 10/01/2024

O livro é muito bom, peguei emprestado de uma amiga mas se tivesse oportunidade de reler o livro, eu adoraria, eu achei o livro muito bom porque curto muito livros com uma vibe de suspense e mistério.
O livro tem 94 páginas eu acho é eu também acho que esse foi o menor livro que eu li e talvez o primeiro, sinceramente se não fosse pela minha professora de português não ia ler livros, mas graças a ela eu comecei a ler livros e tô amando, não leio os livros muito rápido mas também não tão devagar.Não lembro muito o que acontece no livro porque faz um tempo que li ele mas adorei cada página dele