O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Mel 27/11/2010

O ALIENISTA é uma obra muito conhecida do Machado de Assis que aborda de uma forma muito diferente, mas que considero um tanto quanto realista, a sanidade.

Bom, a história gira em torno de um psiquiatra, Simão Bacamarte, que retorna à cidade de Itaguaí depois de formado, e decide abrir uma instituição que hoje chamaríamos de sanatório. Na época, casas de tratamento para doentes mentais era algo totalmente inovador, uma vez que costumava-se isolar pessoas com distúrbios do convívio com a sociedade. Assim, Simão começa a internar as pessoas que ele diagnostica como insanas para tratá-las e aumentar seus conhecimentos sobre a loucura humana.

Conforme a história vai se desenrolando, ele acaba identificando comportamentos anormais em diversas pessoas, e a instituição começa a ficar cada vez mais cheia, a um ponto em que passam a existir mais pessoas dentro do sanatório do que fora, e ele começa a se perguntar se talvez o "anormal" não fosse a ausência da loucura (considerando aqui a definição que até hoje é válida para comportamento anormal, sendo ele aquele que foge dos padrões da maioria da população em termos sociais e culturais). A partir de então o livro começa a abordar essa questão muito interessante da LOUCURA x SANIDADE, e a trama toda tem um desfecho muito legal.
Teco 23/02/2013minha estante

"Como deve ser divertido" a vida destas pessoas em ser e galgar chamarem os outros de loucos. Loucos somos todos nós, e "só os loucos sabem", é dedicado a todo mundo, e nestas se perpassam, imprimem e almejam um viver que é de cada com si, mas que a todo tempo entrelaça a um coletivo, do jeito que for é assim. O movimento e a consciência é de coragem, de ter e buscar ter ela e o simples do comum que é arte maior de cada um (e aí está a maior das loucuras, as admiráveis). Que viva a diversidade, o ser quem é, o não preconceito, a empatia, a compaixão, o encorajar de viver sonhos, que sim, eles são, uma realidade que pode ser próxima, que pode já ser anterior ao passo do já escrito que é o descobrir de si mesmo, da pessoa, em meio e em frente a uma vida mutante, ambulante, montanha-russa, de quedas, encontros, desencontros, e que, com certeza,a maior revelação e expressão é a comunicação do amor, que te mostra um caminho de maturidade, mas, sim, também, de ?loucura?, ou seja, de coragem em ir em sua pessoa ao encontro de si mesmo e nas andanças que te mais revelem, a consciência e a loucura vindo ao que é e ao que for, admirando loucura e sabedoria, que se afinam sem ser dubitável que a simplicidade reúne todas as esferas.

Resenha em andamamento.

Rosendo 03/11/2020minha estante
parabéns por seu resumo bem feito

Marcia 16/12/2020minha estante
Mais uma obra primorosa do bruxo das Laranjeiras.

Oliver 23/04/2022minha estante
Excelente resumo

DAbora89 16/02/2023minha estante
Amei

Kathleen34 09/05/2023minha estante
Me abriu um interesse em ler

Loren 01/01/2024minha estante
Legal vou lê belo resumo

Raven3 27/01/2024minha estante
nossa seu resumo tá perfeito

Bookster Pedro Pacifico 24/07/2023

O alienista, de Machado de Assis
Publicada pela primeira vez em 1882, uma das principais obras de Machado de Assis surpreende pelo caráter atual dos temas nela tratados. Somos colocados diante da linha tênue que separa loucura e lucidez, onde uma epidemia de pessoas consideradas como impróprias para um convívio social saudável. E o abuso de quem tem o poder de decidir e separar aqueles que são considerados como sãos dos demais, sujeitos à segregação.

Na novela criada por Machado, essa autoridade é exercida por um médico, Dr. Simão Bacamarte, que tem uma formação e uma origem tidas como invejáveis e se interessa muito pela mente humana. Em seus estudos sobre a razão, pretende internar aqueles considerados como vítimas da loucura em um manicômio, a Casa Verde. Com a anuência do poder público, o protagonista inicia a sua jornada. No entanto, o que começa com intenções aparentemente razoáveis, passa a apresentar traços de uma obsessão.

