Cidades para um pequeno planeta

Cidades para um pequeno planeta Richard Rogers...

Resenhas - Cidades para um pequeno planeta

luisa302 21/11/2023

A proposta do livro é muito interessante, mas talvez um pouco utopica demais pra mim. o livro faz parecer muito fácil resolver todos os problemas do mundo contemporâneo, alem de estar um pouco datado. mas foi importante ler, ate pq preciso fazer uma prova sobre kkkkk

Mads 16/06/2022

Li para faculdade
Faço faculdade de arquitetura e minha professora pediu para ler e fazer uma atividade com ele então toda minha opinião foi com a atividade mas eu achei interessante me ajudou muito a fazer a prova e compreender o conteúdo passado na sala

Alexa 29/03/2020

Leia este livro se você mora em uma cidade, ou não!
Quando você chega atrasado no seu trabalho por causa do trânsito, saiba que ele existe e está deste modo por conta do desenho urbano da sua cidade.
Se o você não consegue andar na rua direito por conta de reflexos e mesmo o calor abafado, saiba que as construções em volta desta rua podem estar causando o efeito estufa, e principalmente:

SE VOCÊ ANDA EM QUALQUER LUGAR COM MEDO DE SER ESTUPRADA, provavelmente este lugar tem muito muro e pouca vida e isto, sim, tem origem no zoneamento de sua cidade, das leis e dos governantes que dizem investir na segurança mas continuam financiando a segregação das pessoas e a necessidade do automóvel particular se conseguir se exercer o direito de ir e vir com um pouco de dignidade.

-Leia este livro e cobre atitudes positivas de seus governantes e profissionais, a cidade não é ?perfumaria? é onde você vive 24 horas por dia e realiza todas as suas necessidades mais básicas de sobrevivência; é o tabuleiro do seu jogo da vida!

PauloMainardi 14/05/2017

CIDADES PARA UM PEQUENO PLANETA
Cidades para um pequeno planeta traz abordagens de cinco conferências apresentadas em Reith Lectures (1995), onde Rogers expõem seus pensamentos e experiências, mostrando como enfoque o grande impacto que as cidades modernas exercem sobre o meio ambiente e nossa vida cotidiana, como má qualidade na saúde e no ensino, pobreza e violência, injustiça social, que se tornam grandes impasses para o desenvolvimento saudável e sustentável de nossas cidades. Com isso temos como consequência o distanciamento dos cidadãos, apartando ricos e pobres em territórios distintos, eliminando o conceito de cidadania. A salvação das cidades modernas estão determinadas dentro delas mesmas, buscando sempre assegurar direitos humanos universais como abrigo, alimento, educação, saúde, entre outros. Sendo isso o ideal do conceito de uma cidade e sociedade sustentável.
Para criar uma noção de desenvolvimento sustentável, fatores como ecologia urbana, economia e sociedade devem estar entrelaçados, estando presentes juntamente no planejamento urbano, criando assim uma estrutura flexível a favor de uma comunidade mais inteirada, dentro de um ambiente e sistema saudáveis. Hoje existe um grande número de estratégias que sejam capazes de criar comunidades mais fortes que possam corrigir a ignorância e a falta de bom senso na construção das cidades atuais, banalizando políticas que declinam e desgastam a vida urbana, respeitando a igualdade de direitos sociais e a sustentabilidade das nossas cidades.
Atualmente a busca de lucro determina o rumo em que a cidade toma, fazendo com que a sociedade seja ignorada, resultando em arquiteturas e desenhos urbanos que tenham impactos negativos no desenvolvimento da cidade, contribuindo cada vez mais para a alienação e divisão social. Deve-se haver grandes mudanças para que o objetivo de satisfazer as necessidades de futuras gerações ocorra de verdade.
A cidade sustentável é um ambiente não excludente e acessível a todos, um fator que contribui positivamente para solidariedade entre os integrantes de uma sociedade. Um lugar que mobiliza todo o seu potencial, que traz respostas a grandes mudanças, gerando vitalidade e proporcione uma vida mais saudável. A cidade sustentável é uma cidade justa; bonita; criativa; ecológica; diversificada; compacta e policêntrica. Somente com um bom planejamento urbano tudo isso é possível.
“Nosso objetivo deve ser a aquisição de um novo e dinâmico equilíbrio entre a sociedade, as cidades e a natureza. Participação, educação e inovação são três elementos que constituem a força motriz da sociedade sustentável”.
Alexa 19/03/2020minha estante
Alta recomendação para leitura de todos, independente de profissão ????