Pollyanna

Pollyanna Eleanor H. Porter

Resenhas - Pollyanna

amandinha.bossois 09/05/2023

Esse livro conta a história de Poliana, uma garota alegre e que tenta ver o lado bom das coisas. A novela não é tão parecida com o livro, mas faz algumas referências.

Eu não gostei muito desse livro, Poliana as vezes era bem irritante. Não recomendo esse livro.

Larissa 08/05/2023

Ah, que livro lindo! Essa maravilhosa garotinha contagia todos ao seu redor. Amei cada detalhe. Esse é um livro muito agradável para se ler, ainda mais depois de uma ressaca literária.

Ao meu ver, a história nos traz como aprendizado a gratidão. O clímax do enredo foi muito necessário para mostrar que nem tudo são flores. A tristeza também é necessária.

Gabriela.UchAna 07/05/2023

Pollyanna
Sempre ouvi falar desse livro e o quanto ele era sensível? mesmo sendo um livro para o público infanto-juvenil, ele pode ser muito importante para os adultos também, pra gente se lembrar que podemos encontrar a felicidade nas pequenas coisas da vida.

Rodrigo 05/05/2023

Positividade toxica
Entendo que a felicidade e a alegria são essências para a vida e elas possuem um poder muito grande. Isso foi associado aqui a ingenuidade e a pureza da infância, e como ela nos traz momentos mt bons e como pequenas atitudes nos ajudam muito. Mas eu não aguentava mais ler a palavra contente. Muitas passagens de tristeza são tratadas de uma forma rapidamente resolvida por algo que a autora pressupõe trazer felicidade. Mas a vida não funciona assim, a tristeza também é essencial para olharmos para dentro de nós e assim gerar amadurecimento que consequentemente irá trazer a alegria de volta.
Isabel331 13/05/2023minha estante
Faço das suas palavras as minhas. ??????

skuser02844 05/05/2023

Bom mesmo é reclamar.
Pollyanna é uma menina feliz. Feliz até demais. O seu pai foi de Americanas e por esse motivo precisou ser cuidada pela sua Tia que é uma mulher rica, toda azeda e solitária. Quando Pollyanna chega, a vida de sua tia muda, pois além de precisar cuidar de uma criança ela também vai precisar lidar com o jogo do contente. Que é o jogo que a Pollyana joga de forma automática. Agora você me pregunta, o que é o jogo do contente? Basicamente caro leitor de resenhas, é achar algo de bom enquanto sua vida está sendo completamente destruida pelo desgaste natural da nossa existencia.

Exemplos de como jogar o jogo do contente:

"Que ruim, quebrei o meu carro. Pelo menos agora posso usar a minha bicicleta e fazer um exercicio na hora de ir pro trabalho. Ebaaa, jogo do contente!"

" Droga, apostei todo o meu sálario minimo no inter e agora não tenho dinheiro para comer. Pelo menos agora posso fazer uma dieta e emagrecer alguns quilinhos que eu estava precisando. Ebaa, jogo do contente! "

" Infelizmente atropelei um vendedor ambulante que estava ganhando a vida vendendo abacaxi. Pelo menos agora vou poder pegar umas férias do meu trabalho, já que a policia está me levando preso. Ebaaaa, jogo do contente!"

Apenas ressalto que o jogo do contente serve para que possamos ver o lado bom da vida e ainda sim continuar com as consequencias das coisas ruins que aconteceram. O jogo é basicamente ignorar as situações ruins que acontecem na sua vida e continuar vivendo como se não tivesse acontecido.

Meu pai fez exatamente isso comigo, olha só que grande jogador do jogo do contente. Eu nasci e ele viu o lado bom disso. Que era poder me abandonar e fazer o que sempre quis da vida, que era continuar sem nenhuma responsabilidade na vida e ir se relacionar com outras pessoas, fingindo que eu não existia. Pollyana estaria orgulhosa do meu pai!

Tirando as brincadeiras de lado. O livro é legal e tem momentos bem tocantes. Porém é totalmente ficção. Se me permitem comparar, é ainda mais ficção que Harry Potter. Pois no nosso mundo é impossível jogar o jogo do contente, a não ser que você esteja naqueles retiros espirituais onde todo mundo toma chá de cogumelo e vive fazendo danças estranhas para demonstrar amor. Se não estiver nesses lugares, é impossível jogar o jogo do contente. Claro a mensagem é bem bonitinha, só que a Pollyana não contava que o povo gosta mesmo é de reclamar.

Uma crítica: Pollyana só joga o jogo do contente pois a tia dela é rica. Se fosse uma tia pobre com 7 filhos, sem água e devendo para agiota ela logo ia largar esse jogo e fazer um muito mais legal, que é o jogo da sobrevivencia. Coisa que boa parte dos Brasileiros já estão fazendo hoje em dia.

Duda_stefano 03/05/2023

Não gostei
Eu já tinha começado a ver a novela, mas achei simplesmente horrível o livro, a Pollyana me irritou durante o livro todo.

hta 01/05/2023

Necessário
Li por recomendação da minha terapeuta e não poderia ter sido melhor.

Que livro bom. Necessário pra todo mundo em todo e qualquer momento de suas vidas.

Vale a leitura!

Andrielly25 30/04/2023

Aaaaaaaaaaa
Olha, nao achei a melhor coisa do mundo. Pra quem já assistiu a novela, deve ter achado uma grande BOSTA (e foi o meu caso). Em 2018 (eu tinha 8 anos) amava a novela. Mas, depois de um tempo achei a novela meio chata. Até tentei ver a atual novela (Poliana Moça) só que eu nao consegui. Novamente achei chata. Agora, o livro... nao gostei muito. Recomendo? Nao.

Larissa 30/04/2023

Maravilhoso!
Recomendo muito! Só dei 4 estrelas e meia pois achei que o final merecia ser mais detalhado, mas ok! Enfim, achei um livro surpreendente(principalmente depois do capítulo 16)! Simplesmente incrível.

Karina309 29/04/2023

Tão singelo e bonito
É a segunda vez que leio. Uma na infância e agora como adulta. Verdades muito valorosas ditas de um jeito singelo. A importância do contentamento na vida é o grande lema do livro. Amei ter lido de novo.

Nathana3 25/04/2023

Simples, rico e encantador.
O livro nos mostra um jeito leve de enxergar a vida. Nos faz refletir sobre empatia, um olhar mais humano para os desafios da vida. O jeito de ser de Poliana é uma maravilhosa referência, mas com cautela, utilizando parâmetros para que se tenha equilíbrio entre as emoções.

Aghata.Bertocco 23/04/2023

Poliana
Criei muita expectativa nesse livro por conta da novela e no final n gostei muito,ele praticamente a mesma coisa da novela só muda os nomes do personagens e algumas alterações nos capítulos! Achei a novela melhor
Da pra entender melhor as coisas e fica mais "explicandinho" o livro as vezes tem umas palavras meio difíceis de entender,mas depende da pessoa que está lendo
Nota 3/10

Estela.Suzin 23/04/2023

Queridinho
Muitoo bom, a história é muito fofa!

Nota ????

Defeitos
?nadinha

Catarinozi 23/04/2023

Me lembrou da Anne de Green Gables
Foi uma leitura legal até e o livro q eu li era beeeem antigo, mas foi interessante
A Pollyanna é muito legal mas a história em si é meio nhe

Débora 16/04/2023

Uma história inspiradora..
O jogo do contente é de nos fazer pensar de fato... nas adversidades da vida e sempre bom encontrar algo que possa Jose deixar contentes para nos impulsionar a viver sempre o melhor... vou levar esse livro para o meu canal de fato... amei...