O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Isabelly.Rodrigues 07/07/2022

O apanhador no campo de centeio.
Bom mesmo é o livro que quando a gente acaba de ler fica querendo ser um grande amigo do autor, terminar de ler o livro e continuar pensando na história com os sentimentos flutuando enquanto as palavras são ingeridas, é uma das melhores sensações.

?As pessoas sempre estão pensando que alguma coisa é totalmente verdadeira. Eu nem ligo, mas tem horas que fico chateado quando alguém vem dizer para me comportar como um rapaz da minha idade. Outras vezes, me comporto como se fosse bem mais velho ? no duro ? mas aí ninguém repara. Ninguém nunca repara em coisa nenhuma?.

Caminhei pelas ruas de NY com Holden Caulfield, li sua mente, fui sua amiga, e principalmente? Me identifiquei com ele..

Não sei o que aconteceu comigo após ler esse livro certamente operou grandes mudanças em mim.

rafa(eu) 31/10/2020

"Ia ser só o apanhador no campo de centeio e tudo"
Um clássico da literatura norte-americana, o "Apanhador no Campo de Centeio" revela a curiosa jornada de Holden Caulfield, um jovem adolescente abalado pelo mundo, que decide fugir da vida pacata que costuma descrever após ser expulso da última escola que passou.

Fugindo para New York, o garoto cria uma nova aventura pela cidade, uma vez que se mete em confusões, bares e encontros inusitados, sempre lembrando o leitor do passado, de partes de sua vida e da construção de uma sociedade marcada pela falsidade e pelas boas aparências.

Apesar de ser um livro simples, beirando o repetitivo e apresentando, simultaneamente, uma leitura fluida, J.D. Salinger criou uma atmosfera totalmente adolescente, marcando a história da literatura ao dar protagonismo àqueles que costumavam estar marginalizados.

Cheio de gírias e de palavrões, o livro traz a figura de um jovem crítico, rabugento e, por vezes, ignorante, insistindo em odiar as pessoas e o mundo, atravessando a superficialidade de todos ao demonstrar desprezo por características extremamente específicas (o que é genial, mas que pode ser um pouco repetitivo para alguns leitores, causando divergências).

Ainda assim, a obra é extremamente poética, tratando de temas que permeiam boa parte dos jovens da época retratada e da própria atualidade, sendo, portanto, atemporal. O medo de se tornar adulto, a marginalização do jovem, a sexualidade, o preconceito, a depressão, o exagero adolescente e a incerteza da vida enriquecem o livro, mas só aparecem, principalmente, nas entrelinhas.

O relacionamento de Phoebe e Caulfield e a explicação do título (e até mesmo da capa) é, com certeza, umas das melhores partes do livro.
----------------------------
"Mas a melhor coisa do museu é que nada lá parecia mudar de posição. Ninguém se mexia... Ninguém seria diferente. A única coisa diferente seríamos nós."

Gabi1568 02/08/2023

Estu encantada.
De início, admito que não gostei muito.

O livro conta a história de Holden, e seu dia a dia desde que ele foi expulso do colégio e decidiu não voltar para casa.

Ele fica vagando pelas ruas, encontra algumas pessoas, e a minha sensação inicial foi que nada de fato acontecia.

Nenhum acontecimento marcante, nenhuma reviravolta, só aquele mesmo marasmo de sempre.

Mas, esse mesmo fato que no início me incomodou, depois foi o que mais me cativou.

A ideia do livro é justamente esta: demonstrar como os sentimentos, os pensamentos e a vida do Holden são tão apáticos, meio revoltados e meio deprimidos quanto ele.

Holden frequentemente não sente vontade de fazer nada, não tem prazer em coisa alguma, sente-se sozinho e busca por qualquer companhia que possa encontrar, mas na verdade também não se contenta com nenhuma delas.

Ao longo do livro, ele também acaba descuidando da própria saúde, ingerindo bebidas alcoólicas, fumando, e não se alimentando e nem dormindo direito.

