O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Bia 04/12/2020

O que é a loucura ?
Eu já suspeitava como ia ser o final , mais mesmo assim me surpreender.
Nos faz questiona o que é loucura ? e se cada um dia somos um pouco louco? .
Jamile.Almeida 04/12/2020minha estante
Adoro essa novela!

Bia 04/12/2020minha estante
Eu não esperava gosta tanto assim.

ð» Millena ð» 19/05/2021

O Alienista
"Seria o Alienista, o Alienado?"
Foi meu primeiro contato com a escrita do Machado de Assis e eu gostei. Por mais que eu não tenha entendido o livro completamente, achei bem interessante.
E pretendo continuar lendo os livros do autor.

Katia Góes 26/08/2022

Será que todos somos loucos?
Na época da qual a divulgação científica ganhava força e a ciência ganhava adeptos que acreditavam que ela poderia explicar e justificar todas as coisas, Machado de Assis crítico dessa crença cega na ciência, produziu essa obra que pode ser considerada uma sátira ao mundo científico.

O Alienista foi publicado pela primeira vez em 1882. Esse conto, considerado por alguns críticos, uma novela, apresenta Doutor Simão Bacamarte, um estudioso que, para aprender mais sobre a psiquiatria, convence a cidade de Itaguaí a fundar um hospício. Rapidamente a instituição fica repleta de lunáticos locais e das vilas vizinhas. O cientista passa, então, a identificar uma demência em cada cidadão, encarcerando mais de 75% da população no manicômio, causando enorme terror à cidade.

?????A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente.?

O texto satírico e a ironia de Machado de Assis é dirigida a vários alvos. Através dos métodos arbitrários do médico, ele critica quem se acha, literalmente, o dono da razão. O barbeiro Porfírio, um ambicioso pelo poder, lidera um movimento popular, batizado de ?Revolta da Canjica?, exigindo o fechamento do manicômio, pregando que é um absurdo o que está acontecendo na cidade. Quando se dá conta da quantidade de apoiadores que consegue, ele decide ignorar o manicômio, e usa esse apoio em seu próprio proveito, se autoproclamando ?o Protetor da vila em nome de Sua Majestade e do povo?.

?????Nada tenho que ver com a ciência; mas se tantos homens em quem supomos juízo são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista??

O Alienista é uma obra fluida, cheia de humor e de grandes surpresas. Com a justificativa de que ?tudo é válido para que se realize ciência? expõe um nível alto de fanatismo e algumas décadas depois, nos faz pensar se isto não pode nos trazer muitas outras dores de cabeça ao mundo.

Ficou curioso, leia! Vale a pena... Continua bem atual! ?????

Yasmin441663 05/05/2021

gostei muito do livro, alguns momentos eu fiquei meio confusa e não entendi muito bem, mas é uma boa história pequena e descontraída

Renan 23/04/2021

Meu primeiro contato com Machado e que já despertou a vontade de conhecer as outras obras. É uma história curta e divertida que acaba gerando reflexões importantes acerca do que são transtornos psicólogicos, como e quem os define e o porquê.

A edição da antofágica traz ilustrações, várias notas de rodapé e textos de apoio que foram essenciais para entender melhor a leitura.

Bernardo.Mucelini 16/07/2021

Uma coisa e outra, e nenhuma delas!
“?A ciência contentou-se em estender a mão à teologia, - com tal segurança, que a teologia não soube enfim se devia crer em si ou na outra.”?

É impressionante a facilidade com que Machado de Assis insere em seus romances, novelas e contos diversas referências e associações a momentos históricos, grandes clássicos da literatura, referências bíblicas, entre outras. Isso não foge à obra “O Alienista”, que possui um texto primoroso, irônico e satírico a respeito do cientificismo nascente no fim do século XIX.

O livro foge de padrões mais comuns. A estrutura narrativa se desdobra em circunstâncias inesperadas, cativando o leitor, que é guiado para um mundo imaginário, surpreendentemente plausível, real; no entanto, absurdamente quimérico, fantasioso, inexistente. Trata-se da história do Dr. Simão Bacamarte e do estudo da alienação que ele empreendeu em Itaguaí, quando construiu uma Casa de Orates para cuidar dos loucos de toda natureza.

