XVI

XVI Julia Karr

Resenhas - XVI

Murphy'sLibrary 04/07/2011

Classificado como 2 estrelas e meia no Murphy's Library

Parece que os futuros distópicos vieram pra ocupar espaço. Nina Oberon vive em um deles: um que parece bastante com a nossa realidade, mas no qual a sociedade se encarrega de mostrar a todos quando as garotas estão prontas para terem relações sexuais, assim que completam 16 anos de idade. Sandy, a melhor amiga de Nina, mal pode esperar para ter 16, enquanto a própria Nina não gosta muito da ideia.

Nina mora com sua mãe e sua meio-irmã Dee. Um dia, ela ajuda um cara que está apanhando na rua—ele parece ser um mendigo, e ela não sabe por que decidiu ajudá-lo—, e você pode imaginar o que acontece entre os dois depois disso. Aliás, você pode imaginar muito do que acontece nesse livro, o que é uma pena.

Quando a mãe de Nina morre, ela pede para que Nina cuide de Dee e não deixe o pai da garotinha chegar perto dela. Ela também revela algumas coisas chocantes sobre o pai de Nina, e Nina passa o resto do livro tentando cumprir as promessas que fez à mãe em seu leito de morte.

Eu estava muito empolgada pra ler esse livro—que ganhei numa promoção no Annette's Book Spot—, mas ele não atendeu às minhas expectativas, eu terminei de lê-lo e senti que faltou algo. Talvez mais explicações sobre esse futuro, como eles chegaram àquele ponto... O livro foi superficial e o plot poderia ter sido muito melhor explorado. A mensagem de que sexo é uma coisa ruim o tempo todo me incomodou, porque nós não conseguimos realmente saber o que aconteceu pra que a Mídia começasse a controlá-los de tal forma e reforce que aos 16 você está "pronta" e por causa disso pode se tornar uma vadia. Parece que haverá uma sequência, talvez Karr explique isso melhor num segundo livro, mas não sei se vou ler pra descobrir.