Notre-Dame Ken Follett

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jessqui 15/10/2021

Não era exatamente o que eu esperava mas não deixa de ser bom. Uma declaração de amor do autor para a grande Notre Dame que infelizmente sofria um incêndio em 2019. Leitura rápida e interessante.

Leonardo.Heffer 17/09/2023

Gostei, mas não sabia o que esperar
Ken Follet resolveu criar um livro para contar, de forma extremamente breve, os principais acontecimentos sobre a Catedral de Notre Dame.

Não é um livro, mas sim um guia rápido, de pouco mais de 70 páginas (o resto do livro é o primeiro capítulo do novo livro dele), sobre os principais pontos da capital. É quase um guia do que realmente um livro.

Isso é ruim? Depende do leitor. Eu por exemplo amo Paris e tudo que diz respeito a cidade, principalmente a sua rica história, então pra mim o livro do Ken Follet foi mto bom. Uma leitura rápida como se me preparasse para visitar a catedral.

Por que esse livro existe. Provavelmente você deve lembrar do incêndio que destruiu a teto da catedral. O livro foi construído para angariar fundos para a reconstrução - apoiar, afinal a reconstrução com ctz vai sair mto mais cara do que os direitos autorais do livro são capazes de angariar.

Então, além de aprender um pouco de história, você ainda pode apoiar a reconstruir parte dela.

Luiza2030 27/03/2024

Esse foi o primeiro livro do Ken Follett que eu li, acho que ele conseguiu expressar o sentimento de muitos ao ver Notre-Dame em chamas. Foi interessante saber a história dessa igreja e agora quero muito ler outros livros desse escritor.

Sílvia 24/09/2020

Notre Dame
O livro na verdade é um ensaio que o autor publicou alguns dias após o trágico incêndio em 2019. Ele conta um pouco da história da igreja. Fiquei chocada ao saber que na época de Victor Hugo aquela maravilha arquitetônica era usada como silo para a estocagem de grãos. Quel horreur!!! Graças ao livro de Hugo, Notre Dame de Paris, infelizmente traduzido como O corcunda de Notre Dame, houve uma certa comoção que levou o prefeito de Paris a encomendar sua restauração. Ainda bem, caso contrário aquela obra magnífica não teria durado tanto tempo. Torço para que se cumpram os projetos de restauração, porque mais do que uma igreja, Notre Dame é uma obra de arte.

Glaucia Maria 23/05/2021

Vislumbrante
Por meio deste livro é possível sentir-se novamente dentro da catedral dentro de outras épocas, possível até sentir-se observando a construção dela pelo construtores medievais. Muita história envolvida que foi perdida em um acidente!

Duda.Nard 22/05/2021

Muito bom.
Este não é um livro como outro de romance deste autor. É uma narrativa bem curta até, que conta um pouco da história da Catedral de Notre Dame, e do fatídico dia de 15 de Abril de 2019, quando a mesma chocou o mundo por estar em chamas.
Mesmo sendo uma história curta, possível de ler em apenas algumas horas, o autor não deixa de nos emocionar com suas palavras.
Além disso tudo, Ken Follett, devido ao seu amor por catedrais, ainda abriu mão de seus direitos autorais para que todo o dinheiro arrecadado fosse destinado a reconstrução da Catedral.

Rafael.Tadeu 08/05/2021

Um Livro não ficção que com o Notre Dame como tema, contando um pouco sobre sua criação e momentos importantes e dos sentimentos do autor pós incêndio

Interessante,mas bem sucinto, leitura rapidinha que para quem é leigo trás informações bacanas,mas para quem já tem alguma bagagem não deve agregar tanto, nem trazer informações tão relevantes exceto a opinião do autor

Tiago 09/01/2021

Pequeno ensaio
Na verdade o livro é um ensaio em louvor da catedral, comentando alguns dos momentos históricos pelos quais ela passou. Seu grande trunfo é que a renda foi doada para a reconstrução da catedral.

Silvana.Tozetto 02/01/2023

Notre-Dame
Muito interessante. Ken Follett destinou toda a renda obtida com esse livro para a reconstrução da catedral de Notre-Dame destruída no incêndio de 2019.
Follett escreveu sobre a construção da catedral de Notre-Dame desde o seu início e todo o percalço pelo qual ela passou.
Fiquei muito feliz por já ter lido Os Pilares da Terra, de autoria também de Follett, pois ele faz muitas referências em relação à construção da catedral, além do motivo que causou o incêndio.
Livro curtinho, recomendo a leitura.

Iury 25/10/2021

O livro apresenta uma narrativa curta mas bem pontuada por Ken Follet acerca da representatividade histórica, religiosa e cultural das grandes catedrais, que são herança da Idade Média, em especial da Catedral de Notre Dame. A motivação da homenagem foi o incêndio de 2019 e a obra nos alerta sobre a relevância de preservar os nossos patrimônios históricos.

Cheiro de Livro 13/05/2020

Notre-Dame
Quando a catedral de Notre Dame em Paris pegou fogo o mundo parou para ver a destruição de um símbolo. Um símbolo criado pela literatura. Existem várias catedrais medievais deslumbrantes, mas nenhuma delas abrigou o Quasímodo de Victor Hugo. O incêndio causou uma comoção mundial e uma série de ações para arrecadar dinheiro para a sua reconstrução. “Notre-Dame” (tradução de Bruno Fiuza e Roberta Clapp) é a colaboração de Ken Follett aos esforços de arrecadação para a reconstrução.

Não pegue esse livro achando que vai encontrar uma história da Catedral ou mesmo uma ficção com ela como personagens. Follet fala sobre o impacto que sentiu ao ver o incêndio, fala sobre como a catedral ganhou notoriedade com a obra de Victor Hugo. É um ensaio sobre a importância dessa catedral medieval para humanidade.