É brilhante a forma que Machado de Assis traz à tona a discussão dos limites da loucura, entre a razão e a insanidade. Todas as intervenções do Dr. Bacamarte são fundadas pelo puro estudo da ciência, e as instituições políticas de Itaguaí são seduzidas a diplomar os critérios estabelecidos pelo médico. Com isso, nada fica acima dos mandos do Dr. Bacamarte, ao ponto que em determinada parte do livro, 4/5 dos cidadãos de Itaguaí estão internados na Casa de Orates.

Em razão disso e de outros eventos que gratificam a obra, Machado impõe uma dúvida ao leitor sobre os métodos da ciência, do positivismo, das verdades epistemológicas, dos paradigmas canonizados. A escalada desses ideais puramente cientificistas, sendo esta disciplina superior a qualquer outro saber ou conhecimento de compreensão da realidade, conduz as instâncias de autoridade à arbitrariedade.

Muito interessante perceber que o filósofo político Richard Weaver, em seu livro “As Ideias tem Consequências”, respaldou todo o mundo satírico criado por Machado nesse universo de Itaguaí. Diz o filósofo que antes o doutor em filosofia era referência de conhecimento, com o passar do tempo foi substituído pelo cavalheiro e, na modernidade, pelos cientistas. Segundo “A Rebelião das Massas”, de José Ortega y Gasset, são esses mesmos cientistas que mandam no mundo. Desse modo, percebe-se que o problema de tal mando é que ela é fragmentária, isto é, o sujeito é especialista em um pedacinho ínfimo da realidade e usa esse conhecimento para olhar tudo o mais, assim como ocorre no livro “O Alienista” e as teorias de Simão Bacamarte sobre a loucura.

Machado de Assis é o Bruxo do Cosme Velho, como infere Carlos Drummond de Andrade em um poema sobre o escritor. E é de fato um excelente bruxo, já que seu vasto conhecimento sobre diversos temas, personagens e sua habilidade em encaixá-los perfeitamente aos trechos da narrativa a que pertencem, enriquece muito a leitura das histórias, e principalmente a do “O Alienista”. Recomendo muito!

Isa F. 04/02/2012

O precursor de Freud
Essa novela/conto é mais uma prova do brilhantismo do Bruxo do Cosme Velho. Em pouco mais de 60 páginas o autor consegue demonstrar, de forma cômica, o quanto loucura e lucidez podem ser relativizadas.
O personagem central da trama, Simão Bacamarte, é uma sátira, muito bem construída, do cientificismo (crença absoluta na ciência) que predominou no século XIX.
O mais espantoso de tudo é que as reflexões empreendidas pelo mestre nessa obra, acerca da dualidade demência/sanidade, lá nos idos de 1882, ocorreram quando a psicanálise desenvolvida por Freud ainda estava num estágio embrionário. De fato, Machado me surpreende.
Adriano 23/02/2012minha estante
Machado é realmente surpreendente. Parabéns pela resenha!

Salomão N. 30/05/2017minha estante
Dostoiévski é mais Freudiano que Machado e é mais antigo.

Luan 15/07/2021

Resenhando livros que já li O alienista
· Primeiro contato que tive com Machado, e posso dizer que me cativou. Primeiro que chamou minha atenção pelo título, que até então nessa época havia uma série da Netflix, chamada ?the alienist?, que aliás é uma ótima série e acabei curtindo muito, mas também me chamou atenção o autor, que era um símbolo nacional e gostaria de conhecer. Até aí tudo bem. Entretanto, quando estava lendo, não senti dificuldade (como foi em Iracema). A leitura fluiu e, o mais importante, com prazer.

