Moleques de Rua

Moleques de Rua Roberto Freire

Resenhas - Moleques de Rua

Monike 24/09/2009

Lembraças da minha infância
Nossa, como foi bom encontrar esse livro aqui.. pois ele é uma das lembranças boas da minha infância! Muito bom mesmo! O livro relata a historia de um menino de rua, das suas aventuras e os segredos dos meninos de rua. De como é dura a infância daqueles que não tem um lar. Livro excelente para os jovens, que muitos adultos deveriam ler.
Gustavo Lima 11/10/2010minha estante
Esse livro foi o primeiro livro que eu li na minha vida! Eu tava na 4ª série e tinha 10 anos.

Ana Rosa 08/11/2012

Somos moleques. Sempre seremos.
Ser leitor não é - e creio que nunca será - fácil. O fato é que para se portar dignamente como tal, necessita-se, antes, se levar à criança que algum dia existiu; aquela que não tinha arrogância de ignorar e/ou rejeitar qualquer novidade, e que possuía uma audácia incrível de descobrir o mundo, seja através dos sentidos, da imaginação, do senso ou até mesmo, da escola.
Todavia, crescemos com a consciência de que teremos de amadurecer um dia. Menos ou mais, esse dia chega: de uma maneira ou de outra, somos encarados por essa realidade que abala o nosso ego, corrói alguns sonhos e sinaliza um novo caminho a ser seguido. Poucos conseguem sobreviver ilesos a essa Transformação.
E assim foi, no ano de 2008, quando o professor de Língua Portuguesa chegou à sala, incumbindo a missão para todos de ler Roberto Freire para as atividades avaliativas decorrentes daquele período. Não longe disso, comprei-o (o livro) na livraria indicada e, logo na volta para casa, de ônibus, tipicamente, comecei a lê-lo com toda aquela curiosidade que o título deste inspirava e mencionava. "Moleques de rua".
O professor já alertava: "não será uma leitura suave, mas eu sei que algumas ingenuidades aqui devem ser deixadas de lado ou mesmo, se possível, desfeitas". A história conta a vida que a personagem de João Pão levava, além das suas relações (geralmente atípicas, para muitos de nós) que o "bando de João" tinha com as ruas.
A cada página, a cada susto, a cada choque, eu acordava no "realismo de Roberto", do qual ajudou por descobrir-me e descobrir, aliás, o meu verdadeiro carinho, amor por quem não recebe e não tem amor. A busca por ser especial nesse mundo aparentemente guiado pelo "darwinismo social". Estes "meninos" não ficarão esquecidos, se depender de minha memória e história. E é por eles que vou ser o que serei - e o que já sou.
Anderson.Pinheiro 19/03/2018minha estante
Obrigado por sua análise... Comecei a desenvolver um projeto com o tema "abandono infantil". Problemática que, inevitavelmente, atrai a outros (trabalho infantil, exploração sexual de crianças e jovens, analfabetismo, etc.). E, buscando uma obra "carro chefe", encontrei este - ou será que ele me encontrou? - para desbravar algo de fácil leitura nas ruas de nosso Brasil, infelizmente. Planejo que a performance seja apresentada na XXII Feira Panamazônica do Livro (25/05 a 03/06), no Hangar, em Belém do Pará.

Edison.Eduarddo 28/09/2020

As questões de viver na rua
Com cara de infantil, esse livro, para adolescentes e jovens adultos, aborda assuntos que uma criança talvez ainda não entenda, ou não se interesse... Com certeza, uma leitura diferente, trazendo a questão de meninos abandonados que vivem nas ruas de grandes cidades. Companheirismo e traição, álcool e paixão, sexo e assassinato, miséria e roubo, prostituição e estupro, bandidos e milícia, são temas tratados, com maior ou menor intensidade, mas, sem dúvida, com bastante coragem pelo autor.

Plinio.Henrique 29/10/2019

Crianças Abandonadas
Trata-se de uma triste realidade. Quando o velho mandigo morreu, João Pão ficou sozinho na rua. Conheceu a turma do Ditão, onde havia o Manga-Rosa, os Índios, Celeste e Amelinha. Aprendeu a furtar, a assaltar, a fugir dos grupos de extermínio e da polícia. Viu como se fazia sexo e usou drogas que lhe faziam mal à barriga. E bem que lhe avisaram para não fazer amigos, para não ter que conviver com o destino de Celeste e a traição do Manga-Rosa.
Diante do que li, aprendi que devemos observar com quem andamos, e não ir atrás do que nos mandam fazer, sem saber se é bom.
Gustavo.Gomes 31/10/2019minha estante
Ótima crítica, Plínio. Bom posicionamento. Espero que tome gosto em ler todo tipo de história. Boa participação.

Clara 26/10/2019

Oque achei sobre o livro moleques de rua
Eu não gostei muito do livro,pois fala sobre violência entre outras coisas mais fora a isso gostei até porque algumas crianças da minha idade caso leiam este livro vão entender melhor como é vida na rua,e também vão aprender a tomar cuidado ao andar pelas ruas,mais em geral é legal.
Gustavo.Gomes 31/10/2019minha estante
Muito bom ver crianças colocando sua opinião sobre os livros que leem. Gostei da sua participação, continue sendo a aluna e leitora que você é.

Gustavo.Gomes 31/10/2019minha estante
Infelizmente é uma realidade pra muitos que vivem nas ruas, mas que bom que você soube ponderar sobre que é apropriado às crianças e o que apenas existe (sendo bom ou ruim). Obrigado pela contribuição, Flávia.

Nise 30/10/2019

Minha opinião sobre o livro...
Oi, meu nome é Gabriel e tenho 12 anos! Conheci o Livro "Moleques de Rua" através de uma prova de literatura. Eu achei o livro muito bom, pois retrata a vida de um menor abandonado muito bem, também fala sobre o que vivemos hoje em dia e como as crianças que vivem na rua fazem para sobreviver. Mas com nem tudo é perfeito, ele também fala sobre assuntos que eu acho meio errado para as crianças, como drogas, violência e coisas para adultos... Mas mesmo assim, o livro é muito bom!
Gustavo.Gomes 31/10/2019minha estante
Muito bom, Gabriel. Nem tudo que encontramos no mundo é agradável mesmo. Alguns, para sobreviver, conhecem a parte mais triste do que pode ser visto nas ruas. Desejo boas leituras. Gostei da sua participação.

Geovana512 29/10/2023

Leitura fácil
Começo dizendo que não é um livro para crianças kk
Pois aborda assuntos como gravidez infantil, roubo, prostituição infantil , sex0 e drogas, mas isso torna o livro bem informativo e interessante de se ler, e acompanhar as experiências do João de conhecer essas coisas e lidar com a vida na rua.