O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Regis 26/08/2022

Satírico e Maravilhoso

O Alienista é um clássico da literatura brasileira escrito em 1882, no conto somos apresentados a Simão Bacamarte, um estudioso que convence a cidade de Itaguaí à fundar um hospício chamado Casa Verde, para que possa aprender mais sobre a psiquiatria.

Desse conto só posso dizer que: amei cada momento de loucura desenfreada, realidade desajustada, crítica social, relações políticas, relações pessoais, egoísmo e vaidade humana contidas no livro.
O limite entre a loucura e a sanidade são abordados com exemplos marcantes, o texto é satírico e irônico. Todo o enredo te faz rir desbaratinadamente, para ao final, te fazer refletir copiosamente ao perceber os paralelos com a realidade.

A alusão de que Simão Bacamarte é uma espécie de Dom Quixote, e que o Boticário Crispim Soares, um Sancho Pança (personagem do romance de Miguel de Cervantes), é hilária e oportuna em um determinado momento.
A comparação da Revolução dos Canjicas com a Queda da Bastilha, é revigorante e engraçada.
Tudo tende à loucura, o exagero e ao espetáculo, de uma forma tão maravilhosa, que não pude deixar de ficar com um sorriso no rosto durante toda a leitura (Assim como Ariano Suassuna, sou fascinada com o mundo da loucura). Mas, ainda assim, não pude fugir de sérias reflexões.

A escrita é maravilhosa, clara e consistente. As expressões rebuscadas, tornam necessário o uso de um dicionário, mas isso, longe de atrapalhar, enriquece à experiência.
O cenário da vila de Itaguaí, é tão detalhadamente descrito que nos faz entrar nesse mundo (na época do Brasil Colônia) de cabeça, sem em nenhum momento questionar a veracidade dos acontecimentos ali vivenciados.

A constatação do que é loucura, ficar à mercê da perspectiva científica apenas de Simão Bacamarte, dá um desfecho crítico e surreal à história.
A obra é esplêndida, a mensagem que passa é intrigante e nos faz refletir sobre os paralelos com a realidade atual.
Recomendo.
Cleber 26/08/2022minha estante
Adorei a resenha! Também pensei na analogia com o Dom Quixote e suas trapahadas :)

mpettrus 26/08/2022minha estante
Adorei a analogia com Dom Quixote. Nunca tinha me ocorrido fazer esse paralelo. Parabéns ????

Obrigada mpettrus! ?

Obrigada Danilo! ?

@voulerdenovo 27/08/2022minha estante
Eu amo esse livrinho! ?

AnonymousCow 27/08/2022minha estante
Ok, sua resenha me deixou com vontade de ler. Lá vou eu procurar nos sebos daqui rs
Mas só depois de ler Dom Quixote.

Regis 27/08/2022minha estante
Dom Quixote é muito bom também, AnonymousCow. ?

Regis 27/08/2022minha estante
Também amei esse livro, albapaz. ?

mlnprf 20/02/2024

Um livro ímpar, curtinho e leve para refletir sobre os limites da loucura e da sanidade sob o ponto de vista médico e social. Cômico, sagaz, político e irônico na medida certa. Rico em tantas referências (filosóficas, históricas, literárias e religiosas) que comprovam a genialidade da escrita de Machado.

Nota 10 para a edição da Antofágica com as artes de Portinari de 1948 que enriqueceu visualmente a história.
Andressa 20/02/2024minha estante
Me lembrou que já li e não coloquei aqui que li ?

Andressa 20/02/2024minha estante
Coloquei rsrsrs

mlnprf 20/02/2024minha estante
que bom que te ajudei a lembrar ? você gostou?

Andressa 21/02/2024minha estante
sim! É ,no mínimo, interessante

Matheus 26/02/2024minha estante
Esse é um dos livros que preciso reler na vida!

Lucas 27/02/2024minha estante
Se é nota 10 por que você deu 3 estrelas? Vejo que este é um caso típico de insanidade avaliativa e incapacidade de apreensão da realidade. Está moça precisa ser encarcerada imediatamente! Seguranças, a camisa de força!

kkkkkkk

mlnprf 01/03/2024minha estante
perdão lucas bacamarte! mas peço que reveja minha condição! foi "nota 10 para a edição" e não para o livro ?