A parte final do livro é um trecho do próximo livro de Follett, “O crepúsculo e a aurora”. Para quem é fã do autor inglês dá uma vontade de ler mais do novo livro e ao mesmo tempo me fez buscar minha edição de “Os Pilares da Terra” para, quem sabe, reler nesses tempos de pandemia.

site: https://cheirodelivro.com/notre-dame/

Sarah 03/11/2021

É bom, mas é decepcionante (?)
(...) e acho que a culpa não é do autor, mas da construção da edição. Me levou a crer que o livro inteiro era sobre os conhecimentos e impressões do autor sobre Notre-Dame e na verdade só metade é sobre isso de fato, o resto das páginas são um capítulo do próximo livro do autor - o que me interessaria se eu já fosse uma fã do escritor; porém, comprei o livro pelo conhecimento histórico. Talvez a culpa seja minha de não ter prestado atenção aos detalhes da edição.

De qualquer maneira, o curto apanhado que Ken Follet faz sobre a história da catedral e sua relação com ela é realmente bom.

EduardoCDias 16/08/2020

Resumo da história de Notre Dame
Demonstração de amor explícita à esse monumento mundial que tanto nos atrai e que nos levou às lágrimas em 15 de abril de 2019, após um incêndio destruir seu telhado.

Helder 17/04/2020

Que meus filhos , meus netos e bisnetos possam conhecer esta doce senhora
Há um ano atrás, em 15 de abril de 2019, Ken Follett recebeu uma ligação mandando-o ligar a televisão. Era noite, e ao ligar a televisão ele viu a imagem: Notre Dame, um dos marcos de Paris, estava em chamas.
Ken Follett é um dos escritores mais famosos do mundo, e seu livro mais famoso chama-se Pilares da Terra, onde conta a estória da construção de uma catedral.
Este seu livro necessitou de tanta pesquisa e fez tanto sucesso, que Ken Follett passou a ser visto como um especialista em Catedrais, ou pelo menos foi o que ele percebeu quando seu telefone começou a tocar com diversos órgãos de imprensa que pediam que ele comentasse sobre o que ocorria na França.
Follett sempre foi apaixonado por Catedrais, e Notre Dame com certeza era uma destas.
Aquela noite foi cruel. Ele foi dormir com a catedral em chamas, sem saber quanto seria consumido pelo fogo.
Por sorte, ou obra dos bombeiros, o estrago foi menor do que se esperava, mas logo ele recebeu um convite para ir a um debate em Paris, cujo tema era O Simbolismo das Catedrais na Literatura e Na Vida.
O governo da França, no dia seguinte a tragédia já começava a levantar fundos para a reconstrução, e foi nessa viagem a Paris que ele recebeu um pedido de sua editora francesa:

Que tal escrever um livro sobre seu amor a Notre Dame cujos direitos autorais serão usados para a reconstrução da igreja?

E foi assim que surgiu este pequeno texto.
Com certeza não chega aos pés das obras do autor, mas mesmo assim ainda é um livro que vale a pena ser lido.
Aqui, o autor conta algumas histórias bem interessantes sobre a tão famosa Notre Dame, desde sua construção a partir de 1163, até o papel importante na 2ª Guerra Mundial.
Em Notre-Dame, A História de Uma Catedral, Ken Follett como sempre consegue nos fazer viajar no tempo através de seu texto, e é assim que nos sentimos ao perceber a loucura que era começar a construir uma catedral em 1200. Não havia tecnologia nem engenharia. Não havia nem ferramentas direito. O aço hoje usado para um martelo, naquela época era escasso e preferencialmente usado para a fabricação de espadas.
Sendo assim, a construção da igreja levou exatos 100 anos.
Depois Follett nos conta sobre Vitor Hugo, um dos maiores divulgadores de Notre Dame para o mundo. Através de seu famoso livro O Corcunda de Notre Dame, ele conseguiu que o governo francês passasse a olhar melhor para a Catedral, iniciando um projeto de restauração que durou 20 anos.
Outro acontecimento importante da igreja está relacionado com Charles De Gaulle e o final da segunda guerra mundial, mas vou parar com os comentários por aqui para que vocês possam ler o livro.
Eu já tive a chance de entrar em Notre Dame e lembro até hoje a sensação daquele momento.
Tomara um dia meus filhos possam sentir o mesmo. E meus netos e meus bisnetos.
Esta aqui é uma pequena ajuda!.
Por fim, já que o texto de Ken Follett tem pouco mais de 70 paginas, a Arqueiro trouxe neste livro também o primeiro capitulo do próximo lançamento do autor que está previsto para o segundo semestre de 2020.
O livro vai se chamar O Crepúsculo e a Aurora (Ótima tradução em português para The Evening and the Morning, que poderia ser traduzido somente como A Noite e a Manhã) e será mais um calhamaço do autor com quase 1000 paginas.
A estória acontecerá antes de Pilares da Terra, no ano 1000, fim da Era das Trevas e inicio da Idade Média.
Pela pequena amostra trazida neste livro, só podemos esperar um novo livro sensacional do mestre Ken Follett, que agora contará uma estória cujo pano de fundo é a invasão de Inglaterra por Vikings.
Que chegue logo este novo livro!

Raphael 12/06/2020

"Nous rebâtirons"
Livro curto, escrito por um apaixonado por esta catedral. Repleto de fatos históricos interessantíssimos que nos mostra sua importância durante a história, como a marcha de Charles de Gaulle. Após esta leitura fica fácil entender o seu poder de inspirar, vide os lindos clássicos como: Notre-Dame de Paris (O Corcunda de Notre-Dame) e Os Pilares da Terra. O ponto fraco é justamente o tamanho, os últimos 40% é propaganda do próximo livro do autor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5