O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Lena e Seus Mil Hobbies 27/01/2021

Alienista ou alienado?
Eu devo confessar que não sou a maior fã de Machadão e justamente por isso coloquei essa obra entre a minha lista de doze livros para ler esse ano.
Em primeiro lugar, eu adianto que gostei da temática e da aplicação da ideia.
Segundamente, a linguagem não atrapalha muito nesse livro, é tudo perfeitamente compreensível.
Em geral, a história é um tanto confusa antes de entrar, de fato, em como os estudos e aplicação do alienista funcionam. Daí para a frente entra em um paradoxo, chegando a pergunta, no final o único louco seria apenas o alienista?

Lary 14/09/2021

TODOS NÓS SOMOS LOUCOS
Que leitura maravilhosa, de longe uma das mais interessantes que eu fiz nesse ano. Sempre tive um certo receio de ler Machado de Assis, tive muitos professores que demonizavam a leitura dele. Por mais que fosse de outro século ela se mantém muito atual em vários pontos. Dependendo de como for as minhas próximas leituras dele, O Alienista ainda está no meu Top 1.

JurúMontalvao 12/05/2023

Saúde mental, um dos temas q mais gosto em Machado
Realmente, (auto)conhecimento é uma busca constante e q não tem fim, mas tem pausas. E elas são necessárias pra arejar aqueles cantinhos menos iluminados e mais escondidos da nossa própria Casa Verde: nós mesmos.

Cael 28/06/2020

Alienista ou alienado?
A astúcia na qual este livro retrata a dialética entre a sandice e a razão é ilustre. Sem dúvidas um ótimo livro para o entendimento do que é ser normal e de quem define essa normalidade.

Além disso, seria injusto não citar sobre a escrita de Machado nessa resenha que vos apresento. É acabarmos de ler um parágrafo e ficarmos pensativos sobre a acidez sutil - mas ao mesmo tempo incisiva - direcionada aos objetos da crítica machadiana. Assim como em "Memórias Póstumas", nota-se esse diálogo do narrador com o leitor (embora um pouco menos explícito), mas que não tira da obra o seu valor. Leiam, meus caros.

Jeane Esquivel 08/06/2022

Machado é sempre incrível...
O alienista é uma obra machadiana que retrata a vida do respeitado médico Simão Bacamarte e a sua saga para entender a mente humana e os limites entre razão e loucura.

Quem possui a "régua" moral para definir a normalidade das atitudes de outrem? Dá para catalogar tudo que se entende por "esquisitice" como problema psíquico? O que é loucura? Loucos são os outros, que não correspondem às nossas expectativas?

Novamente, o incrível Machado de Assis nos entrega um livro reflexivo, permeado de análise psicológica e de relações de poder, sem deixar de apresentar uma forte carga de crítica social.

Machado dispensa quaisquer recomendações. Mais um clássico.

Ma_ah 07/09/2023

Divertida e satírica
O Alienista é uma obra-prima literária do renomado autor brasileiro Machado de Assis. A história se passa na fictícia cidade de Itaguaí e gira em torno do Dr. Simão Bacamarte, um médico que decide abrir um hospício na cidade. O enredo cômico começa a se desenrolar quando o médico começa a internar indiscriminadamente os habitantes locais, diagnosticando-os com vários distúrbios mentais.
Machado de Assis utiliza habilmente o humor e a sátira para explorar temas como poder, autoridade e a natureza da loucura. À medida que o Dr. Bacamarte continua suas experiências, somos levados a questionar quem é realmente louco na história - os internados ou o próprio médico?
A narrativa é repleta de reviravoltas inteligentes e diálogos afiados, tornando a leitura uma experiência divertida e ao mesmo tempo reflexiva. Traz uma crítica mordaz à sociedade da época e permanece relevante na discussão sobre as questões de poder e controle nos dias atuais. Uma leitura essencial para quem deseja explorar o estilo literário único de Machado de Assis e suas críticas sociais perspicazes.
Fabio 08/09/2023minha estante
Adorei a resenha,Maria!
E concordo com você, livraço!

Ma_ah 08/09/2023minha estante
Que ótimo saber que você também adorou! É realmente uma obra incrível que combina humor e sátira de maneira brilhante.

Flá 25/09/2023

Brilhante!
O Alienista é uma obra brilhante e atemporal. Com muita ironia, Machado de Assis explora um fenômeno complexo: a loucura. Mas, afinal, qual seria o limite entre a sanidade e a loucura? Com isso em mente, um renomado médico de uma pacata cidade, Dr. Simão Bacamarte, constrói um hospício (Casa Verde) para estudar e tratar as pessoas que se ?encaixam? num determinado grau de loucura, com parâmetros que ele mesmo criou para validar as suas experiências. O problema é que em dado momento, as coisas fogem totalmente do seu controle... E, o que era para ser exceção (a loucura) acaba virando regra.

