O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Marcus.Dionizio 23/05/2021

Sensacional
Leitura fluida, muito inteligente, super divertida. Machadão é realmente um gênio. Loucura e sanidade apresentam uma linha tênue na visão do autor. E será que nao é super tênue mesmo?

Grande clássico, vale demais a experiência.

Mariana Dal Chico 26/12/2021

Esse ano tive vários retornos para um dos meus autores favoritos: Machado de Assis.

Reli “O Alienista” para o minicurso “O Brasil de Machado de Assis”, com o professor André Aires

Não é segredo que a característica do Machado de Assis que mais me atrai é a ironia fina, humor inteligente - daqueles que se você não se atentar, pode passar direto por ele -, e nesse livro, encontramos a sátira, que deixa a leitura divertida apesar do peso dos temas abordados.

O alienista, é aquele que trata de indivíduos com transtornos mentais e nosso protagonista é o único detentor da sabedoria acadêmica em sua cidade, o que o deixa em uma posição de autoridade e encontramos seu contraponto no Barbeiro - profissão que já foi quase como a de um médico popular.

“Isso de estudar sempre, sempre, não é bom, vira o juízo” p.32

Bacamarte identifica os vícios - dom da intriga, desonestidade e ostentação, decadência esbanjadora, bajulação oportunista, oratória vazia, demagogia irrefletida -, nas pessoas e as interna na Casa Verde como loucas.
E aqui vem o tema central: a loucura e normalidade.
O que é loucura? Quem pode determinar que outra pessoa está louca? A excentricidade pode ser considerada loucura?

Outros pontos importantes na narrativa surgem das perguntas acima: tirania x democracia, saber acadêmico x saber popular.

Machado nos presenteia com essa novela poderosa, que me causou indignação conforme sua narrativa avançava. A sensação de impotência diante da tirania de alguém em posição de poder é um dos sentimentos mais opressores e que por consequência me trouxe inúmeras reflexões. A lente de aumento jogada pelo autor na política pública de saúde ainda se faz necessária mesmo após quase 140 anos.

site: https://www.instagram.com/p/CX9QLgELplu/

Julia 08/03/2022

?Mas deveras estariam eles doidos, e foram curados por mim, ou o que pareceu a cura não foi mais do que a descoberta do perfeito desequilíbrio do cérebro??
Beatriz 08/03/2022minha estante
Uma das minhas citações favoritas! :)

passos 11/03/2024

O alienista
?Nas mais de 200 páginas de O alienista,
Simão Bacamarte não pergunta a nenhum pa-
ciente "o que é que você tem?". Não era o paci-
ente que, ao reconhecer a própria loucura, diria
sim à dança. Era o olhar do médico, e só ele, que
reconheceria a loucura no paciente. E, neste
vaivém, chamaria loucura de doença. E, uma
vez que havia uma doença, haveria também
uma cura. Em seus estudos, Bacamarte descre-
veria, classificaria, estabeleceria gradações, até
encontrar algo em comum entre os casos, algo
que revelaria o coração da loucura. É neste
lugar insondável que o médico, e só ele, reconheceria a cura.?

Letícia Vincenzi 10/01/2021

Um livro para ser lido em um dia ou dois
Lembro que durante o meu ensino médio esse era um dos livros da lista obrigatória, li pela primeira vez às pressas para um seminário.
Nesta última semana, aproveitando esta edição lindíssima da editora antofágica, decidi dar mais uma chance para esta obra.
É uma história curtinha, super possível de ler em um dia só, porém muito refinada, cômica e introspectiva, que retrata uma sociedade que excluía (e ainda excluí) os socialmente diferentes por aspectos meramente subjetivos.

Tiagofas 25/07/2020

Um clássico
Leitura rápida e fluída, muito boa a trama. Recomendo fortemente. Literatura nacional de primeira qualidade.

Abelita.Azevedo 19/01/2024

Doudo
Esse livro é cada louco com sua loucura, e o mais louco de todos que toma conta de todos os loucos restantes ( ?!?!?! )

O Alienista é interessante e a gente se indaga sobre o que é a loucura

Um ótimo livro

Classicão.
Pri.Kerche 23/01/2024minha estante
Adoro esse livro??

Tainá Reis 05/06/2020

Texto fluido, leve e engraçado. Quebra todos os paradigmas de que clássicos são difíceis de ler.
Recomendo especialmente aos que querem retomar ou iniciar a leitura de obras fundamentais da Literatura Brasileira.

