O impostor

O impostor Edgard Telles Ribeiro

Resenhas - O impostor

mateuspy 25/10/2020

Eu havia escrito uma resenha
muito empolgado com o livro, porém o aplicativo parou de funcionar bem nas minhas últimas consideração. Mas, pra não deixar passar, gostaria de dizer que amei a leitura, achei a prosa do autor muito refinada e um "passeio no parque" de leitura. Além disso, acho digno de nota o quanto enriquece a leitura(para mim) saber que o narrador é um tradutor de romances policiais. Achei um desses exercícios perfeitos da literatura. Só gostaria que fosse mais longo, um pouco mais arriscado(mas isso é muito pessoal, sei disso). Leiam e conversem comigo, por favor!

Giovanna.Louise96 30/11/2022

Não tem como fazer resenha de um livro tão incrível sem ter spoilers. Ele te enfia uma estranheza pela goela e não soluciona nada.

CPF1964 19/08/2020

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Conto de um escritor nacional.

anaartnic 20/12/2022

Nem sempre estamos na Itália
É um livro bem curtinho, de poucas páginas, mas que é capaz de ocupar grande parte da sua mente ao longo da experiência de leitura. Eu não poderia esperar que fosse tudo isso, mas fico muito feliz de ter a oportunidade de lê-lo neste final de ano.

Ele conta a história de um casal de idosos que está em uma viagem na Itália, o marido (narrador da história) possui uma memória relacionada ao país: um parente caiu (ou se jogou, quem sabe) no Vesúvio. De início parece ser um livro de aventuras de viagens e busca pessoal por meio deste retorno ao passado, porém algo curioso ocorre: Mesmo "estando" na Itália, o protagonista volta ao Rio de Janeiro e está conversando com seu neto.

Eu demorei um pouco para entender que o "estar" não é a principal questão da história, mas sim o "ser". Afinal, seria o protagonista um mero impostor de sua própria história? Ele estaria atuando em uma viagem, assim como se vê atuando em seus sonhos?

O livro suscita muitas perguntas, pois a narração da história prende-se aos pensamentos do personagem principal, e não sabemos até que ponto os fatos narrados se tratam de uma realidade que se distorce por si ou de mera insanidade do narrador.

Algo interessante e que gostei muito é o fato de retratar protagonistas que estão na terceira idade, assim como o relacionamento avô-neto. Além disso, a descrição destas distorções de realidade e as sensações dos familiares perante esta "situação" do protagonista é feita de maneira muito sensível pelo autor, o que proporciona uma empatia e estranheza frente ao contexto maluco em que se passa a obra.

O livro gera muita angústia ao refletir sobre as possibilidades do desfecho, um caminho mágico e fantástico dá um alento maior do que pensar na mera realidade. O livro solta a sua mão ao final, deixando diversos pensamentos ocupando sua mente, algo que vai muito além das últimas linhas da obra.

angelica.martin 17/08/2021

Uma viagem à consciência
Eu vi o filme "meu pai" que rendeu o Oscar de melhor ator ao Antony Hopkins, e foi um dos melhores que eu já vi, pelo simples fato de que mostra aquele lado da velhice que nós não queremos olhar na maioria das vezes, aquela decadência da mente que leva um senhor à completa dependência de outras pessoas para continuar vivendo. Perder a mente é assustador de fato. Esse livro tem essa vibe de passado/presente com instabilidade de memória no trauma do personagem que insiste em lembrar do Vesúvio, e também seu presente que tem a felicidade na presença do neto porém que está a todo momento voltando ao passado, revelando uma profundidade muito interessante. Um livro curto e psicológico

@wesleisalgado 26/12/2023

A estrutura narrativa desse livro , o qual dá pra ler em uma sentada, me lembrou bastante o filme THE FATHER (2020) com Anthony Hopkins.

Aqui não sabemos o que é realidade, o que é memória, o que foi inventado e minha interpretação é que isso se deve a provável senilidade, demência ou mesmo Alzheimer do nosso protagonista.

E a apesar de extremamente curto, o livro me deixou melancólico, no final envelhecemos mais rápido do que imaginamos, a suposta beleza vai embora e por mais intelecto que tenhamos ficamos sozinho com ele na nossa cabeça, junto com nossas lembranças e anseios não realizados. Mesmo que seja uma visita à um vulcão no Itália.

Biblioteca Álvaro Guerra 22/05/2023

O livro "O Impostor" é sobre um casal mais velho parte em viagem. O plano é dar um giro pela Itália, e a jornada começa justamente em Nápoles, a poucos quilômetros do Vesúvio. O vulcão tem uma simbologia especial para o narrador, ligada a uma lembrança de infância que nunca o largou. Quando era criança, no Rio de Janeiro, ele ouviu de sua mãe uma história peculiar: um tio dela teria caído no Vesúvio décadas antes. O mistério dessa queda persegue o narrador até a velhice. Ele caiu? Se jogou? Como alguém morre num vulcão? O fato de estarem agora em Nápoles propicia a ele a oportunidade de uma sorrateira investigação, talvez ligada aos pesadelos recorrentes que vem tendo nos últimos tempos. A viagem correria tranquilamente não fosse uma pergunta feita ao protagonista por sua mulher. A indagação, simples em sua natureza, desorienta o narrador, tirando seu chão. De repente, ele não está mais na Itália, e sim de volta ao Rio de Janeiro com seu neto. A viagem ocorreu? Está ocorrendo ainda? Em que momento do passado (ou do futuro) ele se encontra? Quem é o impostor?

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786551140051

Vitor 29/07/2023

Fragmentos?
Livro curto, mas intenso? Alguns podem se perder em meio a escrita e até abandonar a leitura. Para isso não acontecer é necessário entrar na onda, mergulhar junto com a personagem.

Talvez O Impostor do título seja toda a trama, que talvez aconteceu ou não aconteceu, em algum léxico temporal da vida do tradutor-personagem-narrador