Utilizando a ciência como justificativa para suas atitudes agressivas, o Dr. Bacamarte vai contra todos no seu objetivo de eliminar a loucura. Aos poucos, a pequena cidade que serve de palco para a narrativa começa a perceber que ninguém está a salvo do poder daquele médico. E a dúvida passa a atormentar a cabeça de todos: quem realmente são os loucos, e quem ainda é são? Seria possível fazer essa distinção?

E para coroar uma história com um tema tão interessante e atual, ainda temos a escrita impressionante de Machado de Assis. Em “O alienista”, o autor usa a sua tremenda habilidade com a língua portuguesa misturada a um intenso toque de humor e sarcasmo. O Bruxo do Cosme Velho é realmente genial!

PS: essa edição da @antofagica é maravilhosa, com ilustrações de Candido Portinari e textos de apoio!

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram

site: https://www.instagram.com/p/Cu23SJcrrVT/?img_index=1
Flávio 24/07/2023minha estante
????????

palomalm14 25/07/2023minha estante
Sempre lembro de ?Balada do louco?!

Sperandiocarol 25/07/2023minha estante
Amooo suas resenhas...

Regis 26/08/2022

Satírico e Maravilhoso

O Alienista é um clássico da literatura brasileira escrito em 1882, no conto somos apresentados a Simão Bacamarte, um estudioso que convence a cidade de Itaguaí à fundar um hospício chamado Casa Verde, para que possa aprender mais sobre a psiquiatria.

Desse conto só posso dizer que: amei cada momento de loucura desenfreada, realidade desajustada, crítica social, relações políticas, relações pessoais, egoísmo e vaidade humana contidas no livro.
O limite entre a loucura e a sanidade são abordados com exemplos marcantes, o texto é satírico e irônico. Todo o enredo te faz rir desbaratinadamente, para ao final, te fazer refletir copiosamente ao perceber os paralelos com a realidade.

A alusão de que Simão Bacamarte é uma espécie de Dom Quixote, e que o Boticário Crispim Soares, um Sancho Pança (personagem do romance de Miguel de Cervantes), é hilária e oportuna em um determinado momento.
A comparação da Revolução dos Canjicas com a Queda da Bastilha, é revigorante e engraçada.
Tudo tende à loucura, o exagero e ao espetáculo, de uma forma tão maravilhosa, que não pude deixar de ficar com um sorriso no rosto durante toda a leitura (Assim como Ariano Suassuna, sou fascinada com o mundo da loucura). Mas, ainda assim, não pude fugir de sérias reflexões.

A escrita é maravilhosa, clara e consistente. As expressões rebuscadas, tornam necessário o uso de um dicionário, mas isso, longe de atrapalhar, enriquece à experiência.
O cenário da vila de Itaguaí, é tão detalhadamente descrito que nos faz entrar nesse mundo (na época do Brasil Colônia) de cabeça, sem em nenhum momento questionar a veracidade dos acontecimentos ali vivenciados.

A constatação do que é loucura, ficar à mercê da perspectiva científica apenas de Simão Bacamarte, dá um desfecho crítico e surreal à história.
A obra é esplêndida, a mensagem que passa é intrigante e nos faz refletir sobre os paralelos com a realidade atual.
Recomendo.
Cleber 26/08/2022minha estante
Adorei a resenha! Também pensei na analogia com o Dom Quixote e suas trapahadas :)

mpettrus 26/08/2022minha estante
Adorei a analogia com Dom Quixote. Nunca tinha me ocorrido fazer esse paralelo. Parabéns ????

Obrigada mpettrus! ?

Obrigada Danilo! ?

@voulerdenovo 27/08/2022minha estante
Eu amo esse livrinho! ?

AnonymousCow 27/08/2022minha estante
Ok, sua resenha me deixou com vontade de ler. Lá vou eu procurar nos sebos daqui rs
Mas só depois de ler Dom Quixote.

Regis 27/08/2022minha estante
Dom Quixote é muito bom também, AnonymousCow. ?