Lucas 02/03/2024minha estante
Após reavaliação, eu, Lucas Bacamarte, emito laudo constatando que a srt. Minprf encontrasse curada de sua insanidade avaliativa e incapacidade de apreensão da realidade. Deste modo, declaro que a mesma encontrasse em prefeito estado mental e apta para retornar ao convívio em sociedade.

Mel 27/11/2010

O ALIENISTA é uma obra muito conhecida do Machado de Assis que aborda de uma forma muito diferente, mas que considero um tanto quanto realista, a sanidade.

Bom, a história gira em torno de um psiquiatra, Simão Bacamarte, que retorna à cidade de Itaguaí depois de formado, e decide abrir uma instituição que hoje chamaríamos de sanatório. Na época, casas de tratamento para doentes mentais era algo totalmente inovador, uma vez que costumava-se isolar pessoas com distúrbios do convívio com a sociedade. Assim, Simão começa a internar as pessoas que ele diagnostica como insanas para tratá-las e aumentar seus conhecimentos sobre a loucura humana.

Conforme a história vai se desenrolando, ele acaba identificando comportamentos anormais em diversas pessoas, e a instituição começa a ficar cada vez mais cheia, a um ponto em que passam a existir mais pessoas dentro do sanatório do que fora, e ele começa a se perguntar se talvez o "anormal" não fosse a ausência da loucura (considerando aqui a definição que até hoje é válida para comportamento anormal, sendo ele aquele que foge dos padrões da maioria da população em termos sociais e culturais). A partir de então o livro começa a abordar essa questão muito interessante da LOUCURA x SANIDADE, e a trama toda tem um desfecho muito legal.
Teco 23/02/2013minha estante

"Como deve ser divertido" a vida destas pessoas em ser e galgar chamarem os outros de loucos. Loucos somos todos nós, e "só os loucos sabem", é dedicado a todo mundo, e nestas se perpassam, imprimem e almejam um viver que é de cada com si, mas que a todo tempo entrelaça a um coletivo, do jeito que for é assim. O movimento e a consciência é de coragem, de ter e buscar ter ela e o simples do comum que é arte maior de cada um (e aí está a maior das loucuras, as admiráveis). Que viva a diversidade, o ser quem é, o não preconceito, a empatia, a compaixão, o encorajar de viver sonhos, que sim, eles são, uma realidade que pode ser próxima, que pode já ser anterior ao passo do já escrito que é o descobrir de si mesmo, da pessoa, em meio e em frente a uma vida mutante, ambulante, montanha-russa, de quedas, encontros, desencontros, e que, com certeza,a maior revelação e expressão é a comunicação do amor, que te mostra um caminho de maturidade, mas, sim, também, de ?loucura?, ou seja, de coragem em ir em sua pessoa ao encontro de si mesmo e nas andanças que te mais revelem, a consciência e a loucura vindo ao que é e ao que for, admirando loucura e sabedoria, que se afinam sem ser dubitável que a simplicidade reúne todas as esferas.

Resenha em andamamento.

Rosendo 03/11/2020minha estante
parabéns por seu resumo bem feito

Marcia 16/12/2020minha estante
Mais uma obra primorosa do bruxo das Laranjeiras.

Oliver 23/04/2022minha estante
Excelente resumo

DAbora89 16/02/2023minha estante
Amei

Kathleen34 09/05/2023minha estante
Me abriu um interesse em ler

Loren 01/01/2024minha estante
Legal vou lê belo resumo

Raven3 27/01/2024minha estante
nossa seu resumo tá perfeito

Ruan.Lima 17/02/2018minha estante

Joao.Vitor 17/02/2018minha estante
boa dan

Ana Paula Paim 20/02/2018minha estante
Olá, Danilo
Ler por prazer ou ler por obrigação? Resposta: ler é necessário e indispensável. Um dia, vais perceber o quanto Machado é fantástico, atual, crítico e envolvente, até lá teremos mais contos "obrigatórios" para serem lidos, resenhados e discutidos. Um grande abraço

AkS 22/02/2018minha estante
Isso ai dan,se esforçando muito

caspaeletrica 16/02/2022

1/10
A introdução do livro diz "....conhecido como um de seus contos mais divertidos." O único momento em que sorri durante a leitura foi lendo essa frase. E agora que terminou fico imaginando "se esse era o mais divertido, imagina o menos".