Luci_books 10/09/2023

A história gira em torno do Dr. Simão Bacamarte, um médico e cientista obcecado pela busca da verdade científica, que decide abrir um manicômio (Casa Verde) na fictícia cidade de Itaguaí. No entanto, à medida que a trama se desenrola, a obra aborda uma série de questões profundas e atemporais.

"O Alienista" que é o próprio Dr. Bacamarte, de certa forma, se torna o verdadeiro "louco" da história devido à sua obsessão e busca desenfreada pela classificação da loucura. Ao longo da narrativa, ele passa por uma transformação psicológica, abandonando sua busca inicial pela verdade científica e tornando-se cada vez mais obcecado com a ideia de que todos são potencialmente loucos.

No clímax da história, Dr. Bacamarte decide internar a si mesmo na Casa Verde, acreditando que ele mesmo é o único são em meio a uma cidade supostamente insana. Essa reviravolta na história ressalta a ironia presente na narrativa e reforça a crítica de Machado de Assis de que o Dr. Bacamarte se torna, de fato, o "louco" final da história, vítima de sua própria obsessão e da falta de discernimento em relação à sanidade.

Leonam.Loureiro 15/01/2021

Itaguaí ganha uma casa de orates!
Machado é Machado! Só isso basta para valer o peso, a excelência e a necessidade de ler esta obra! ?O Alienista? tem um enredo no Brasil Colônia, foi escrito no Brasil Imperial e retrata um problema que persiste no Brasil contemporâneo: os limites do cientificismo, razão e loucura, e a questão manicomial (mesmo esta sendo menos expressiva na obra). Quem são os loucos? Equilíbrio ou Desequilíbrio mental? Como sempre, Machado nos presenteia e nos massageia com uma leitura simples, deliciosa, dinâmica, fluída, crítica e extremamente irônica (do jeitinho de sempre). Fazendo parte da segunda fase do autor, um amadurecimento realista, ?O Alienista? é uma sátira à hipervalorização da ciência no século XIX, que ganhava um espaço de poder, subjugação e doutrinação cega, que culminaria no positivismo, marca do início da República Brasileira. É evidente que recomendo a leitura a todos. Machado é a grande pedra preciosa da literatura nacional, atual, genial e irônico mesmo anos depois de sua morte.

Dani 18/08/2023

A vida além da ciência
ótimo livro para estudantes de psicologia pensar os sintomas para além da psicopatologia e psicodiagnostico

Muninn - IG @corvosdeodin 23/12/2020

O Alienista é simplesmente genial! Machado de Assis aborda um tema que ainda hoje é considerado controverso: a loucura. As críticas e o sarcasmo presentes aqui estão na medida certa.

site: https://www.instagram.com/p/CDRgt6Bno1d/

Marcos.Detanico 07/08/2021

Grande Machado
Gostei, uma leitura rápida, carismática e muito satisfatória]

“Imagem vivaz do gênio e do louco: um fita o presente, com todas as suas lágrimas e saudades, outro devassa o futuro com todas as suas auroras.”

Resumindo a história, Simão Bacamarte é um renomado médico que após um construir um carreira de respeito, volta a sua cidade natal (Itaguaí), onde se casa com Dona Evarista. Sua nova esposa era uma viúva quem Bacamarte, supostamente por questões racionais, acreditava ser fisicamente a escolha perfeita para lhe dar um filho. Após algum tempo, ele abre um consultório psiquiátrico e, mais tarde, auxiliado pelo governo da província um manicômio (a Casa Verde), onde passa a se dedicar aos estudos da psique humana e muda a história e seus habitantes.

ToniBooks 08/08/2021minha estante
Olá, Marcos. Li esse livro há um tempo, gostei muito. É dinâmico e fluido. Elogiar M.A. é chover no molhado, mas no caso de O Alienista, o cara trata da questão de saber qual o limite entre a sanidade mental e a loucura bem antes do desenvolvimento das teorias psicanalíticas chegarem ao conhecimento geral. Parabéns pela leitura.

Wiulayne.Souza 17/01/2023

Uma verdadeira crítica à sociedade.
É incrível pensar que em 1800 um escritor conseguiu escrever uma história que retrata tanto o século XX e XXI.
Muito bom!