Regis 27/08/2022minha estante
Também amei esse livro, albapaz. ?

marina.siqueira 12/07/2021

"Quem é louco em Itajaí?" Costa, prima do Costa, o(s) barbeiro(s), D. Evarista? Mentira, superstições, vaidade, inveja, fofoca e ambições. Não são todas formas de desequilíbrio das faculdades mentais? Talvez a loucura esteja em acreditar nas "mil outras explicações que não explicavam nada",  no que o vizinho do amigo do seu tio disse, nos delírios de poder de um tirano. Talvez a loucura esteja naquele que finge indignação visando benefício próprio, naquele que, pelo medo, recorre a meios escusos, afinal, "o terror também é pai da loucura".
"Quem é louco em Itajaí?" A esposa do boticário, o padre, o vereador, o próprio Bacamarte?  Modéstia, tolerância, honestidade, lealdade, sinceridade. Se o normal for o desequilíbrio das faculdades, a loucura segue a moral? Mas se todos acabaram convertidos ao desequilíbrio, onde termina a moral e onde começa a hipocrisia?
Então, talvez você seja louco. Talvez eu seja também. Talvez a loucura seja intrínseca ao ser humano. "Não se sabia já quem estava são, nem quem estava doido."
"Quem é louco em Itajaí?" Bem, depende da sua definição de loucura.
Alê | @alexandrejjr 16/07/2021minha estante
Que resenha deliciosa, Marina! Parabéns!

marina.siqueira 17/07/2021minha estante
Muito obrigada!

Rosangela Max 06/03/2022

Uma sátira genial sobre a loucura.
Foi uma delícia ler esta história. Me diverti muito.
O Alienista é uma figura! Fiquei imaginando como seria se o personagem não fosse fictício e estivesse atuante nos dias de hoje. Com certeza poucos escapariam da análise implacável dele e Iria faltar espaço para tantos internos na ?Casa Verde?.
É usado um vocabulário antiquado em alguns trechos, mas acho isso um charme, além de ser uma característica das obras de desse estupendo autor.
A divisão em capítulos curtos facilitou a leitura e as ilustrações estão maravilhosas. As análises ao final do livro foram importantíssimas para uma melhor compreensão da história.
A Antofágica está de parabéns com estas publicações.
Recomendo a leitura.
Gugab 06/03/2022minha estante
Eu li ano passado e amei a história e a edição.

Rosangela Max 06/03/2022minha estante
Realmente esta edição está um espetáculo! ??

Janaina 08/03/2022minha estante
Um clássico maravilhoso ??????

Carla Maria 08/08/2023

Um Clássico Esplendoroso
Eis que O Alienista até o presente momento, é a leitura que mais se destaca entre tantos livros lidos esse ano de 2023. Talvez seja pelo simples fato de carregar o "fardo" preconceituoso que temos dos clássicos, aqueles cujo autor fomos obrigados a ler na época de escola. Não que as história seja ruim, mas creio que é o típico livros que deve ser lido com uma certa maturidade, aquela adquirida com o passar dos anos. E não falo isso a toa, pois além de ter sido escrito lá pelos anos de 1881, sua escrita é um tanto rebuscada para os iniciantes a leitores, principalmente quando a obrigação se faz presente. Agora não me leve a mau se você pensa diferente, mas que é fato consumado de que pouquíssimas pessoas amavam ler esses clássicos na escola, ah! isso é.

Bom, agora adentremos ao que importa. O Alienista de Machado de Assis é uma daquelas grandiosidades arrebatadoras que jamais perderia seu brilho e esplendor com o passar do século. Tanto é verdade que ele está mais do que "vivo" nos dias atuais, abordando um dos temas mais misteriosos da humanidade, a loucura. E o que é a loucura? De onde ela vem? O que faz ela se manifestar? Todos nós somos loucos? Esses são apenas alguns dos questionamentos abordados até hoje, e mesmo lá atrás, em 1881, Machado de Assis mostrava total interesse pelo assunto. Em O Alienista, vamos nos deparar com um tal doutor formado no exterior. Este mesmo ao retornar ao Brasil, se instala na cidade de Itaguaí com o intuito de estudar e curar a loucura da população local. E eles que se cuidem, pois a loucura se manifesta ou não, de diversas formas possíveis e inimagináveis. Portanto é construída a Casa Verde (Manicômio) que se tornará mais lá na frente, alvo de indignação e revolta. E o Dr. Simão Bacamarte será uma ferramenta importantíssima para suas próprias descobertas, sejam elas conclusivas ou não.
Essa é uma história com várias pitadas de humor, para ser devorada, apreciada e contemplada.
Mais que indico! Leia, leia, leia, leia... Vai ler? Já leu?

alynebz 14/06/2023

"... Quem nos afirma que o alienado não é o alienista??
O livro conta a história de Simão Bacamarte, um homem de estudos que vive pela ciência, e decide construir um hospício para tratar os doentes mentais em uma pequena cidade. Mas o que leva uma pessoa a ser considerada louca?