Mais uma vez, personagens sem substância nenhuma e um enredo pobre. E antes que digam que o meu problema é com "as palavras difíceis", esse é o menor de meus problemas, uma vez em que até gosto de aumentar o meu vocabulário, mas o ponto é que Machado escreve num tom tão sutil, como se a história fosse totalmente desenvolvida e bem estruturada, mas na verdade é apenas mais uma de suas histórias simples e mal trabalhadas.

Não acredito que ele tenha planejado a história,
ao meu ver ele simplesmente foi escrevendo o que deu na telha, o que explica os pensamentos desordenados e sem nexo.

Em "Memórias Póstumas de Brás Cubas", ele escreve uma história com um enredo curto de uma maneira prolongada, mas que consegue cativar em alguns momentos, por ter algum significado e propósito. Isso não acontece em "O Alienista", muito pelo contrário.....

1/10
isa 17/02/2022minha estante
o maior hater do Machado de Assis KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK que horror

as Obras Machadianas são do período do Realismo amg, então são obras ricas mas com um enredo bem cotidiano. A genialidade do Machado de Assis tá ironia e na forma como ele denunciava a sociedade que ele vivia. Uma pena você não ter gostado, amigo ?

akame7 17/02/2022minha estante
Chocada com vc Arthur

caspaeletrica 17/02/2022minha estante
@isa as obras ricas só se for em sonífero né amg

caspaeletrica 17/02/2022minha estante
@isa o realismo expõe a sociedade do jeito que ela é, mas não necessariamente precisava ser uma história com enredo pobre. pode muito bem ser uma história com enredo f*da e bem trabalhado ainda sim denunciando a sociedade....

caspaeletrica 17/02/2022minha estante
@thanise sou um homem muito chocante e inédito né amg

Portela 17/02/2022minha estante
GAROTO AKAKAKAKAKAK EU NAO ACREDITO

Raul.Grenchi 03/03/2022

Que leitura agradável, esse livro parece ótimo para tirar qualquer um de uma ressaca.

Machado em poucas páginas nos mostra todo seu talento, coloca personagens em situação realmente incríveis que você pensa aonde isso vai parar. Até mesmo eu, que não costumo ler muita literatura nacional, reconheço sua incrível habilidade em criar e contar histórias extraordinárias.

A obra nos mostra o quão tênue é a linha entre loucura e sanidade, e quão rápido pode partir de um lado para outro. Porque afinal todos temos um pouco de loucura dentro de nós. Caso Simão Bacanarte vivesse entre nós, teríamos todos passado pela Casa Verde em algum momento!
Camila.Stephane 01/04/2022minha estante
Adorei esse! Li duas vezes seguidas. O humor do Machado é fantástico.

Raul.Grenchi 02/04/2022minha estante
Caramba para ler duas vezes gostou muito mesmo rsrs.
Preciso ler mais coisas dele, conheço apenas este e Dom Casmurro

Camila.Stephane 02/04/2022minha estante
Lê Memorias Postumas,gostei muito tmb!

Camila.Stephane 02/04/2022minha estante
Esse ano releio Dom Casmurro

Raul.Grenchi 03/04/2022minha estante
Valeu pela dica ? Memórias Póstumas é um que quero ler mesmo.

NatSantosBooks 06/12/2023

Uma Representação do mundo atual
Itaguaí foi um cenário muito atual pra mim, Simão Bacamarte representa todos os nossos pensamentos referente as outras pessoas.

ridicularizamos e condenamos todos a loucura por simplesmente sair do anormal pra nós e para a sociedade, quando os loucos somos nós por estarmos tirando conclusões precipitadas .

Livro muito bom!! Parabéns machado de Assis.
Idkatzx 13/12/2023minha estante
Quero ler, da pra entender alguma coisa?

NatSantosBooks 14/12/2023minha estante
Foi muito bom ler para mim, por audiobook. Sendo machado de Assis, é muito difícil de focar por ser muito rebuscado

Idkatzx 14/12/2023minha estante
ebook do YouTube da voz de robô? Ah não ?

NatSantosBooks 14/12/2023minha estante
Não, eu ouvi de um aplicativo da play story de audiobook

Dudu    26/07/2023

A loucura é realmente fascinante
Uma coisa que me fascina é o cérebro humano, é por isso talvez que amei esse livro do início ao fim.

Apesar de ser um clássico, achei a leitura até mais fácil do que se espera quando lê-se um clássico do tipo, e, foi meu primeiro contato com Machado de Assis.

