Croatoan

Croatoan Rodrigo Fonseca

Resenhas - Croatoan

Eduardo Mateus | @somaisumaleatorio 17/04/2020

IG Literario: @somaisumaelatorio
Provavelmente quem curte histórias sinistras de terror já deve ter ouvido em algum momento alguém falando sobre Croatoan, inclusive o seriado Supernatural tem alguns episódios sobre. No seriado a história é de uma cidade onde um vírus demoníaco infestava os habitantes e os transformava em "zumbis" com personalidade selvagem. A infecção dava-se através do contato com sangue infectado. Após a noite de terror, a população infectada desapareceu, porém o sangue contaminado que estava no hospital local, ficou misteriosamente limpo da infecção. Assim, no enredo do episódio, o sumiço da população também se torna um mistério para os irmãos.

Já na História real, conheceremos a Colônia de Roanoke na Ilha de Roanoke no Condado de Dare empreendimento financiado e organizado por Sir Walter Raleigh em fins do século XVI para estabelecer um assentamento inglês permanente na Colônia da Virgínia. Entre 1585 e 1587, grupos de colonos foram deixados ali com este intuito, todos os quais ou abandonaram a colônia ou desapareceram. O último grupo desapareceu após um período de três anos passado sem suprimentos vindos da Inglaterra, o que levou ao surgimento de um mistério que perdura até os dias de hoje, conhecido como "The Lost Colony" ("A Colônia Perdida"). As hipóteses em torno desse sumiço é que é que eles se dispersaram e foram absorvidos ou pelos índios da região, croatanos ou hatteras, ou que um possível “demônio” da região não queria ninguém vivendo naquela região e por esse motivo sumiu com todos os habitantes. Nunca nenhuma resposta concreta para o sumiço foi obtida e até hoje tudo se mantém como hipóteses.

O conto de Rodrigo Fonseca será todo ornamentado e criado baseando-se no desaparecimento destes exploradores, utilizando-se do plano de fundo sombrio e misterioso que essa história peculiar é.

Foi uma leitura super rápida, fluida e interessante e que me deixou com aquela típica vontade de “quero mais”, nesse quesito ele cumpriu muito bem com o propósito de um conto. Para quem gosta de historias cheias de mistérios e aquela pitadinha de sobrenatural, essa é uma boa opção de leitura.