Um Coração Singelo

Resenhas - Um Coração Singelo

1 | 2 | 3 | 4

Kely.Garcia 10/01/2021

Marcia 08/01/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Leitura finalizada do livro Um coração simples. Esse livro é pequeno, leitura rápida e prazerosa. Eu ja tinha lido esse livro ha alguns anos mas não me lembrava mais.
Gustave Flaubert é o mesmo escritor de Madame Bovary, um clássico da literatura francesa.
Esse livro, Um coração simples, é a historia de Félicitè, a criada de madame Aubain. É uma história linda e emocionante de uma pessoa realmente simples, humilde e muito bondosa. Foi classificado como uma novela realista e li que Félicitè pode ter sido Julie, uma empregada de Gustave que trabalhou com ele muito tempo e sofreu muito antes de trabalhar para ele.
Recomendo a leitura.
Sinopse da editora :
Com uma atenção aos detalhes da vida burguesa considerada quase escandalosa na época, Um coração simples fará com que muitos se lembrem, ou descubram, por que Gustave Flaubert foi aclamado como o primeiro grande mestre do realismo. Esta novela traz a história de uma mulher simples, Félicité, que trabalha décadas como criada para a Sra. Aubain, uma viúva de alguns recursos. Zela por tudo na casa, ajuda a criar os pequenos Paul e Virginie, mima seu sobrinho Victor, que entra em sua vida por acaso. Sua compreensão pouco sofisticada do mundo, pautada por suas realidades próximas e por sua própria história sem grandes acontecimentos, é acompanhada por um grandioso sentimento de amor, no sentido amplo da palavra. Escrita perto do fim da vida do autor, o trabalho era para ser uma homenagem a George Sand, que morreu antes do texto ficar pronto, e foi concebido em resposta a uma discussão entre ambos sobre a importância do realismo. Embora o texto mostre seu virtuosismo para contar detalhes e se baseie em uma de suas serviçais da vida real, Julie, Flaubert disse que a novela exemplificava sua declaração: “beleza é o objeto de todos os meus esforços”.

Lorena 19/12/2020

Ótima primeira leitura de Flaubert
Uma vida simples ainda pode ser uma vida digna de ser lida e de habitar para sempre as páginas de um livro.

Gabi 02/10/2020

Um coração simples
É um conto sobre uma mulher que desde o início de sua vida se contentava com as coisas simples e tinha uma vida dessa mesma forma. Sinceramente, fiquei o conto inteiro esperando que algo acontecesse, mas é exatamente o que o título anuncia. Simples. Não leiam esperando grandes mudanças, revelações e cousas assim.

BanjoCore 16/09/2020

Lulu "Santo"
É incrível como alguém se dedica inteiramente à outra pessoa, sem desfrutar de nenhum prazer durante a vida.

Marina.Castro.F 28/08/2020

Uma novela realista
A obra traz a história de Felicité, a criada de uma família burguesa que, mesmo sem ter tido grandes acontecimentos na vida, na sua simplicidade, amava com uma enorme amplitude.

E. 22/08/2020

Um Coração Simples, tradução dada ao título da novela escrita por Flaubert, esclarece ao leitor, de antemão, o que esperar de Felicité, a personagem cuja narrativa biográfica revela um tipo humano frugal.

Isso porque, como é dado a qualquer ser humano, Felicité conheceu do amor e do sofrimento; contudo, suas experiências foram todas sentidas e postas no mundo tendo por filtro seu caráter modesto e sua compreensão pouco abrangente sobre a realidade, e são essas as qualidades humanas responsáveis por conferir tom de ingenuidade e resignação ao coração simples que traz consigo, embora, vale dizer, sempre devotado e servil.

Lya 11/06/2020

Uma história simples
Trata da vida comum de uma personagem, leitura bem rápida, porém triste. O título é muito bonito e super combina com a história.

Beatriz 12/05/2020

Delicado
"Fixaram os olhos uma na outra, eles se encheram de lágrimas; por fim a patroa abriu os braços, a criada neles se jogou e abraçaram-se, satisfazendo a dor num abraço que as igualava"
Gustave Flaubert, o francês que escreveu o ícone Madame de Bovary, nos presenteou, depois de consagrado, com esse pequeno romance, porém grande em de reflexões e sentimentos profundos. Eu iniciei minhas leituras com os franceses, então tenho um afeto especial com esse tipo de literatura.
Com "Um coração simples" não foi diferente. Flaubert faz uma crítica à sociedade burguesa francesa a partir da vida de uma criada simples e resignada de nome (sugestivo) Felicidade. Durante as linhas que discorrem o romance, vemos uma série de tristes despedidas, primeiro com a filha da patroa, que era o único ser amado, da qual Felicidade devotava seu tempo e ternura. Depois, Felicidade se dedica a seu sobrinho, que também não tem seus destinos entrelaçados. O trecho acima narra um momento no qual, pela dor, patroa e criada unem sua humanidade ao se abraçarem em dor. Momento único - e rápido - em que se diluíram seus lugares sociais.
Recomendo muito esse livro que nos faz pensar em política, classes sociais, sociedade, despedidas, vida, humanidades e sentimentos de modo único e muito visceral.

Carrara 09/05/2020

A protagonista se chama Felicidade e seu jeito lírico e suave de ver a vida é o que tem de mais bonito nesse pequeno livro que esquenta o coração.

Isabel Verena 13/04/2020

História com uma personagem simples e com muita fé.

Ana Letícia 06/04/2020

A Félicité não tem nada de extraordinário, mas é fácil sentir empatia por ela. É um bom conto.

Simone Pagliari 05/04/2020

Novela
Esta novela traz a história de uma mulher simples, Félicité, que trabalha décadas como criada para a Sra. Aubain, uma viúva de alguns recursos. Uma história com muita desgraça para Félicité.

poly 06/03/2020

Eu deveria ter entendido o propósito?
A história é bem corrida, apesar de não ser tão extensa a história, ela retrata vários anos dos quais eu entendi um total de: N A D A.

Não entendi a personagem principal, só que ela é muito estranha... tipo...? As relações foram mais aleatórias ainda e MEU DEUS QUANTA DESGRAÇA.

Sei que eu deveria estar lendo esse conto com um olhar mais crítico, mas Deus que me livre, foi uma luta tão grande para eu terminar ele que agora só quero falar mal.

Estou lendo Madame Bovary e a escrita do autor é bastante diferente nas duas obras, até porque são gêneros diferentes e finalidades diferentes também.

Eu nem sei o que falar na verdade... Só que... Uma viagem essa história. Loucura.

@Umpouquinhodemim 31/01/2020

gostei muito é um livro de poucas páginas mas rico em conteúdo, algo assim é extremamente importante na nossa bagagem de leitores!

1 | 2 | 3 | 4