Simão Bacamarte é um doutor que decide retornar para Itaguaí e dedicar todo o seu tempo para estudar os doidos, a loucura e sua causas. Com o todo o desenrolar dessa história, ele acaba inaugurando a chamada Casa Verde, um asilo para o tratamento dessas pessoas. A partir daí acontecem reviravoltas e coisas que fazem simplesmente você se questionar o que é a loucura ou quem é na verdade o louco.

Bom, o restante, só lendo para saber. Se você gosta de gêneros do tipo, sem dúvidas vai amar.
sirena.alonzonavas 30/11/2023minha estante
eu amo esse livro!!!

Dudu    30/11/2023minha estante
É um dos meus favoritos também!!

sirena.alonzonavas 30/11/2023minha estante
já leu Cinco Minutos do José de Alencar? dos que eu li dele até agora, esse foi o meu favorito

Dudu    30/11/2023minha estante
Não li ainda esse que você falou, mas falando agora, vou adicionar na lista

2r2s 28/11/2023

Meu mano machado de assis foi grandão escrevendo esse
foi o primeiro livro que li dele pois tinha PAVOR de literatura clássica brasileira por causa do ensino médio mas agora que acabei resolvi ler mesmo com medo de me sentir uma acéfala.
é um bom livro, trás boas reflexões sobre sanidade e tals. lerei mais meu mano machado
Heloisa_zr 28/11/2023minha estante
(Ninguém pedui mas...kkk) Dom casmurro é incrível,uma ótima leitura (é do Machado de Assis) recomendo muito

2r2s 28/11/2023minha estante
@Heloisa_zr obrigadaaaa pela indicação, tava em dúvida se compraria esse ou memórias póstumas primeiro!

Heloisa_zr 28/11/2023minha estante
De nada ? volta pra comentar a resenha respondendo a dúvida final: Capitu traiu ou não Bentinho? Vou esperar pra ler kk
Esse livro é incrível e tudo depende do seu ponto de vista

2r2s 28/11/2023minha estante
trarei meu veredito dessa pergunta que persegue?

Gabriela2248 29/09/2020

Uma loucura, realmente
Este é o terceiro livro do Machado que leio e, apesar de não ter se tornado meu favorito, me agradou bastante.
A obra traz aquela conhecida ironia do autor e uma narrativa bem divertida que me fez sentir como se ele estivesse conversando comigo, sentado ao meu lado. A história também é engraçada (ou seria trágica?) ao tratar da loucura. Aliás, a cada página era justamente isso que eu repetia sobre O Alienista: uma loucura!
Acredito que este seja um livro interessante não só enquanto material para estudarmos literatura brasileira, mas também para refletirmos sobre a forma como os doentes mentais eram tratados há alguns séculos. Aliás, em muitos momentos da leitura me lembrei da Redoma de Vidro, da Sylvia Plath, que, de forma bem diferente, também trata sobre os manicômios antigos. Enfim, gostei do livro e recomendo para quem nunca leu nada do Machado. O Alienista é uma boa porta de entrada para conhecer esse autor incrível, além de perder todo ranço adquirido nos tempos da escola.
Sophia 30/09/2020minha estante
A leitura é muito difícil? Tenho medo de Machado de Assis, desde que tentei ler Memórias Póstumas e não entendi nada ;-;

Gabriela2248 30/09/2020minha estante
Olha, isso é meio relativo. Para leitores iniciantes, talvez seja um pouquinho complicado, porém não é nada impossível, e você não precisa ser um gênio nem coisa do tipo. Com paciência, dá! Minha recomendação é ler pelo Kindle, já que ele facilita o acesso ao dicionário.

Sophia 30/09/2020minha estante
Hum, entendo! Vou acatar sua ideia! Obrigada!

Gabriela2248 30/09/2020minha estante
Leia sim! Tenho certeza que vai gostar :D

Cleuzita 12/09/2021

Machado Sempre Original
Que ótima decisão tomei ao dedicar algumas horas do meu domingo para ler essa obra tão cheia de originalidade. Machado se manteve astuto, irônico e crítico do seu tempo. Sem contar o bom humor que lhe é peculiar. Recomendo essa obra, em especial essa edição linda e com textos de apoio necessários ?
Geórgea 14/09/2021minha estante
Adoro, já li umas 3 vezes. Acho hilário!