A linguagem que vemos no livro é repleta de gírias, informalidade e alguns palavrões. A escrita é exatamente como se fosse um amigo realmente contando uma história a você, de forma direta e prática.

Ele é um adolescente inteligente, esperto, e de bom coração. Ele me cativou. Sentirei falta de acompanhar a sua vida e suas reflexões.

Recomendo o livro a quem estiver no estado de espírito para isso. Se você quer grandes aventuras, grandes romances, talvez não seja o livro para você.

Matheus656 28/09/2021minha estante
????

Thábata 26/11/2020

Uma leitura rápida, porém exasperante...
Há toda uma sutileza na forma de retratar, através da fala de Holden, questões muito mais profundas. O problema maior para mim foi justamente essa forma de escrita que, apesar de ter uma proposta leve e descontraída, não fez o meu estilo. Tive dificuldade em me conectar com a história e com o protagonista até o final. Ainda assim, consigo enxergar o peso dessa obra e todo seu valor ao ser considerada um marco da literatura.

Biað· 05/10/2021

"O apanhador no campo de centeio"
Uau. Que livro bom.
Sinceramente, não tinha nenhuma espectativa para esse livro mas logo no primeiro capítulo já percebi que seria incrível. Não sei, sabe quando você sente que é o momento certo? Pois é, eu com certeza li no momento certo.
Ri TANTO mas TANTO com o Holden, é um personagem carismático, meio esquesito, mas um esquesito bom.. legal. Ele falava tanta besteira e umas coisas tão malucas, que de tão malucas, faziam sentido.
Esse é o tipo de livro que você termina e tem vontade de viver. E foi isso que ele me fez sentir. Tem tantas frases que marquei e coisas que me identifiquei.
O livro é incrível!, Me apaixonei

Karen Schiavinato 12/09/2023

Livro curioso
Na verdade é uma leitura simples sobre a vida de um jovem! Porém, não sei explicar, mas esse livro ficou na minha cabeça por bastante tempo.
Bebelll 12/09/2023minha estante
É bom? Estou pensando em ler

Karen Schiavinato 12/09/2023minha estante
Não é um livro ruim, ele prende você na leitura, mas é um livro estranho rs

Fernanda1943 19/09/2023minha estante
Eu estou relendo esse livro, pois quando adolescente eu li essa obra e ela ficou marcada em mim Especialmente o final dela. Hoje, mais de 10 anos depois volto a ela para entender o que me causou esse sentimento.

Manu 09/10/2023

Para onde vão os patos do central park no inverno?
Que livro genial! Antes de começar a leitura eu nem imaginava o que me aguardava... Uma história tão singela e ao mesmo tempo tão completa. O mundo pelos olhos de um adolescente é assim mesmo, por mais que o livro tenha seus 60 anos, a adolescência ainda é a mesma. Holden, crê ser muito crescido, quando não passa de uma criança grande. No geral gostei muito da obra, só fiquei meio descontente com a falta de desfecho sobre Jane, mas, no todo, foi uma história muito incrível e acolhedora. Super recomendo!

lara 30/08/2022

esperava muito mais
nossa que livro chato eu tava com tanta expectativa mas não tava suportando mais o holden. não gostei da escrita também, não gostei de nada na verdade
beIIs 30/08/2022minha estante
esse livro é um desafio. você ama ou odeia.

Allan.Franck 29/10/2023

Clássico Juvenil!
Holden é um adolescente rebelde, imaturo, mentiroso e cheio de questionamentos sobre o mundo em que vive. Mesmo assim, não deixa de ser sensível e sonhador. O protagonista narrador aqui desenvolve sua história de três dias após a sua suspensão da escola. Com uma linguagem bem coloquial, o autor nos coloca ao lado de Holden para ouvi-lo contar suas aventuras e digressões. Gostaria de ter conhecido este livro quando era adolescente pois, com certeza, sua leitura me encantaria muito mais. Gostei do trabalho de tradução feito por Caetano W. Galindo, pois o mesmo consegue desenvolver uma linguagem fluída, fácil e com base na oralidade, conforme o texto original de J. D. Salinger. Os "palavrões" aqui transcritos não são 1/11 dos que escutamos em sala de aula dos estudantes hoje em dia... Ótima indicação para leitores jovens, inclusive está no PNLD Literário. O livro aborda assuntos como escola, amadurecimento, traumas familiares, responsabilidade, entre outros.
Thais 29/10/2023minha estante
Agora estou com vontade de lê-lo também