Machado de Assis em sua obra, traz à tona reflexões sobre nossas sobriedades e a busca incessante para identificar a sanidade humana. O autor usa críticas sociais e um toque de humor para trazer clareza a sua história.

É um clássico interessante, mas por não ter tanta intimidade com o gênero, tive certa dificuldade com a leitura em alguns momentos pela linguagem coloquial, o que pode ser um pouco cansativo, apesar do conto ser pequeno.
Indico para quem quer começar a se aventurar nos livros clássicos!

Nado 16/08/2020

Divertido, apesar de um tema que soaria pesado
Machado de Assis conseguiu usar um tema, loucura e sanatório, que poderia ser muito pesado, de uma forma leve e divertida. As reviravoltas na história do protagonista farão com que você leia essa obra de maneira leve e rapidinho.
Recomendo a leitura.
Andre234 16/08/2020minha estante
hj a tatiana feltrin fez uma resenha desse livro

Nado 16/08/2020minha estante
Fez mesmo, Dé. Eu já estava querendo ler há um bom tempo, eu vi o vídeo e ela deu o gatilho que eu precisava rss

Alê | @alexandrejjr 26/08/2020

A loucura, o bruxo e a palavra

Nada como uma boa apresentação, não é mesmo? A leitura deste pequeníssimo híbrido de conto e novela intitulado "O alienista" mudou da água para o vinho minha opinião a respeito do conhecidíssimo bruxo do Cosme Velho. Explico.

Na época do colégio, nas aulas de literatura brasileira, me deparei com o - gigantesco - desafio de ler um "tal" Machado de Assis. O livro? "Esaú e Jacó". Até hoje sinto arrepios ao lembrar da tortuosa tarefa que, vocês podem imaginar, não foi completada. E, apesar disso, o livro segue na minha estante na mesmíssima edição dessa época, esperando tristemente a sua vez de ser pego.

Foi uma péssima introdução ao principal fundador da Academia Brasileira de Letras. Felizmente o tempo tem seu próprio passo e eis que em 2020 resolvi me arriscar e voltar a este senhor negro detentor de uma portentosa barba, como sugerem seus retratos e fotos. O resultado foi notável.

Não devemos ter medo de ler clássicos, é um sentimento besta criado em nós por repetição. O que verdadeiramente necessitamos é sermos bem apresentados a eles e isso a edição da Penguin-Companhia das Letras faz com competência e esmero. Do texto introdutório do estudioso John Gledson, passando pelas notas irretocáveis do professor Hélio Guimarães para chegar às linhas finais escritas pela pena de Machado de Assis, sabemos que iremos encarar algo grandioso. O tema será a loucura, mas não uma loucura qualquer: será a loucura vista pelos olhos de um bruxo, não se esqueçam.

Simão Bacamarte, personagem principal de "O alienista", é um tipo brasileiro que não envelhece. É incrível pensar que alguém no séc. XIX tenha tido esse nível de interpretação sobre os brasileiros, transformando seu texto em uma espécie de periscópio social. Mais do que isso: conseguir falar de um país daquela época com a mesma autoridade em pleno séc. XXI é enlouquecedor.

A barbaridade da classe política, a ironia que chega fina e cortante ao leitor, inserida cirurgicamente no texto, as elegantes referências, tudo que está ali é, à sua maneira, único. Há um jogo constante entre o particular e o universal que pouquíssimos escritores conseguem fazer e, para nosso orgulho, Machado integra esse seleto grupo. Ainda em 2020 pretendo encarar o prazer que, dizem seus leitores, posso ter com "Memórias póstumas de Brás Cubas" e aí poderei tirar a dúvida que persiste comigo desde o término da leitura desse livreto: será que a liderança do clube dos gênios da palavra é do bruxo?
jota 06/05/2022minha estante
Muito bom. E, se já não leu (uma vez que seu comentário tem quase 2 anos) Esaú e Jacó, leia. Assim como Memorial de Aires, Quincas Borba, Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. Penso que são os 5 livros fundamentais de Machado. Aos quais acrescentaria essa novela - O Alienista - e uma antologia com seus melhores contos, como Seus Trinta Melhores Contos. Somente depois partiria então para outras aventuras machadianas.

