O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Kássio Meniglim 29/09/2022

O alienista
Foi uma experiência nova com Machado de Assis.

Embora tenha gostado do conto, não senti grande impacto como em suas outras obras.

Entretanto, recomendo a experiência.

Pedro.SaintJust 30/01/2023

Um aviso necessário.
O mundo acadêmico é marcado por cobranças e ideias que, por vezes, desumanizam os seus membros. É comum encontrar aquele que, patologicamente, perde sua individualidade para seu trabalho, quem se dedique cegamente a uma causa ou objeto a ponto de se perder de sí.
Um texto muito bem construido, algo esperado de Machado, que é sutil e poderoso ao mesmo tempo.
Encerro, recomendando uma leitura paralela a da letra de Africa, da banda TOTO. Ressalto a passagem "I seek to cure what's deep inside, frightened of this thing that I've become".

site: https://www.youtube.com/watch?v=FTQbiNvZqaY&ab_channel=TotoVEVO

João 07/06/2021

O alienista - Machado de Assis
O que é a loucura? Somos todos loucos ou estamos apenas a um passo de cair no precipício da insanidade? Até onde as instituições sociais funcionam como instrumentos de poder na sociedade? Há limite para a ciência?
Todas esses são questionamentos e reflexões geradas pela obra do gênio Machado de Assis. Um texto incrível e atemporal.
A escrita e o enredo da história são muito bons, o leitor fica preso do início ao fim para saber o que vai acontecer com a Casa verde e Simão Bacamarte.
Além disso, o livro ganha novas interpretações sob a perspectiva da ciência e da insanidade mental em tempos de pandemia.
Se você ainda não leu, não perde tempo e comece já!

Viviane @litenatura 31/10/2021

Gostei
Mais um clássico pra lista.
Que loucura esse livro, literalmente.
Não sabia que era uma obra humorística até começar a leitura. Dei risadas de indignação, se é que isso é possível.
Segundo livro do Machado que leio, já posso dizer que gosto do autor? Kkkkk

Gisinha 18/07/2020

Ambíguo...
Durante a leitura você não sabe o que pensar, pois o livro é divertido na mesma proporção que é sarcástico.

Daniella.Mancino 16/08/2023

Estupendo
Um dos livros que temos que ler na vida. Fiz uma releitura, eu já o tinha lido na juventude. O enredo é tão marcante, que eu me lembrava da história, mesmo tendo passado mais de 30 anos da primeira leitura. Valeu a releitura pelos detalhes. Só uma palavra o define: incrível!

sandroquina 01/10/2023

Será que tá todo mundo doido mesmo?
Um bom livro, seguindo o padrão brasileiro de livros que já li. Achei que a história seria diferente, me venderam com ares de distopia e no final nem era.

Porém eu me diverti muito com o livro, dei gostosas gargalhadas em vários momentos e tem reflexões muito bacanas.

O final não me surpreendeu kkkk e só por isso dei três estrelas. Queria surpresas! Queria reviravoltas! Mas não tive nada disso. Três estrelinhas pro Alienista.

danimaccedo 06/09/2020

Divertidíssimo
Achei a história sensacional e muito divertida. Uma pena ser curta, terminei querendo mais.

Claríssima 01/03/2023

Doudo e atemporal
Machado de Assis tem uma maneira especial de conversar com o leitor. Particularmente, eu adoro o estilo "você vai ficar chocado" e ele vai e conta algo que te deixa chocado. Tem reviravoltas, momentos engraçados devido a ironia do autor, e a leitura flui muito bem.
Ah, será que os verdadeiros loucos sejam os que consigam se manter sãos nesse mundo insano?
smarinhox 01/03/2023minha estante
simm, essa interação dele com o leitor é simplesmente incrível!

Vitor 23/12/2022

Genial!
Genial! O jeito que Machado falou da loucura nesse livro foi incrivel e a reflexão da obra foi muito inteligente até porque de louco todos temos um pouco! Excelente! Que seja eterno Machado de Assis!

caspaeletrica 16/02/2022

1/10
A introdução do livro diz "....conhecido como um de seus contos mais divertidos." O único momento em que sorri durante a leitura foi lendo essa frase. E agora que terminou fico imaginando "se esse era o mais divertido, imagina o menos".