Allan.Franck 29/10/2023minha estante
Ótima indicação para leitura.

joaoggur 20/01/2023

No duro, um clássico ou coisa que o valha.
O livro ?O Apanhador no Campo de Centeio?, escrito por J. D. Salinger faz parte da cultura popular, principalmente estadunidense, há mais de 70 anos. Músicas foram escritas o referenciando. O assassino de John Lennon tinha um exemplar quando fora preso. Sua influência, ao retratar os dramas adolescentes com um narrador-personagem único e memorável, é enorme até os dias atuais. Mas admito que eu, este humilde escritor dessa resenha, não tive uma boa experiência.

A história é narrada pelo carismático Holden Caulfield, um estereótipo clássico de adolescente, revoltado com tudo e todos e sem conseguir fazer vínculos com a própria família. Por seus pais fazerem parte de uma sociedade mais abastada, é mandado para um grã-fino colégio interno, mas lá acaba sendo expulso ao ser reprovado. Ao sair de la, ele narra como ficou vagando sozinho e solitariamente pela cidade de Nova York.

Eu entendo completamente a sua influência. Em 1951, ano de sua publicação, não havia livros onde o protagonista era um adolescente, além do grande público considerar um texto repleto de gírias algo indecente (o escritor, ao estabelecer um narrador-personagem de 17 anos, optou por escolher um vocabulário juvenil a ele. Uma excelente sacada. Talvez, Anthony Burgess, escritor de ?Laranja Mecânica?, se inspirou nesse livro para desenvolver todo um vocabulário para sua obra-prima). Além de tudo isso, o autor retratou temas profundos sendo desenvolvidos por um personagem jovem, algo inovador e até um pouco polêmico para a época. Ver um adolescente, - ser que naquela época era taxado de superficial, - desenvolver temas tão pesados era algo novo de se ver. Porém, eu tenho que admitir que não gostei muito do resultado. Não quero que acreditem que o livro é ruim e/ou não merece ser lido, acontece que apenas EU não tive uma boa experiência. Acho que isso se deu pois não ?engrenei? no estilo de narrativa, onde o autor mescla a narração de flashbacks com o tempo presente. E (sei que, ao dizer isso, posso ser crucificadokkkkkk), tenho que admitir que demorei muito tempo para me simpatizar com o protagonista. Apenas no final do livro realmente comecei a considerá-lo ?um amigo?.

Independente das críticas, indubitavelmente é um livro que precisa ser lido. Merece a leitura não só pela sua influência, mas pois sua profundidade em um tempo que isso fora considerado inovador.
Dy 20/01/2023minha estante
tive praticamente a mesma experiência

Paulo.Sakumoto 30/05/2020

Cuidado com suas inspirações.
Li o original em inglês The Catcher in the Rye e constato que sim, foi uma literatura inovadora para a época de uma juventude tão moldada na hipocrisia da sociedade "american way of life" vigente. Lá surgiram os rebeldes sem causa e com causa, todos cheios de inspirações ou conspirações. A vida exige que você cresça, seja adulto, se enquadre. Claro, há sempre uns malucos que entendem tudo diferente!

Kalel 28/09/2022minha estante
Amoooo?

yanaspaula 21/11/2020

Nunca tive tanto abuso de um protagonista
De acordo com um amigo, o livro é extraordinário para adolescentes. Como li enquanto adulta, não tive nenhuma paciência para os problemas e ambiente de dúvidas e auto-conhecimento da época. Quero é distância do ensino médio. Achei o protagonista insuportável rs