Como o ser humano é influenciável, muitas pessoas se aproveitaram da situação para obter vantagens pessoais e, obviamente, para retaliação de inimigos políticos também. O fato é que em dado momento, já não se sabia mais quem era ?normal? naquela pequena cidade.

Uma leitura imperdível, e que traz também uma mensagem sobre o quanto o ser humano pode ser influenciado e manipulado por fanatismos e informações distorcidas. Vale a pena a leitura!

Felipe 20/05/2020

Impressionante
Já havia lido o livro mais famoso de Machado de Assim, Dom Casmurro, mas confesso que não gostei da história, ao contrário de O Alienista.
A história é envolvente, e, embora contada de maneira um pouco corrida, na minha opinião. É cômica e um pouco provável. É quase uma crítica política, ao meu ver, mas que descreve a genialidade dramática do autor!
Leandro Vaz de Azevedo 20/05/2020minha estante
Sensacional ?? ?? ??

Hisao 04/04/2021

O alienista
A que ponto é loucura? Quem é? O que é? Como é? Loucura pra mim? Loucura pra você? Delírios fodase

Manu5 23/05/2021

Razoável
Um livro bem difícil de entender, o meio então e só por Deus, parece que todo mundo e louco.

Tamires Durães 10/01/2022

Como resenhar Machado?
Primeiro, preciso enaltecer essa edição da Antofágica que me promoveu uma experiência incrível com as obras de Portinari e o posfácio. Foi minha primeira leitura de Machado (pois é, acreditem) e quem diria, meia dúzia de lunáticos... Fiquei absurdamente espantada de como o livro é atemporal e satiriza muito bem um "médico" e o poder público macomunando seus interesses pessoais. Além disso, é escancarado como as questões de saúde mental eram deficitárias na época e ainda hoje, há necessidade de muita discussão. Essa novela fantástica exige ser virada dos avessos, sendo cabível de muitas interpretações. O final é surpreendentemente bom! Acredito que, de bobo e louco todo mundo tem um pouco, mas que saibamos respeitar as individualidades e ter cautela ao utilizar termos pejorativos e estigmatizantes. Favoritei, pois foi mais uma leitura breve e certeira, posterior a leitura de Triste fim de Policarpo Quaresma, sendo que, estas conversam muito bem. Ouso exigir que leiam esta obra! :)
Joao 10/01/2022minha estante
Tamires, e sobre esse tema mais relacionado a saúde mental e manicômios, tem obras de Lima Barreto sobre.
Depois, se tu se interessar, dá uma olhada.

Tamires Durães 11/01/2022minha estante
Obrigada, João! Acabei de adquirir o Holocausto Brasileiro e quero muito ler Diários do Hospício do Lima, vamos nessa! :)

Joao 11/01/2022minha estante
Boa!! Holocausto brasileiro é espetacular mas horrível (acho que deu pra entender rs) e eu sou suspeito pra falar de Lima Barreto pois gosto de tudo que ele escreveu :D

Isadora 06/03/2023

Uma proposta diferente
Achei a história divertida até, além de ser uma leitura rápida. Tudo se desenrola rapidamente, sem ficar confuso. Senti falta de saber como aconteciam as coisas dentro da Casa Verde, o autor não detalha quase nada sobre isso. Seria legal se descrevesse o comportamento dos pacientes. Para a proposta do livro, ainda assim ficou interessante. Recomendo para quem quer ler um clássico curto com muitas referências históricas. A linguagem é acessível, tirando algumas palavras.

Nayara 07/04/2021

O alienista
Uma releitura e leitura obrigatórias. O alienista, de Machado de Assis, é de longe uma das histórias que eu mais gosto do autor! Lembro-me de ter lido pela primeira vez aos 17 anos de idade, e voltar a esta história, ainda que de novo de maneira obrigatória, foi um prazer!

Flávia 08/08/2020

Muito bom!
Clássico Machado de Assis..
Poderíamos aplicar a forma que dr. Bacamarte de lidar com muitos assuntos atualmente.

Gabi 17/06/2021

O que define um louco?
Machado de Assis fez um livro incrível, algumas palavras são difíceis, mas isso não prejudica a história.
Loucura, principal tópico da trama, e no fim não descobrimos quem era o doudo, talvez todos fossem, ou talvez o alienista fosse o único, só nos deixa a pergunta: será que a loucura é ser normal?
Achei ricamente em detalhes e fatos, e concordo com os habitantes de Itaguaí em alguns aspectos, Bacamarte foi um ótimo médico e seus estudos muito benefícios.