Mais uma vez, personagens sem substância nenhuma e um enredo pobre. E antes que digam que o meu problema é com "as palavras difíceis", esse é o menor de meus problemas, uma vez em que até gosto de aumentar o meu vocabulário, mas o ponto é que Machado escreve num tom tão sutil, como se a história fosse totalmente desenvolvida e bem estruturada, mas na verdade é apenas mais uma de suas histórias simples e mal trabalhadas.

Não acredito que ele tenha planejado a história,
ao meu ver ele simplesmente foi escrevendo o que deu na telha, o que explica os pensamentos desordenados e sem nexo.

Em "Memórias Póstumas de Brás Cubas", ele escreve uma história com um enredo curto de uma maneira prolongada, mas que consegue cativar em alguns momentos, por ter algum significado e propósito. Isso não acontece em "O Alienista", muito pelo contrário.....

1/10
isa 17/02/2022minha estante
o maior hater do Machado de Assis KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK que horror

as Obras Machadianas são do período do Realismo amg, então são obras ricas mas com um enredo bem cotidiano. A genialidade do Machado de Assis tá ironia e na forma como ele denunciava a sociedade que ele vivia. Uma pena você não ter gostado, amigo ?

akame7 17/02/2022minha estante
Chocada com vc Arthur

caspaeletrica 17/02/2022minha estante
@isa as obras ricas só se for em sonífero né amg

caspaeletrica 17/02/2022minha estante
@isa o realismo expõe a sociedade do jeito que ela é, mas não necessariamente precisava ser uma história com enredo pobre. pode muito bem ser uma história com enredo f*da e bem trabalhado ainda sim denunciando a sociedade....

caspaeletrica 17/02/2022minha estante
@thanise sou um homem muito chocante e inédito né amg

Portela 17/02/2022minha estante
GAROTO AKAKAKAKAKAK EU NAO ACREDITO

nath191 20/09/2021

O Alienado*
Existem 3 pontos principais que podemos refletir(ou concluir, dependendo)
-Existem tantas pessoas desequilibradas que a sanidade seria a insanidade.
-Na verdade, o Simão era o único desequilibrado.
E o melhor ponto, na minha opinião:
-Todo mundo é um pouco desequilibrado, e tá tudo bem kkk
No meio da história teve uma revolta aqui e a Câmara Municipal foi tomada kkkkk
Eu li a história toda dando risadas.
Incrível, incrível.
Lala 24/09/2021minha estante
O Simão é doidoo!Ri muito lendo essa história tbm, o Machado tá afiado no humor e na ironia nesse livro, amo que as situações já começam absurdas, mas vão ficando cada vez mais absurdas até um nível de caos generalizado nessa cidade doida

nath191 24/09/2021minha estante
Sim!!
Eu ri demais, é cada loucura incrível. E sim, Machadão tava inspirado kkk

ð» Millena ð» 19/05/2021

O Alienista
"Seria o Alienista, o Alienado?"
Foi meu primeiro contato com a escrita do Machado de Assis e eu gostei. Por mais que eu não tenha entendido o livro completamente, achei bem interessante.
E pretendo continuar lendo os livros do autor.

Renan 23/04/2021

Meu primeiro contato com Machado e que já despertou a vontade de conhecer as outras obras. É uma história curta e divertida que acaba gerando reflexões importantes acerca do que são transtornos psicólogicos, como e quem os define e o porquê.

A edição da antofágica traz ilustrações, várias notas de rodapé e textos de apoio que foram essenciais para entender melhor a leitura.

Marcus 01/11/2020

Que história incrível e bem engraçada kkkkkk, a criatividade de Machado de Assis é de espantar. Nesse conto acompanhamos um pioneiro da psicanálise no Brasil que enxerga loucura em basicamente tudo e é ao mesmo tempo engraçado ver as suas análises dos problemas psíquicos da população de Itaguaí kkkkkk e triste (ainda mais sabendo que eu seria um dos primeiros a ser recolhido a Casa Verde com toda certeza pois sofro de um transtorno que me faz cheirar livros e uma compulsão por leitura, séries e filmes ?). Bem, é como dizem, de médico e louco todos nós temos um pouco. Recomendo muito a leitura.
Aryana 01/11/2020minha estante
??????????

Marcus 01/11/2020minha estante
?? vc gostou do livro?

Aryana 01/11/2020minha estante
Siim, gostei muito! E tenho a leve impressão que eu também seria uma das primeiras a ser recolhida para a casa verde ?

Marcus 01/11/2020minha estante
??? muito bom ????