Cleuzita 14/09/2021minha estante
Essa foi minha primeira leitura, acompanhada do áudiobook. Livro muito bom e engraçado mesmo. Futuramente pretendo ler de novo. ?

Geórgea 15/09/2021minha estante
0nde você costuma achar seus audiobooks? Eu tenho alguns apps no celular, mas as narrações nunca me agradaram e perco a atenção... Até hoje nunca consegui concluir qualquer audiobook.

Cleuzita 17/09/2021minha estante
Eu sempre procuro no YouTube, sigo vários canais que postam. Vou enviar pra você esse mesmo O Alienista, além de outros. Vou te mandar meu Whatsapp no privado.

karol 11/06/2021

machado de assis intérprete do Brasil
um clássico, na minha visão, se trata de uma obra que a mensagem perpassa o tempo. sendo a história marcada por rupturas e permanências, pensar desse modo faz todo sentido e por isso que Machado é um clássico. o que é trazido em O Alienista é um retrato fiel do Brasil do século XIX com seu cientificismo em alta, sendo este parte essencial no que toca às teorias raciais que contribuíram e muito para o racismo científico e institucional; mas também é um arcabouço importante para pensar nossa realidade atual. o personagem principal, Simão Bacamarte, é um alienista - como se fosse um psiquiatra, digamos assim - e seu discurso é marcado por um teor científico que é totalmente arbitrário e subjetivo em delimitar quem é ?louco? na cidade de Itaguaí. além disso, o personagem é um ?filho da nobreza da terra?, o que mostra que o poder está de mãos dadas com o dinheiro. se ele elege quem quer como louco, é porque ele PODE dentro daquela sociedade. quando nasce o louco? quem é o louco? quem pode estabelecer isso? e por que? são alguns questionamentos que ficam... os limites entre razão e loucura são postos à prova COM PRIMOR nessa obra cheia de ironia e sátira de Machado. leiam! ah, não poderia deixar de destacar que a experiência de leitura pela edição da Antofágica contribuiu bastante em todo esse processo.
Jurandir 11/06/2021minha estante
Me deixastes com curiosidade sobre duas coisas. A primeira é sobre o livro e a segunda é se quer ser minha namorada.

karol 11/06/2021minha estante
então lhe respondo: leia o livro e quero ser sua namorada sim ???

umtetoparaana 13/06/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso!!!

karol 15/06/2021minha estante
demaaaais!!!

Marcus 01/11/2020

Que história incrível e bem engraçada kkkkkk, a criatividade de Machado de Assis é de espantar. Nesse conto acompanhamos um pioneiro da psicanálise no Brasil que enxerga loucura em basicamente tudo e é ao mesmo tempo engraçado ver as suas análises dos problemas psíquicos da população de Itaguaí kkkkkk e triste (ainda mais sabendo que eu seria um dos primeiros a ser recolhido a Casa Verde com toda certeza pois sofro de um transtorno que me faz cheirar livros e uma compulsão por leitura, séries e filmes ?). Bem, é como dizem, de médico e louco todos nós temos um pouco. Recomendo muito a leitura.
Aryana 01/11/2020minha estante
??????????

Marcus 01/11/2020minha estante
?? vc gostou do livro?

Aryana 01/11/2020minha estante
Siim, gostei muito! E tenho a leve impressão que eu também seria uma das primeiras a ser recolhida para a casa verde ?

Marcus 01/11/2020minha estante
??? muito bom ????

Vilamarc 11/07/2021

Dispensa apresentação
Só quero registrar aqui que essa edição mini de O Alienista da Editora Antofágica é um presente aos bons leitores.
Seu tamanho provoca um sentimento afetivo.
Sua cor rosa a diferencia ressaltando de cara o projeto gráfico baseado nas ilustrações para a obra feitas por Cândido Portinari, que acompanham as aberturas dos capítulos e de vários episódios. Simplesmente maravilhosas.
Tudo é de muito bom gosto, desde as fontes tipográficas à paginação.
Os três textos de acréscimos sobre a obra muito pertinentes.
Debora 11/07/2021minha estante
Pq vc me faz querer as edições assim?? Rs

Vilamarc 11/07/2021minha estante
Porque é muito gostoso ler numa edição caprichada. É uma viagem na primeira classe.

Debora 12/07/2021minha estante
Excelente resposta!