Alê | @alexandrejjr 27/06/2022minha estante
Jota, acreditas que eu só vi teu comentário agora, quando estava rondando antigos textos publicados por aqui? Agradeço o comentário. Ainda não li "Esaú e Jacó", mas está na fila! Também estão na fila boa parte dos títulos que citaste, excluindo "Memórias póstumas de Brás Cubas", que li e favoritei. Aproveito pra lhe perguntar o seguinte: preferes o Bruxo em sua versão contista ou romancista?

LAY 21/12/2020

"Quem nos afirma que o alienado não é o alienista?"
Muito bom! Machado faz bom uso das sátiras, a contradição da ciência e do realismo trás a tona questões muito importantes.
O conto tem uma pegada cômica muito bem colocada, dei boas risadas!

Finalizando 21/12/20

Bruna | @bmartinssss 02/05/2021

Meu primeiro contato com o autor. Achei a história meia lenta, mas gostei da leitura.

Adonai 02/05/2020

Leia Machado de Assis
Primeiro ponto: livros do Machado são aulas de História, Sociologia, Filosofia, Política e Literatura; segundo: um brilhante autor que é, consegue fazer você refletir, questionar e dar aquela risadinha enquanto lê; terceiro e último ponto para ser breve: Machado de Assis é genial, brasileiro, negro e um dos maiores escritores da Literatura Universal.

Nessa maravilhosa narrativa, temos o Simão, homem da ciência e que em uma cidade minúscula busca “ajudar” sua comunidade criando uma casa para tratar pessoas loucas. Bonzinho como é, o alienista encontra vários sintomas em diversas pessoas que ali vivem e então os internam na Casa Verde, como ficou conhecida.

Uma história cômica, cheia de surpresas e com vários bônus: Machado nos faz refletir o que é a loucura, quem a sustenta, quanto é possível lucrar sobre essas pessoas e como esse discurso de razão e insanidade pode afetar as pessoas. Esse livro é altamente recomendável, cheio de camadas de leitura e pode causar borbulhas dentro de quem o lê.

mariana 29/03/2023

os loucos por amor eram três ou quatro
é de se admirar como Machado tem a capacidade de criar personagens tão complexos em uma obra tão curta e, além disso, trazer tantas críticas e reflexões a respeito das questões sociais de seu tempo - que de tantas formas ainda podemos relacionar com o nosso. um livro bem interessante, vale a pena a leitura!
vic bronte 29/03/2023minha estante
ele eh genial mesmo

Michartx 25/12/2022

Quando eu leio esses clássicos, só consigo pensar que eu devo ser muito ignorante kkkkkkkk quase nunca gosto. Livro curto e leitura fácil, mas não achei nada de outro mundo.
Estantedakeh 25/12/2022minha estante
Eu me sinto assim também kkkk

Michartx 25/12/2022minha estante
sou mais meus romances kkkkk

A geógrafa 26/12/2022minha estante
Relaxa. Não é pq é clássico que vc tem que gostar. Eu particularmente gosto, mas é muito pessoal isso. São clássicos pq são importantes, não necessariamente pq todo mundo gosta

Cinara... 23/02/2022

"De médico e louco todo mundo tem um pouco."
"Nada tenho que ver com a ciência; mas se tantos homens em que supomos juízo são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista?"

Pelos parâmetros do Dr. Bacamarte estaríamos todos presos em um sanatório! Não o julgo! Eu mesmo não conheço uma pessoa 100% sã. E quem foi que limitou a sanidade da insanidade? Já que somos todos afetados por nossas loucuras?
Machado foi , é, e sempre será um mestre da literatura nacional e mundial!!
Amo!!!
Clayton 24/02/2022minha estante
Comentário perspicaz...
O Alienista é, lamentavelmente, uma das minhas pendências no âmbito da leitura. Vou ler o quanto antes.

Cinara... 25/02/2022minha estante
Acredito que você vai gostar bastante Clayton! Machado não tem erro!