A Ilha Sob o Mar

A Ilha Sob o Mar Isabel Allende

Resenhas - A Ilha Sob o Mar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sinésio 15/02/2011

Romance ambientado no final do século 18, primeira parte na ilha São Domingos (atual Haiti), segunda parte em Nova Orleans, Louisiana (na época território francês).
Emocionante história da vida de uma escrava, Tété, que sofre os preconceitos e os abusos próprios de sua condição social.
Isabel Allende em sua melhor performance. Imperdível!

LairJr 05/10/2022

Como todos de Isabel Allende, nos deparamos com uma longa, dramática e bela história. São tantos momentos, tantas situações se desenrolando e despertando muitas emoções. Senti falta, apenas, de um final mais intenso.

Simone 30/08/2016

Apaixonante!
Não tem como não se apaixonar pela leitura do livro na medida em que passamos as páginas. É emocionante acompanhar a vida dos personagens. Isabel Allende cria um romance incrível unindo história, caminhos, amores, a vida dos personagens. Para mim um dos melhores livros da autora. Tenho na minha estante como uma relíquia!

Mariana 27/03/2023

Teté é uma das personagens mais potentes sobre a qual já li. Sofri demais com ela, até a última página. É difícil achar algo bom nesse período da história, mas alguns personagens foram amáveis, amados, empáticos e viveram da melhor forma que puderam. Para Valmorian (e alguns outros) queria um desfecho mais cruel, mas tiveram em vida seus pequenos infernos.

em tempo: no filme da minha cabeça, Maurice é Timothée Chalamet e pra Rosette estou entre Zendaya e Alycia Pascual-Pena ?

Lucimara B 14/03/2014

"O ritmo nasce de uma ilha sob o mar [...]"
Com uma narrativa de grande fluidez, “A Ilha sob o Mar”, de Isabel Allende, impressiona pelo seu caráter histórico unido com um romance que provoca um turbilhão de sentimentos no leitor. O livro é divido em duas partes: a primeira, ambientada em Saint-Domingue, entre 1770 e 1793 e, a segunda, em Lousiana, compreendendo os anos de 1793 a 1810.

A história é desenvolvida acerca da vida de Zarité, conhecida como Tété, que ainda era uma criança quando fora comprada por Toulouse Valmorain, um francês que herdara uma plantação de açúcar de seu pai. Tété recebera aulas de como deveria se portar como escrava por Violette Boisier, uma "cocotte" que se tornara amiga de Valmorain após passarem por uma fase de desejos e paixões.

Toulouse, que já não sentia mais o desejo que tinha por uma linda moça, chamada Eugenia, que se apaixonara em uma festa e que acabara tendo-a com sua esposa, usou a jovem Tété para saciar suas vontades. Por conta disso, a pequena escrava desenvolveu em seu ventre dois filhos: o primeiro, que foi vendido para Violette e seu marido; e Rosette, que pôde permanecer com Tété, uma vez que Eugenia já estava muito doente e já não percebia mais o que ocorria em sua volta. Rosette criou-se com Maurice, filho que Eugenia trouxe ao mundo antes de ser sucumbida por suas próprias loucuras.

Nessa época, uma grande leva de escravos rebeldes iniciou uma rebelião sangrenta que atingiu toda a área de Saint-Domingue. A fim de preservar sua vida, Valmorain, levando consigo Tété e seus filhos, resolveu tentar sua vida em Lousiana, juntamente com Sancho, irmão de sua falecida esposa.

É nesse contexto que a narrativa se desenvolve, retratando as condições dos escravos nas plantações, além da forma de como eram tratados por seus patrões e pelo resto da sociedade de descendência europeia; todos esses fatores unidos à trajetória de vida de Zarité.

Acerca disso, pode se esperar um romance munido de aflições familiares, tensões políticas e de questões sociais que fazem o leitor refletir, além de permitir uma comparação e análise de passado e presente, como, por exemplo, em relação a questão da cor da pele, que, infelizmente, ainda provoca inúmeros conflitos na sociedade ou, ainda, no preconceito entre religiões, outro ponto que é abordado no livro, mesmo não sendo de maneira tão direta.

Confesso que comecei o livro achando que seria mais uma leitura monótona, contudo, me surpreendeu e certamente está na lista dos meus favoritos.

Glailson 04/03/2015

Um olhar sensível e aguçado sobre a escravidão e a sociedade colonial
Há poucos dias, em meio a férias corridas de apenas duas semanas, finalmente pude terminar de ler "A Ilha sob o Mar", 16º romance da renomada escritora Chilena Isabel Allende. Foi a primeira vez que tive a oportunidade de conhecer o trabalho desta profícua escritora e a experiência não poderia ter sido mais intensa e fascinante.