· Tudo foi cativante, das referências nacionais às citações históricas regionais perto daqui mesmo onde eu moro. Me senti conectado, e isso foi importante pra mim. Há momentos inesquecíveis nesse livro na qual morri de rir.
Simplesmente machado

Danny 08/01/2022

- Aqui acompanhamos o Dr. Simão Bacamarte, médico formado na Europa, que decide retornar ao Brasil, para a vila de Itaguaí; um homem completamente devoto a ciência, dedicado inteiramente aos estudos e foi assim que se fascinou pelo estudo da mente, das patologias cerebrais, da loucura. Com isso, decidiu construir uma casa (a Casa Verde) para abrigar a todos os considerados loucos, garantindo que mantendo-os perto, poderia trata-los e estuda-los, e com isso descobrir as causas e também a cura universal para a loucura. Após a inauguração da Casa Verde e as primeiras internações acontecerem, não demora muito pra as coisas saírem do controle, já que o alienista começa a identificar sinais de desequilíbrio mental em quase todos os moradores da vila.
- O próprio Dr. Bacamarte é quem dita o que é sinal de loucura e o que não é, e conforme vamos acompanhando a história temos certeza que se vivêssemos naquela vila provavelmente também pararíamos na Casa Verde em algum momento; "Preso por ter cão, preso por não ter cão" como bem declarou o barbeiro. E assim, a gente acaba se perguntando quem estava louco de verdade, se eram os internados ou se era o próprio alienista? Será que existe mesmo esse equilíbrio perfeito da mente ou se na verdade todos carregam um pouco de loucura dentro de si? E também, o que é loucura afinal de contas?
- O primeiro livro que li do Machado foi um romance, da época em que ele ainda estava iniciando sua carreira e adorei a experiência, assim resolvi dar seguimento à leitura de suas obras e agora escolhi um de seus contos, é uma leitura bastante rápida, que te prende, causa curiosidade pra saber o desenrolar de tudo. O Alienista foi escrito quando Machado já era mais experiente, essa foi a minha primeira leitura do ano, e claro, valeu a pena.

elohafloria 15/09/2023

Não esperava gostar tanto
Nossa que livro!
Que clássico!
Não esperava tanto!

De verdade, me surpreendi com a fluidez da leitura e o encadeamento dos fatos. A narrativa me prendeu demais e despertou muitas reflexões.

Claro que eu imaginava que o livro era bom, mas geralmente minha experiência de leitura com clássicos é difícil e sofrida, mesmo gostando da história. Porém, não foi o caso nesse, onde eu aproveitei cada página.

Sou psicóloga, por isso esse tema me fascinou. Estou numa vibe de ler clássicos e quero ler mais Machado, comecei por esse aqui.

Gostei demais e fiquei pensando: o que é ser normal? O que é ser louco? Ou o que é ser fora da norma, dos padrões, do que é esperado.

Já esperava o final, achei parecido com o desfecho de O Bem Amado que eu adoro, mas gostei muito.

E a edição da Antofágica só deixou tudo melhor!

isababy 06/05/2021

massa descobri q tem todos os livros do Machado de Assis no Kindle vou fazer a festa

Thaiza.Vianna 31/12/2023

Quem é realmente louco?
Perdão ao grande Machado de Assis pela minha ignorância por não ter tido uma boa experiência e portanto, dado baixa nota pra esse conto que 141 anos depois de ser escrito infelizmente não me prendeu. Tive grande dificuldade com a linguagem e de me manter atenta à narrativa e me perdia facilmente, tendo que reler diversas vezes os mesmos parágrafos. Peguei com intuito de ler em apenas 1 ou 2 dias, mas demorei mais que o dobro.
Coisa que não aconteceu com Dom Carmuro, por exemplo, que mesmo tendo alguns pontos pouco mais confusos para o meu entendimento, tive uma maravilhosa leitura com o clássico.
Mas esse não me pegou, infelizmente não fluiu e ainda assim, concluí até o final (por ser bem curtinho) com grande esforço.

Milenia 03/06/2020

Um velho clássico
Mais do que ler uma história clássica de Machado, esta edição da Antofagica busca novo fôlego à história com uma composição bem atrativa de ilustrações, prefácio e posfácio muito bem escritos e construtivos, bela capa e um novo conceito para um clássico.

nath191 23/10/2021minha estante
Esse livro é tão Incrível!!!!

martinssa 24/10/2021minha estante
Simm