O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

literaliza 06/01/2023

todo mundo é doido e é sobre isso
Uma das histórias mais leves que já li de Machado, a escrita não é densa e nem arrastada. Traz a questão de um cientista (Simão Bacamarte) que começa a internar todos os moradores da cidade de Itaguaí, aos meros sinais de loucura, Simão as internava, o que não discordo, todo mundo é doido mesmo.
No final, Simão acaba se entregando a própria loucura, afirmando mais ainda, que ta tudo bem ser louco, todo mundo é.

leandrobuas 23/01/2021

Quem nos afirma que o alienado não é o alienista?
Com quantos doidos se faz uma cidadezinha? É o que está prestes a investigar o ilustre Dr. Simão Bacamarte, renomado médico com estudos no exterior, que funda na vila de Itaguaí a Casa Verde, instituto onde pretende estudar e tratar todos os que sofrem de transtornos mentais. Todo tipo de gente é enviado aos cuidados do doutor, que passa também a enxergar em seus vizinhos e conhecidos o perigoso traço da loucura.
Obstinado e fatalmente fiel à ciência, o médico não permitirá que nada ? nem a população, nem o Estado, nem o senso comum ? impeça sua nobre investigação sobre a razão humana.
Publicada pela primeira vez em 1882, esta novela curta e sagaz foi uma das obras mais impactantes de Machado de Assis, um marco de sua voz questionadora e irônica e de sua visão tão certeira sobre questões inerentemente humanas.
A edição da Antofágica traz 37 ilustrações de um dos maiores expoentes da arte no Brasil, Candido Portinari, que chegam pela primeira vez ao grande público.
Complementando o texto de Machado de Assis, o livro traz também notas inéditas e posfácio de Rogério Fernandes dos Santos, especialista na obra machadiana, um posfácio da professora Daniela Lima e apresentação de Luisa Clasen, do canal Lully de Verdade.
Guilherme 23/01/2021minha estante
Maravilhoso! **********spoiler**********

Achei muito foda quando ele inverteu o critério de internação e acabou enclausurando algumas pessoas de novo... kkkkk

leandrobuas 23/01/2021minha estante
Exatamente! Esta ironia fica ainda mais evidente no final, quando o próprio Dr. Simão Bacamarte se autodiagnóstica como louco por possuir um equilíbrio das faculdades mentais.

Guilherme 23/01/2021minha estante
Pois então...

Ana Luisa Mazeika 17/10/2021

O Alienista
Um livro muito interessante e diferente do que eu estou acostumada, mas muito bom. Conta a história de Crispin Soares, ele constrói, na cidade de Itaguaí, um hospício chamado Casa Verde.
A escrita é totalmente diferente pois é mais ?formal?, mas eu recomendo o livro, muito bom.
BruPimentel 17/10/2021minha estante
Esse livro, além de ter uma história bem desenvolvida, é super bem humorado. Aquele humor irônico de Machado, que é maravilhoso rs

Ana Luisa Mazeika 17/10/2021minha estante
simmm

Jamile.Almeida 19/08/2020

A ciência da loucura
Li Machado na minha adolescência... e acho que subestimava o seu valor!
A releitura desse livro já adulta me levou a outras reflexões! E essa edição da Antropofágica, ilustrada pelo Candido Portinari é para colecionador de tão linda!

Afinal o que é loucura? Quantas ações nossas, pensamentos velados ou relatados poderiam ser classificados como loucura, desvio de comportamento, transtornos de ansiedade, humor?
?De perto ninguém é normal? Caetano Veloso

São tantos CIDs (Código Internacional da Doença) para classificar comportamentos humanos inadequados. O que afinal é considerado desvios ou não? Não duvido da ciência e o que eles ja conseguiu definir até agora, mas a reflexão é muito válida.

Uma pitadinha de loucura na vida nos faz normais ou, pelo menos, reais.
almeidalewis 22/08/2020minha estante
Um bom livro será lido várias vezes ( Lewis ).

Jamile.Almeida 22/08/2020minha estante
Simmmm

CAssia296 10/04/2024

Um clássico, conta uma história que mescla a realidade com a ficção, com críticas sobre o entendimento da loucura e o seu diagnóstico! Muito interessante de ler, gostei bastante!

Thai 20/05/2021

Clássico pouco conhecido do Machado de Assis, mas muito interessante pelo ponto de vista da história da loucura. A revolta política dentro de um livro sobre alienados é muito importante também.

Thauany 14/09/2021

De médico e louco...
Não tem como não ser conquistado pela ironia e humor das obras de Machado, essa não é sua melhor história mas ainda assim vale muito a pena.
Yavanna 14/09/2021minha estante
Único livro do Machado que eu realmente tenho vontade de ler

Thauany 14/09/2021minha estante
Este é super rapidinho, os contos dele são maravilhosos também, tente começar por "A causa secreta" é de suspense e é ótimo.

Nicole 17/09/2023

Não é dos melhores
O tema proposto no livro é bem interessante, mas achei a forma como a história é contada extremamente chata. Fatos significantes ocorrem repentinamente em uma linha, a escrita não te prende, senti falta daquela vontade de continuar a leitura. Não sei, não me pegou.

Adriana1090 07/05/2020

A loucura e a razão estão perfeitamente delimitadas?
Essa é a pergunta que Simão Bacamarte pretende responder ao analisar as pessoas que vivem em Itaguaí.

Tratando-se de Machado de Assis, pode-se esperar bom humor e boas doses de sarcasmo.

Rafahcasti 21/02/2023

Os loucos, os sãos e o alienista
O enredo é muito intrigante e divertido, de certa forma. Ressalvo que não sou uma das maiores fãs da escrita do autor, de forma que me arrastei um pouco na leitura, mas continua bem estruturada. Alienem-se!

Me_petry 30/05/2021

Um clássico, inconfundível. Rápida leitura, vocabulário relativamente fácil para a época, agradável de ler, história bem construída. Provavelmente meu favorito de Machado de Assis e o que mais li. Sou capaz de reler todas vezes com as mesmas expectativas e satisfação da primeira vez que me deparei com a obra.

Matheus 26/12/2020

Leia com calma essa obra literária...
Só tem louco nesta cidade...

Abduzindolivros 08/05/2021

Quem é o alienado senão o Alienista?
Na tentativa de delimitar o que é a loucura, Simão Bacamarte funda a Casa Verde, e passa a recolher todo mundo que ressoe com o que ele tenta descobrir se é ou não loucura, e mesmo que o desfecho fique óbvio desde o início, é uma leitura que vale a pena. Machado fechou todas as pontas e construiu um texto impecável, para ser apreciado com calma.