Com imensa sensibilidade, um aguçado olhar crítico e uma certa preocupação em retratar de maneira fidedigna o cenário histórico, Isabel Allende nos leva de volta ao Haiti do final do século XVIII para que possamos acompanhar de perto a vida da corajosa Zarité, uma escrava doméstica de um dos maiores Senhores de Engenho da então colônia francesa nas Antilhas, em meio aos conturbados acontecimentos que culminariam na primeira e única revolução onde negros escravizados conquistaram o poder e conseguiram abolir a escravidão.

Ao dar voz a uma protagonista que sintetiza de diversas formas toda a opressão e exploração da nascente sociedade capitalista global, a autora nos brinda com uma narrativa fascinante que, de maneira sensível e empolgante, nos leva a refletir sobre nossa realidade contemporânea e a necessidade de libertação da humanidade de todas as amarras da opressão e exploração, ao expor toda a brutalidade das origens do capitalismo, onde a acumulação primitiva do capital para a ascendente burguesia europeia se assentava sob os milhões de corpos aniquilados de índios e negros, ao mesmo tempo que nos permite vislumbrar os anseios, dramas e sonhos destes homens e mulheres que tiveram sua condição humana negada para garantir os privilégios de uma ínfima minoria que ainda hoje se mantém no poder. Uma leitura altamente recomendada.

Bianca 03/09/2022

Zarité
Quando eu leio um livro muito bom, eu costumo ficar de luto quando acaba, pelos personagens que não vou mais ver... Este livro conta a história de Zarité ou Teté, uma criança escravizada desde o nascimento no local onde hoje conhecemos por Haiti. Uma história envolvente, cativante, belíssima. Li 230 páginas de uma vez. Mas prepare-se para os momentos de crueldade que toda história que aborda a escravidão tem.
Gatilhos: estupro, violência física, verbal, sexual e psicológica, tortura.

Adriana 04/12/2015

Delicadeza Histórica
É para poucos descrever um fato tão sangrento com cuidado e delicadeza.
Impossível não se apaixonar pela protagonista e sua historia.
Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Simone 30/08/2016minha estante
Para mim o segundo melhor livro de Isabel Allende, só perde para Inês de Minha Alma, que amo de paixão. História, vidas, amores, caminhos, tudo se cruza na leitura. Apaixonante, já lí duas vezes e o livro ocupa lugar entre os melhores de minha estante em casa!

Gabriel 15/07/2023

Histórico e emocionante
Acho incrível o trabalho da Isabel em contar suas histórias, imagino o trabalho que teve em estudar sobre a revolução do Haiti e a francesa para escrever esse livro.
Por conta desse caráter histórico nos livros dela, convém pesquisar sobre os eventos narrados por ela, torna a experiência de leitura mais proveitosa, são muitos nomes estranhos, nomenclaturas "affrachis, grand blancs, petit blancs"... Não é uma leitura difícil, mas sem uma base sobre o que foi a revolução francesa e do Haiti e até uma pesquisada sobre esses termos usados, fica uma leitura não tão proveitosa.

A primeira parte é sensacional, cada personagem é extremamente interessante. Ler sobre a escravidão e a forma como os pretos eram tratados é bem dilacerante.
Já a segunda parte achei um pouco maçante, até chegar nas partes do Maurice e Rosette.
E o final por mais que seja emocionante, eu não entendi a atitude do Maurice em relação a Rosette, achei estranho, mas enfim...

É um livro maravilhoso, como tudo que a Isabel escreve.

Neide22 13/05/2024

A Ilha Sob o Mar traz a história do Haiti, da França e dos Estados Unidos entre os séculos 18 e 19.
Tem também toda a questão da escravidão que era um dos pilares desses países. Tudo isso como pano de fundo para contar a vida de Zarité, nossa querida Teté.
Um livro maravilhoso, da minha escritora favorita Isabel Allende.
Leiam Isabel.
Conheçam essa escritora incrível!

Denize18 29/03/2023

Excelente livro!
A história acontece no final do século XVIII em Saint Domingue( hj Haiti.
O enredo trata da escravidão, plantação de açúcar, amor, liberdade, doenças , traições, mentiras, num enredo de tirar o fôlego do início ao fim?

Cacau 15/04/2023

Zarité
Segundo livro que li de Isabel Allende. Gostei ainda mais deste que de Violeta (que também é muito bom)!

Diego 01/09/2010

TEDIOSO!
Livro bem escrito, mas tão arrastado, história lenta, que poderia ser contada com metade das páginas que o livro possui. Fica evidente o declinio da obra de Allende, se comparado a trabalhos anteriores, como A casa dos Espíritos.

Maiara 18/01/2023

Emocionante!!
É o segundo livro de Isabel Allende que leio, e posso dizer que a escrita dela é 100% Latinoamérica. A ilha sob o mar é um romance emocionante, uma história linda, apesar de dura. Confesso que a escravidão sempre me deu revertério, e algumas cenas desse livro foram como um soco no estômago.
Além disso, amei a construção dos personagens, a veracidade dos fatos em relação a revolução haitiana e, enfim.. é um excelente livro.
Allende nunca decepciona.

1 | 2 | 3 | 4 | 5